terça-feira, 15 de junho de 2021

“Chris Froome regressa à Volta a França mas será Michael Woods o líder da equipa”


Por: SIF // RPC

O britânico Chris Froome, quatro vezes vencedor da Volta a França em bicicleta, está este ano de regresso ao Tour, mas o líder da Israel Start-Up Nation será o canadiano Michael Woods, confirmou hoje a equipa.

“Apesar de este ano não ter ambições enquanto líder, espero oferecer experiência e apoio à equipa o melhor que puder enquanto ‘capitão’”, declarou ‘Froomey’, vencedor do Tour em 2013, 2015, 2016 e 2017.

Aos 36 anos, a carreira do britânico está a decair, regressando depois de dois anos de fora da ‘grande boucle’, devido a uma queda grave sofrida em junho de 2019, não tendo conseguido recuperar a forma ganhadora desde então.

Para o Tour, que arranca em Brest, em 26 de junho, também a BORA-hansgrohe confirmou o alinhamento, com o eslovaco Peter Sagan, vencedor dos pontos na Volta a Itália, entre os eleitos, com o holandês Wilco Kelderman e o alemão Emmanuel Buchmann para a luta pela geral.

Fonte: Lusa

“Clube de Natação de Torres Novas/Taça da Europa de Triatlo de Coimbra”


Ricardo Batista de prata em Coimbra

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

RICARDO BATISTA, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, representando a Seleção Nacional de Triatlo, na Taça da Europa de Triatlo em Elites, que se disputou em Coimbra, este sábado, dia 12 de junho, cortou a meta em 2ºlugar e conquistou a Medalha de Prata nesta Taça de Europa, que foi ganha pelo atleta do Benfica, Vasco Vilaça.

Depois do excelente resultado (12ºlugar) alcançado na Taça do Mundo de Elites em Lisboa, no passado mês de maio, o atual Campeão do Mundo de Juniores e Campeão Nacional de Triatlo na Distância Standard e Sprint, RICARDO BATISTA, esteve novamente ao seu melhor nível em Coimbra.


Numa prova extremamente disputada em condições climatéricas não muito favoráveis, sobretudo no segmento de ciclismo, com a chuva a fazer a sua aparição, estiveram presentes mais 5 atletas torrejanos. José Pedro Vieira que realizou um bom segmento de natação, lado a lado com Ricardo Batista e Vasco Vilaça, teve um percalço na transição para o ciclismo e não conseguiu integrar o 1ºgrupo de ciclismo que foi sempre liderado por Ricardo Batista e Vasco Vilaça, terminando na 39ªposição.

Esta prova de Elites, marcou também a estreia internacional pela Seleção Nacional, para os Cadetes João Nuno Batista e Gustavo do Canto, com sortes diferentes para estes 2 atletas do Clube torrejano. João Nuno Batista, realizou uma estreia dentro do seu nível competitivo, terminando na 45ªposição, enquanto Gustavo do Canto, após uma queda no ciclismo teve de abandonar a prova, felizmente sem grandes consequências físicas para o atleta. Por outro lado, Afonso do Canto, que assistiu à queda do seu irmão, foi mais um atleta a terminar esta competição em Coimbra, no 50ªposição, num total de 72 atletas que alinharam à partida.


Na prova da Taça da Europa de Triatlo em Elites no setor feminino, e depois de se sagrar Campeã Nacional Universitária na passada semana em Sines, JOANA MIRANDA, não conseguiu estar ao seu melhor nível, alcançando a 50ªposição.

No entanto, não podemos deixar de destacar a presença de duas gerações seguidas de triatletas da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas que chegam às Seleções Nacionais de Triatlo, não deixando de estarmos todos muito orgulhosos por ver o trabalho do técnico Paulo Antunes a dar estes extraordinários frutos, com 6 atletas a serem convocados para uma Taça da Europa de Elites.

 

TRIATLO JOVEM DE SOURE

 

Os nossos mais jovens triatletas também tiveram oportunidade de competir neste fim-de-semana grande. No feriado de quinta-feira, dia 10 de junho, disputou-se a 3ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, em Soure.

Esta foi uma prova especial porque foi disputada no formato de estafetas, com equipas constituídas por três elementos divididas por 2 agrupamentos. Este aspeto da prova aumentou ainda mais o dinamismo e a vertente lúdica da competição e assim os nossos jovens triatletas divertiram-se imenso.


 

O Clube de Natação de Torres Novas esteve presente com 3 equipas constituídas da seguinte forma:

 

1ºAgrupamento (Benjamins/Infantis):

1ªequipa: Santiago Magalhães, Maria Flor Assis e Beatriz Carvalho

2ºAgrupamento (Iniciados/Juvenis):

2ªequipa: Francisca Leirião, Ana Júlia Marques e Cláudia Orvalho

3ªequipa: Mateus Nascimento, Mafalda Leirião e Francisco Carvalho


 

No próximo fim-de-semana, nos dias 19 e 20/junho/2021, na Amora (Seixal), realiza-se o Campeonato Nacional de Aquatlo por Grupos de Idade e Campeonato Nacional de Aquatlo para Cadetes e Juniores, a 3ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem com a realização de uma prova de Triatlo para os escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis e a Prova de Apuramento para o Campeonato da Europa de Youth (Cadetes).

No entanto também haverá mais uma participação internacional de RICARDO BATISTA, no Campeonato da Europa de Triatlo em SUB23 que se realiza na Áustria, em Kitzbhuel, no próximo sábado, enquanto José Pedro Vieira se desloca a Espanha, para competir numa etapa da 1ªdivisão espanhola, que se realiza na Corunha.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Academia Joaquim Agostinho / UDO/Três no Top-10 em Barcelos”


Por: AfterTwo //works

Fotos: Rita Hipólito e Marcelo Lopes

A equipa júnior da Academia Joaquim Agostinho / UDO viajou este domingo até Barcelos para disputar a 3ª edição do "Prémio HM Motor", tendo alcançado 3 posições entre os 10 melhores atletas em prova.


O regresso do ciclismo a Barcelos foi vivido com bastante entusiasmo pelo público que se juntou na beira da estrada para apoiar os jovens ciclistas e estes responderam com um bom espetáculo de ciclismo ao longo dos 94 quilómetros de corrida. Entre as muitas tentativas de fuga, pela equipa torriense foi Diogo Dias e Diogo Sousinha que mais tentaram a sua sorte, mas a fuga de sucesso apenas surgiu perto dos 60 km de competição, com os Diogos, Sousinha e Pinto a partilharem a frente de corrida com outros cinco ciclistas. Da fuga a sete destacaram-se dois para discutirem entre si a vitória final e tal como acontecera no último fim-de-semana em Braga, foi o brasileiro Victor de Paula a alcançar o sucesso.


Diogo Pinto foi o 4º a cruzar a meta, 52 segundos depois do vencedor, enquanto Daniel Jorge (7º) e Diogo Dias (10º) concluíram cerca de dois minutos depois do colega de equipa. A formação de Torres Vedras alcançou o quarto lugar da classificação coletiva, contando com o trabalho de Mário Hipólito, que obteve o 18º posto, bem como de Diogo Sousinha (29º), Gonçalo Fino (33º) e Ruben Ramos (36º).

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO

“Seleção Nacional/Tiago Ferreira na Suíça para tentar revalidar o título europeu de XCM”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional parte com ambição para o Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), que vai disputar-se no próximo domingo, em Evolène, Suíça.

O viseense Tiago Ferreira venceu o último Europeu, em 2019, uma vez que a edição de 2020, que deveria realizar-se na serra da Estrela, foi cancelada devido à pandemia. O campeão da Europa em título terá, ao serviço da Seleção Nacional, um escudeiro que o acompanha ao longo da época, Roberto Ferreira, uma vez que ambos integram a equipa DMT Racing Team by Marconi Projects.

A corrida do próximo domingo tem uma curta extensão para o que é normal no XCM masculino de elite. São apenas 78 quilómetros. A distância é compensada pela exigência orográfica, pois os corredores vão enfrentar 3900 metros de acumulado positivo. A prova irá toda desenrolar-se em altitudes elevadas. O ponto mais baixo está colocado nos 1342 metros, mas os ciclistas vão atingir os 2487 metros.

“A corrida é muito dura. Tendo um ciclista como o Tiago Ferreira iremos apresentar-nos com o mesmo espírito dos últimos anos. Vamos bater-nos por uma medalha, ambicionando que seja a de ouro”, anuncia o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

O responsável técnico está confiante na capacidade dos corredores portugueses. “O Tiago está a passar um bom momento e está muito motivado para este objetivo. O Roberto, apesar de estrear-se nesta competição, terá a missão de estar o mais perto possível do Tiago. Foi pena um impedimento de última hora não permitir a participação do José Dias”, salienta Pedro Vigário.

O início da prova está marcado para as 9h30 locais, menos uma hora em Portugal Continental.

Tiago Ferreira é um dos corredores mais regulares do circuito internacional de XCM, somando seis medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo. O viseense sagrou-se campeão europeu em 2017 e em 2019 e foi campeão mundial em 2016. Foi ainda vice-campeão da Europa em 2016 e vice mundial em 2017 e em 2020.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“38ª Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV”


Alentejana mais Sustentável Ambientalmente

 

Fotos: Podium

Tradição competitiva desde 1983 e simultaneamente o maior evento desportivo da região, a Volta ao Alentejo em bicicleta apadrinha este ano a chegada do verão e vê juntar-se-lhe a CMTV, através de um acordo entre a organização, Podium Events e o grupo Cofina.

Entre os dias 23 e 27, o pelotão regressa aos territórios do alto, baixo, litoral e Alentejo central. A prova com seis etapas começa em Reguengos de Monsaraz e, pela quinta vez consecutiva, vai terminar em Évora após 819 quilómetros repartidos por cinco dias de competição.

 

SENSIBILIZAR E EDUCAR PARA A RECICLAGEM

 

Com o objetivo de inspirar os cidadãos a adotarem comportamentos mais sus- tentáveis ao nível ambiental, a Socie- dade Ponte Verde junta-se este ano à competição e diariamente vai distinguir o lí- der da “Alentejana” com a Camisola Amarela.

A reciclagem é agora o mote oficial da “Alentejana”. Nos locais de Partida e Chegada das etapas passam a existir ecopontos cedidos pela Sociedade Ponto Verde e pelo respetivo parceiro no Alentejo Central, a GESAMB - Empresa Intermunicipal de Gestão ambiental e de Resíduos, cuja área de intervenção corresponde a 6,9 % da área to- tal do país e procede ao tratamento e valorização de 1,6 % do lixo doméstico produzido em Portugal.


Com a associação à Volta ao Alentejo pretende-se neste território uma nova etapa de sustentabilidade com objetivo de garantir a gestão adequada, desde a prevenção, reutilização e reciclagem dos resíduos. O objetivo é sensibilizar a população para a utilização dos ecopontos permitindo uma colaboração mais próxima e a valorização do evento e da região Alentejo.

 

MAIS PARCEIROS PARA O CICLISMO

 

A associação do Grupo Cofina onde está integrada a CMTV, que também dá naming à prova, é um sinal de vitalidade da modalidade ciclismo. A Podium entende este acordo como um meio de amplificar a mensagem desportiva nos diversos meios do grupo, especialmente no cabo onde a CMTV é líder. À Volta ao Alentejo chegam entretanto novas marcas que vão dinamizar a competição, como a Sociedade Ponto Verde (Camisola Amarela), a E-Redes (Camisola Montanha) e F-Gil (Camisola Juventude), entre outras. O Crédito Agrícola continua a ser parceiro de longa data e patrocina a Classificação por Pontos (Camisola Verde).

 

A 38ª Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV organizada em conjunto pela CIMAC

 

- Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Podium Events foi apresentada oficialmente esta terça-feira, 15 de junho no Au- ditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.


Carlos Pinto de Sá na qualidade de presidente da CIMAC, enalteceu a organização da prova como uma demonstração da capacidade de organização dos municípios alentejanos em colaboração com a PODIUM. “Criada pelo Poder Local Democrático na sequência da Revolução libertadora de Abril, a Volta ao Alen- tejo em Bicicleta inseriu-se num vasto movi- mento de democratização do desporto e de valorização da atividade física que percorreu a Região. Projeto então inovador, era-o pela conceção e cooperação intermunicipal que juntava eleitos, técnicos e outros trabalhadores dos Municípios que faziam de cada edição da Volta, uma festa do desporto, uma lição de amizade e competição saudável, uma janela de promoção do Alentejo, do seu Povo, da sua identidade. A Volta ao Alentejo em Bicicleta abraçou o Povo e o Povo tomou-a como sua. E, assim, se firmou como a alentejana.

A alentejana esteve em risco, mas soube evo- luir, adaptar-se aos tempos, internacionalizar se, afirmar-se como uma das grandes provas do ciclismo nacional e… manter a sua identidade. E, aí está, na paisagem, nas estradas, aldeias, vilas e cidades alentejanas mais uma edição da alentejana, sacudindo a pandemia Covid-19 e levando o Alentejo mais longe.

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, com os seus 14 Municípios, saúda todos os que contribuem para que a alentejana rode, dos Municípios aos patrocinadores, da organização às equipas e aos ciclistas, da comunicação social ao anónimo trabalhador.

 

Celebremos a vida, o desporto e o Alentejo!”

 

O presidente da Camara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, na qualidade de anfitrião e autarca do município que recebe o início da competição referiu-se à nobreza do ciclismo que todos os anos contagia as gentes alentejanas. “É com mui- ta satisfação que Reguengos de Monsaraz recebe a apresentação da Volta ao Alentejo. Teremos também a honra de ver as primeiras pedaladas da “Alentejana” com a etapa inaugural a partir de Reguengos de Monsaraz. Em nome de todos os Reguenguenses quero desejar as maiores felicidades para a organização e para os ciclistas que vão percorrer as estradas do Alentejo”.

O diretor de prova, Joaquim Gomes, resume numa declaração os mais de oitocentos quilómetros onde vão competir 19 equipas. “Com renovado orgulho, na profícua colaboração com os Municípios, Comunidades Intermunicipais, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Patrocinadores e restantes Parceiros, apresentamos mais uma edição da “Alentejana” plena de interesse desportivo e promocional de um território a todos os níveis fantástico.”


 

AS VOLTAS DA “ALENTEJANA” 2021

 

Portugueses e espanhóis têm discutido ao longo dos anos o domínio da corrida, mas continuam a ser os corredores lusitanos, com 14 triunfos, a liderar o top das nacionalidades com mais êxito em terras alentejanas. Espanha com 13 vitórias é o segundo país no palmarés da prova enquanto a Rússia com três sucessos ocupa a terceira posição neste ranking.

Com duas etapas iniciais a rondar as duas centenas de quilómetros e sem grandes dificuldades de montanha, a prova será numa primeira fase destinada aos roladores. Quando entrar no fim de semana tudo vai mudar, com particular ênfase para o que reserva o dia de sábado. A quarta etapa será curta, mas muito decisiva para quem aspira ao triunfo no Alentejo, num dia em que se realiza também a curta, intensa e espetacular luta contra o cronómetro. Esta será a “Alentejana” mais longa das últimas edições com quase 820 quilómetros.

Será na cidade de Reguengos de Monsaraz que se vai começar a escrever a história deste ano. A etapa inaugural com 193,7 quilómetros vai chegar a Beja depois de atravessar as Metas Volantes de Mourão, Moura e Mértola.

O segundo dia com partida em Almodôvar será o mais longo com 195,5 quilómetros e vai levar a competição até ao litoral. Antes de chegar a Sines, o pelotão passará por Castro Verde, Ourique, Odemira, Cercal, Santiago do Cacém e Porto Covo.

Já com o fim de semana à porta, a caravana embalada pela brisa do Sado partirá de Alcácer do Sal com destino a Mora passando por Grândola, Alcáçovas, Montemor-o-Novo, Ciborro, Brotas e Cabeção, totalizando a terceira etapa 171,7 quilómetros.

A semelhança dos últimos anos e comprovado o sucesso que têm tido os dias de dupla competição, também desta vez ano o sábado terá dois momentos distintos. De manhã discutem-se 85 quilómetros entre Monforte e Castelo de Vide com passagem nas Metas Volantes de Arronches e Portalegre, seguindo-se a sempre difícil e espetacular subida ao Cabeço de Mouro, uma contagem de Montanha de 2ª categoria que antecede a escalada a Monte Paleiros e à Senhora da Penha.

No período da tarde, a quinta etapa é, nada mais nada menos do que, o contrarrelógio de 8,4 quilómetros de Castelo de Vide que regressa ao terreno inclinado onde está a Ermida da Senhora da Penha que nas duas últimas edições decidiu a corrida.

A conclusão da 38ª Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV vai acontecer no do- mingo, 27 de junho, quando o ciclismo se instalar na Avenida da Liberdade, em Porta- legre. Do norte alentejano o pelotão partirá em direção a Évora para consagrar os vence- dores. As derradeiras Metas Volantes serão discutidas no Crato, Estremoz e Redondo e após 162,9 quilómetros o pelotão estará na histórica Praça do Giraldo que mais uma vez acolhe o final da prova.

Patrocinadores Oficiais: Sociedade Ponto Verde; Crédito Agrícola; E-Redes; Patrocinador Camisola: FGil Automóveis; Patrocinador Dorsais: Chanceplus Intermediário de Crédito; Parceiros de Media: CMTV; Jornal Correio da Manhã; Jornal Record; Parceiros Oficiais: Lusíadas Saúde; Vitalis; Europcar; Delta Cafés; Thule; Cube; Prototype; Doublet; Pacto; Centro de In- formação Geoespacial do Exército; Infraestruturas de Portugal.

 

Equipas

ProTeams

 

Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Kern Pharma e Euskaltel-Euskadi (ESP)

 

Continentais

 

Antarte-Feirense, Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly-Simoldes-UDO, LA Alumínios-LA Sport, Louletano-Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista. Tavfer-Measindot-Mortágua e W52-FC Porto (POR)

Nippo-Provence-PTS Conti (SUI), ProTouch (RSA), Swiftcarbon Pro Cycling (GBR)

 

Equipas de Clube

 

Almodôvar/Delta Cafés/Crédito Agrícola, Fortunna/Maia e Sicasal/Miticar/Torres Vedras (POR)

 

Etapas

 

23 de junho - 1.ª Etapa: Reguengos de Monsaraz - Beja, 194,5 km

24 de junho - 2.ª Etapa: Almodôvar - Sines, 195,5 km

25 de junho - 3.ª Etapa: Alcácer do Sal - Mora, 173,1 km

26 de junho - 4.ª Etapa: Monforte - Castelo de Vide, 85 km

26 de junho - 5.ª Etapa: Castelo de Vide - Castelo de Vide, 8,4 km (CRI)

27 de junho - 6.ª Etapa: Portalegre - Évora, 162,9 km

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com