sábado, 15 de dezembro de 2018

“11 Cidades para aproveitar de bicicleta”

Cidade dez: Chuva, bikes, cafés e muita natureza

Por: Lonely Planet

PORTLAND (ESTADOS UNIDOS)

Se existe uma cidade norte-americana que imita o modelo de Copenhague é Portland (Oregon), na costa do Pacífico, onde não faltam nem chuva nem bicicletas de carga. Eclética, sustentável e independente, famosa por seu café e sua cerveja artesanal, em 2015 Portland colocou em marcha um sistema de bicicletas compartilhadas, o Biketown, que conta com 600 bicicletas e estações por toda a cidade. Já existem mais de 560 quilômetros de vias para bicicletas, incluídos os 18 do Waterfront Loop, junto ao rio Willamette. Podemos visitar os arredores seguindo o Willamette Valley Scenic Bikeway (de 201 quilômetros), que adentra pela famosa região vinícola do Oregon, ao sul da cidade de Portland.

Fonte: El País

“Passeio de Natal na Amadora, fecha época 2019”

Texto e fotos: José Morais

O tradicional “Passeio da Castanha” realizado anualmente pelo Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora, no mês de novembro tinha sido anulando este ano pelas mas condições climatéricas, sendo remarcado para este sábado 15 de dezembro, onde foi denominado de “Passeio de Natal”.

Cerca de meia centenas de participantes passearam pelas ruas da cidade da Amadora, neste belo passeio, o qual ficou marcado também pela chuva, que estragou em parte o passeio, mas onde os participantes fizeram questão de dar as suas últimas pedaladas, encerrando assim a época de 2018.

O passeio que teve início pelas 17 horas na sede dos Estrelas da Amadora, veio a terminar cerca das 19 horas no mesmo local, os cerca de meia centena de amantes da bicicleta que pedalou, percorreu um trajeto de cerca de 21 quilómetros, pelo concelho, e passando pelas ruas iluminadas mais importantes da cidade, dando cor e alegria, com muitos transeuntes a aplaudir a caravana.

Apesar da chuva que caiu, o passeio decorreu bem, sem quedas nem acidentes, com a chegada ao final, em beleza, onde a satisfação era geral da parte dos participantes.

Uma organização do Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora, teve o apoio da Câmara Municipal da Amadora, e temos de louvar o excelente trabalho feito pela PSP-Trânsito da Amadora, pelo excelente trabalho feito, dando segurança a toda a caravana, numa cidade com trânsito muito complicado, mas bem superado.

Esta foi a última reportagem de 2018, apesar do mau tempo marcamos presença, gostávamos de tentar fazer melhor, mas foi o que foi possível fazer dentro das condições climatéricas. O ano de 2019 aproxima a grande pedalada, onde as novidades e as surpresas serão sem dúvida muitas, até lá ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas, e Boas Festas para todos. 

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com