segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

“Antevisão - 1ª etapa do Tour Down Under: Welsford, Bauhaus e Lund Andresen são os favoritos para o primeiro sprint do ano no World Tour”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

De 21 a 26 de janeiro, temos a primeira prova masculina do World Tour do ano. Na Austrália, o Tour Down Under é, em todas as épocas, a primeira grande corrida do ano e fazemos a antevisão da 1ª etapa.

A corrida começa com um dia ligeiramente montanhoso de Prospect a Gumeracha, mas deverão ser os sprinters a lutar pela camisola ocre no primeiro final da corrida, que será bastante técnico. Não é um dia plano, com 1600 metros de desnível positivo acumulado, mas a subida também não será muito difícil.


Haverá um circuito de duas voltas até à meta, que incluirá uma subida com 1,5 quilómetros de extensão e 6,7% de inclinação, o que poderá causar estragos, porém termina a 30 quilómetros para a meta e é improvável que haja equipas a querer partir a corrida de tão longe e logo no início da temporada. É provável que haja uma luta pelo posicionamento, uma subida relativamente calma e depois a aproximação à meta.


Não se trata de um final com curvas acentuadas ou divisórias na estrada, mas sim de quilómetros finais em ziguezague através de um vale, com pequenas subidas e descidas, o que significa que as equipas vão querer posicionar-se muito bem desde o início. Entre 1,2 quilómetros e os 400 metros, a subida é ligeira e, depois, os últimos 400 metros inclinam-se lentamente para a esquerda e têm uma ligeira inclinação a descer.

 

O Tempo

 

Quase 30 graus no termómetro, um verdadeiro dia quente na Austrália, com uma ligeira brisa do sul. O efeito que isto terá na etapa é que, pode esquecer a possibilidade de alguns sprinters serem descarregados nas subidas. O vento de frente na pequena colina final desencorajará ainda mais qualquer ideia de ataque à corrida.

 

Os Favoritos

 

Sam Welsford- Na minha opinião, o homem que vai ganhar a etapa de abertura. Em 2024 ele brutalizou os outros sprinters e tendo em conta que já ganhou duas corridas nas últimas semanas, é seguro dizer que ele entra na corrida com forma e confiança. O final técnico e muito rápido significa que iniciar um sprint a partir da frente será vital, e não vejo ninguém melhor do que Danny van Poppel para o guiar aqui.

Phil Bauhaus - Os alemães podem certamente dar uma boa luta, reconheço, é um bom final para Phil Bauhaus, e com Nikias Arndt ao seu lado, ele pode estar em boa posição para iniciar o seu sprint. Dos sprinters puros, ele é o único que deve ser capaz de igualar Welsford em velocidade de ponta, e ele tem de aproveitar estes dias sem grandes subidas.

Tobias Lund Andresen - Do outro lado, a Picnic PostNL gostaria de ter mais subidas, mas terá de se contentar com isso no primeiro dia. Lund ganhou várias corridas no ano passado e é um sprinter muito talentoso. No entanto, não diria que a equipa tem um comboio particularmente forte, pelo que ele terá de fazer muito trabalho por si próprio, o que pode sair caro.

Num dia assim, é provável que tenhamos um sprint de grupo puro, sem muitas surpresas. Olho bem para a Alpecin-Deceuninck, uma equipa com muita experiência nos sprints e com vários homens rápidos. Com quem é que vão correr? Acredito que Henri Uhlig será a aposta, depois de ter terminado em segundo na Down Under Classic, com o apoio de Simon Dehairs e Lars Boven a equipa pode certamente competir com BORA no quilómetro final.

Arne Marit e Tim Torn Teutenberg serão alguns jovens interessantes que estarão motivados para se mostrar numa corrida World Tour. Bryan Coquard, Corbin Strong, Laurence Pithie, Andrea Vendrame, Casper Pedersen e Rui Oliveira vão certamente tentar, mas é provável que estejam mais atentos a algumas das outras etapas onde as subidas podem eliminar alguns dos seus rivais.

 

Previsão para a 1ª etapa do Tour Down Under 2025

 

*** Sam Welsford, Phil Bauhaus

**Tobias Lund Andresen, Henri Uhlig, Simon Dehairs

*Arne Marit, Tim Torn Teutenberg, Matthew Brennan, Bryan Coquard, Laurence Pithie, Rui Oliveira

Aposta: Sam Welsford

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/anteviso-1-etapa-do-tour-down-under-welsford-bauhaus-e-lund-andresen-so-os-favoritos-para-o-primeiro-sprint-do-ano-no-world-tour

“O segredo por que Pogacar quase não caiu”


O segredo por que Pogacar quase não cai, a explicação está em sua chegada ao desporto por meio de uma ferramenta incomum

 

Tudo o que tem a ver com Tadej Pogacar gera interesse, e neste caso é uma história contada por seus pais que serve para entender ainda mais por que o ciclista dos Emirados Árabes Unidos cai tão pouco e tem uma técnica tão boa.

A chave está em sua chegada ao ciclismo, contada por Marjeta Pogacar, mãe da estrela, "havia um vizinho que tinha um monociclo e uma vez foi a um evento com ele", lembrou, “ele ensinou a todos como usá-lo e os nossos filhos ficaram muito interessados", continuou.

"Eles queriam aprender e nós compramos um para eles", completou a mãe do prodígio, talvez narrando como numa bicicleta de uma roda Tadej começou a cultivar sua excelente técnica, o mais importante com este passeio é ter um bom equilíbrio e controle do centro de gravidade.

"Se você der um monociclo agora, ele ainda pode usá-lo, eles estavam praticando o dia todo", disse Marjeta. "Se pedíssemos aos nossos filhos que fossem comprar leite, eles diziam que era mais fácil andar de monociclo", lembrou ela com uma risada.

Por fim, ela contou uma anedota referente ao idioma, "eles se divertiram muito e fizeram de tudo, mas evitaram aprender francês, quando eles eram travessos, ela os desafiava nessa língua, então eles associavam isso ao fato de que estavam fazendo algo errado", concluiu a mãe de Pogacar, que é, precisamente, professora de francês.

Histórias à parte, é claro que o campeão é tocado pela varinha mágica, mas também que trabalhou muito e que ainda por cima recebeu ajuda que não procurava desde criança, não é por acaso o esloveno visita o terreno, com muito poucas quedas registadas e apenas uma lesão grave quando partiu o pulso em Liège.

“Afonso Eulálio e Rui Oliveira abrem hostilidades”


São os primeiros lusos a competir em 2025, no Tour Down Under, na Austrália

 

Por: Ana Paula Marques

Portugal vai ter oito ciclistas em equipas do World Tour em 2025, que dá as primeiras oficiais, como habitualmente, na Austrália. Dois desses corredores, fazem já a sua estreia na temporada no Tour Down Under (começa terça-feira), Afonso Eulálio (Bahrain) e Rui Oliveira (Emirates).

Eulálio é a novidade na lista dos lusos entre a elite mundial, chegando ao patamar mais alto aos 23 anos, ingressando na Bahrain, sendo que Oliveira vai para a sétima temporada no World Tour e na Emirates, ele que em 2024 fez história, ao sagrar-se campeão olímpico de madison, ao lado de Iúri Leitão.

Rui Costa (EF Education), de resto, é o mais antigo português a competir no World Tour, onde chegou em 2009, enquanto Nelson Oliveira vai para a 15ª temporada, a décima seguida com a Movistar.

A temporada de alguns destes portugueses também passará por Portugal, nomeadamente no mês de fevereiro, quando correrem a Clássica da Figueira e a Volta ao Algarve. É o caso de João Almeida (Emirates), que em 2025 fará Tour e Vuelta.

 

PORTUGUESES NO WORLD TOUR

NOME/IDADE EQUIPA/ÉPOCA TOTAL/ÉPOCA

 

Rui Costa/38 EF Education/2ª 17ª

Nelson Oliveira/35 Movistar/10ª 15ª

Ruben Guerreiro/30 Movistar/3ª 9ª

Rui Oliveira/28 UAE Emirates/7ª 7ª

Ivo Oliveira/28 UAE Emirates/7ª 7ª

João Almeida/26 UAE Emirates/4ª 6ª

António Morgado/20 UAE Emirates/2ª 2ª

Afonso Eulálio/23 Bahrain-Mérida/1ª 1ª

Fonte: Record on-line

“Eurosport destaques do ciclismo para fevereiro”


Por: Vasco Simões

Em FEVEREIRO, a programação do Eurosport promete muitas horas de ação e entretenimento. O ciclismo está de regresso com as primeiras provas da temporada, que servem de preparação para as “Grandes Voltas”, e neste mês há destaque nacional com a Volta ao Algarve e a Figueira Champions Classic. Mas há mais! Os fãs vão poder seguir também as melhores equipas do mundo em provas como a Volta aos Emirados Árabes Unidos, Volta à Comunidade Valenciana, Volta à Andaluzia, Volta à Galiza ou Volta à Arábia Saudita e ainda uma série de outras clássicas. O mês conta ainda com Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista e do Mundo de Ciclocrosse.

 

CICLISMO

 

Volta à Arábia Saudita 

28 de janeiro a 1 fevereiro – Arábia Saudita

 

Troféu Palma 

2 de fevereiro – Maiorca, Espanha

 

Volta a Valência (feminina) 

4 de fevereiro – Valência, Espanha Volta à Comunidade Valenciana 5 a 9 de fevereiro – Valência, Espanha

 

Volta aos Emirados Árabes Unidos (feminina)

6 a 9 de fevereiro – Emirados Árabes Unidos

 

Volta a Múrcia 

15 de fevereiro – Espanha

 

Figueira Champions Classic

16 de fevereiro – PORTUGAL

 

Clássica de Almeria 

16 de fevereiro – Espanha

 

Clássica de Jaén 

17 de fevereiro – Espanha

 

Volta ao Algarve   

19 a 23 de fevereiro – Algarve, PORTUGAL

 

Volta à Andaluzia 

19 a 23 de fevereiro – Andaluzia, Espanha

 

Volta aos Emirados Árabes Unidos

17 a 23 de fevereiro – Emirados Árabes Unidos

 

O Gran Camiño - Volta à Galiza 

26 de fevereiro a 2 de março – Espanha

 

CICLOCROSSE

Campeonatos do Mundo   31 de janeiro a 2 de fevereiro – Liévin, França

 

CICLISMO DE PISTA

Campeonatos da Europa   12 a 16 de fevereiro – Heusden-Zolder, Bélgica

Fonte: Eurosport

“La Vuelta Femenina 25 by Carrefour.es”


Barcelona será o ponto de partida da Volta Feminina 25 até Carrefour.es próximo domingo, 4 de maio. Depois de Torrevieja, em 2023, e de Valência, em 2024, a cidade de Barcelona vai acolher o arranque oficial da terceira edição da prova, que voltará a ter um arranque com sabor mediterrânico.

As ruas de Barcelona voltarão a ser o epicentro do ciclismo mundial apenas dois anos após o início da Volta a 23. Desta forma, Barcelona confirma mais uma vez o seu compromisso de ser uma referência na organização de eventos desportivos. Após a celebração da America's Cup of Sailing em 2024, a cidade também se prepara para sediar o Grand Départ do Tour de France em 2026 pela primeira vez em sua história.

A Vuelta 25 by Carrefour.es Feminina vai decorrer de 4 a 10 de maio de 2025. Todos os detalhes do percurso serão revelados nas próximas semanas.

Fonte: Unipublic

“CRP RIBAFRIA DESTINGUIDO NA GALA DA A. C. SANTARÉM”


Decorreu no dia 19, no centro Cultural de Ansião, a Gala de encerramento da época desportiva de 2024, da Associação de Ciclismo de Santarém.

Na Gala da AC Santarém foram homenageados os atletas filiados na ACS que se sagraram Campeões Nacionais em 2024.

De igual modo, foram entregues os prémios finais das Taças Regionais de Estrada e destacados os Campeões Regionais de Estrada.

A gala contou com a presença do presidente da FPC, e a equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra – MAF – Riomagic, teve 6 atletas homenageados ou destacados, os quais não compareceram em virtude da equipa se encontrar em estágio durante o fim de semana, mas que se fizeram representar pelo seu diretor, Sérgio Serôdio, que compareceu na Gala e recebeu os prémios de toda a equipa:


João Letras: Campeão Nacional de Estrada Elite Amador Masculino 2024;

Hélder Loureiro: Campeão Nacional CRI Master 35 Masculino 2024;

Hélder Azevedo: Certificado Campeão Regional de Estrada Elite Masculino 2024;

Paulo Simões: Certificado Campeão Regional de Estrada Master 40 Masculino 2024;

Jorge Marques: 2° Classificado Elite Masculino Taça Regional de Estrada 2024;


João Letras: 3° Classificado Elite Masculino Taça Regional de Estrada 2024;

Paulo Simões: 2° Classificado Master 40 Taça Regional de Estrada 2024;

Humberto Pereira: 3° Classificado Master 40 Taça Regional de Estrada 2024;

A equipa passou o fim de semana em estágio, sendo que no primeiro dia a equipa incluiu na sua estrutura um convidado especial, o João André, um jovem especial, que tem uma paixão pelo ciclismo, e que foi viver um dia com uma equipa de ciclismo.

Durante o estágio foram efetuados dois treinos em equipa, e delineado algumas estratégias de equipa.

No início de fevereiro a equipa irá reunir para novo estágio.

Fonte: CRP RIBAFRIA





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com