sábado, 20 de maio de 2023

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça termina com o 4.º posto o primeiro dia do 7.º Grande Prémio Anicolor”


Fotos: João Fonseca Photographer

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, terminou hoje, na 4.ª posição, a 1.ª Etapa do 7.º Grande Prémio Anicolor. Concluiu a tirada com o mesmo tempo do vencedor, Santiago Mesa (ABTF Betão - Feirense), numa chegada ao sprint a Águeda, concelho que é sede desta estrutura. A corrida só termina amanhã e continua tudo em aberto. 

A etapa que marcou o arranque da 7.ª edição do Grande Prémio Anicolor, este sábado, plana e aparentemente sem grandes dificuldades, viria a revelar-se muito agitada e disputada em alta rotação. A partida foi do Parque da Anicolor – Sistemas de Alumínios, em Oiã, um dos principais patrocinadores da equipa, para 166,1 km em direção a Águeda.  


Aos 15 km surgiu a fuga do dia, que juntou 13 homens na frente, um grupo que ficaria reduzido a apenas dois corredores, fruto do trabalho de perseguição do pelotão, que não deu tréguas. Tanto é que absorveu os dois fugitivos quando ainda faltavam 40 km para a meta. A partir daqui o pelotão rolou compacto até à chegada a Águeda, onde uma bela massa humana assistiu à luta entre sprinters, bem renhida e que deixou Luís Mendonça na 4.ª posição da Geral Individual. 

“Está concluída a 1.ª Etapa, amanhã é um dia decisivo. Por isso a corrida ainda está aberta e toda a equipa quer fazer o melhor possível para dignificar todos os patrocinadores e sair do 7.º Grande Prémio Anicolor com um bom resultado”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


Amanhã, dia 21, vai para a estrada a 2.ª Etapa, com um percurso que traz a montanha, ao longo de 148,4 km. Será uma ligação entre Oliveira do Bairro (12H00) e Águeda (15H32), onde a meta será de novo na Avenida 25 de Abril. O pelotão vai enfrentar quatro Prémios de Montanha, o último a 10 km da meta, sendo decisivo para o desfecho da corrida. 

 


CLASSIFICAÇÕES: 

7.º Grande Prémio Anicolor 

1.ª ETAPA: Anicolor (Oiã, Oliveira do Bairro) – Águeda» 166,1 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 


 

1.º Santiago Mesa (ABTF Betão - Feiresne), 03h36m34s 

2.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

3.º Luis Carlos Chia (CC Loulé/Matdiver), mt 

4.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

33.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

40.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mtt 

43.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

50.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

54.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

64.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m47s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, 10h49m42s 

8.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 5 Pontos 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Raquel Queirós fica em 14.º lugar no Grande Prémio de Zadov de BTT”


Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

A olímpica portuguesa acabou a prova na metade superior, numa corrida dominada por Daubermann.

A ciclista portuguesa Raquel Queirós (MMR Factory Racing) foi este sábado 14.ª classificada no Grande Prémio de Zadov de BTT, corrida vencida pela alemã Leonie Daubermann (KTM Factory Racing).

A olímpica portuguesa, 27.ª em Tóquio'2020 na prova de cross country, acabou a prova na metade superior numa corrida dominada por Daubermann, vencedora ao cabo de 1:27.24 horas.

A sul-africana Candice Lill foi segunda, a 1.29 minutos, e a checa Jitka Cabelická (GAPP System-KOLOFIX) terceira, a 2.24, o que demonstra as diferenças provocadas pela germânica, que deixou Queirós a 8.11.

“Santiago Mesa vence duelo de sprinters sul-americanos no Grande Prémio Anicolor”


O colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Prémio Anicolor, uma ligação de 166,1 quilómetros, entre Oiã e Águeda, decidida ao sprint.

A etapa começou veloz e movimentada. Uma fuga iniciada ao quilómetro 15, chegou a colocar 13 homens na dianteira. Desses, rapidamente sobraram apenas dois em fuga, André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Emanuel Duarte (Efapel Cycling).

O labor do pelotão, impulsionado pela equipa ABTF Betão-Feirense, acabaria, no entanto, por ditar o insucesso da dupla de portugueses, ainda a 40 quilómetros da meta.

A partir daí o pelotão seguiu compacto até Águeda, onde se assistiu a um duelo entre sprinters oriundos da América Latina. Santiago Mesa, que já vencera a Prova de Abertura, foi o mais rápido. Seguido pelo venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e pelo colombiano Luis Carlos Chia (CC Loulé/Matdiver).

Não existindo bonificações, a geral reproduz a ordem de chegada. Nas restantes classificações, nota para André Ramalho, que aproveitou a fuga para comandar as metas volantes, Miguel Salgueiro (AP (Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) é o melhor na montanha, Luis Carlos Chia encabeça a lista de corredores das equipas de clube e José Maria Martín (Electro Hiper Europa) é o melhor jovem. Por equipas comanda a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.

A segunda etapa, no domingo, terá 145,7 quilómetros, ligando Oliveira do Bairro (12h00) a Águeda (15h30). É uma viagem pontuada por quatro subidas pontuáveis para o prémio da montanha, a última apenas a 10 quilómetros da chegada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Almeida agradece apoio dos portugueses”


Português deixou ainda uma menção à sua equipa pelo trabalho

Por: Fábio Lima

João Almeida: «Conseguimos chegar com os melhores e... preparados para mais um dia!»

Sétimo colocado no final da 13.ª etapa do Giro'2023, João Almeida manteve o seu terceiro posto na geral da prova italiana e, no final deixou agradecimentos à equipa UAE Emirates pelo trabalho feito e também aos portugueses que o apoiaram ao longo da única tirada que passou em solo suíço.

"Mais um dia no Giro, desta vez com uma etapa encurtada, mas igualmente dura! Obrigado à equipa por me manter são e salvo mais um dia! Um agradecimento especial a todos os portugueses que estiveram na estrada a apoiar! Bota Lume", escreveu o português nas redes sociais.

Fonte: Record on-line

“Norauto promove mobilidade sustentável e saúde através de passeio de bicicleta”


A Norauto juntou esta sexta-feira mais de 30 participantes para um passeio de bicicleta pela cidade de Lisboa. O objetivo da iniciativa foi promover a mobilidade urbana e sustentável, um compromisso que a empresa tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos e que se define como uma das prioridades para o presente e futuro da marca. O CEO da Norauto, José Luís Barbosa, e o embaixador da mobilidade Norauto, o chef Chakall, fizeram parte do grupo que pedalou dez quilómetros pelas ciclovias da cidade.

“O programa iniciou-se pelas 10h da manhã, quando os participantes começaram a chegar à Norauto Soluções Urbanas, onde os técnicos especializados da loja fizeram um check-up às suas bicicletas (verificação de pneus, afinação de mudanças e travões…). De seguida, receberam os seus kits de participação e, antes da partida, tiveram ainda direito a um shot pré-treino, feito pela nutricionista Rita Andrade que também esteve presente, dando assim o pontapé de saída para o passeio”, pode ler-se em comunicado.

A iniciativa visou fomentar o compromisso com a mobilidade sustentável e, ao mesmo tempo, promover a saúde e o bem-estar.

Fonte: ECO on-line



“Giro: Bruno Armirail assume liderança da geral após 14.ª etapa ganha por Nico Denz”


Por: SIF // AMG

Fonte: Lusa

O ciclista francês Bruno Armirail (Groupama-FDJ) assumiu hoje a liderança da geral da Volta a Itália, ao integrar a fuga do dia na 14.ª etapa, que foi ganha pelo alemão Nico Denz (BORA-hansgrohe).

Denz, que já tinha vencido a 12.ª etapa também a partir da fuga, cumpriu hoje os 194 quilómetros entre Sierre e Cassano Magnago em 4:37.30 horas, batendo o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech), segundo, e o italiano Alberto Bettiol (EF Education-Easy Post), terceiro.

Nas contas da geral, Armirail, 15.º a 53 segundos do vencedor, aproveitou o desinteresse dos favoritos em liderar a corrida antes da terceira semana e assumiu a liderança da geral, à frente do britânico Geraint Thomas (INEOS), agora segundo a 1.41 minutos, do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), terceiro a 1.43, e do português João Almeida (UAE Emirates), líder da juventude que sai do pódio e é quarto, a 2.03.

No domingo, a 16.ª etapa, última antes do derradeiro dia de descanso, liga Seregno a Bérgamo em 195 quilómetros com uma contagem de montanha de primeira categoria e três outras de segunda no percurso.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Portugal com prestação consistente na abertura do Centre Morbihan”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional teve uma prestação positiva na primeira etapa do Troféu Centre Morbihan, corrida da Taça das Nações de Juniores que hoje começou em França. José Moreira foi o melhor do quinteto português.

A alta velocidade foi uma constante de toda a etapa. Com isso as tentativas de fuga foram fracassando, ao mesmo tempo que o pelotão ia encolhendo, pois só os mais bem preparados conseguiram aguentar o forte ritmo.

Uma iniciativa do britânico Ben Wiggins, a 30 quilómetros da meta, à qual responderam o italiano Andrea Bessega e os franceses Clément Sánchez e Titouan Fontaine, acabou por ditar o rumo da fase final da tirada, disputada num circuito, em Grand-Champ.

Um furo de Andrea Bessega retirou capacidade aos atacantes, mas o pelotão teve de trabalhar a fundo para começar a reduzir a diferença para a frente de corrida, que chegou a cifrar-se em um minuto.

O esforço tardio do pelotão nada pôde fazer quanto à decisão da etapa. Titouan Fontaine ganhou, Ben Wiggins foi segundo e Clément Sánchez fechou o pódio, todos com 2h56m18s, menos 24 segundos do que os perseguidores mais diretos.

Houve alguns cortes na fase final e o pelotão principal chegou 41 segundos depois dos primeiros. José Moreira foi o melhor elemento da Seleção Nacional, no 23.º lugar. No pelotão da frente chegaram ainda Tiago Santos, 40.º, Daniel Moreira, 46.º, e Manuel Marques, 55.º. Tiago Caetanita Silva, que ficou preso numa queda, já nos quilómetros finais, foi 73.º, a 5m37s. Gabriel Baptista, que fora convocado, acabou por não participar neste compromisso da Seleção, a conselho médico.

“Estivemos na discussão da corrida, respondendo aos ataques e estando atentos na frente do pelotão. Demos boas indicações para amanhã”, considera Pedro Vigário, responsável técnico pela equipa durante a corrida.

O Troféu Centre Morbihan termina neste domingo, dia com duas etapas. De manhã corre-se um contrarrelógio individual de 7 quilómetros, entre Réguiny e Evellys. De tarde disputa-se uma etapa de 115,6 quilómetros, com início em Lizio e final em Locminé.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com