sábado, 17 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 



“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua conclui o primeiro Contrarrelógio desta época na Volta ao Algarve”


O quarto dia de competição, e penúltimo, da 50.ª edição da Volta ao Algarve decorreu hoje em Albufeira. A equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua partiu em direção a novidade desta edição, um contrarrelógio com 22 quilómetros, o primeiro contrarrelógio da época, e por sua vez o primeiro teste nesta vertente.

Os atletas da equipa de Mortágua fizeram o reconhecimento do percurso durante a manhã. O percurso era composto por várias retas longas e poucas curvas, não obstante com algumas partes técnicas. O trajeto maioritariamente plano, como habitual, contava com uma subida antes da meta, o primeiro ponto intermédio estava instalado aos 7,1 quilômetros e o segundo ponto de cronometragem aos 16,9.


O primeiro atleta a partir foi Francisco Morais, que completou os contrarrelógio com 32m39s, a 5m31s do vencedor Remco Evenepoel, Soudal Quick-Step, que terminou com 27m09s. Seguiu-se César Martingil com 32m33s, Gonçalo Carvalho que concluiu o percurso em 33m54s.

João Matias foi o 4º elemento da equipa a ir para a estrada, terminou o contrarrelógio em 31m46s, sendo o melhor tempo da equipa. Por último partiu Leangel Linarez e Bruno Silva, que terminaram a prova a 4m45s e 4m51s, respetivamente. No geral, foi um dia positivo para a equipa, sem adversidades.


Amanhã, última etapa, 165,8 quilómetros, onde os corredores irão alinhar em Faro até ao mítico Alto do Malhão, no concelho de Loulé.

Gustavo Veloso declara que.” Amanhã é a última etapa da Volta ao Algarve, a classificação geral ainda não está decidida, os homens da geral vão tentar mudar a classificação geral. Considero que as equipas World Tour vão tentar entrar nas fugas e endurecer a corrida, vai ser um dia difícil. Nós vamos continuar o nosso trabalho, tentar na fuga do dia e mostrar a nossa camisola, dar o nosso melhor depois de 3 dias consecutivos na fuga”.

 

CLASSIFICAÇÕES:

4.ª Etapa

Albufeira - Albufeira, 22 km (CRI)

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA ETAPA

 

1.º Remco Evenepoel (Soudal Quick- Step), 27m09s

125º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m37s

129.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m45s

135.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m51s

145.º Cesár Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 5m25s

148.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 5m30s

161.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 6m45s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

 

1.º Remco Evenepoel (Soudal Quick- Step), 14h50m24s

86.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 17m39s

142º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 31m39s

145.º Leangel Linarez(Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 31m47s

152.º Cesár Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 34m34s

153.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 35m30s

158.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 44m38s

DNF. Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

 

GERAL EQUIPA

 

1.º Ineos Grenadiers, 44h35m10s

25.º Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a 1h04m14s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Volta ao Algarve: Geoghegan Hart anda a fazer de guia turístico em Portugal”


Ciclista britânico tem-se mostrado maravilhado com as paisagens que vai encontrando no sul do país

 

Por: Record

Na véspera de terminar a participação na Volta ao Algarve, Tao Geoghegan Hart decidiu fazer de... guia turístico em Portugal. O ciclista britânico de 28 anos parece estar deslumbrado com as paisagens que tem encontrado no sul do país e demonstrou isso mesmo na sua conta da rede social 'X'.

"Algum designer/arquiteto português sabe onde posso encontrar mais informações sobre estes dois edifícios? Têm um ótimo acabamento. Na estrada da n122 Alcoutim", escreveu Geoghegan Hart, que na manhã de hoje fez ainda outra publicação. "Recomendo vivamente os passeios na zona a norte de Vila Real de Santo António para quem quiser algo diferente em termos de cicloturismo. Especialmente ao longo das estradas junto ao rio/fronteira. Não há carros, há castelos e história por todo o lado, cidades tranquilas. É um sítio lindo".

Geoghegan Hart terminou o contrarrelógio de hoje em Albufeira, a 4.ª e penúltima etapa, em 38º lugar, ficando a 1.51m de Remco Evenepoel, vencedor e líder da geral.

Fonte: Record on-line

“Nuno Ribeiro quer prestar declarações em tribunal no julgamento da 'Prova Limpa'”


Considera que várias situações relatadas no processo "não são condizentes com a verdade" e revelou que o cliente tem "sofrido algumas pressões externas"

 

Por: Lusa

Foto: Carlos Gonçalves

Nuno Ribeiro, um dos acusados num processo judicial com 26 arguidos, quer prestar declarações em julgamento, disse hoje à Lusa o advogado do antigo diretor desportivo da equipa de ciclismo W52-FC Porto.

Segundo o advogado que representa o ex-ciclista, Tiago Máximo, Nuno Ribeiro "entende que deve prestar declarações", depois de se ter remetido, inicialmente, ao silêncio, nos primeiros dias do julgamento que decorre da operação 'Prova Limpa'.

Queria, segundo o seu representante, "proteger os ciclistas", mas agora considera existirem "questões no processo" que ainda não foram referidos ou relatado, "mas que são cruciais para a descoberta da verdade".

De resto, considera mesmo que várias situações relatadas no processo "não são condizentes com a verdade" e revelou que o cliente tem "sofrido algumas pressões externas".

Ao que tudo indica, as declarações de Nuno Ribeiro serão prestadas na próxima diligência judicial, agendada para 08 de março.

O julgamento arrancou na quinta-feira no pavilhão anexo ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, distrito do Porto, com vários arguidos, entre eles sete ciclistas, a confessarem ter-se dopado ou praticado métodos ilícitos.

Vários dos acusados referiram ainda trocar opiniões e informações com Nuno Ribeiro, ainda que tenham rejeitado a tese de que seriam obrigados ou instruídos claramente a tomar, mas que o diretor desportivo sabia destas práticas.

Além disso, foi descrita outra prática durante competições da equipa de ciclismo, em que o quarto de Nuno Ribeiro, ou um segundo quarto sem ocupante, teria substâncias para que fossem tomadas pelos ciclistas, além da colocação de sacos de sangue (para reintrodução, ou 'transfusão') no autocarro da equipa.

No julgamento, que arrancou quinta-feira, todos os 26 arguidos respondem pelo crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos, mas apenas 14 deles respondem pelo de administração de substância e métodos proibidos, terminando sexta-feira a audiência dos 10 arguidos que manifestaram intenção de se pronunciarem.

 

A próxima sessão está agendada para 8 de março

 

A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) sancionou os ciclistas presentes, à exceção de Jorge Magalhães, cujo processo ainda decorre na instância desportiva. Todos cumprem sanções por dopagem, com sete deles -- João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo e Daniel Mestre, Samuel Caldeira, José Neves e Ricardo Vilela com pena reduzida por terem reconhecido a culpa.

Foram já ouvidos os ciclistas João Rodrigues, Samuel Caldeira, Rui Vinhas, Daniel Mestre, Ricardo Vilela, Ricardo Mestre, Daniel Freitas e ainda outros três arguidos, a técnica de farmácia Carina Lourenço, cunhada de Caldeira, o primo de Vilela Marco Paulo Vilela Magalhães e Rui Sousa.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve: Geraint Thomas quer o melhor possível no Giro antes de pensar no Tour”


Ciclista galês coloca-se ao serviço da equipa, descartando-se da lista de favoritos à vitória no contrarrelógio de Albufeira

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Geraint Thomas

Geraint Thomas veio à Volta ao Algarve para ajudar os seus rapazes, colocando-se ao serviço da INEOS, numa época em que ambiciona "o melhor resultado possível" no Giro e ver o que acontece no Tour.

Antes do arranque da 50.ª edição da Algarvia, o experiente galês já tinha avisado que não vinha para lutar pelo 'tri' e, na estrada, comprovou-o: na subida à Fóia, descaiu para rebocar Filippo Ganna, o ainda vice-campeão em título, um dia depois de ter assomado à dianteira do pelotão para assegurar que todos chegavam a salvo à meta em Lagos, após uns derradeiros quilómetros algo traiçoeiros.

"Quero apenas ajudar os rapazes, ver o que posso fazer por eles. É esse o plano para esta semana", disse à Lusa o campeão das edições de 2015 e 2016 da Volta ao Algarve, descartando-se da lista de favoritos à vitória no contrarrelógio deste sábado, em Albufeira.

Para já, não se está a sair mal na sua missão, uma vez que a equipa britânica tem Tom Pidcock no sexto lugar, a 18 segundos do camisola amarela Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), e Thymen Arensman no nono, a 23.

Principal referência da INEOS, Geraint Thomas sempre demonstrou não ter problemas em trabalhar para outros, apesar do seu currículo invejável, mas espera ter o seu momento na próxima Volta a Itália, depois de ter perdido a maglia rosa (e a vitória final) no contrarrelógio do penúltimo dia para o esloveno Primoz Roglic.

No entanto, Thomas elevou a parada e vai, aos 37 anos, tentar a dobradinha Giro-Tour, algo que experimentou uma única vez na sua carreira, em 2017 - desistiu em ambas as provas.

"Penso que o objetivo é ir ao Giro, fazer o melhor resultado possível, e, depois disso, ver o que acontece. Perceber se consigo recuperar e ir à Volta a França e ver o que posso fazer, seja ajudar a equipa ou tentar um resultado a título individual. Jogaremos as 'cartas' e veremos o que acontece", explicou à Lusa.

O trauma da derrota na última edição da corsa rosa, em que o português João Almeida (UAE Emirates) foi terceiro, parece já estar superado, com o único galês a vencer a Volta a França (2018) foi ainda vice-campeão da 'Grande Boucle' em 2019 e terceiro em 2022 a preferir, no entanto, não antecipar se pode melhorar o resultado de 2023.

"Não sei, cada corrida é diferente, cada ano é um ano. Vai ser um pelotão forte, obviamente com destaque para o Pogacar", notou.

O esloveno da UAE Emirates, campeão do Tour em 2020 e 2021 e vice nas últimas duas edições, vai estrear-se no Giro e Thomas sabe que 'Pogi' será mesmo o seu maior adversário na prova italiana (04 a 26 de maio), com ambos a rumarem depois à Volta a França, que arranca em 29 de junho, em Florença (Itália), e termina em 21 de julho, em Nice, devido à proximidade de datas com os Jogos Olímpicos Paris2024.

"Adoraria ir aos Jogos. Claro que a Grã-Bretanha tem uma equipa forte, é uma nação forte, por isso tenho de esperar [para saber se é convocado]", reconheceu ainda o duas vezes campeão olímpico na pista (na perseguição por equipas, em Pequim2008 e Londres2012).

Fonte: Record on-line

“Sabgal / Anicolor Rafael Reis considera que o “primeiro teste foi positivo” na Volta ao Algarve”


Fotos: João Fonseca Photographer

Terminado o Contrarrelógio Individual da Volta ao Algarve, Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, considera que “o primeiro teste foi positivo”, visto ter-se tratado da estreia na nova bicicleta, onde treinou muito pouco até hoje, dia da prova. Contudo, o contrarrelogista mostrou-se satisfeito com o seu desempenho, sobretudo com as boas sensações, que deixam antever uma boa época. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), além de vencer o contrarrelógio, passou a ser o novo dono da Camisola Amarela. Amanhã o pelotão regressa à montanha, para fechar esta edição da Volta ao Algarve no Alto do Malhão. 


A 4.ª Etapa da Volta ao Algarve foi um Contrarrelógio Individual que se disputou hoje, com 22 km de percurso, que tiveram partida e chegada em Albufeira. Rafael Reis, exímio contrarrelogista da Sabgal / Anicolor, era um dos nomes onde havia ambições para um bom resultado, dado o seu palmarés nesta especialidade. Mas a sua bicicleta não ficou pronta quando seria esperado e faltou tempo para que a reajustasse e pudesse tirar o maior partido dela. As sensações foram boas e o palmelense acredita que vem aí uma boa época. Toda a equipa fez o seu melhor, naquele que foi o penúltimo dia da competição.


   

“O primeiro teste foi positivo. Já tínhamos a bicicleta, mas houve componentes que não chegaram a tempo para ajustar à bicicleta, o que acabou por comprometer a minha preparação, mas estamos no bom caminho. Apenas notei a falta de trabalho na bicicleta. Estou contente com as sensações e sei que estou no bom caminho, fizemos o melhor possível”, explicou Rafael Reis. 

Também Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, disse que “num dia como o de hoje, tínhamos sempre a ambição de fazer o melhor possível, mas as coisas nem sempre correm tecnicamente como pensamos e desejamos. Rafael Reis deu o seu melhor, se tivesse treinado mais tempo com a bicicleta de contrarrelógio poderia ter ajudado a melhorar o seu tempo, mas não foi possível, por isso considero que acaba por ser um desempenho aceitável. Até porque sabemos que vai melhorar bastante. Na Volta ao Algarve o nosso termo de comparação terá de ser sempre com o World Tour e não com o nível nacional e como é óbvio, queremos estar sempre o mais à frente possível”. 


Amanhã chega a derradeira etapa, uma viagem com 165,8 km que terá partida em Faro até ao Alto do Malhão, um lugar emblemático no concelho de Loulé. 

 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

50.ª VOLTA AO ALGARVE 

4.ª ETAPA: Albufeira – Albufeira» 22 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA 


 

1.º Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), 27m09s 

2.º Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers), a 16s 

3.º Stefan Küng (Groupama-FDJ), a 29s 

59.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 02m22s 

93.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 03m30s 

111.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 04m03s 

114.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 04m13s 

120.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 04m22s 

132.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 04m47s 

137.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 04m53s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa) 


 

1.º Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), 14h50m24s 

2.º Daniel Martinez (BORA-hansgrohe), a 47s 

3.º Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), a 01m12s  

75.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 12m35s 

78.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 13m48s 

95.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 18m59s 

108.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 20m07s 

119.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 21m30s 

138.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 31m15s 

146.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 31m49s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

1.ª INEOS Grenadiers, 44h35m10s 

21.ª Sabgal / Anicolor, a 40m29s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  


 

1.º Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty), 38 Pontos 

23.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 4 Pontos 

29.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Daniel Martinez (BORA-hansgrohe), 10 Pontos 

16.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers), 14h51m58s 

12.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), 15h21m39s 

13.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), 15h22m13s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“50.ª Volta ao Algarve 4ª etapa”


Remco Evenepoel transforma arco-íris em amarelo-vivo

 

Por: José Carlos Gomes

O campeão mundial de contrarrelógio, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), venceu hoje a quarta etapa da Volta ao Algarve, um contrarrelógio de 22 quilómetros, em Albufeira, que também deu ao belga a Camisola Amarela Turismo do Algarve. António Morgado (UAE Team Emirates) foi o melhor português, subiu ao nono lugar da geral.

Competindo com a camisola arco-íris, que identifica os campeões do mundo, Remco Evenepoel confirmou por completo o favoritismo. Estabeleceu o melhor registo em todos os pontos intermédios e pulverizou a concorrência na meta.


Num percurso variado, com zonas para desenvolvimento de potência, outras mais técnicas e subidas exigentes, Remco Evenepoel não teve quebras. Foi sempre em crescendo na comparação com os outros homens da geral, impondo-se com 27m09s (média de 48,619 km/h).

O segundo classificado foi Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers), a 16 segundos. O vencedor do contrarrelógio do ano passado, Stefan Küng (Groupama-FDJ) foi, desta vez, o terceiro classificado, a 29 segundos.

“Tive um acompanhamento perfeito do carro, fizemos uma preparação perfeita esta manhã, por isso acho que podemos dizer que foi uma corrida quase perfeita. Talvez tenha cometido alguns excessos em determinado momento, mas acho que foi uma descida muito bonita para a marina. Foi muito bonito, por isso desfrutei de cada metro deste percurso e terminar com uma vitória é ainda melhor”, comentou Remco Evenepoel.


O colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), que partiu na frente da geral, não foi além da oitava posição no contrarrelógio, a 51 segundos do vencedor. Com este resultado, Remco Evenepoel passou a vestir a Camisola Amarela Turismo do Algarve. O belga tem uma margem de 47 segundos sobre Martínez. O terceiro é, agora, o esloveno, Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), a 1m12s.

“Amanhã vai ser tudo uma questão de defender e ser inteligente. Defender em primeiro lugar e depois tentar ganhar a etapa. Ter a camisolas amarela é o mais importante, por isso vamos tentar defendê-la e veremos, no final do dia, se há outra vitória na etapa ou não”, adianta Remco Evenepoel.

Nota para o português António Morgado (UAE Team Emirates). O caldense cedeu a Camisola Branca IPDJ, de melhor jovem, ao estadunidense Magnus Sheffield, por apenas 5 segundos, mas continua na luta pelo estatuto de melhor jovem e subiu três posições na geral absoluta, sendo agora o nono classificado.

Nas restantes classificações, Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) conserva a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos, e Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) continua a ser dono da Camisola Azul Água é Vida, da montanha. Por equipas manda a INEOS Grenadiers.

Está tudo em aberto para a etapa final, os 165,8 quilómetros que, neste domingo, vão levar os corredores de Faro até ao icónico Alto do Malhão, no concelho de Loulé.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com