quarta-feira, 22 de junho de 2022

“Fórum “O Ciclismo Vai à Escola” no dia 8 de julho”


O programa "O Ciclismo Vai à Escola" vai estar em debate no dia 8 de julho, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O Fórum O Ciclismo Vai à Escola será o momento de apresentar casos de sucesso desta iniciativa, de lançar pistas para o futuro e de aprender com o contributo daqueles que pretendam participar. A iniciativa, vocacionada para técnicos das câmaras municipais e juntas de freguesia, comunidades educativas, clubes e associações regionais de ciclismo, está aberta à participação de todos os interessados. E as inscrições já estão abertas

A iniciativa vai decorrer em paralelo com o Campeonato da Europa, que a Federação Portuguesa de Ciclismo organiza em Anadia, decorrendo entre as 15h30 e as 18h00 do dia 8 de julho.

 

Programa

 

15h30 Receção dos participantes

16h00 Apresentação do projeto “O Ciclismo vai à Escola” (Sandro Araújo | FPC)

16h25 Apresentação do Manual PEDALA! Da Escola para a Vida (Rui Fonseca | DGE)

16h45 Modelos de Ativação “O Ciclismo vai à Escola” (Irina Guerreiro | FPC)

17h00 O desporto na escola e o desporto federado (Jorge Pina | FPC)

17h20 Questões

18h00 Encerramento (Delmino Pereira | FPC)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Troféu Joaquim Agostinho decide-se em Montejunto sem a W52-FC Porto”


Vai decorrer de 30 de junho a 2 de julho

 

Por: Lusa

Foto: Troféu Joaquim Agostinho

A subida à Serra do Montejunto vai, mais uma vez, ser decisiva no 45.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, numa prova sem a W52-FC Porto.

A W52-FC Porto, alvo de buscas recentes, que levaram à suspensão do diretor desportivo Nuno Ribeiro, é a grande ausente na lista de equipas presentes na prova, que vai decorrer de 30 de junho a 2 de julho. Os dragões ganharam as edições de 2017, por Amaro Antunes, e de 2018, por José Neves, que foi segundo em 2019 e 2021, atrás de Frederico Figueiredo (Glassdrive Q8 Anicolorque), vencedor das duas últimas edições.

Com 130 corredores na edição deste ano, "é um pelotão com mais ciclistas estrangeiros do que portugueses", afirmou Francisco Fernandes, presidente do comité organizador da prova, na respetiva conferência de imprensa de apresentação.

Os corredores representam 24 nacionalidades, dos cinco continentes, e 19 equipas, sete das quais são estrangeiras: Euskatel-Euskadi, Israel Cycling Academy, Bai Sicasal Petro de Luanda, Caja Rural, Bahrain Cycling Academy, Burgos BH e Java Kiwi Atlântico.

Glassidrive Q8 Anicolor, Efapel, ABTF Betão-Feirense, Rádio Popular-Boavista, LA Alumínios-Credibol-Marcos Car, Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Kelly-Simoldes-UDO, Atum General-Tavira-Maria Novo Hotel, JV Perfis-Windmod, Alenquer-GDM-Sobralcar e Almodovar são as equipas portuguesas.

O troféu que homenageia o ciclista Joaquim Agostinho começa no dia 30, com o tradicional prólogo de oito quilómetros, que este ano se realiza na vila do Turcifal.

A primeira etapa, prevista para 1 de julho, vai ligar a localidade dos Arneiros, no concelho de Torres Vedras, a Sobral de Monte Agraço, depois de percorridos 150,8 quilómetros. O terceiro dia de prova é composto por uma etapa de 143,2 quilómetros entre a Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, e a cidade de Torres Vedras.

O último dia volta a ser o mais longo do troféu, com 174,8 quilómetros, e o mais difícil, com a meta localizada, como já é hábito, no alto da Serra do Montejunto, e o início na Foz do Arelho, no concelho de Caldas da Rainha.

Fonte: Record on-line

“Mogadouro acolhe nacionais de estrada entre sexta-feira e domingo”


Serão 300 corredores a disputarem as provas de elite masculina e feminina e dos escalões de formação

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Mogadouro vai receber os campeonatos nacionais de ciclismo de estrada, entre sexta-feira e domingo, com 300 corredores a disputarem as provas de elite masculina e feminina e dos escalões de formação, anunciou esta terça-feira a organização.

"O concelho de Mogadouro [no distrito de Bragança] recebe as primeiras corridas na sexta-feira, 24 de junho. Nesse dia serão atribuídos os títulos nacionais de contrarrelógio individual, nas categorias de elite (homens e mulheres), sub-23 masculinos e paraciclismo", indicou hoje em comunicado a Federação Portuguesa da Ciclismo (FPC).

De acordo com a mesma nota da FPC, haverá dois percursos para o 'crono', ambos com partida na Avenida dos Comandos e chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho, arrancando pelas 10:30 nos 21,5 quilómetros que serão cobertos pela elite feminina, pelos sub-23 e pelos paraciclistas, enquanto a saída do primeiro corredor de categoria masculina de elite está prevista para as 12:15, tendo pela frente 33,6 quilómetros.

As provas de fundo terão como "epicentro" um circuito de 22,3 quilómetros, com início e final na Avenida Nossa Senhora do Caminho, perfazendo um total de 167,5 quilómetros, com um traçado que a FPC descreve como sendo "seletivo, 'rompe-pernas', sem ser excessivamente duro", além do possível impacto do vento em zonas menos abrigadas.

O pelotão feminino, que não tem escalão sub-23, ao contrário dos masculinos, será o primeiro a disputar a corrida de fundo, a partir das 9:30 de sábado, cumprindo 87,6 quilómetros, em elite, e distâncias mais curtas em 'masters', juniores e cadetes.

Ainda no sábado, a partir das 14:30, disputa-se a prova de fundo para sub-23 masculinos, com 132,2 quilómetros, resultantes de seis voltas ao circuito.

No domingo, depois da prova de paraciclismo, o tiro de partida para a corrida de fundo de elite masculina é dado pelas 11:30, com passagens por Valverde, Meirinhos e Santiago, antes de regressar ao circuito em Mogadouro, com cinco passagens pela meta a testar um pelotão que combina equipas nacionais com ciclistas a correr no estrangeiro, como João Almeida (UAE Emirates), Ivo Oliveira (UAE Emirates), Rui Oliveira (UAE Emirates) ou Daniel Viegas (EOLO Kometa).

O presidente da FPC destacou a importância da competição agendada para a localidade transmontana. "Vamos ter aqui corridas ao nível mais alto em Portugal, até porque há corredores na categoria sub-23 que são já praticamente profissionais", vincou Delmino Pereira.

Por seu lado, a vereadora do município de Mogadouro com o pelouro do desporto, Márcia Barros, disse que o que distingue esta prova é não ser apenas uma passagem de ciclistas, mas o facto de que estes praticantes "vão estacionar" durante três dias em Mogadouro. "O que se pretende com esta iniciativa é trazer a Mogadouro os 'aficionados' do ciclismo, e pretendemos dar destaque ao concelho ao trazer as provas nacionais do ciclismo de estrada", concretizou.

O município de Mogadouro vai investir cerca de 50 mil euros nesta iniciativa desportiva de âmbito nacional.

Os nacionais vão decidir os sucessores de José Neves (fundo de elite masculina), João Almeida (contrarrelógio de elite masculino), Maria Martins (fundo de elite feminina) e Daniela Campos (contrarrelógio de elite feminino)

Fonte: Record on-line

“Barcelos recebe o Campeonato do Minho de ciclismo de estrada”


Barcelos recebe no dia 26 de junho, (domingo), o 4º Prémio de Ciclismo HM Motor, prova de ciclismo de estrada destinada aos escalões de cadetes e de juniores, pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovida conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho, a iniciativa será repartida em duas corridas. De manhã, pelas 9h28 inicia-se a prova de cadetes, com uma extensão de 65,5 quilómetros. A partida está marcada para a Rua da Escola Nova, 438, em Abade de Neiva e termina na Avenida da Liberdade, em Barcelos.

Da parte da tarde decorrerá a prova de juniores, que arranca às 14h28, em que os ciclistas têm pela frente uma viagem de 83,3 quilómetros.

O 4º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho conta com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Eletrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com