sexta-feira, 8 de julho de 2022

“Nutrição e escolas de triatlo são as novas formações para treinadores”


Ações de Formação Contínua para treinadores de Triatlo

 

No âmbito da formação contínua, atualizada e inovadora dos treinadores de Triatlo, é com muita satisfação que anunciamos duas ações de formação contínua:

“Clube e Escola de Triatlo – Criação e desenvolvimento”, 23/7, 9h30-12h30, atribuindo 0,6 UC para o TPTD de Treinador de Triatlo

Por ocasião do Triatlo Rios Ibéricos Gold Imóbeis, anunciamos uma importante formação para apoiar o desenvolvimento de clubes, treinadores e dirigentes. Lecionada pelo prof. David Martins, esta formação assentará na partilha de casos de sucesso e perspetivas de desenvolvimento de clubes de Triatlo.

 

https://forms.gle/jHDRqHgBVNYkeeiG9

 

“Nutrição em Triatlo de Longa Distância”, 27/7, atribuindo 0,8 UC para o TPTD de Treinador de Triatlo

Aproveitando a deslocação para uma importante prova de distância Longa, a FTP propõe um tema pertinente, e com necessidade de constante atualização: otimização da nutrição pré, durante e pós-prova, aliada às mais recentes estratégias nutricionais que possam potenciar a performance dos triatletas.

 

https://forms.gle/KbSQgQFenGMj1g168

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Federação Triatlo Portugal abre cursos de treinador de grau I, II e III”


Procurando garantir um enquadramento técnico de qualidade, em resposta ao aumento do número de clubes e atletas filiados na FTP, é nossa missão formar treinadores competentes e certificados que alavanquem o crescimento da modalidade.

A Federação de Triatlo de Portugal anuncia a abertura de inscrições para os seguintes cursos:

 

Grau I – Cascais, prazo limite de inscrição até 15/7, máximo de 25 vagas. Consultar mais informações, no link de inscrição abaixo:

 

https://forms.gle/mWRiF4FoRpGdrZjD8

 

Grau II – Oeiras, prazo limite de inscrição até 22/7, máximo de 25 vagas. Consultar mais informações, o link de inscrição abaixo.:

 

https://forms.gle/FbwpHtLfAh5HxvN79

 

Grau III – Oeiras, inscrições só abrirão em Setembro – curso decorrerá em Novembro e Dezembro.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Pogacar conquista segundo triunfo consecutivo e reforça liderança do Tour”


No sábado o pelotão ruma à Suíça

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista esloveno Tadej Pogacar venceu esta sexta-feira a sétima etapa da Volta a França, a primeira de montanha, ao impor-se no alto da Super Planche des Belles Filles, e reforçou a liderança da geral.

O bicampeão da prova francesa cumpriu os 176,3 quilómetros desde Tomblaine em 03:58.40 horas, batendo sobre a meta o dinamarquês Jonas Vingegaard, com o seu compatriota Primoz Roglic, também da Jumbo-Visma, a ser terceiro, a 12 segundos.

No sábado, o pelotão ruma à Suíça, com Pogacar a iniciar os 186,3 quilómetros entre Dole e Lausana com 35 segundos de vantagem para Vingegaard e 01.10 minutos para o britânico Geraint Thomas (INEOS), respetivamente segundo e terceiro da geral individual.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal visita Espanha e termina com um contrarrelógio Porto-Gaia”


Prova decorre entre 4 e 15 de agosto

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Volta a Portugal

A organização da Volta a Portugal confirmou esta sexta-feira as etapas da 83.ª edição, confirmando-se o que Record já dera em primeira mão, que vai arrancar com um prólogo em Lisboa, dar um 'salto' a Espanha, subir a Torre ao quarto dia e terminar num contrarrelógio Porto-Gaia.

Uma imagem publicada nas redes sociais, sem informações adicionais quer de quilometragem, quer do percurso em si, foi a forma escolhida pela organização da prova 'rainha' do calendário nacional para revelar as 'paragens' da edição que estará na estrada entre 4 e 15 de agosto e que, como já se tornou habitual, começa com um prólogo em Lisboa.

No dia seguinte, Vila Franca de Xira servirá de partida para uma tirada que rumará a Elvas e que antecede o 'salto' para Espanha, com a segunda etapa a ligar Badajoz a Castelo Branco.

Ao quarto dia, o alto da Torre surge diante dos ciclistas, que partem da Sertã, sendo o primeiro grande teste às forças dos candidatos à vitória final, que na quarta etapa terão uma jornada teoricamente mais descansada entre a Guarda e Viseu, palco do único dia de descanso.


A corrida regressa à estrada em 10 de agosto, numa ligação entre a Mealhada e Miranda do Corvo, mais concretamente o Observatório de Vila Nova, e prossegue com a sexta etapa, disputada entre Águeda e a Maia.

Santo Tirso acolhe este ano a partida da sétima tirada, que acaba em Braga, com Viana do Castelo a 'trocar' também de papel nesta edição, acolhendo o início da oitava etapa, que termina em Fafe.

No domingo, 14 de agosto, é dia de Senhora da Graça, com a emblemática subida a ser escalada no final de uma ligação que começa em Paredes e que ajudará a acertar as contas da geral, definidas no dia seguinte num contrarrelógio entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Seleção nacional estreia-se na disciplina de contrarrelógio misto”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional de estrada competiu hoje pela primeira vez na disciplina de contrarrelógio misto, no Campeonato da Europa de Estrada de Juniores e Sub-23, em Sangalhos, Anadia.

Os atletas da categoria de juniores foram os primeiros a competir neste segundo dia do Campeonato da Europa de Estrada, disputando a prova de contrarrelógio misto. As equipas eram compostas por quatro elementos, dois homens e duas mulheres. Os homens eram os primeiros a partir, percorrendo 22 quilómetros, até fazer a rendição para as mulheres à passagem pela meta. Estas, por sua vez, tinham de percorrer os mesmos 22 quilómetros.

A seleção nacional de sub-19 era composta por Tiago Nunes, Rúben Rodrigues, Íris Chagas e Inês Santos, que terminaram a prova na 11.ª posição, com um tempo de 1h08m09s. A equipa que representou Portugal na categoria de sub-23 contou com António Ferreira, Pedro Pinto, Sofia Gomes e Beatriz Roxo. O conjunto concluiu na nona posição, após 1h05m45s.


O selecionador nacional de estrada, José Poeira, responsável pelos atletas masculinos sublinhou o facto de esta ter sido uma experiência totalmente nova para a equipa nacional. “Nos rapazes penso que conseguimos fazer duas duplas bastante equilibradas. Foi uma experiência nova, pois nunca tínhamos feito um contrarrelógio misto. Os atletas empenharam-se e deram o seu melhor, perante algumas das melhores equipas do mundo. Gostei de ver a forma como correram e como tentaram manter-se sempre alinhados. Para a primeira vez, estiveram bem”, disse José Poeira.

José Luís Algarra, selecionador nacional de estrada, responsável pelas corredoras femininas, acrescentou: “Penso que tanto a seleção júnior como a de sub-23 fizeram um grande trabalho no dia de hoje, pois estamos a correr contra equipas de enorme qualidade, num percurso extremamente difícil e com muito calor. Claro que estes fatores são iguais para todos, mas tentámos lutar o máximo que conseguimos. Elas sentiram-se bem durante o contrarrelógio e o balanço desta experiência é positivo, agora é continuar a trabalhar de forma a desenvolver e melhorar a interação entre as equipas que poderemos vir a forma”.


Quanto aos campeões europeus, na categoria de sub-19 foi a Itália a levar a melhor, batendo a equipa alemã por três segundos. A Estónia fechou o pódio na terceira posição, a 42 segundos. Já em sub-23 foi a Alemanha a levar a melhor e a sagrar-se campeã europeia. A equipa da Suíça foi segunda, a 1m16s, seguida dos Países Baixos, a 1m49s.

Amanhã disputam-se as provas de fundo da categoria de juniores, que terão partida e chegada junto ao Complexo Desportivo de Anadia. O setor feminino será o primeiro a entrar em competição, para completar 83,1 quilómetros (quatro voltas ao percurso), entre as 10h00 e as 12h30. À tarde, entre as 14h00 e as 17h10, serão os homens a competir, percorrendo 125,9 quilómetros (seis voltas ao percurso).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Líder do Tour vive drama familiar com desaparecimento de criança de 10 anos: «Ajudem a Julija»”


Tadej Pogacar deixou apelo por causa da prima e o pai da menina oferece recompensa a quem der informações

 

 Por: Record

O ciclista Tadej Pogacar, vencedor da Volta a França em 2020 e 2021, atual líder da prova que decorre até ao dia 24 deste mês, vive um drama familiar. A sua prima Julija, de apenas 10 anos, está desaparecida desde o dia 3 de novembro de 2021 e é procurada pela família e pela Interpol.

No Instagram o camisola amarela do Tour deixou um apelo: "Ajudem! A minha priminha Julija está desaparecida!" O pai da criança e primo do ciclista, Peter Pogacar, contou ao jornal 'Marca' que Julija foi levada pela mãe, Melisa Smrekar, "membro de um culto extremista" que nega a existência da covid-19 e que é financiado por doações.

"Pergunto-me, que estará ela a fazer agora? Que está a fazer? Está bem? Está a sorrir, a chorar? Não faço ideia. Não tenho resposta para estas perguntas. Há milhões de perguntas mas não há respostas e isso é difícil. Mas sou o pai dela e tenho de continuar. Tenho de fazer o possível para ser forte. Talvez alguém possa ler isto e ajudar. Dou uma recompensa de 10 mil euros a quem a encontre. Acredito que alguém me vai telefonar", conta desesperado o pai da criança ao jornal 'Marca'.


Depois de passar uma semana com a filha, em novembro do ano passado, a criança voltou para a mãe, pois o casal estava separado desde que Julija tinha um ano. Foi a última vez que Peter a viu. Dois dias depois mãe e filha desapareceram, levando os passaportes. Todas as tentativas que o pai fez para as contactar revelaram-se infrutíferas, pois a mulher desligou o telemóvel e desapareceu das redes sociais. Estão ambas dadas como desaparecidas e são procuradas pela Interpol.

Peter acredita que por trás do desaparecimento está uma seita com uma certa fama na Eslovénia, liderada por Lana Praner. "A seita não tem nome, é dirigida por uma eslovena, Lana Praner. Não se veem a si mesmos como uma seita, mas são. São uma seita perigosa que apoia o desaparecimento de uma criança. São criminosos!"

Ao que parece a polícia não descarta a possibilidade de mãe e filha estarem nas ilhas Canárias, ou até mesmo em Portugal, uma vez que o líder internacional da seita vive alegadamente nos Açores, segundo conta a 'Marca'. "Oxalá este pesadelo acabe bem".

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com