quinta-feira, 20 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“UCI introduz alterações no mercado de transferências de ciclistas”


A regra de agosto chegou ao fim, equipas que sejam culpadas por contratos ilegais são banidas por um ano

 

A União Ciclista Internacional (UCI) introduziu alterações importantes no seu regulamento de transferências, estas alterações marcam uma mudança significativa na forma como os contratos e as transferências de ciclistas passarão a ser tratados, as novas regras foram concebidas para regular de forma mais eficaz as transferências dos ciclistas entre equipas e proporcionar um quadro mais claro para a contratação de ciclistas.

Os novos regulamentos introduzem várias alterações importantes que afetarão todas as equipas e ciclistas profissionais, entre os ajustes mais relevantes estão a eliminação de datas fixas para o anúncio de contratações e a introdução de sanções para contratações consideradas ilegais.

Imaginamos que a UCI queira evitar situações como as que envolveram o atleta Cian Uijtdebroeks e as equipas Team Visma | Lease a Bike e a BORA - hansgrohe, como aconteceu no ano passado

 

Os pormenores completos dos novos regulamentos

 

Haverá datas livres para assinar contratos válidos, acabou-se a espera até 1 de agosto para anunciar as contratações para a próxima época.

É mantida uma janela única de 1 a 15 de agosto para as mudanças de equipa durante a época.

Os acordos entre equipas para a transferência de ciclistas sob contrato são regulamentados, embora os métodos de pagamento das transferências continuem a ser proibidos.

São introduzidas sanções para as transferências ilegais, caso se prove que a rescisão do contrato do ciclistas é ilegal, o ciclista será suspenso por três meses, e a equipa culpada será banida por uma época, com exceção dos ciclistas subsidiários ou neoprofissionais.

“Tiago Ferreira pode ter conseguido novo recorde do mundo de 24 horas em BTT”


Português de 35 anos espera ratificação da OWR

 

Por: Lusa

Foto: Hugo Silva | Red Bull Content Pool

O ciclista olímpico português Tiago Ferreira cumpriu esta quinta-feira 581,23 quilómetros em BTT, no período de 24 horas, num percurso entre Oliveira de Azeméis e Sagres, marca que lhe poderá valer um recorde mundial.

A prova de Tiago Ferreira, feita em parte pelo interior do país e maioritariamente em percursos de terra, a uma média de 29 km/hora, foi acompanhada por comissários da 'Official World Record Association' (OWR), que poderão ratificar o recorde mundial.

Com passagens por Albergaria-a-Velha, Condeixa, Ansião, Fátima, Santarém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Entroncamento e Santiago do Cacém, Tiago Ferreira enfrentou uma variação de temperaturas entre os 12 e os 25 graus celsius, com chuva forte durante cerca de hora e meia.


O atleta, que saiu de Oliveira de Azeméis às 07:00 de quarta-feira, começou a pedalar junto à costa na zona de Porto Covo, passando por Almograve, Zambujeira do Mar e Odeceixe.

Tiago Ferreira, de 35 anos, admitiu que o mau tempo que enfrentou acabou por tornar a prova mais difícil do que o previsto e destacou o facto de ter usado "uma bicicleta de série, perfeitamente acessível".

"Este é, sem dúvida, mais um sonho que consegui concretizar! O desafio acabou por se revelar muito mais duro do que o previsto, sobretudo devido à tempestade que enfrentei a meio do percurso com chuva, frio e muita lama, algo que não esperava encontrar nesta altura do ano", disse o atleta, em declarações divulgadas pela sua assessoria de imprensa.

O ciclista, natural de Viseu, que representou Portugal na prova de cross country olímpico (XCO) dos Jogos Rio2016, garantiu não ter tido um programa de treinos específico para este desafio.

Em setembro de 2020, o ciclista português viu a OWR, organização não governamental que se dedica à certificação e de recordes, validar o seu recorde mundial da maior ascensão vertical em BTT cumprida em 24 horas, depois de, em São Pedro do Sul, cumprido um acumulado positivo de 17.753 metros, numa bicicleta de série.

Tiago Ferreira é detentor de nove títulos de campeão nacional de BTT, aos quais junta dois de campeão Europeu, um de campeão do mundo, além de diversos triunfos em provas internacionais da modalidade.

Fonte: Record on-line

“Jonas Vingegaard no alinhamento da Visma-Lease a Bike para o Tour”


Ciclista dinamarquês procura a terceira vitória na prova

 

Por: Lusa

O dinamarquês Jonas Vingegaard, vencedor Volta a França em 2022 e 2023, vai alinhar na 111.ª edição da Grande Boucle, que vai partir de Florença, em Itália, no dia 29 de junho, anunciou esta quinta-feira a Visma-Lease a Bike.

Vingegaard, de 27 anos, não voltou a competir desde a violenta queda na Volta ao País Basco, em 04 de abril, quando sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax e fraturou clavícula e costelas.

O dinamarquês integra o elenco de oito corredores da Visma-Lease a Bike, juntamente com o belga Wout Van Aert, vencedor de nova etapas no Tour, entre 2019 e 2022, que também sofreu uma queda, e também fraturou a clavícula, na queda sofrida na clássica Através da Flandres, em 27 de março último.

A formação holandesa apresenta ainda o norte-americano Sepp Kuss, vencedor da Volta a Espanha em 2023, e o seu compatriota Matteo Jorgenson, assim como o francês Christophe Laporte, o belga Tiesj Benoot, o neerlandês Wilco Kelderman e o esloveno Jan Tratnik.

A edição de 2024 da Volta a França em bicicleta começa na cidade italiana de Florença, em 29 de junho, e termina, excecionalmente, três semanas depois, fora da capital francesa, em Nice, pela primeira vez na história, devido à realização dos Jogos Olímpicos Paris'2024.

Fonte: Record on-line

“Sabgal / Anicolor disputa títulos de Campeão Nacional em Santa Maria da Feira e com quatro atletas no estrangeiro”


Entre amanhã e domingo, 21 a 23 de junho, Santa Maria da Feira vai receber os Campeonatos Nacionais de Estrada, onde a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai estar presente com as categorias Sub-23 e Elites, quer no Contrarrelógio Individual como na Prova de Fundo. Em Espanha, Reino Unido e Dinamarca, a estrutura de Águeda também vai ter quatro corredores a disputar as Camisola com as cores dos seus países. 

É já amanhã que começa a competição em Santa Maria da Feira, com os Contrarrelógios Individuais, onde a Sabgal / Anicolor vai ter três atletas na estrada. A partir das 12H15, com partida e chegada do Europarque, vai sair o Sub-23 Gabriel Baptista, para enfrentar 21,6 km de percurso. Nos Elites será Rafael Reis, dono do título em 2022 e que tudo fará para voltar a conquistar a Camisola e José Sousa, que vão disputar o crono em Elite. O primeiro atleta Elites parte às 16H30 para cumprir 32,4 km.  


Sábado é a vez dos Sub-23 disputarem a Prova de Fundo, com Gabriel Baptista a representar de novo a Sabgal / Anicolor. Pela frente vai ter 144,3 km (uma volta grande, mais cinco voltas ao circuito), com início às 15H30 e final previsto para as 19H17. O Castelo de Santa Maria da Feira vai receber a partida e a chegada. 

Domingo, dia 23, é a data reservada para conhecer os Campeões Nacionais de Fundo em Elite, com Luís Mendonça, Rafael Reis, Frederico Figueiredo, André Carvalho e José Sousa na disputa do título. A partida será às 11H30 do Castelo de Santa Maria da Feira, para 164,1 km que perfazem uma volta grande, mais seis voltas ao circuito. A chegada, no mesmo local, prevê-se para as 15H36. 


“Os Campeonatos Nacionais são uma corrida muito importante do nosso calendário, onde se decidem os títulos nacionais, um título que se disputa para vestir uma camisola especial o ano inteiro. É um orgulho para qualquer ciclista vestir a Camisola de Campeão Nacional. Trata-se de uma corrida de um dia e tudo pode acontecer. Tudo iremos fazer para tentar entrar na disputa dessa camisola”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 

 

Campeonatos Nacionais de Espanha, Reino Unido e Dinamarca


Fora do país vão estar quatro corredores. Em Espanha, Guillermo García para a Prova de Fundo domingo, onde vai completar 202 km em San Lorenzo del Escorial – Madrid. Oliver Rees, no Reino Unido, disputou ontem o contrarrelógio de 30 km, em North Yorkshire, terminando em 14.º lugar e domingo corre a Prova de Fundo em Saltburn Bank, num total de 182 km. Na Dinamarca estão Julius Johansen e Mathias Bregnhøj, com o primeiro deles a disputar amanhã o crono de 41,3 km e domingo, ambos correm a prova de estrada: 218,9 km, em Herning, região da Dinamarca Central na Península da Jutlândia. 

 

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA: 

 

21 de junho, sexta-feira, Europarque de Santa Maria da Feira:  

- Contrarrelógio Individual: Sub-23 masculinos» 12H15» 21,6 km 

- Contrarrelógio Individual: Elites masculinos» 16H30» 32,4 km 


 

22 de junho, sábado, Castelo de Santa Maria da Feira:  

- Prova de Fundo: Sub-23 masculinos» 15H30» 144,3 km   

 

23 de junho, domingo, Castelo de Santa Maria da Feira:  

- Prova de Fundo: Elites masculinos» 11H30» 164,1 km 

 

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA – REINO UNIDO: 

 

19 de junho, quarta-feira, North Yorkshire: 

- Contrarrelógio Individual: Elites masculinos» 13H47» 30 km (2 voltas) Oliver Rees 

23 de junho, domingo, Saltburn Bank: 

- Prova de Fundo: Elites masculinos» 182 km (7 voltas) Oliver Rees 


 

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA – DINAMARCA: 

 

21 de junho, sexta-feira, Herning:  

- Contrarrelógio Individual: Elites masculinos» 18H06» 41,3 km Julius Johansen 

23 de junho, domingo, Herning:  

- Prova de Fundo: Elites masculinos» 218,9 km Julius Johansen | Mathias Bregnhøj 

 

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA – ESPANHA: 

 

23 de junho, domingo, San Lorenzo del Escorial (Madrid): 

- Prova de Fundo: Elites masculinos» 202 km Guillermo García 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com