segunda-feira, 12 de junho de 2023

“Melissa Maia sétima classificada no Europeu de maratona BTT”


Ciclista portuguesa foi a melhor portuguesa na prova que decorreu na cidade de Laissac, em França

 

Foto: penacovactual.sapo.pt

A ciclista portuguesa Melissa Maia foi ontem sétima classificada no campeonato da Europa de maratona BTT (XCM), em Laissac, França, que teve José Dias como melhor luso no masculino, no 17.º posto.

A ciclista lusa participou pela Korpo Activo/Penacova, justificando o título de campeã nacional ao fechar os 80 quilómetros da prova em 4:45.47 horas, a mais de 18 minutos da nova campeã europeia, a alemã Aldelheid Morath.

Morath deixou a francesa Estelle Morel a 5.17 minutos, enquanto a suíça Irina Luetzelschwab fechou o pódio, a 8.25. Na mesma prova, Leandra Gomes foi 27.ª e Ana Tomás 29.ª.

A seleção nacional participou na corrida masculina, com José Dias, campeão português em título, a ser 17.º, a 12.35 minutos do vencedor, o belga Wout Alleman, que se isolou e bateu o italiano Fabian Rabsteiner, segundo, por 2.01, com o alemão Simon Schneller em terceiro, a 4.52.

Também pela seleção, Guilherme Mota acabou em 28.º e Gonçalo Amado em 30.º, numa corrida que, assumiu o selecionador Pedro Vigário, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo, “não correu como desejado”.

Filipe Francisco e Tiago Ferreira desistiram e desfalcaram as aspirações lusas, enquanto Dias “fez uma corrida em progressão, acabando bem, embora longe do pódio” que esperavam.

Fonte; Sapo on-line

“Biniam Girmay vence segunda etapa da Volta à Suíça”


Prova continua a ser liderada pelo ciclista da casa Stefan Küng

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty) somou esta segunda-feira o segundo triunfo da temporada, ao vencer a segunda etapa da Volta à Suíça, que continua a ser liderada pelo ciclista local Stefan Küng (Groupama-FDJ).

Girmay soube esperar pelo momento certo para lançar o sprint, aproveitando a precipitação do belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) para ser o primeiro a cruzar a meta, no final dos 173,7 quilómetros entre Beromünster e Nottwil, com o tempo de 03:53.37 horas.

Em segundo lugar ficou o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), com Van Aert a ser 'apenas' terceiro, depois de ter arrancado a 300 metros da meta, e a ter de contentar-se com quatro segundos de bonificação, que lhe permitem reduzir as diferenças para Küng e para o segundo classificado, o seu compatriota Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step).

Os belgas parecem apostados em destronar o suíço da Groupama-FDJ através das bonificações, uma vez que também o campeão mundial de fundo amealhou um segundo hoje. Assim, Küng lidera com cinco segundos de vantagem para Evenepoel, segundo, e seis para Van Aert, terceiro.

Rui Costa chegou integrado no pelotão, na 79.ª posição, e pôde celebrar a vitória do seu colega de equipa, que ganhou pela segunda vez esta época, depois de vencer a primeira etapa da Volta à Comunidade Valenciana.

O único português em prova na Volta à Suíça é 58.º da geral, a 58 segundos de Küng.

Na terça-feira, a terceira etapa da prova suíça liga Tafers a Villars-sur-Ollon, ao longo de 143,8 quilómetros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Inscrições abertas: Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho de 2023)”


Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques e ao Pavilhão Almor Vaz (Inatel). As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online www.acm.pt .

A 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Club.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, SEG 3 - Mediação de Seguros, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Associação Vimaranense de Hotelaria, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Daniel Moreira venceu o Circuito de Ciclismo de Amares”


Pleno em toda a linha para o jovem ciclista da Tensai/Sambiental/Santa Marta, vencedor do 65º Circuito de Santo António de Amares, ao arrecadar todos os prémios em disputa: vitória final, meta volante e dois prémios de montanha.

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi o protagonista do 65.º Circuito de Santo António de Amares, prova inserida no programa das Festas d´Amares - Santo António 2023, e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã.


Num excelente dia para a prática da modalidade, o pelotão júnior, composto por cerca de meia centena de atletas, percorreu a maior parte das freguesias do concelho de Amares e sentiu ao longo de todo o percurso o apoio e o carinho das gentes de Amares, que fez questão de sair à rua e incentivar os jovens ciclistas.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Amares, o tradicional Circuito de Amares contou com um percurso de 79 quilómetros, contando com dois Prémios de Montanha e uma Meta Volante.


Daniel Moreira, júnior de primeiro ano da Tensai/Sambiental/Santa Marta, foi o protagonista da prova amarense, pois venceu tudo o que havia para ganhar.

O ciclista de Viana do Castelo integrou desde o início as várias tentativas de fuga. Venceu o Prémio de Montanha situado no Santuário da Abadia, impondo-se a Leonardo Neves (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época/Reol) e a Andrey André (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact).

Na descida para Bouro um quarteto, composto por Daniel Moreira (Tensai), Leonardo Neves (CC Barcelos), Bruno Lopes e Andrey André (Landeiro), atacou e conseguiu fugir do primeiro grupo perseguidor, o que se podia chamar de pelotão.


Os fugitivos foram aos poucos aumentando a vantagem e lutaram entre si pela Meta Volante, situada na primeira passagem pela meta, onde Daniel Moreira foi, mais uma vez, o mais rápido, seguido de Leonardo Neves.

Na segunda metade do Circuito de Santo António de Amares, os ciclistas encontraram um novo Prémio de Montanha, uma subida longa com Daniel Moreira a vencer no alto de Seramil. Já na descida para Caldelas, um segundo quarteto, composto por Diogo Pinto (Academia EFAPEL de Ciclismo) e José Moreira e Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) Vítor Tofanini (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), tenta a aproximação aos fugitivos e consegue mesmo alcançá-los ainda antes do km70.

Também Rodrigo Neves (CC Barcelos) e Pedro Cunha (ABTF Betão/Bairrada) se juntam ao grupo, de onde saem, entretanto, Leonardo Neves e Vítor Tofanini.

Aos poucos o duo vai conseguindo aumentar a vantagem. Daniel Moreira vai ao alcanço do duo e ainda antes dos 74 quilómetros dá-se a junção dos três ciclistas, que a partir daí seguem juntos para a meta.


Daniel Moreira é o mais forte no sprint final batendo sob a linha de meta o seu colega de fuga Leonardo Neves, que faz o segundo lugar e o mesmo tempo do vencedor. O Campeão do Brasil Junior de estrada, Vítor Tofanini faz terceiro lugar a quatro segundos dos primeiros.

Por equipas vence a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), o Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol é segundo e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor/Segmento D’Época/Reol sobe ao terceiro lugar do pódio.

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) vencedor em Amares

 

Daniel Moreira sai de Amares bastante satisfeito, vencendo a todos os níveis. O ciclista de Viana do Castelo considera que “foi uma prova muito exigente” e refere que “adequa-se a mim, pois é um ‘rompe-pernas’ muito bom e saio daqui satisfeito”.

Sobre a prova referiu que “comecei desde o início da corrida a atacar. Na subida da Abadia consegui-me distanciar com um atleta da Landeiro. Fomos sempre a gerir. Entretanto, chegaram mais atletas e fomos aumentando a vantagem para o pelotão e ao mesmo tempo a gerir”, disse o jovem ciclista da formação vianense, que adiantou que “já numa fase adiantada da corrida fomos alcançados por um grupo de atletas. Deixei-me ir na roda, recuperei energias e depois aqui na meta foi sprintar para a vitória”.


Como foi ganhar energias para sprintar ao fim de 79 quilómetros, com dois Prémios de Montanha? “Foi um misto de emoções…Foi todo um trabalho em equipa pela minha parte e da ADRAP. Estamos aqui como uma equipa e esta vitória é por todos nós”.

 

Vítor Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares

 

Vítor Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Amares, faz um balanço “muito positivo” desta 65.ª edição do Circuito de Santo António de Amares, e realça o facto da prova ter passado, este ano, pela maior parte das freguesias do concelho.

“O objetivo é mesmo este: levar a prova e o ciclismo a casa de todas as pessoas de Amares. Passamos por quase todas as freguesias, apenas não conseguimos ir a uma. Este ano acrescentamos mais algumas em relação ao ano anterior e passamos por partes emblemáticas do concelho, como o Mosteiro da Nossa Senhora da Abadia, pelo Urjal, pelo Mosteiro de Rendufe, Termas de Caldelas, portanto, pontos emblemáticos”.

Este ano o autarca acompanhou a circuito inserido da caravana e afirmou que “é uma sensação única, é apercebermo-nos do quanto as pessoas gostam do ciclismo, mesmo estando em casa não deixam de puxar pelos ciclistas”.

O Circuito de Santo António de Amares é um dos circuitos mais antigos do país, apenas ultrapassado pela Volta a Portugal, e Vítor Ribeiro garante que “continua a ser uma aposta do município. Esta é já a 65.ª edição, é uma referência no país e queremos continuar a organizá-lo e, se possível, que seja cada vez maior e melhor. Queremos, nos próximos anos, ter mais ciclistas, mais internacionalizações. Estamos empenhados nisso e a trabalhar com a ACM para potenciar ainda mais”.

O 65º Circuito de Santo António tem o patrocínio do Município de Amares e o apoio das seguintes entidades: Festas D´Ámares, MotoGalos Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design e Cuidar Mais - Clínica Médica.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis coroado em casa vencedor dob43.º Grande Prémio ABIMOTA”


Fotos: João Fonseca Photographer

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi coroado vencedor do 43.º Grande Prémio ABIMOTA, sagrando-se o 8.º vencedor do Clube Desportivo Fullracing a conquistar esta competição. Já a estrutura de Águeda é aquela que até à atualidade mais edições venceu. Artem Nych também se destacou nesta edição, ao fechar os três dias da prova com o 5.º lugar da Classificação Geral.

A última etapa do Grande Prémio ABIMOTA foi disputada entre Anadia e Águeda, com a partida do Velódromo Nacional de Sangalhos, para uma viagem de 160,8 km bem agitados.


 

Foi depois de percorridos 30 km que se formou a fuga do dia, composta por um grupo de 17 unidades. Sem representação da estrutura de Águeda, a fuga ficaria reduzida a sete elementos depois da contagem de montanha de 2.ª categoria. Seria deste grupo que iria sair o vencedor do dia. 

Christopher Morales (Maglia Tecnosylva Bembibre) foi quem ergueu os braços em Águeda. O grupo onde rolavam os favoritos chegava 10 segundos depois, com Rafael Reis a cortar a meta em 8.º lugar e a garantir a conquista da 43.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA.


“O objetivo foi cumprido. Queríamos manter a Camisola Amarela desde o contrarrelógio até ao dia de hoje. Ontem era uma etapa um pouco complicada, passei mal na última subida também por falha minha, porque a equipa fez um grande trabalho. Mas estava mais ou menos controlado na frente com Artem Nych, para no dia de hoje tentarmos que as coisas saíssem bem. Nesta última etapa, a corrida acabou por juntar um grupo, eu tinha 11 segundos de vantagem, mas havia mais bonificações do que ontem. Fomos controlando a fuga, fazendo contas para a Geral e no final tudo terminou da melhor forma para a equipa, com a vitória, resultado de um trabalho incrível de todos”, disse Rafael Reis.


 

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que “foi uma grande vitória para toda a equipa. É também uma vitória muito merecida para Rafael Reis, por todo o trabalho que faz para a equipa e pelo companheirismo que dá a este grupo. É muito merecido, mas há que reconhecer o trabalho de todo o coletivo, que foi fantástico. Pedro Silva fez um grande trabalho com Fábio Costa e Sergio García, rematado com dois grandes corredores como são Mauricio Moreira e Artem Nych, que trouxeram Rafael Reis na condição de poder discutir a Geral e levamos a vitória para casa, deste Grande Prémio ABIMOTA. Na história da prova somos a equipa com mais vitórias nesta corrida. Já temos oito vitórias desde a história deste clube e isso para nós é muito importante, ganhar em casa, em Águeda, porque é o nosso território”.  


 

CLASSIFICAÇÕES: 

43.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA 

3.ª ETAPA: Anadia – Águeda» 160,8 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA 

 

1.º Christopher Morales (Maglia Tecnosylva Bembibre), 03h41m05s 

2.º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense), mt  

3.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

8.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10s 

16.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 12s 

30.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m27s 

87.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19m54s 

88.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

94.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m51s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa) 

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 08h18m16s 

2.º Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO), a 11s 

3.º José Sousa (Kelly / Simoldes / UDO), a 14s 

5.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

21.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m28s 

48.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m53s 

68.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 35m41s 

69.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 36m44s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Kelly / Simoldes / UDO, 24h56m29s  

5.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 01m43s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO), 34 Pontos 

7.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 16 Pontos 

10.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 14 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Duarte Emanuel (Efapel Cycling), 26 Pontos 

11.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

15.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos 

16.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com