Por: José Morais
Cartazes: Arquivo NP
Após a última Bênção Nacional
dos Ciclistas realizada em Fátima que hoje faz um ano, recordemos os últimos 10
anos através dos cartazes.
Cartazes: Arquivo NP
Após a última Bênção Nacional
dos Ciclistas realizada em Fátima que hoje faz um ano, recordemos os últimos 10
anos através dos cartazes.
Fotos: Arquivo NP
A construção das ciclovias nas
cidades cada vez é mais uma realidade, ao pensar-se na segurança e conforto dos
ciclistas, onde é possível utilizar a bicicleta sem ter de enfrentar o
trânsito, o que muitas vezes pode ser uma aventura arriscada, mas o piso mais
liso das ciclovias, é apelativo a que os peões possam dar um passeio ideal a
pé, mas que deveremos de fazer quando pedalamos de bicicleta, encontramos peões
a passear, a utilizarem as mesma para circular, impedindo assim o caminho do
ciclista, quem neste caso possui razão.
Apesar das ciclovias terem
sido criadas para as bicicletas, nem sempre é o melhor sito para usar, já que
muitas vezes a integridade física fica em perigo, pode parecer contrassenso,
mas existem muitas razões para isso, já muitas são defeituosas, mal
construídas, onde o ciclista pode apanhar um obstáculos pelo meio, ou simples
interrupções pelo meio, algo que não se espera.
Mas não só isso é razão para muitos ciclistas, os quais muitas das vezes não as utilizam, optando para irem para a estrada, porque a ciclovia é um espaço desejado pelos peões, um chamariz para andar motivado pelo seu piso normalmente em melhores condições.
Muitas ciclovias são muitas
vezes feitas em paralelo a percursos pedonais, o que pode levar a alguma
promiscuidade, porque facilmente os peões podem passar para a ciclovia por
estar mesmo ali mesmo ao lado, e para eles é indiferente por onde andam a pé.
Porem, aconte-se nas vias partilhadas
entre ciclistas e peões, onde pode gerar ainda mais confusão, tendo as
ciclovias um piso irresistível, e sendo desportista a correr, ou a simples
senhora de salto alto a fazer o seu passeio, inconscientemente todos gostam de
seguir o caminho marcado, ao qual muitas vezes não dão por isso, e se cruzam
depois com um ciclista, mas é algo que muitos de nós já demos a andar a pé numa
ciclovia sem nos apercebemos.
Irritar-se
em nada adiante
Ao sairmos para pedalar e utilizamos a ciclovia, vamos descansados
muitas vezes a pensar na nossa vida, e às vezes até com alguma velocidade, como
vamos numa zona de ciclistas, nunca estamos á espera de encontrar peões num
espaço que não lhes é reservado, já que se trata de uma ciclovia apenas para
bicicletas, e qual a decisão no momento, para os que possuem campainha será o
de tocar várias vezes a alertar, ou até gritar, mas infelizmente os peões não
ouvem ou fazem que não, e mais grave não se desviam.
Esta atitude enfurece sem dúvida muitas vezes o ciclista, o que origina muita vezes a saírem palavras menos bem-educadas, mas, nem todos o fazem, e são educados, mas é claro de que existe quem o faça, porem a verdade é de quem em nada adianta muito estas atitudes, o que nos irrita, e temos de ver o risco que corremos, teremos de ter mais atenção ao caminho, é certo de ficamos sempre mal-humorados, muitas vezes o resto do dia, mas teremos de ultrapassar, porque na nossa pedalada provavelmente se vai encontrar mais peões na nossa frente, e a atitude voltará outra vez, o mais correto é ignorar.
Segurança,
terá de zelar pela sua
Uma coisa que o ciclista terá de ter em conta, será que por muita razão
que o ciclista possua, e sendo as ciclovias para as bicicletas, terá sempre o
mesmo de ter em conta que o elo mais fraco é o peão, e mesmo não indo no local
mais certo, tem de ser respeitado não colocando a vida do mesmo em causa, é
verdade de por exemplo o peão via a falar ao telemóvel despreocupado, sem
ter a mínima preocupação de onde vai a
andar, ou por exemplo aquele grupo de amigos que sai do restaurante, e em vez
de fazer a utilização do passeio, simplesmente circula pela ciclovia, ou
simplesmente a mãe, o pais ou o casal com crianças e um carrinho de bebé, ou
simplesmente passear o cão, vão por
aquele espaço dedicado às bicicletas, nem sequer olhando se veem as mesmas na
sua direção, não se desviando, ou simplesmente ignorando.
Mas acima de tudo o que se deve fazer em vez de tomar atitudes mais violentas, e pensar na segurança zelando pela mesma, porem, se a sua noção de a ciclovia que costuma utilizar em determinadas horas a mesma e mais procurada pelos peões, a velocidade deve de ser mais reduzida, e a atenção redobrada, abrandar quando aproximação de maior aglomerado de peões, e se não usa campainha, é importante adquirir uma para se fazer sentir ouvir pelos outros, apesar de muitas vezes ser ignorado, é sempre uma mais-valia, e sendo mais responsáveis que esses peões, e mostrando-lhes mais edução pelo espaço que estão a utilizar, deverá solicitar educadamente para se desviarem, e se possível recordar aos peões de que andar a pé nas ciclovias é arriscado, colocando a vida em perigo tanto de peão com ciclista, já que são vias reservadas para as bicicletas, tudo isto com o maior respeito, porque se insultar, mesmo tendo razão acaba por perder a mesma.
Descontrai,
e serenamente afaste-se
Quando encontrar um peão na ciclovia, é certo de que irá muitas vezes
deparar-se com uma pessoa que se acha dona da razão, insistindo em não se
desviar, e se necessário provocar, ignore não perca tempo com discussões, não
se imponha com a sua presença, nunca sabemos quem temos do outro lado, é o concelho que se dá, não perdendo tempo
com essa pessoa insignificante, porem com alguns ciclistas a não se conformam,
e fazer um pequeno raspão ligeiro, não atropelando, apenas como uma forma de
dizer que que a ciclovia é da bicicleta, mas o mais correto e para evitar
confrontos já que pode deixar ali de apreciar a sua volta de bicicleta na sua
plenitude, o melhor gesto é o da ignorância, vence sempre.
Resumindo, apesar da ciclovia ser das bicicletas, e ter sempre razão
quando encontra alguém a andar nela, tente contornar, ignorar, evitando
conflitos, sairá sem dúvida vitorioso nessa situação.
A 60ª edição da Volta ao País
Basco, agora chamada Itzulia Basque Country, uma corrida que será disputada
entre 5 e 10 de abril, terá um total de 24 equipas, o 19 UCI World Tour e cinco
UCI Pro Teams convidados, como anunciou organização esta segunda segunda-feira.
Das cinco equipas da segunda
divisão internacional, quatro serão espanholas, a Euskaltel-Euskadi, a Caja
Rural-Seguros RGA, o Burgos-BH e a Kern Pharma Team, ao lado deles, também a
Energia Total Direta Francesa.
"As equipas da UCI Pro
Teams estão ficando cada vez melhores e acreditamos que precisam ser apoiadas e
convidadas para corridas como Itzulia, temos certeza de que todas as equipas
darão guerra, luta e espetáculo", diz Julian Eraso, diretor da prova e
presidente da OCETA (Organizações Bascas de Ciclismo), a corrida basca, uma das
mais importantes provas de uma semana do calendário do UCI World Tour, reparou
que "esta edição tem sido de grande complexidade para escolher equipas
convidadas", "a concorrência e as novas adições tornaram a escolha
difícil", acrescentou.
Fonte: Marca
Fotos: Arquivo Notícias do
Pedal.
Faz precisamente hoje de 1 de
março, que se realizou a última Bênção Nacional dos Ciclistas em Fátima a 18ª
edição, ao longo dos 18 anos da sua realização, este vento marcou todos que por
lá passaram, onde encontramos bom tempo com muito sol, chuvas e ventos fortes,
e até neve.
Desde o seu primeiro dia da
realização a Revista Notícias do Pedal acompanhou o evento, e nos últimos dez
anos foi parceiro do mesmo, em 2020 faz hoje precisamente um ano realizou-se a
última, e foi a única reportagem que fizemos no passado ano.
A Bênção Nacional dos
Ciclistas foi um projeto de um “Grande Homem” que infelizmente já não se
encontra presencialmente entre nós, mas estará sempre na nossa memória e nos
nossos corações, “Carlos Vieira”, o qual nos deixou a 15 de dezembro de 2020 com
Covid 19, o vírus que provocou uma pandemia que abalou o mundo nos últimos
tempos.
A continuação da Bênção Nacional dos Ciclistas ainda não está definida, nem até ao dia de hoje temos informações da parte da União de Ciclismo de Leira, da qual Carlos Vieira era presidente, se existe a vontade de fazer continuar, e de fazer uma especial para homenagear o Grande Homem que foi Carlos Vieira, mas onde teremos de esperar para ver o que se irá seguir.
Mas em tempo de “Relembrar” a
última Bênção, vamos mais uma vez “Homenagem” Carlos Vieira, ele que era um
homem muito religioso, e lutava pelos seus objetivos que conseguiu ao longo de
muitos anos, e a Bênção Nacional dos Ciclistas era sem dúvida o seu grande
projeto, que sempre foi apoiado pelo Bispo D. Serafim Ferreira e Silva.
Sendo assim deixamos aqui o
último cartaz da Bênção de 2020, um simbólico de 2021, seguido de um arquivo de
fotos, da última Bênção, como ainda de alguns momentos da mesma, seguido de
diversas fotos, todas sobre “Carlos Vieira” em grandes momentos da sua vida.
Fica assim mais uma homenagem,
onde me despeço de um Grande Amigo, até sempre “Carlos Vieira”, descansa em
paz.