domingo, 7 de maio de 2023

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano Boticas”


Gonçalo Bandeira e Valentina Roa aceleram para a vitória em Boticas

 

Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Bandeira e a colombiana Valentina Roa (Transition Factory Racing) venceram as corridas de elite da quarta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, hoje disputada em Boticas.

O campeão português foi o melhor nas duas mangas da competição, embora em disputa equilibrada com os adversários estrangeiros. Na final, Gonçalo Bandeira parou o cronómetro em 2’12’’335. Tyler Eervin (Commençal USA) foi quem mais se aproximou, ficando a 1,437 segundos. O terceiro, a 3,009 segundos, foi o francês Ian Guionnet.

Com a vitória em Boticas, Gonçalo Bandeira passou a comandar a Taça, com três pontos de vantagem sobre o britânico Jack Reading. Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) é o primeiro na geral de sub-21, mas o vencedor da categoria neste domingo foi o candense Tristan Lemire (Transition Factory Racing).


Valentina Roa não deu a menor hipótese à concorrência. Na descida de qualificação mostrou ao que vinha e na final confirmou o favoritismo. Impôs-se com 2’33’’883. Seguiram-se as espanholas da equipa 101% DH Zoe Zamora e Kira Zamora, a 13,484 e a 13,926 segundos, respetivamente. Margarida Bandeira (WIldboys Riding Addiction), quarta classificada, a 16,366 segundos, foi a melhor portuguesa. Zoe Zamora segue destacada no topo da geral da Taça.

Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) ganhou em juniores, enquanto a primazia na categoria de cadetes pertenceu a Noa Walker.

Nos veteranos, as vitórias sorriram à feminina Paula Secane (TM Sport Riders), o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Ricardo Soares (Bike Zone), o master 50 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira).

A Casa do Povo de Abrunheira foi a melhor equipa.

A época portuguesa de DHI irá prosseguir com o Campeonato Nacional presented by Shimano, no dia 21 de maio, no monte da Padela, Viana do Castelo. A Taça de Portugal presented by Shimano termina no dia 4 de junho, em Porto de Mós.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Annemiek van Vleuten vence Vuelta feminina pelo terceiro ano consecutivo”


Neerlandesa ampliou o seu domínio no ciclismo feminino internacional

 

Por: Lusa

Fotos AFP

A neerlandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) ampliou hoje o seu domínio no ciclismo feminino internacional, ao vencer pelo terceiro ano consecutivo a Volta a Espanha, após a última etapa, ganha pela compatriota Demi Vollering (SD Worx).

Na chegada aos Lagos de Covadonga, ponto final dos 93,7 quilómetros desde Pola de Siero, Demi Vollering triunfou um solitário, cruzando a meta com o tempo de 02:43.02 horas, com Gaia Realini (Trek-Segafredo), que já tinha sido segunda na véspera, a repetir a posição, a 11 segundos.

A camisola vermelha, a ‘lenda’ Van Vleuten, foi terceira na sétima etapa, a 56 segundos da vencedora da etapa ‘rainha’ da prova espanhola, e garantiu o triunfo na geral da Vuelta, defendendo com sucesso o ‘cetro’ conquistado nos dois anos anteriores.

A neerlandesa de 40 anos subiu ao lugar mais alto do pódio, com Vollering a ser segunda, a nove segundos. A jovem Realini, de apenas 21 anos, ‘saltou’ nove lugares na geral para ser terceira, a ‘distantes’ 02.41 minutos de Van Vleuten.

Vencedora das três grandes Voltas na época passada, a corredora da Movistar, que também é a vigente campeã do mundo de fundo, estendeu o seu reinado, permanecendo como a incontestável 'rainha' do ciclismo feminino.

“Estou muito contente, e muito, muito cansada”, disparou a neerlandesa, que irá ‘encostar’ a bicicleta no final da temporada.

Vera Vilaça (Massi-Tactic) foi a única portuguesa a terminar a Vuelta, sendo 101.ª na última etapa, a 28.24 minutos da vencedora, e 97.ª na geral, a 01:21.29 horas de Van Vleuten.

Fonte: Sapo on-line

“Maria Martins conquista 3.º lugar no Troféu Maarten Wynants”


Italiana Chiara Consonni venceu a prova

 

Por: Lusa

Foto: Twitter

A ciclista portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi este domingo terceira classificada no Troféu Maarten Wynants, prova belga de um dia ganha pela italiana Chiara Consonni.

Depois de, no sábado, ter sido quarta no Grande Prémio Eco-Struct, 'Tata' Martins, de 23 anos, subiu um 'degrau para entrar no pódio, sendo terceira no final dos 116,6 quilómetros com partida e chegada a Helchteren, com o mesmo tempo de Chiara Consonni.

No sprint final, a italiana levou a melhor, impondo-se à dinamarquesa Amalie Dideriksen (Uno-X), segunda, e à portuguesa da Fenix-Deceuninck, com as três a cortarem a meta com o tempo de 02:53.34 horas, um segundo à frente de um grupo de 10 ciclistas.

Fonte: Record on-line

“Milan vence a segunda etapa do Giro e Evenepoel continua na liderança da geral”


Por: AMG

Foto: Reuters

O ciclista italiano Jonathan Milan (Bahrain Victorious) estreou-se hoje a vencer em grandes Voltas, ao triunfar na segunda etapa da 106.ª Volta a Itália, na qual o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) manteve a camisola rosa.

O italiano de 22 anos foi o melhor no final dos 201 quilómetros entre Teramo e San Salvo, concluindo a tirada em 04:55.11 horas, à frente do neerlandês David Dekker (Arkéa-Samsic) e do australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), respetivamente segundo e terceiro diante de um pelotão no qual seguiam quer Evenepoel, quer o português João Almeida (UAE Emirates).

O campeão mundial de fundo continua com a camisola rosa vestida e vai partir, na segunda-feira, para a terceira etapa, uma ligação de 216 quilómetros entre Vasto e Melfi, com 22 segundos de vantagem sobre italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo, e 29 sobre o português da UAE Emirates, que é terceiro.

Fonte: Lusa

“Peso da Régua fez a grande festa do ciclismo amador”


Fotos: Tiago Ferreira/Matias Novo/Fernando Ramos

Um pelotão com mais de três quilómetros saiu esta manhã da cidade do Peso da Régua para cumprir a oitava edição do Love Tiles Douro Granfondo. Este passeio cicloturístico, que ainda assim tem uma componente competitiva amadora, foi participado por mais de 2000 atletas que se dividiram por três distâncias: 57 km (Minifondo), 102 km (Mediofondo) e 154 km (Granfondo).

Entre estes mais de dois milhares de atletas, encontravam-se participantes oriundos de 30 nacionalidades, alguns dos quais do México, Moçambique, Brasil e Angola, havendo a destacar igualmente um elevado número de espanhóis, italianos e ingleses.


O Love Tiles Douro Granfondo montou o seu 'quartel-general' na “capital” do Douro Vinhateiro, mas teve nos concelhos de Lamego, Armamar, Tabuaço, Penedono, Vila Nova de Foz Côa e São João da Pesqueira destinos pelos quais os atletas da prova “rainha” foram levados a conhecer algumas das muitas belezas paisagísticas da região que, este ano, se apresenta ao mundo como Cidade Europeia do Vinho.

Gonçalo Freitas (Love Tiles) e Alessia Teixeira (Cadão/Douro BTT) foram os vencedores do Granfondo, sendo que o ciclista masculino já em Março tinha conquistado o Viana Granfondo, também ele a cargo da Bikeservice. Os elogios à qualidade da organização foram, de resto, partilhados pela generalidade dos participantes.


No Mediofondo, Nuno Torres (Secai/Gaiabike/Geoenerte) e Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) foram os primeiros a cruzar a meta instalada na Avenida do Douro, enquanto que na distância mais curta Miguel Ribeiro (Bike Point) e Diana Magalhães (Proteu Cycling Team/CPR) asseguraram a vitória no Minifondo.

Na revista oficial do Love Tiles Douro Granfondo, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, escreve que “são eventos com esta identidade (...) que honram os municípios envolvidos nesta organização, dignificam a modalidade e, por consequência, promovem os índices de atividade física e desportiva em Portugal”. O governante diz, ainda, encarar com “grande satisfação a valorização da competição desportiva e também a promoção internacional do nosso território, neste caso, do Douro Vinhateiro”.


 

Sobre o organizador

 

Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, atualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.

As provas com a chancela da Bikeservice têm na qualidade organizativa e na permanente busca da inovação o seu carácter distintivo.

Fonte: Bikeservice




“Campeonato Nacional de XCM Credibom Castro Daire”


José Dias e Melissa Maia campeões nacionais de maratona BTT

 

Por: José Carlos Gomes

José Dias (Buff-Megamo Team) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) ganharam hoje as provas de elite do Campeonato Nacional de Maratona BTT (XCM) Credibom, que decorreu em Castro Daire.

O pelotão masculino de elite teve pela frente um percurso de 100 quilómetros, durante o qual José Dias controlou a corrida e as próprias forças para se impor com autoridade. Nos primeiros dois terços da prova, tendo mudado a composição da frente de corrida, houve dois corredores que nunca largaram a dianteira: José Dias e o campeão em título, Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

No entanto, no último ponto intermédio, ao quilómetro 80, José Dias já seguia isolado. E foi a solo que cortou a meta, ao fim de 4h17m48s. Tiago Ferreira chegaria 10m51s depois. O terceiro, a 13m51s, foi Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech).


Melissa Maia, por seu turno, cedo se destacou na corrida feminina de elite. A corredora do Korpo Activo/Penacova concluiu os 78 quilómetros em 4h29m17s, recuperando um título que já fora dela em 2021. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) ficou com o segundo lugar, com mais 16m44s do que a vencedora. Leandra Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) foi a terceira, a 18m24s.

Entre os veteranos, triunfaram os masters 30 Rodrigo Gomes (BTT Seia) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create), o master 35 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), os masters 40 Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), o master 45 Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 50 António Marques (BTT Seia) e Carla Vieira, o master 55 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team), o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) e o master 65 Manuel Pinto (Carvic/Grupo S. Luís/Casa dos Óculos/Figueiras BTT).

Os melhores nas bicicletas de assistência elétrica foram Flávio Cunha (Movefree/CM Torres Vedras (Cofidis) e Cátia Santos. No paraciclismo subiram ao pódio João Monteiro (Paredes/Fortunna), na classe C, e Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem), na classe D.

O Korpo Activo/Penacova ganhou a classificação geral por equipas. O BTT Gardunha/Fundão/Create impôs-se entre os coletivos master.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Raquel Dias e Daniela Simão destacam-se entre as portuguesas”


Por: José Carlos Gomes

Daniela Simão foi a melhor portuguesa na segunda e última etapa do Tour du Gévaudan, prova francesa da Taça das Nações de Juniores, na qual Raquel Dias foi a lusitana mais bem classificada na geral final.

Após uma primeira etapa marcada pela montanha, as corredoras enfrentaram hoje um percurso com menor exigência de subida, ao longo de 67 quilómetros com partida e chegada em Mende. Ainda assim, a montanha colocada ao quilómetro 21 contribuiu para o endurecimento da etapa e para fomentar a primeira seleção.

O pelotão que se partiu na subida reagrupar-se-ia mais adiante e as três portuguesa em prova foram pedalando no grupo dianteiro. No entanto, a corrida transformou-se numa prova de eliminação, com quedas e acelerações a provocarem “cortes” no pelotão.

Entre as representantes da Seleção Nacional, Daniela Simão foi quem resistiu melhor, cortando a meta na 64.ª posição, a 1m14s da britânica Cat Ferguson, que bateu ao sprint Federica Venturelli, que levaria para casa a camisola amarela final. Raquel Dias, vítima de furo num momento crítico da corrida, foi 107.ª, a 6m47s, e Maria Santos fechou no 118.º lugar, a 7m51s. Rita Tanganho e Catarina Espada chegaram ontem fora de controlo e não puderam hoje alinhar.

Federica Venturelli venceu a corrida, embora terminando com o mesmo tempo da francesa Julie Bego. A terceira, a 10 segundos, foi a belga Xaydee van Sinaey. Raquel Dias foi a 83.ª, a 12m07s, Daniela Simão foi 92.ª, a 14m38s, e Maria Santos terminou em 112ª, a 22m33s.

“Foi um desempenho encorajador das nossas corredoras, que são de primeiro ano e têm muita margem de evolução. Temos de prosseguir o trabalho para melhorarmos no contexto europeu, onde verificámos que nos situamos a meio da tabela entre os vários países”, considera o selecionador nacional, José Luis Algarra.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Esperanças”


Mark Kryuchkov e Jonatan Montoya celebram no monte da Franqueira

 

Por: José Carlos Gomes

Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) ganhou hoje a quarta e última prova da Taça de Portugal de Esperanças, que terminou no monte da Franqueira. A dificuldade montanhosa de Barcelos coroou o colombiano Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) como vencedor da Taça.

Os 118 quilómetros disputados neste domingo, entre o Estádio Cidade de Barcelos e o alto do monte da Franqueira, revelaram-se decisivos para as contas da Taça de Portugal, que chegavam equilibradas à corrida final.

Talvez por isso a prova tenha sido muito controlada, com as movimentações principais guardadas para a subida final. Antes disso, nota para o facto de a corrida ter estado interrompida cerca de uma hora, devido a um acidente alheio à prova: um camião que se incendiou e deixou a via interrompida.

No que à corrida diz respeito, a escalada do monte da Franqueira provocou alguma seleção, mas os oito primeiros a cortar a meta foram todos creditados com o mesmo tempo, 2h47m36s. Mark Kryuchkov foi o melhor, seguido por Jonatan Montoya e por Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol).

Este resultado permitiu a Jonatan Montoya a conquista da Taça de Portugal de Esperanças, com 210 pontos, mais 20 do que Diogo Gonçalves e mais 30 do Mark Kryuchkov, que o acompanharam no pódio final. A Fonte Nova/Felgueiras, melhor equipa de clube neste domingo, venceu a Taça de Portugal por equipas.

As provas da Taça de Portugal de Esperanças juntam os sub-23 das equipas de clube e os juniores no mesmo pelotão. Na prova deste domingo dois sub-19 estiveram entre os oito melhores da classificação absoluta. O primeiro dos mais jovens foi Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), seguido por Manuel Marques (ABTF Betão/Feirense). Jorge Cunha (União Ciclismo da Trofa) foi o terceiro melhor júnior, a 5 segundos dos rivais. A melhor formação de sub-19 foi a ABTF Betão/Bairrada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Contador: «Vejo João Almeida a vencer uma Grande Volta»”


O ex-ciclista, que é agora um dos comentadores do Eurosport, diz que o luso é candidato ao pódio

 

Por: Ana Paula Marques

Alberto Contador é dos poucos que tem o nome inscrito no palmarés das três grandes voltas, sendo que a última que venceu foi o Giro em 2015, após um primeiro triunfo em 2008.

O espanhol, de 40 anos, colocou um ponto final na carreira em 2017, mas não se desligou da modalidade. Desde então é um dos comentadores do Eurosport, e ao nosso jornal deixou os seus prognósticos sobre a Volta a Itália de 2023 e em especial no que pode João Almeida fazer nesta adição, bem como no futuro.

"É um dos claros candidatos a terminar no pódio. Eu colocaria Primoz Roglic e Remco Evenepoel um pouco mais à frente, porque têm feito uma época tremenda", sublinhou o espanhol, para quem o português da Emirates "é um ciclista regular, é talvez o que está mais próximo de Remco e Primoz".

Alberto Contador reconhece também que João Almeida vai ter a seu lado uma Emirates "forte", que "não terá de carregar a responsabilidade da prova porque esta vai recair sobre a Soudal-Quick Step e Jumbo-Visma, pelo menos inicialmente".

E numa equipa que tem Tadej Pogacar até onde pode chegar o ciclista de A-dos-Francos? "É verdade que a Emirates também precisa de pensar nos interesses de Pogacar em julho e isso significa que a equipa tem que se dividir. Mas vejo o João a ganhar uma Grande Volta no futuro. Talvez existam ciclistas que são vistos como mais favoritos, mas a consistência é o seu ponto forte e no Giro isso é fundamental".

O antigo ciclista considera ainda que o Giro de 2023 se vai decidir na "montanha". "O mais importante é não ter um dia mau. No Tour ou na Vuelta pode-se perder um minuto, mas no Giro é diferente", refere Contador, chamando a atenção, porém para o facto de os três contrarrelógios também serem "cruciais". *

Fonte: Record on-line

“Beatriz Ferreira sagra-se campeã do mundo de triatlo cross em sub-23”


Portuguesa impôs-se a Romy Spoelder

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Beatriz Ferreira

A portuguesa Beatriz Ferreira sagrou-se este sábado campeã do mundo de triatlo cross, na categoria de sub-23, durante os campeonatos da modalidade, que decorrem em Ibiza, Espanha.

Beatriz Ferreira, nascida em 2001, terminou a prova com o tempo total de 01:57.55 horas, impondo-se à holandesa Romy Spoelder (01:59.45) e à checa Stepanka Bisova (02:04.56), que terminaram nas segunda e terceira posições, respetivamente.

A triatleta portuguesa também disputou a prova de elite, ganha pela italiana Sandra Mairhofer, tendo terminado na oitava posição.

Na competição masculina de sub-23, o português François Vie terminou na segunda posição, com o tempo de 01:41.50, apenas atrás do francês Jules Dumas, que se sagrou campeão, com a marca de 01:39.34.

François Vie, que nasceu em 2002, foi 17.º na prova de elite, imediatamente atrás de António Barata, o outro luso em competição, que foi 16.º, numa competição ganha pelo francês Félix Forissier.

Nas competições de juniores, Luísa Miranda foi quinta na vertente feminina, e Tiago Margarido nono na prova masculina.

Fonte: Sapo on-line

“Iúri Leitão vence Volta à Grécia”


Ciclista português foi segundo na última etapa da prova

 

Por: Lusa     

Foto: Twitter Team Caja Rural-RGA

O ciclista português Iúri Leitão (Caja Rural) confirmou este sábado a vitória na geral da Volta à Grécia, ao ser segundo na quarta e última etapa da prova, atrás do polaco Stanislaw Aniolkowski (Human Powered Health).

Em nova chegada ao sprint, Leitão foi batido apenas por Aniolkowski, como já tinha acontecido na primeira etapa, cortando a meta, no final dos 133,5 quilómetros entre Costa Navarino e Olympia, com o tempo de 02:56.20 horas, diante do alemão Pirmin Eisenbarth (Bike Aid), que foi terceiro.

O ciclista de Viana do Castelo, de 24 anos, confirmou assim a vitória final na Volta a Grécia e o seu primeiro triunfo na geral de uma corrida por etapas.

Leitão, que acabou quatro das cinco etapas no top 3 -- foi oitavo no prólogo -, viu premiada a sua regularidade, deixando o segundo classificado, o neozelandês Aaron Gate (Bolton Equities Black Spoke), a seis segundos. Aniolkowski fechou o pódio, a nove segundos do português.

Vencedor também da terceira etapa da prova grega, o corredor luso da Caja Rural demonstrou esta semana estar num bom momento de forma, depois de, em 23 de abril, ter vencido, ao lado de Ivo Oliveira, a prova de Madison da Taça das Nações de pista que decorreu em Milton, no Canadá.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com