segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

“Triatlo - Queres ser orador ou formador da nossa modalidade?”


És especialista no teu campo? Queres partilhar os teus conhecimentos com a comunidade de triatlo? Queres dar voz a um tópico dentro da modalidade? Então, contamos contigo!

Estamos à procura de oradores ou formadores em áreas como:

– Treino específico de paratletas;

– Manutenção de bicicletas;

– Segurança na estrada;

– Treino específico para pessoas que menstruam, pré e pós menopausa, gravidez;

– Violência no desporto.

Estes são apenas temáticas indicativas. Se tens um tópico que pode enriquecer árbitros, treinadores, staff e atletas, entra neste link e partilha connosco:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhzzeTpTwWr1nhb7hObxiZOJK7mmFAwVbbBn-UHoqOendZiA/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Ruben Guerreiro sobe ao 10.º lugar da classificação geral na Volta a Omã”


Português recompôs-se da queda sofrida na véspera

 

Por: Record

Foto: Movistar Team

Ruben Guerreiro (Movistar) estava em dúvida para alinhar esta segunda-feira na terceira etapa da Volta a Omã, depois da queda que sofreu na chegada na véspera. Mas o ciclista português, que sofreu sobretudo escoriações no braço e perna, não só continua em prova como conseguiu o melhor resultado nesta corrida, ao ser nono na meta, a 23 segundos do vencedor, o francês David Gaudu (Groupama).

Na classificação gera, Guerreiro subiu ao 10.º lugar (era 16.º), estando a 34 segundos de Gaudu, que passou a ser o novo líder.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional na Bélgica”


Seleção Nacional em competição no Campeonato da Europa de Pista

 

Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional vai competir, entre quarta-feira e domingo (12 a 16 de fevereiro), no Campeonato da Europa de Pista de 2025, que terá lugar em Heusden-Zolder, na Bélgica.

Para os cinco dias de prova, Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Pista, convocou cinco atletas: Daniela Campos, Maria Martins, Iúri Leitão, Ivo Oliveira e Rui Oliveira. Daniela Campos irá competir no omnium, Maria Martins na eliminação, no scratch e na corrida por pontos, Ivo Oliveira na perseguição individual, no omnium e no madison, com Rui Oliveira, que irá a prova também na eliminação. Já Iúri leitão, terá pela frente as provas de scratch e corrida por pontos, mas também uma novidade, o quilómetro.


“O quilómetro é uma disciplina que está na transição entre a velocidade e o endurance e o Iúri Leitão é extremamente rápido, mas é um atleta de endurance. Tendo em conta as características específicas do Iúri, queremos fazer a competição para perceber o nosso grau de rendimento”, começa por explicar Gabriel Mendes.

“O Campeonato da Europa tem uma ponderação importante em termos de pontos para o ranking e queremos amealhar o máximo para estarmos no Campeonato do Mundo. Em termos de objetivos imediatos, vamos partir para a competição com espírito de trabalho, entrega e sentido de competitividade, com sempre fazemos. Se conseguirmos discutir lugares de pódio, ótimo. A equipa está com bom nível e estou confiante no trabalho que todos vão desenvolver”, concluiu o Selecionador Nacional, realçando a restruturação dos rankings de pista, que passaram a agregar as provas de endurance num único ranking.


O calendário de provas da Seleção Nacional ocupará os cinco dias de competição. No primeiro dia, Portugal entra em prova na eliminação masculina e no scratch feminino, e no segundo na corrida por pontos e no quilómetro masculinos e na eliminação feminina. O terceiro dia será de perseguição individual e scratch masculinos e omnium feminino, enquanto o quarto será de omnium masculino e corrida por pontos feminina. Finalmente, o último dia está reservado para o madison masculino.

O Campeonato da Europa de Pista será transmitido em Portugal pela Eurosport 2, estando previstas emissões em direto na quarta-feira (17h45 às 20h10), na quinta-feira (17h15 às 21h05) e na sexta-feira (18h15 às 20h40), e em diferido no sábado e no domingo.

 

Calendário de Provas da Seleção Nacional

 

Quarta-feira

12h - Qualificação da Eliminação Masculina (se necessário), Rui Oliveira

18h28 - Final do Scratch Feminino, Maria Martins

18h45 - Final da Eliminação Masculina, Rui Oliveira

 

Quinta-feira

11h30 - Qualificação da Corrida por Pontos Masculina (se necessário), Iúri Leitão

13h28 - Qualificação do Quilómetro Masculino, Iúri Leitão

17h44 - Final da Corrida por Pontos Masculina, Iúri Leitão

18h58 - Final da Eliminação Feminina, Maria Martins

19h15 - Final do Quilómetro Masculino, Iúri Leitão

 

Sexta-feira

11h30 - Qualificação do Scratch Masculino (se necessário), Iúri Leitão

12h45 - Omnium Feminino I (Scratch), Daniela Campos

13h40 - Qualificação da Perseguição Individual Masculina, Ivo Oliveira

15h34 - Omnium Feminino II (Tempo Race), Daniela Campos

17h51 - Omnium Feminino III (Eliminação), Daniela Campos

18h30 - Final do Scratch Masculino, Iúri Leitão

18h52 - Final da Perseguição Individual Masculina, Ivo Oliveira

19h28 - Omnium Feminino IV (Corrida por Pontos), Daniela Campos

 

Sábado

13h - Qualificação do Omnium Masculino (se necessário), Ivo Oliveira

14h31 - Omnium Masculino I (Scratch), Ivo Oliveira

15h57 - Omnium Masculino II (Tempo Race), Ivo Oliveira

17h37 - Omnium Masculino III (Eliminação), Ivo Oliveira

19h01 - Omnium Masculino IV (Corrida por Pontos), Ivo Oliveira

19h55 - Final da Corrida por Pontos Feminina, Maria Martins

 

Domingo

15h13 - Final do Madison Masculino, Ivo Oliveira e Rui Oliveira

Nota: o calendário é uma previsão e poderá sofrer alterações. O programa completo de provas pode ser consultado no site da UEC.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“MELGAÇO DÁ ARRANQUE À TAÇA DE PORTUGAL DE XCO 2025 COM PROVA HISTÓRICA”


Portugal recebe, pela primeira vez, a prova da UCI XCO Júnior Series nos dias 1 e 2 de março

 

Por: Sara Pereira

Nos dias 1 e 2 de março de 2025, Melgaço será palco de um dos mais aguardados eventos do calendário nacional e internacional do BTT: a 1ª Taça de Portugal de XCO – C1/ Junior Series - XI BTT XCO Vila de Melgaço. Pela primeira vez, Portugal recebe uma prova da UCI XCO Junior Series, reforçando a crescente relevância do concelho no panorama desportivo mundial, nomeadamente na modalidade de XCO. 


Esta edição trará uma outra grande novidade: dois dias de competição, com provas no sábado, 1 de março, proporcionando ainda mais espetáculo para atletas e público. 

O evento, que se realizará no Centro de Estágios de Melgaço, centro de treinos oficializado pela UEFA e reconhecido pela sua qualidade e diversidade de equipamentos, é uma prova teste para o Campeonato da Europa de XCO 2025, que acontecerá em julho (de 23 a 27). Contará com um percurso fechado de 3.650 metros, com amplas zonas de partida e duas áreas de assistência técnica, assegurando as melhores condições para os atletas. 

A realização da Taça de Portugal de XCO em Melgaço não é apenas um evento desportivo, mas sim mais um passo na afirmação do concelho como destino de referência para a prática de ciclismo e desporto de montanha. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, este evento destaca a visão estratégica do município: «Temos investido fortemente na melhoria das nossas infraestruturas desportivas e na captação de eventos de prestígio. O desporto é um motor de desenvolvimento e um fator de dinamização económica e turística. Ao recebermos competições como a Taça de Portugal de XCO e, em julho, o Campeonato da Europa, estamos a consolidar Melgaço como um destino de excelência para o BTT.» 

O evento trará os melhores atletas de elite e entusiastas do BTT, de vários países, projetando Melgaço no panorama internacional e reforçando o seu estatuto como destino privilegiado para a prática desportiva.

Aberta a atletas federados com licença desportiva de competição, para todas as categorias de ambos os sexos (Sub-17, Sub-19, Sub-23, Elites e Masters), tem inscrições a decorrer até 26 de fevereiro, através do site da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.fpciclismo.pt onde também é possível consultar o regulamento e o programa. 

A iniciativa é promovida pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e pelo Município de Melgaço, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), cumprindo os regulamentos da UCI (provas internacionais) e da UVP/FPC. 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: Essencia Completa

“Primeiro pódio na estrada para a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua”


A equipa UCI Continental Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua realizou um desempenho notável na Prova de Abertura – Região de Aveiro, que deu início à época nacional de ciclismo de estrada, onde a equipa assegurou o primeiro pódio na estrada.

A corrida percorreu os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, foi um verdadeiro desafio para os ciclistas. Durante a corrida, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua esteve sempre à frente do pelotão, liderando os esforços para anular a fuga e controlar o ritmo da prova. Este esforço coletivo foi crucial para garantir que os seus ciclistas estivessem bem posicionados para o final da corrida.


O ciclista venezuelano Leangel Linarez destacou-se ao subir para o 3º do pódio, demonstrando a velocidade e a determinação que caracterizam a equipa. Este resultado é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipa. Segundo o sprinter, Leangel Linarez: “O trabalho foi muito bem feito pelos meus colegas. Na última curva tive um percalço com um atleta de outra equipa, que me levou a reduzir a velocidade e perdi espaço. Consegui terminar no pódio. Agradeço a toda a equipa pelo trabalho, dias melhores virão.”


"A Prova de Abertura – Região de Aveiro foi um teste importante para a nossa equipa, e estamos satisfeitos com o desempenho dos nossos ciclistas. Leangel Linarez mostrou novamente a sua classe ao terminar no 3º lugar, e o trabalho da equipa foi fundamental para controlar a corrida. Estamos ansiosos para continuar a temporada com este nível de competitividade e determinação", afirmou o diretor desportivo da equipa, Gustavo Veloso.


A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua segue agora para a Figueira Champions Classic, no dia 16 de Fevereiro, e posteriormente para a Volta ao Algarve, de 19 a 23 de Fevereiro.

 

Classificação Geral Individual

Vagos - Torreira: 158.8 Km

 

1.Santiago Mesa (Efapel Cycling), 03h37m38s

3. Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

19. João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

45. César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 18s

81. Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 1m01s

83. Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 1m33s

90. Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 2m09s

93. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 2m37s

94. Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), mt

97. Francisco Alves (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 2m48s

98. Lois de Jesus (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua),mt

Fonte: Equipa UCI Continental Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Fábio Costa termina em 5.º lugar a Prova de Abertura que recebeu a estreia da era Anicolor / Tien21”


Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, fechou este domingo a Prova de Abertura – Região de Aveiro em 5.º lugar, numa chegada discutida ao sprint e que teve como vencedor Santiago Mesa (Efapel Cycling). Pedro Silva foi um dos homens do dia, porque esteve fugido desde a aproximação a uma das Metas Particulares, aos 55 km, chegando a ter mais de dois minutos de vantagem sobre o pelotão. Contudo, seria apanhado pelo pelotão quando faltavam cerca de 10 km para a meta, após protagonizar esta longa fuga isolado. 

A era Anicolor / Tien21 fez hoje a sua estreia na Prova de Abertura – Região de Aveiro, que apresentou um percurso com 158,8 km que partiram de Vagos. Houve desde logo várias movimentações, com a primeira fuga a singrar aos 30 km, mas alcançada após a passagem pelo Prémio de Montanha de Gato da Gândara. Foi aos 55 km que se deu a verdadeira fuga do dia, com Pedro Silva a escapar ao pelotão, pedalando isolado até à entrada para os 10 km finais. Chegou a ter 02m40s de vantagem sobre o pelotão, numa fuga longa, mas que não resistiu à perseguição do pelotão, que acabou por alcançar o corredor da Anicolor / Tien21. 


Seguiram-se os derradeiros quilómetros, com o pelotão compacto, apesar de mais alguns ataques na frente de corrida. Como era de esperar, a vitória foi discutida ao sprint, numa chegada muito rápida à Torreira, onde Fábio Costa, um dos sprinters da Anicolor / Tien21, finalizou com a 5.ª posição e o mesmo tempo do vencedor. 


“Esta é sempre uma corrida importante, que marca o arranque do calendário nacional. Hoje tivemos destaque com Pedro Silva, que acabou por andar praticamente todo o dia fugido, vencendo os Sprints Especiais e ainda fez o 2.º lugar da Geral na Montanha. Era nosso objetivo entrar na disputa da Prova de Abertura, mas finalizámos com Fábio Costa em 5.º lugar, foi uma chegada bastante rápida e que não nos era especialmente favorável às características dos nossos homens rápidos. Contudo, acabou por ser um dia positivo”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

 

Prova de Abertura – Região de Aveiro 

Vagos – Torreira (Murtosa)» 158,8 km 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA 

 

1.º Santiago Mesa (Efapel Cycling), 03h37m38s 

2.º Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé), mt 

3.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

5.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), mt 

27.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), mt 

37.º Xavier Cañellas (Anicolor / Tien21), mt 

42.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 15s 

67.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 43s 

68.º André Dutra (Anicolor / Tien21), mt 

70.º José Sousa (Anicolor / Tien21), mt 

71.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), mt 

80.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 58s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE 

 

1.º João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 03h37m38s 

10.º Tiago Santos (Anicolor / Tien21), mt 

24.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 43s 

25.º André Dutra (Anicolor / Tien21), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA 

 

1.º Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 6 Pontos 

2.º Pedro Silva (Anicoloe / Tien21), 5 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS  

 

1.ª Rádio Popular-Paredes-Boavista, 10h52m54s 

7.ª Anicolor / Tien21, a 08s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com