sexta-feira, 26 de agosto de 2022

“Alexander Kristoff ganha etapa e Bettiol lidera Volta à Alemanha”


Kristoff impôs-se sobre a linha de meta com um registo final de 04:57.37 horas

 

Por: Lusa

Foto: Deutschland Tour

O ciclista norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert) ganhou esta sexta-feira ao sprint a segunda etapa da Volta à Alemanha, aproveitada pelo italiano Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) para ascender à liderança da corrida.

Kristoff impôs-se sobre a linha de meta com um registo final de 04:57.37 horas, à frente do francês Florian Sénéchal (Quick-Step Alpha Vinil) e, precisamente, do transalpino e colega na equipa norte-americana do português Ruben Guerreiro, após 200,7 quilómetros Meiningen e Marburg.

Na classificação geral, Bettiol comanda, mas com o mesmo tempo de Kristoff e do anterior líder e compatriota, Filippo Ganna (INEOS).

O português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) chegou na 17.ª posição e subiu a 28.º da geral, a 16 segundos do topo.

A 37.ª edição da Volta à Alemanha prossegue sábado, com a terceira de quatro etapas, entre Freiburg e Schauinsland, numa distância de 148,9 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Jesús Herrada vence sétima etapa e Remco Evenepoel segue líder na Vuelta”


Bateu ao sprint os outros companheiros de fuga e concluiu os 190 quilómetros entre Camargo e Cistierna em 4:30.58 horas

 

Por: Lusa

Foto: Epa

O ciclista espanhol Jesús Herrada (Cofidis) venceu esta sexta-feira a sétima etapa da Volta a Espanha, ao impor-se na fuga do dia, com o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) a seguir líder da classificação geral individual.

Herrada, de 30 anos, bateu ao 'sprint' os outros companheiros de fuga e concluiu os 190 quilómetros entre Camargo e Cistierna em 4:30.58 horas, à frente do italiano Samuele Battistella (Astana), segundo, e do britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious), terceiro.

As contas do 'top 10' da geral não mudaram e Evenepoel segue na frente, com o francês Rudy Molard (Groupama-FDJ) em segundo lugar, a 21 segundos, e o espanhol Enric Mas (Movistar) em terceiro, a 28 segundos. O português João Almeida (UAE Emirates) é 10.º, a 1.54 minutos.

Nélson Oliveira (Movistar) segue no 37º posto, a 8m37s, enquanto que Ivo Oliveira (Emirates) é 162º colocado na classificação geral, a 1h19m15s do 1º classificado.

No sábado, regressa a alta montanha, na oitava etapa, com uma ligação entre La Pola Llaviana e o alto do Colláu Fancuaya, com 153,4 quilómetros cronometrados.

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal de Juniores”


António Morgado é o novo comandante da Volta a Portugal de Juniores

 

Por: José Carlos Gomes

António Morgado (Bairrada) passou a comandar a Volta a Portugal de Juniores, depois de disputados, nesta sexta-feira, os dois setores da segunda etapa, em Celorico da Beira.

O campeão nacional júnior de contrarrelógio e de fundo chegou à camisola amarela na sequência do segundo setor, um contrarrelógio individual de 10,3 quilómetros, com partida na Lejeosa do Mondego e chegada em Celorico da Beira.


Num percurso praticamente sem terreno raso, quase sempre a subir, a descer ou em falso plano, com os derradeiros três quilómetros em empedrado e em subida, a força de António Morgado foi por demais evidente. Mesmo que os últimos corredores a sair para a estrada tenham corrido sob chuva, Morgado foi o único ciclista a concluir a prova em menos de 17 minutos, fazendo parar o cronómetro nos 16m44s.

O segundo mais rápido neste setor vespertino foi o espanhol Iker Pérez (Electromercantil GR100), a 21 segundos. O terceiro foi José Bicho (Almodôvar Formação/Team SCAV), a 38 segundos.


Gonçalo Tavares, que partiu com a camisola amarela, foi o quarto classificado, gastando mais 50 segundos do que António Morgado, descendo, assim, ao segundo lugar da geral, a 9 segundos do companheiro de equipa. O terceiro é outro corredor da Bairrada, Daniel Lima, a 1m49s.

“O contrarrelógio tinha uma subida dura no fim, o que obrigava a gerir muito bem o esforço. Queria vencer o contrarrelógio, mas vestir a camisola amarela estava longe de ser um objetivo. Estou nesta prova com a expectativa de ajudar a equipa e de trabalhar tendo em vista o Campeonato do Mundo. O Europeu não correu bem, porque tive covid poucos dias antes, mas no Mundial quero melhorar o sexto lugar do ano passado”, afirmou António Morgado, momentos antes de subir ao pódio.


O domínio da equipa sediada em Anadia começou a desenhar-se ontem e acentuou-se no primeiro setor da etapa de hoje, a viagem de 57,6 quilómetros, com início e final em Celorico da Beira. No troço matutino da etapa, a Bairrada colocou quatro corredores nos quatro primeiros da tirada. Rúben Rodrigues foi o primeiro a passar a meta, seguido por Daniel Lima, Gonçalo Tavares e António Morgado.

Apesar de perder a camisola amarela, Gonçalo Tavares continua dono da verde, dos pontos, e da azul, da montanha, enquanto a Bairrada está no topo da geral coletiva. O melhor júnior de primeiro ano é o espanhol Pablo Lospitao (Electromercantil GR100).

A terceira etapa da Volta a Portugal de Juniores corre-se neste sábado e é a mais longa da competição, 129,4 quilómetros, com partida do Sabugal, às 12h00, e chegada a Penamacor, pouco depois das 15h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/João Martins 14.º no omnium do Mundial júnior”


Por: José Carlos Gomes

O português João Martins terminou hoje a participação no Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, em Telavive, Israel, com o 14.º lugar na disciplina olímpica de omnium.

O representante nacional iniciou o dia garantindo a participação nas quatro corridos pontuáveis para o concurso de omnium, apurando-se, com naturalidade, na série qualificativa em que participou.

Durante o concurso, João Martins fez uma prova sempre ao nível do meio da tabela classificativa. O português foi 12.º em Scratch, 14.º na corrida tempo e nono em eliminação, prova da qual foi eliminado precocemente por “decisão injusta” do juiz-árbitro, na perspetiva do selecionador nacional, Gabriel Mendes. Com esse desempenho, chegou à corrida por pontos no 13.º lugar da classificação geral.

Não tendo conseguido pontuar na prova decisiva, João Martins terminaria o omnium no 14.º lugar, com 56 pontos. Na luta pelo título mundial, foi o representante do Canadá, Carson Mattern, quem levou a melhor, com 120 pontos. Teve a companhia no pódio do polaco Dominik Ratajczak, que chegou aos 111 pontos, e do alemão, Tobias Müller, com 109.

“Estou muito satisfeito com o trabalho e a atitude demonstrada pelo João, num concurso muito competitivo e intenso, em que chegámos à última prova com apenas 22 pontos a separar o décimo classificado do pódio, tornando a corrida por pontos muito difícil”, explica Gabriel Mendes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio JN – Jornal de Notícias na estrada”


Por: José Morais

Vai para a estrada na próxima semana, o 31º Grande Prémio de Ciclismo JN-Jornal de Notícias/ Leilosoc, o mesmo realiza-se de segunda-feira a domingo, entre 29 de agosto e 4 de setembro, com a zona norte a servir de palco às pedaladas.

O pelotão vai ser constituído por quinze equipas nacionais, entre elas nove profissionais, e seis amadoras, e ainda mais três equipas espanholas, da região da Galiza, com o pelotão de 126 ciclistas, que discutirão entre si, a disputa pela vitória final, e a subida ao pódio.

Uma prova que se espera emocionante, como acontece-se normalmente no Grande Prémio JN – Jornal de Notícias, com a caravana a  visitar cidades como, Figueira da Foz, Gondomar, Santo Tirso, Porto, Ovar, Águeda, Viana do Castelo, Valongo, Maia e Vila Nova de Gaia.

A prova que irã contar com um contrarrelógio, terá ainda mais sete etapas, onde todos os ciclistas poderão mostrar as suas aptidões e qualidades, não faltando oportunidades seja na montanha, oi no sprint, com etapas propicias aos seus especialistas.

 

As etapas:

 

Dia 29 de agosto prólogo (CRI) – Figueira da Foz / Figueira da Foz 11.3 km

Saída 12 horas  Praia de Quiaios

Chegada 14h15 Figueira da Foz junto à Câmara Municipal

 

 

Dia 30 de agosto 1ª etapa – Gondomar / Gondomar 143.7 km

Saída 12 horas Multiusos de Gondomar

Chegada 15h25 Multiusos de Gondomar

 

 

Dia 31 de agosto 2ª etapa - Santo Tirso / Santo Tirso 94.9 km

Saída 12 horas Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Chegada 14h27  Santuário de Nossa Senhora da Assunção

 

 

Dia 1 setembro 3ª etapa  (manhã) - Porto / Ovar Praia Furadouro 56.3 km

Saída 10 horas Parque Oriental da Cidade do Porto

Chegada 11h2 Ovar furadouro

 

 

Dia 1 setembro 4ª etapa (tarde) - Ovar praia furadouro / Águeda  66,5 km

Saída 15h30  Ovar Furadouro

Chegada 17h05 Av. Calouste Gulbenkian junto à Quinta Allen

 

 

Dia 2 setembro 5ª etapa - Viana do Castelo / Viana do Castelo  139,6 km

Saída 12h00 Av. de Figueiredo Praia Norte

Chegada 15h19  Av. de Figueiredo Praia Norte

 

 

Dia 3 setembro 6ª etapa Valongo / Valongo  132,7 km

Saída 12h00  Av. 5 de outubro

Chegada 15h09  Av. 5 de outubro

 

Dia 4 setembro 7ª etapa - Maia / Vila Nova de Gaia | 133,7 km

Saída 12h00 Praça do Município

Chegada 15h11 Praia da Madalena

“Gaivotas em terra…tentam tempestade no mar…”


Por: José Morais

Fotos: Revista Notícias do Pedal / Martinho Anastácio

Os pedidos de amizade no Facebook quando mos pedem, por norma não os ignoro ou recuso, apenas não aceito aqueles que parecem suspeitos, ou com segundas intenções, esta semana, foi uma onde surgiram diversos pedidos de amizade, e que os aceitei, não estranhei, já que no domingo conheci novas pessoas, e manifestaram interesse em seguir as nossas publicações.

Porem, aquilo que pensava que fossem amizades sinceras, algumas tornaram-se em mensagens privadas, com alguns insultos, desacreditação, e talvez alguma inveja por um trabalho que é feito em prol de uma modalidade, que muitas vezes é ignorada por quem de direito.

Algumas gaivotas deram à costa no passeio do Afonsoeiro, e tentaram mais tarde provocar alguma tempestade, porem, isso comigo não pega, os insultos apenas deu origem as que esses pedidos de amizade fosse rapidamente eliminados, a fim de não serem abusivos e provocantes.

Para relembrar, a Revista Notícias do Pedal tem 23 anos de existência, crescemos a pulso, passamos por muitas coisas, fomos os primeiros on-line, e muitos já ficaram pelo caminho, enquanto nós vamos continuando de pedra e cal, estivemos sempre ao lado de uma modalidade em que apostamos, “o cicloturismo”, que divulgamos ao longo de muitos anos e continuaremos a fazer.

Não nos intimamos com pessoas que criam falsos perfis, no intuito de provocarem, já que não nos metem medo, e não nos farão desistir, somos uma publicação legal, estamos inscritos na “ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social”, temos carteiras profissionais passadas CCPJ – Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, temos estatutos editoriais que cumprimos, por isso não somos “Paraquedistas” que caímos do ar sem avisarmos, ou sem sermos convidados.

De norte a sul de Portugal tenho muitos amigos, como a Revista possui muitos leitores, amizades que foram feitas ao longo de muitos anos, com muito trabalho, e dando a cara sempre que necessário, eu fui cicloturista, organizador e coordenador de diversos eventos, dirigente, e acima de tudo jornalista, que atualmente continuo, onde sempre a verdade esteve presente, foi o meu primeiro objetivo, e onde nunca misturei a Revista com outros projetos, apenas a mesma se limitava a dar notícias que o cicloturismo merecia.

Com estas provocações que surgiram ao longo da semana, como diz o velho ditado “a caravana passa, e os cães ladram”, e todas elas foram ignoradas e eliminadas das amizades, o qual deixo uma mensagem para essas pessoas que atrás de um falso perfil tentam dizer aquilo que não conseguem dizer diretamente, e que lhe recomendo, trabalhem, façam algo de positivo, não deixem voar os pássaros para outros poisos, e mostrem respeito pela modalidade.

A todos amigos e leitores, ficam os meus agradecimentos pelo apoio que nos tem dado ao longo dos anos, pelas fortes amizades que criamos, nós vamos continuar a trabalhar e a divulgar uma modalidade que cada vez necessita de mais apoio. 

E como iniciei, termino, “Gaivotas em terra…tentam tempestade no mar…” mas a mesma felizmente foi engolida pelo mar, e aceitem o concelho todas essas amizades pedidas esta semana que provocarão, trabalhem, é o que nós fazemos, não nos escondemos, e andamos bem identificados quando marcamos presença.

Obrigado.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com