segunda-feira, 19 de julho de 2021

“Mark Cavendish: "Tenho a impressão de rejuvenescer no Tour"


Foto: AFP

Cavendish, que ganhou quatro etapas nesta edição e igualou Merkcx, após ter sido chamado á última hora pela Deceuninck-QuickStep, não quis antecipar um possível regresso à prova

O outro homem que esteve no pódio dos Campos Elísios, meta final da 108ª edição da Volta à França, foio vencedor da regularidade, Mark Cavendish. Que lamentou não ter vencido o sprint da 21.ª etapa, que lhe teria permitido converter-se no ciclista com mais vitórias em etapas no Tour - está empatado com Eddy Merckx, com 34 triunfos -, mas regozijou-se por vestir novamente a camisola verde.

"Dez anos depois, [vesti-la] é algo genial. Tenho a impressão de rejuvenescer no Tour. Desde o início, estar aqui é um sonho e o público foi extraordinário comigo. É uma honra", confessou o britânico de 36 anos.

Cavendish, que ganhou quatro etapas nesta edição e igualou Merkcx, após ter sido chamado á última hora pela Deceuninck-QuickStep, não quis antecipar um possível regresso à prova no próximo ano, para tentar chegar à 35.ª vitória.

"Agora, vou passar tempo em família e depois logo se verá", respondeu o sprinter da Ilha de Man, que já tinha sido o "rei da regularidade" há 10 anos.

Fonte: Lusa

“Diego Ulissi confirma triunfo na Semana Ciclística Italiana”


Ciclista italiano liderava a prova desde a primeira etapa

 

Por: Lusa

O ciclista italiano Diego Ulissi confirmou este domingo o triunfo na Semana Ciclística Italiana, num dia perfeito para a UAE Emirates, que também venceu a Volta a França com Tadej Pogacar.

Líder desde a primeira etapa, o italiano de 32 anos limitou-se este domingo a chegar integrado no pelotão, comandado por Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe), com o alemão a cumprir os 170,2 quilómetros com partida e chegada a Cagliari em 04:11.01 horas.

Para conquistar o 35.º triunfo da carreira, Ackermann bateu ao sprint o colombiano Jhonatan Restrepo (Androni Giocattoli) e o belga Sep Vanmarcke (Israel Start-Up Nation), respetivamente segundo e terceiro.

Ulissi, vencedor de oito etapas na Volta a Itália, confirmou a vitória na geral, que já tinha ficado definida no sábado quando bisou em etapas na Semana Ciclística Italiana, embora Vanmarcke tenha reduzido a diferença para oito segundos.

Giovanni Aleotti (Bora-hansgrohe) foi terceiro, a 16 segundos, numa classificação em que o único português, Rui Oliveira (UAE Emirates), foi 79.º classificado, a mais de 34 minutos, depois de este domingo ter cedido 06.01.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro promete que "a história não acaba aqui"”


Ciclista português estrou-se no Tour e terminou no top 20

 

Por: Lusa

Foto: REUTERS

Ruben Guerreiro prometeu que "a história não acaba aqui", depois de tornar-se o sétimo ciclista português a acabar no top 20 da Volta a França, elegendo o momento da chegada aos Campos Elísios como o melhor da estreia.

"O top 20 não era o objetivo. O objetivo era levar o Rigoberto Úran ao pódio", começou por recordar em declarações à Lusa, referindo-se ao seu líder na EF Education-Nippo, "um grande corredor" que "teve um dia mau" e acabou no 10.º lugar da geral.

Para o jovem de Pegões Velhos (Setúbal), o seu 18.º lugar final, logo na estreia na maior corrida velocipédica mundial, foi "o somar dos dias em que tentava ir para a fuga e [os outros em que] tentava estar com o Rigo".

"Não é uma coisa má, estou orgulhoso, mas acho que esta história não acaba por aqui. Tenho 27 anos, comecei no ciclismo há relativamente pouco tempo, e acho que tenho tudo para melhorar e um dia, quem sabe, poder fazer um 'top 10'", prognosticou.

Destacando o nível "muito alto" dos corredores na 108.ª edição da Volta a França, Ruben Guerreiro mostrou-se "contente" com a sua prestação, "depois de tempos muito difíceis", que se seguiram à desistência da Volta a Itália, devido a uma queda na 15.ª etapa, que o deixou com duas costelas fraturadas.

"O Giro era o meu objetivo e fiquei um pouco triste por ter abandonado daquela maneira, porque estava muito focado na última semana. Realmente, foi difícil manter o foco durante um mês para o Tour, porque no ciclismo o nível é muito alto e estavam aqui os melhores do mundo. Acabou por ser uma prestação muito positiva", avaliou aquele que foi o primeiro português a conquistar uma das camisolas secundárias numa grande Volta, ao ser o rei da montanha do Giro'2020.

Entre as recordações que a estreia no Tour lhe proporcionou, o momento que o luso da EF Education-Nippo nunca vai esquecer é precisamente o final da última etapa desta edição, que consagrou este domingo em Paris o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) como mais jovem bicampeão da prova.

"O melhor momento acho que acabou por ser o de hoje, por conseguir chegar aos Campos Elísios e deixar o Magnus Cort Nielsen em boa posição. Gosto de ajudar os meus companheiros e realmente foi um momento muito bonito, depois de 21 dias de batalha. Não é só nas montanhas que posso fazer o meu trabalho e foi realmente gratificante. Vou recordar para sempre ter entrado no último quilómetro dos Campos Elísios na frente do pelotão", confidenciou à Lusa.

Vencedor de uma etapa no Giro'2020, Guerreiro só lamenta uma lacuna na sua participação, que lhe permitiu suceder a Rui Costa, José Azevedo, José Martins, Fernando Mendes, Joaquim Agostinho e Alves Barbosa, os outros lusos a concluírem o Tour entre os 20 melhores.

"Claro que faltou a etapa, mas não foi por falta de tentativas. Tentei sempre, mas este é um nível muito alto. Não foi este ano, mas acho que um dia vou conseguir. Vou sempre lutar por isso e quem sabe um dia levantar os braços na Volta a França", finalizou.

Fonte: Record on-line

“Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic em evidência no Campeonato Nacional”


Decorreu no fim de semana de 17 e 18 de Julho, em A-do-Barbas, concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de CRI e fundo. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

No dia 17 decorreu o contrarrelógio individual de 18 quilómetros para todas as categorias, tendo a ASFIC GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC, participado com 6 atletas e conquistado um título de campeão nacional e um 3 lugar no pódio, com o atleta Vitorino Pereira e Ricardo Gonçalves.


No dia 18 decorreu o campeonato nacional de fundo, num circuito que obrigava a que os ciclistas completassem um determinado número de voltas, consoante a categoria. Os primeiros a partir foram os de elite amador, juntamente com os masters 30 e 35, que percorreram uma distância de 143,5 quilómetros, correspondentes a 13 voltas. A corrida foi bastante atacada desde início, mas sempre com uma resposta eficaz por parte do pelotão e em especial da ASFIC GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC que tentou sempre controlar o pelotão.  A vitória foi discutida ao sprint, com João Letras da ASFIC GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC a levar a melhor sobre os seus adversários, cortando a meta em 1º lugar, sagrando-se o novo campeão nacional.


Na segundo corrida, a dos master 40 e seguintes, foram percorridos 109km com a ASFIC GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC a colocar o atleta Rui Rodrigues em excelente posição de vencer e revalidando o titulo de Campeão Nacional. Vitorino Pereira conseguiu disputar o pódio no seu escalão, alcançando o 3º lugar.

A equipa que continua em destaque no ciclismo, dispõem agora de dois campeões nacionais na sua formação, numa altura em que já́ sabe que depois de uma reunião que decorreu na semana passada, o Município e a freguesia, descartaram apoiar financeiramente a equipa.


Alguns patrocinadores após terem conhecimento da reunião respostaram e já se dispuseram a colmatar o apoio não cedido pelo município, com o intuito de a mesma continuar em Rio Maior, mas agora com a exclusividade dos seus patrocinadores.

Os títulos nacionais são sempre um objetivo de todas as equipas, onde os seus atletas orgulhosamente vestem durante um ano a camisola de campeão nacional, fruto do grupo forte que temos, com base na união e equilíbrio, que lutou, luta e lutará com combatividade a procurar o destaque em todas as competições, para dar a maior visibilidade possível aos nossos patrocinadores.

Fonte:  ASFIC - Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic







“Antarte-Feirense/Rafael Silva batido ao milímetro da 2ª etapa do GP Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho”


Rafael Silva, na luta pela vitória até ao último milímetro de terreno

 

Foto: João Fonseca

Disputou-se de 16 a 18 de julho a 44.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. A equipa Antarte-Feirense, teve como principal destaque da sua participação o 2º lugar de Rafael Silva na 2ª etapa de três dias de competição intensos, e em que os corredores da equipa feirense, procuraram ser protagonistas, com Gonçalo Amado a ser um dos fugitivos da 1ª etapa, iniciada no Turcifal para um total de 85,3 km, sendo dos últimos a ser alcançado pelo pelotão a 2 km da meta, já em plena subida da Serra do Socorro, onde a vitória sorriu a Frederico Figueiredo (Efapel).

No segundo dia, a Antarte-Feirense marcou novamente presença na fuga do dia com Fábio Oliveira, que integrou o grupo de sete corredores na dianteira. Iniciada em Arruda dos Vinhos, a segunda etapa rumou a Torres Vedras para o tradicional circuito, com passagem pelo alto da Serra da Vila.

A fuga resistiu até à terceira das quatro passagens pela meta, momento em que o pelotão terminou com a fuga para um final ao sprint. Na derradeira batalha pela vitória, Rafael Silva foi superado no risco de meta pelo vencedor do dia, Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy), no final dos 166 km.

Na terceira e última etapa, que uniu a Serra d’El Rei ao Alto de Montejunto em 185 km, a equipa Antarte-Feirense esteve novamente na frente, com Afonso Eulálio a integrar a fuga do dia.

 

Classificação 1ª etapa:

 

1º Frederico Figueiredo (Efapel) 2:10:38

...

21º Rafael Silva (Antarte-Feirense) + 1:13

38º Bruno Silva (Antarte-Feirense) + 1:57

39º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +1:57

47º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +2:18

72º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +4:16

85º Vicente de Mateos (Antarte-Feirense) +6:13

90º Bernardo Saavedra (Antarte-Feirense) +6:40

 

Classificação 2ª etapa:

 

1º Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy) 4:07:50

2º Rafael Silva (Antarte-Feirense) mt

36º Vicente De Mateos (Antarte-Feirense) +31

48º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +4:51

51º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +6:41

60º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +7:34

81º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +15:06

97º Bernardo Saavedra (Antarte-Feirense) +25:16

 

Classificação 3ª etapa:

 

1º José Neves (W52/FC Porto) 4:38:26

18º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +2:17

40º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +7:30

48º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +14:05

62º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +18:34

73º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +21:25

83º Vicente De Mateos (Antarte-Feirense) +24:02

DNF Bernardo Saavedra (Antarte-Feirense)

 

Classificação Geral Final:

 

1º Frederico Figueiredo (Efapel) 10:56:38

16º Rafael Silva (Antarte-Feirense) +3:40

40º Bruno Silva (Antarte-Feirense) +17:17

55º Gonçalo Amado (Antarte-Feirense) +27:23

58º Fábio Oliveira (Antarte-Feirense) +28:48

61º Vicente De Mateos (Antarte-Feirense) +31:02

62º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense) +33:43

 

Geral Equipas:

 

1ª Euskaltel-Euskadi

10ª Antarte-Feirense

Fonte: Antarte-Feirense

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Prestação sólida da equipa no Troféu Joaquim Agostinho”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua terminou hoje a sua participação no Troféu Joaquim Agostinho com a terceira etapa, uma ligação de 185 quilómetros, entre Serra d'El Rei e o alto de Montejunto. Mais um dia onde a equipa esteve entre os melhores com Tiago Antunes e Joaquim Silva entre os 10 primeiros no alto, cimentando assim os seus ligares também nos 10 primeiros da Classificação Geral.


Etapa mais longa da competição, mas nem assim deixou de ser atacada desde o quilómetro 0. Uma fuga de 14 elementos viria a formar-se após cerca de 30 quilómetros, mas que nunca teve grande margem por parte da equipa do camisola amarela. A nossa equipa manteve-se junta e coesa no pelotão, aguardando as principais dificuldades do dia para fazer diferenças.

Já dentro dos últimos 10 quilómetros com as subidas ao Avenal e Montejunto, a corrida explodiu por completo com o aumentar do ritmo. No grupo da dianteira contávamos com a presença de Tiago Antunes, Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves. Já nos derradeiros quilómetros Tiago Antunes e Joaquim Silva trabalharam em conjunto para alcançar a frente da corrida e no Alto do Montejunto Tiago Antunes foi 5º e Joaquim Silva 10º classificado. Com estas posições cimentaram os seus lugares dentro dos 10 primeiros da Classificação Geral, terminando assim em 6º e 7º lugar respetivamente.


Coletivamente foi mais um dia bastante positivo e o assalto à liderança desta classificação foi falhado por apenas escassos 6 segundos. Um grande esforço de toda a equipa não só no dia de hoje, mas ao longo dos 3 dias de competição. Esta foi a última prova antes da Volta a Portugal, que uma vez mais foi concluída com um desempenho positivo.


 

Classificação Etapa


Serra d’El Rey – Alto do Montejunto: 185 Kms

 

1.º José Fernandes (W52-FC Porto), 4h38m26s

5.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m15s 10.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m29s

16.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m11s 39.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m30s

65.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 19m19s 78.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 23m32s 97.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 37m57s

 

Classificação Geral


 

1.º Frederico Figueiredo (Efapel), 10h56m38s

6.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m03s 7.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m04s

17.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m02s 33.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 11m53s 59.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 28m54s 73.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 29m15s

94.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1h03m05s

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Euskaltel - Euskadi, 32h58m01s 3.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 6s

Fonte:  Tavfer-Measindot-Mortágua

“Seleção Nacional/José Sousa melhor português no arranque da L’Etoile d’Or”


Por: Ana Nunes

A L’Etoile d’Or, prova pontuável para a Taça das Nações de sub-23, teve início hoje, em França, com dupla jornada. Após o contrarrelógio individual na parte da manhã e a etapa em linha à tarde, José Sousa é o português melhor classificado à geral.

O dia de hoje iniciou-se com um contrarrelógio individual de 9,6 quilómetros, em Pouligny-Saint-Pierre. Pedro Andrade foi o melhor português em prova, tendo terminado no 68.º lugar, a 1m04s do vencedor, Filip Maciejuk.

Entre os restantes corredores portugueses em prova, Pedro Miguel Lopes foi 81º classificado, tendo gasto mais 1m12s do que o vencedor. José Sousa e Pedro Pinto terminaram em 93.º e 94.º, a 1m22s e 1m24s, respetivamente. António Ferreira foi 110.º, a 1m42s e Pedro Silva fechou em 124.º, a 2m06s

A segunda etapa, que ligou Mérigny a Le Blanc, num percurso de 141,9 quilómetros ficou marcada por várias quedas e pelo vento forte, que foram deixando vários corredores para trás. A corrida foi muito atacada desde início, com Louis Blouwe (Bélgica) e Théo Degache (Auvergne-Rhône-Alpes) a tentarem uma fuga. Os dois chegaram a ter perto de três minutos de vantagem para o pelotão, acabando por ser apanhados, numa altura em que a Polónia, a Itália e a França lideravam a perseguição.


À entrada para o circuito final o pelotão começou a aumentar o ritmo, com vários ataques a acontecerem nos últimos 20 quilómetros. Pouco depois quatro corredores destacaram-se do grupo principal, entre eles o português José Sousa, com o italiano Filippo Baroncini a conseguir isolar-se já na parte final, deixando os restantes serem absorvidos pelo pelotão. O corredor cortou a meta com oito segundos de vantagem para os perseguidores.

António Ferreira foi o português mais bem classificado no final desta segunda etapa, tendo terminado na 38.ª posição, a 25 segundos do vencedor. No mesmo grupo estava José Sousa, que que terminou em 59.º com o mesmo tempo. Mais atrás, chegaram em 72.º e 77.º, Pedro Miguel Lopes e Pedro Andrade, a 7m47, seguidos de Pedro Pinto e Pedro Silva, em 116.º e 117.º, a 15m07.

Na classificação geral, o polaco Filip Maciejuk continua a ser líder da geral, com Kévin Vauquelin (França) e Marjin Van Den Berg (Holanda) a seis segundos. Entre os portugueses, José Sousa é aquele que se encontra melhor classificado, em 55.º, a 1m33s do corredor polaco. António Ferreira está em 62.º, a 1m53s, Pedro Andrade em 79.º, a 8m37s, seguido de Pedro Miguel Lopes em 84.º, a 8m45s. Pedro Pinto ocupa o lugar 114, a 16m17s e Pedro Silva está em 118.º, a 16m59s.

José Marques, que dirige a seleção em França, em substituição de José Poeira que se encontra nos Jogos Olímpicos, faz o balanço positivo dos resultados neste primeiro dia de prova. “No contrarrelógio os resultados foram ao encontro daquilo que era esperado, visto que não trouxemos corredores que sejam especialistas neste tipo de prova.

Na corrida da tarde tivemos vários corredores que estiveram envolvidos em quedas, mas sem grandes consequências físicas. Os resultados do António Ferreira e do José Sousa deram muito boas indicações para amanhã, visto que estiveram muito bem posicionados durante a corrida. Faço um balanço positivo deste dia e penso que amanhã, escapando às quedas, conseguiremos colocar novamente corredores na frente”, afirmou José Marques, destacando o trabalho dos dois corredores estreantes neste tipo de provas internacionais.

Amanhã, dia 20 de julho, a terceira e última etapa tem partida e chegada em Montmorillon onde, uma vez mais, terão de completar três voltas a um circuito. Este será um percurso de média montanha, tal como o anterior, mas com mais dureza, o que poderá fazer diferenças.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“António Ferreira na seleção nacional”


O jovem corredor António Ferreira (Antarte-Feirense) foi um dos eleitos para representar a Seleção Nacional na L’Etoile d’Or, em França, prova pontuável para a Taça das Nações de Sub-23, que se realiza de 19 e 20 de julho.

O dia 19 será de dupla jornada, disputando-se pela manhã um contrarrelógio individual de 9,6 km, em Pouligny-Saint-Pierre, e de tarde uma etapa de 141,9 km, entre Mérigny e Le Blanc. No dia 20, a terceira e derradeira etapa será de 182 km, com partida e chegada em Montmorillon.

Juntamente com António Ferreira da Antarte-Feirense vão estar na Selecção Nacional Pedro Andrade (Hagens Berman Axeon), Pedro Miguel Lopes e José Sousa (Kelly-Simoldes-UDO), Pedro Silva (Rádio Popular-Boavista) e Pedro Pinto (Tavfer).

A prova terá transmissão na página de facebook: https://www.facebook.com/LEtoile-dOr-415787852297552/

Fonte: Antarte-Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com