sexta-feira, 21 de julho de 2017

“Campeonato da Europa de Pista Sub-23 e Juniores”

Maria Martins a um ponto da medalha de prata em omnium

A portuguesa Maria Martins teve hoje um desempenho exemplar na equilibradíssima competição de omnium para juniores femininas do Campeonato da Europa de Pista, terminando na sexta posição, mas apenas a um ponto da medalha de prata.

A corredora lusa voltou a entusiasmar os compatriotas que se deslocaram ao Velódromo Nacional, em Sangalhos Anadia. Maria Martins começou o concurso de omnium com o sétimo lugar em scratch, foi depois oitava na corrida tempo e segunda em eliminação. Chegou à corrida por pontos no sexto posto da geral.

Como os pontos conquistados na prova final são adicionados à geral de omnium, Maria Martins esperou pelo momento certo para atacar. Conquistou os 20 pontos inerentes a uma volta de avanço sobre o pelotão e ainda logrou pontuar e dois sprints intermédios. Esteve durante quase toda a corrida pontos no terceiro lugar provisório, mas não resistiu a uma eletrizante ponta final que deixou os primeiros lugares presos por poucos pontos. A exceção foi mesmo a primeira posição, ocupada com grande superioridade pela italiana Letizia Paternoster, que somou 137 pontos.

A segunda classificada foi a ucraniana Olha Kulynych, com 115 pontos, tantos como a terceira, a russa Maria Novolodskaya, e a quarta classificada, a belga Shari Bossuyt. Maria Martins foi sexta, com 114, em igualdade pontual com a quinta classificada, a representante de França Valentine Fortin, numa classificação com um equilíbrio muito pouco visto.

João Dinis também correu a competição de omnium para juniores, conseguindo a 12.ª posição entre 20 participantes, numa prestação pautada pela garra que colocou na pista e que lhe valeu como melhor resultado entre as quatro corridas de omnium o quinto posto em eliminação.

Portugal esteve ainda representado na categoria de sub-23. Soraia Silva e Miguel do Rego, dois estreantes neste escalão, participaram nas finais diretas de corrida por pontos. No setor masculino, Miguel do Rego fez uma primeira parte de corrida de bom nível, pontuando em dois sprints. No entanto, com o evoluir da prova de 160 voltas, o corredor luso não voltou a passar nas quatro primeiras posições em qualquer sprint, acabando, por isso, na 14.ª posição, com 4 pontos.

A corrida por pontos para sub-23 masculinos assistiu a uma prestação extraordinária do dinamarquês Niklas Larsen. O medalhado olímpico no Rio de Janeiro  - na disciplina de perseguição por equipas – teve um comportamento exemplar, terminando com 103 pontos, mais 27 do que o britânico Ethan Hayter e mais 31 do que o irlandês Mark Downey, segundo e terceiro, respetivamente.

Soraia Silva teve um desempenho menos vistoso, não conseguindo pontuar, mas logrando manter-se sempre no pelotão principal da corrida por pontos feminina. Acabou na 13.ª posição entre 14 participantes. A alemã Tatjana Paller, terceira no ano passado, chegou agora à medalha de ouro, com 55 pontos, mais 12 do que a olímpica dinamarquesa Amalie Dideriksen e mais 13 do que a britânica Mannon Lloyd, que a acompanharam no pódio.

Portugal esteve ausente das disciplinas de velocidade, que hoje coroaram três campeões europeus. Na velocidade individual para sub-23 femininas, a ucraniana Olena Starikova recorreu à astúcia e a uma leitura tática invulgares para subir ao lugar mais alto do pódio, relegando a alemã Pauline Grabosch para o segundo posto e a holandesa Hetty van der Wouw para o terceiro lugar.

Em velocidade individual para juniores masculinos triunfou o francês Rayan Helal, que suplantou o russo Dmitry Nesterov na luta pela medalha de ouro. O terceiro foi outro representante da Rússia, Pavel Perchuk.

A França venceu ainda a outra prova destinada a juniores especialistas em velocidade, o contrarrelógio de 500 metros para femininas. Mathilde Gros foi a mais forte de todas as concorrentes, com 34,735 segundos, uma vantagem de apenas 63 milésimos sobre a alemã Lea Friedrich. A terceira foi a britânica Lauren Bate.

O Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores prossegue neste sábado, em Sangalhos, Anadia. Há provas entre as 9h30 e as 12h20 e entre as 16h00 e as 21h13. A Equipa Portugal vai ter quatro representantes. Rui Oliveira e Soraia Silva estarão em pista ao longo de vários momentos do dia, nas competições sub-23 de omnium. Durante a tarde, os juniores Maria Martins e José Sousa participam na corrida por pontos.

Todo o programa deste sábado pode ser visto em direto no canal da Federação Portuguesa de Ciclismo no YouTube: youtube.com/FedPortCiclismo

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com