quarta-feira, 17 de maio de 2017

“Apelo à segurança durante a prática da modalidade”

A Federação de Triatlo de Portugal apela a todos os praticantes que, no decorrer das atividades inerentes à modalidade, principalmente em momentos de treino, assumam comportamentos responsáveis e que cumpram as normas de segurança.

Com particular ênfase no segmento de ciclismo, onde todos deverão respeitar as normas de trânsito, a FTP alerta para as consequências legais, não obstante naturalmente do perigo para a condição de saúde do atleta. Neste sentido será de relembrar que o enquadramento legal para circulação de ciclistas na via pública prevê a atribuição de coimas e/ou a remoção de pontos da carta de condução em casos de contraordenação das regras de trânsito. (link para o DL)

Para ciclistas portadores de carta de condução, as contraordenações resultantes do desrespeito da sinalização, nomeadamente sinais de STOP e semáforos, pode resultar na inibição de condução de dois meses a dois anos. Nos casos do infrator não possuir viatura motorizada, a bicicleta poderá ser apreendida durante o mesmo espaço temporal.

A FTP apela ao comportamento cívico, sustentável e seguro que respeite as normas de circulação e que garanta a qualidade e continuidade da prática da nossa bela modalidade.

Assim, a FTP vem por este meio alertar os seus praticantes das alterações introduzidas ao código da estrada, ressalvando a importância das mesmas para a salvaguarda da segurança rodoviária.

Fonte: FTP

“Raid BTT Gasnor Margens do Cávado”

O IX Raid BTT Gasnor Margens do Cávado realiza-se no dia 28 de maio, junto à praia fluvial de Merelim São Paio, no concelho de Braga. Oficializada como prova aberta, a atividade tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.

Os principais objetivos da iniciativa são a promoção da zona ribeirinha do Cávado, o desenvolvimento do espírito de grupo e a entreajuda, assim como incentivar a convivência e fomentar a prática desportiva como meio de promoção da saúde.

Organizado pela Trilhos do Cávado - Associação Desportiva, o evento conta nesta edição com três percursos, o Raid com uma distância de 40 km, um passeio de BTT com 25 km e um Raid BTT infantil para os mais jovens. O início das atividades acontecerá pelas 9 horas com partida da praia fluvial de São Paio de Merelim.

Os participantes neste evento terão um custo de inscrição de 9 euros, a que acrescerá um valor de 4 euros caso pretendam almoço. O valor de inscrição inclui seguro, banho, frontal, reforço, brindes e a participação em sorteios.

As inscrições e a consulta do regulamento devem se efetuadas em www.bttmargensdocavado.com ou através do email bttmargenscavado@gmail.com ou dos seguintes telefones: 917 897 179 ou 961 709 480.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Braga, Gráfica Santa Luzia e das Juntas de Freguesia de Merelim São Paio, Panoias, Parada de Tibães, Merelim São Pedro e Frossos.

Fonte: ACM

“Bombarralense De Regresso Às Vitórias!”

No dia 14 de Maio, o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior a Sicasal – Liberty Seguros – Bombarralense marcou presença no 4º Prémio de Ciclismo Cidade de Alverca.

A equipa marcou presença com os ciclistas Wilson Esperança, Rafael Costa, Rodrigo Pereira, Leonel Firmino, Rodrigo Duarte, Bruno Valentim, Francisco Duarte, Guilherme Simão e Francisco Guerreiro.

A prova foi realizada em circuito, 20 voltas com 2,2 quilómetros de extensão em terreno plano.

A táctica da equipa passou por anular as fugas, entrando nelas, com o intuito do pelotão chegar compacto.

Na última volta da prova, a equipa impôs um ritmo forte de modo a poder lançar o seu sprinter, Francisco Duarte, nas melhores condições. Num sprint renhido, Francisco conseguiu ser o mais forte e erguer os braços na meta. A Bombarralense colocou para além do vencedor, mais três atletas entre os 10 primeiros: Wilson Esperança em 4º lugar, Leonel Firmino em 8º e Guilherme Simão em 9º.

A prestação da equipa foi coroada com a vitória colectiva nesta 4ª edição da prova.

Com o espírito renovado oriundo do estágio realizado na semana transacta onde foi privilegiado o trabalho colectivo, a equipa parte para as últimas duas provas da Taça de Portugal deste ano, onde irá lutar por assegurar o triunfo colectivo final.

Calendário de Maio

20 e 21,         4ª e 5ª Provas da Taça de Portugal

28       Prémio Vítor Rocha

Fonte: Bombarralense

“Volta à Califórnia: Peter Sagan vence terceira etapa ao sprint”

Bicampeão mundial completou a tirada em 4:53.26 horas

Por: Lusa

Foto: Instagram Peter Sagan

O ciclista eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgroe) venceu na terça-feira, ao sprint, a terceira etapa da Volta à Califórnia, Estados Unidos, entre Pismo Beach e Morro Bay, na distância de 186,5 quilómetros.

O bicampeão mundial completou a etapa em 4:53.26 horas, superiorizando-se nos metros finais ao alemão Rick Zabel (Katusha-Alpecin) e ao italiano Simone Consonni (UAE Emirates), que terminaram com o mesmo tempo do vencedor.

Os dois portugueses em prova, Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo) e Tiago Machado (Katusha-Alpecin) terminaram no segundo grupo do pelotão, que cortou a meta três segundos depois, o primeiro em 29.º e o segundo na 59.ª posição.

Na geral, continua a liderar o polaco Rafal Majka, da mesma equipa de Sagan, seguido de perto pelo australiano George Bennett (LottoNL-Jumbo), a dois segundos.

Quanto aos portugueses, Tiago Machado segue no 27.º lugar, a 4.47 minutos do primeiro, enquanto Ruben Guerreiro é 51.º, a 6.04 minutos.

Esta quarta-feira disputa-se a quarta etapa, que ligará Santa Barbara a Santa Clarita, na distância de 160 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa segundo em etapa ganha por Omar Fraile”

Português perdeu no sprint final da 11.ª etapa

Por: Lusa

Foto: Facebook Giro

O português Rui Costa (UAE Emirates) foi esta quarta-feira segundo classificado na 11.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, que foi ganha pelo espanhol Omar Fraile (Dimension Data)

Na conclusão de uma fuga, no final dos 161 quilómetros de ligação entre Florença e Bagno di Romagna, Fraile foi mais forte do que Rui Costa no restrito sprint final, negando ao português a sua quarta vitória de etapas em grandes voltas, depois de três triunfos na Volta a França (um em 2011 e dois em 2013).

Fraile cumpriu a tirada em 4:23.14 horas, o mesmo tempo atribuído a Rui Costa e ao francês Pierre Rolland (Cannondale-Drapac), terceiro classificado, enquanto o pelotão chegou cerca de dois minutos depois, com o holandês Tom Dumoulin (Sunweb) a conservar a liderança.

Na quinta-feira, a 12.ª etapa vai ligar Forlì a Reggio Emilia, na distância de 229 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“EFAPEL a pensar nas etapas espanholas”

Equipa corre na Vuelta a Castilla y León

A equipa de ciclismo EFAPEL está de malas a bagagens feitas para rumar a Espanha onde vai participar na sua próxima competição. A 32ª edição da Vuelta a Castilla y León é o novo desafio da formação liderada por Américo Silva. O conjunto de oito corredores tem três dias de corrida pela frente, numa prova que conta com a presença de equipas de vários escalões, inclusivamente do World Tour.

É no meio desta exigente corrida que a EFAPEL vai procurar protagonismo. Os liderados por Américo Silva estão habituados a deixar tudo na estrada para honrar as cores da formação de Ovar e mais uma vez é isso que vai acontecer. O percurso selectivo, com inúmeras dificuldades montanhosas, entre as quais duas contagens de primeira categoria.

“Esta é uma corrida que normalmente se decide entre os puros trepadores. Nós temos ciclistas que sobem bem mas não temos puros trepadores. Não temos muita noção daquilo que podemos fazer. De qualquer forma, não deixamos de lado a nossa ambição. Vamos tentar disputar uma etapa. O Rafael (Silva) está a chegar ao seu melhor momento. Também podemos contar com o Daniel (Mestre). Queremos sempre ser protagonistas”, afirmou o líder do grupo, Américo Silva.

A Vuelta a Castilla y León começa na próxima sexta-feira, dia 19, e prolonga-se até domingo, dia 21. São três etapas em linha. As duas primeiras com distâncias superiores a 160 quilómetros. A derradeira tem praticamente 150 quilómetros. O vencedor será coroado em León.

Nome da prova

32ª Vuelta Ciclista Internacional a Castilla y León

Data

19 a 21 de Maio de 2017

Director desportivo

Américo Silva

Ciclistas

Álvaro Trueba (Contra-relogista/Trepador)

Bruno Silva (Trepador)

Daniel Mestre (Sprinter)

Henrique Casimiro (Trepador)

Jesus Del Pino (Trepador)

Mateo Garcia (Contea-relogista/Trepador)

Rafael Silva (Rolador/Sprinter)

Sérgio Paulinho (Completo)

Fonte: Efapel

“Agenda de Ciclismo”

Taça de Portugal de Juniores decide-se no Norte

A edição de 2017 da Taça de Portugal de Juniores decide-se no próximo fim-de-semana com uma jornada dupla. No sábado, o pelotão jovem compete em Penafiel. No dia seguinte ruma a Palmeira, Braga. Domingo será ainda dia para a segunda etapa da Taça de Portugal de Enduro BTT, em Lorvão, Penacova.

Uma das mais emocionantes competições da temporada em curso é a Taça de Portugal de Juniores, que tem sido pautada pelo grande equilíbrio, de tal modo que, na reta final, ainda há mais de 30 corredores com possibilidades matemáticas de conquistar o troféu, embora as maiores probabilidades recaiam sobre os cinco primeiros: Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que tem 160 pontos, Pedro Lopes (Seissa/KTM/Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), com 155, Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), com 145, João Dinis (RP-Boavista), com 140, e Pedro Teixeira (Maia), com 135.

Está, pois, tudo em aberto para as duas provas deste fim de semana, ambas em percursos rompe pernas e com finais em topos curtos, mas exigentes. No sábado corre-se o Prémio Cidade de Penafiel, 96 quilómetros com início e final junto à edilidade penafidelense. O tiro de partida está marcado para as 15h00, prevendo-se a chegada para cerca das 17h30.

A derradeira etapa da Taça de Portugal de Juniores disputa-se na manhã de domingo, na freguesia de Palmeira, Braga. É o 15.º Circuito da Palmeira – Prémio Peixoto Alves. O vencedor da Volta a Portugal de 1965 será homenageado com uma corrida de 110 quilómetros, com início às 9h15 e final perto do meio dia.

Outra Taça de Portugal que avança no próximo fim de semana é a da Enduro BTT. A segunda etapa pontuável corre-se a partir das 9h00 de domingo, em Lorvão, Penacova. Os corredores vão encontrar cinco percursos especiais cronometrados, que determinarão os vencedores.

Fora da competição, mas importante para o desenvolvimento futuro da modalidade é o ciclo de ações de formação “Escolas de Ciclismo – O Caminho para o Futuro”, que arranca no próximo fim de semana. O formador convidado é o Prof. José Luís Algarrra. Estas ações de formação destinam-se a treinadores de ciclismo. A primeira acontece no sábado, em Gondomar, e a segunda no domingo, em Sangalhos.

A cidade da Maia partilha, no próximo fim de semana, a organização dos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar -Juvenis, com os vizinhos concelhos de Gondomar e de Matosinhos. O BTT será disputado na Maia. No sábado, os betetistas estudantes vão disputar as provas individuais. Às 9h45 correm as raparigas e às 11h00 competem os rapazes. A corrida de “team relay”, a estafeta, está agendada para as 9h45 de domingo.

Mais eventos oficiais

20 de maio, 14h00: 2.º Circuito Patrulha Castor, Ourique

20 de maio, 14h30: Taça Nacional ANDDI, Anadia

20 de maio, 19h00: 3 Horas Resistência GRAC BTT, Cruz, Vila Nova de Famalicão

21 de maio, 9h00: 7.ª Resistência BTT Engenho Novo, Paços de Brandão, Santa Maria da Feira

21 de maio, 9h00: Aveiro Spring Classic

21 de maio, 9h00: XCO de Alcabideque, Condeixa

21 de maio, 9h00: Maratona BTT Alegro Castelo Branco

21 de maio, 9h30: Maratona BTT Bilabiker's, Vila Real

21 de maio, 9h30: I Raid BTT Rota dos Alqueves, Barcouço, Mealhada

21 de maio, 9h30: Campeonato Regional de XCO de Santarém, Marrazes, Leiria

21 de maio, 9h30: Maratona BTT de Cister, Alcobaça

21 de maio, 13h00: 42.ª Confraternização Ponte-S. Torcato, Guimarães

Fonte: FPC

“Equipa Portugal/Seleção renovada na Taça do Mundo de XCO”

A Equipa Portugal vai participar nas duas primeiras etapas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), nos próximos dois fins de semana, em Nove Mesto na Morave, República Checa, e em Albstadt, Alemanha.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, deu seguimento à aposta na renovação da Seleção Nacional, convocando um quarteto formado por corredores que são uma aposta de futuro, dada a juventude da maioria.

O olímpico David Rosa (Tropix) dá o toque de experiência à Equipa Portugal, que conta apenas com mais um corredor de elite, José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias e Araújo/Frulact), no primeiro ano na categoria superior. Completam o elenco dois sub-23, Ana Tomás (BTT Seia) e João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar).

“Na sequência do trabalho que temos vindo a realizar neste início de ciclo olímpico, vamos apresentar uma Seleção de renovação, com muita juventude. Primeiro demos alguma experiência internacional a um leque alargado de ciclistas em competições internacionais em Espanha e, agora, vamos apresentar-nos na Taça do Mundo, onde o nível já é mais elevado”, explica Pedro Vigário.

Além da conquista de experiência, a Equipa Portugal participa com o objetivo de melhorar desempenhos anteriores, tentando estabelecer novos e mais elevados patamares de comparação.

Os quatro corredores da Seleção Nacional terão a companhia de dois compatriotas nas etapas da Taça do Mundo de Nove Mesto na Morave e de Albstadt, Joana Monteiro e Mário Costa, que representarão a equipa Miraflor-Mondraker.

Agenda de competição da Equipa Portugal

Nove Mesto na Morave

20 de maio, 9h00: João Rocha

21 de maio, 9h00: Ana Tomás

21 de maio, 13h15: David Rosa e José Dias

Albstadt

27 de maio, 13h00: João Rocha

28 de maio, 8h00: Ana Tomás

28 de maio, 13h15: David Rosa e José Dias

Fonte: FPC

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo Promocional 14º Convívio Vilanovense”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo Promocional 14º Convívio Vilanovense”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo Promocional 25ª Edição Lisboa Antiga de Bicicleta.2017”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo Promocional 25ª Edição Lisboa Antiga de Bicicleta.2017”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com