quarta-feira, 5 de outubro de 2022

“Homens do Torres Novas vencem Taça de Portugal”


A etapa de Portimão da Taça de Portugal terminou com uma novidade: no sector masculino, o CN Torres Novas garantiu o troféu quando ainda falta disputar a prova de Sesimbra. Entre as mulheres, continua ainda tudo em aberto.

A equipa torrejana chegou ao Algarve com seis vitórias nas oito provas disputadas, sabendo que bastava apenas um pequeno passo para garantir o troféu no sector masculino. Assim foi. Numa prova em que Pedro Gaspar (Outsystems Olímpico de Oeiras) foi o mais rápido, o quarteto de Torres Novas venceu com 2 minutos e 9 segundos de avanço sobre os homens de Oeiras, e 2:40 menos do que o SL Benfica.

No sector feminino, a vitória individual foi para Raquel Rocha (CNATRIL), enquanto o Alhandra SC manteve viva a esperança de vencer a Taça de Portugal, ao terminar no lugar mais alto do pódio em Portimão. Com a conjugação de resultados no Algarve, a Taça de Portugal feminina fica por decidir em Sesimbra, com Outsystems Olímpico de Oeiras, Torres Novas e Alhandra SC ainda na luta pelo troféu.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Torres Novas e Benfica campeões nacionais de triatlo”


O CN Torres Novas, no sector masculino, e o SL Benfica, entre as mulheres, sagraram-se campeões nacionais de clubes de triatlo, ao vencerem a última etapa disputada em Portimão, na variante de contra-relógio.

Foi um dia de emoções fortes do Algarve. Os principais candidatos ao título nacional de clubes chegaram à Marina de Portimão com a certeza que a prova seria decisiva, e foi. Entre os homens, foram apenas 13 os segundos que separaram o CN Torres Novas do quarteto do Outsystems Olímpico de Oeiras. Os torrejanos levaram a melhor e garantiram a vitória que faltava para assegurarem o título nacional de clubes pelo segundo ano consecutivo. Nas contas do campeonato masculino, o SL Benfica terminou na terceira posição e os homens de Oeiras sagraram-se vice-campeões nacionais.

No sector feminino, a vitória sorriu às encarnadas. O trio do SL Benfica superou a concorrência e venceu o contra-relógio com 1 minuto e 19 segundos de vantagem sobre equipa do CN Torres Novas, ficando o Alhandra SC com o último lugar do pódio. Nas contas finais, a equipa da Luz garantiu o título nacional, enquanto torrejanas e Outsystems Olímpico de Oeiras fecharam o pódio, respetivamente.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tadej Pogacar vence 101.ª edição da Tre Valli Varesine”


Companheiro de equipa de ‘Pogi’, João Almeida foi o único luso em prova, no 64.º posto, a 6.29 minutos do vencedor

 

Por: Lusa

Foto: EPA/ROBERTO BETTINI

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 101.ª edição da Tre Valli Varesine, que foi disputada num ‘sprint’ na chegada a Varese, ao cabo de 196,3 quilómetros iniciados em Busto Arsizio.

Pogacar, de 24 anos, cumpriu a distância em 4:36.59 horas, batendo sobre a meta o colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), segundo, e o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), terceiro.

O dia foi discutido num ‘sprint’ final após o pelotão ter anulado a fuga do dia, sobretudo com o trabalho da ‘Telefónica’, à procura de dar a vitória ao ‘veterano’ Valverde, de 42 anos, a caminho de fechar a carreira no final de 2022.

Companheiro de equipa de ‘Pogi’, João Almeida foi o único luso em prova, no 64.º posto, a 6.29 minutos do vencedor.

Fonte: Sapo on-line

“Christophe Laporte vence isolado a Binche-Chimay-Binche”


Francês ganhou a 35ª edição da prova

 

Por: Lusa

Foto: Binche Chimay Binche

O ciclista francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu esta terça-feira isolado a 35.ª edição da Binche-Chimay-Binche, que marcou a primeira corrida enquanto campeão do mundo do belga Remco Evenepoel (Quickstep-Alpha Vinyl).

Laporte, de 29 anos, cumpriu os 198,6 quilómetros em 4:26.16 horas, três segundos mais rápido que o norueguês Rasmus Tiller (Uno-X), segundo, e oito em relação ao francês Hugo Page (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro.

Foi a quinta vitória da temporada para o gaulês, no primeiro dia na camisola 'arco íris' do novo campeão do mundo de estrada, que cortou a meta em 108.º, a 6.03 minutos.

Cortou a meta ao lado do compatriota e companheiro de equipa Iljo Keisse, que hoje fez a última corrida da carreira, aos 39 anos, após 12 anos na QuickStep, na maioria das vezes ao serviço de líderes.

Fonte: Record on-line

“Arkéa-Samsic revela que Nairo Quintana não vai alinhar nas clássicas italianas”


Por: José Morais

Foto: Tim de Waele/Getty Images

Com três clássicas marcadas para outubro, a grande ausência será Nairo Quintana, informou a Arkéa-Samsic que o seu líder não marcará presença, depois do caso de tramadol na Volta a França, com o ciclista colombiano a ficar de fora.

É uma novidade esta notícia, já que Nairo Quintana afirmou no campeonato mundial de estrada, que estava em boas condições físicas, e que tinha percorrido mais de duzentos quilómetros sempre no grupo principal, o qual consegui terminar em 66º lugar.

Sem ainda uma vaga garantida no World Tour para a época de 2023, a equipa terá de fazer alinhar os melhores ciclista que possui à sua disposição, não havendo assim Nairo Quintana no Giro dell'Emilia ou Tre Valli Varesine, não havendo ainda uma confirmação oficial, e muito provável que também não marque presença na Lombardia.

Irão ser três provas a realizar em Itália com a mesma formação, o Giro dell'Emilia, o Tre Valli Varesine e a Lombardia, com o objetivo de participar, onde Warren Barguil será o ciclista protegido, afirmou o diretor desportivo, Yvon Caer, e dizia ainda, “Temos uma formação muito boa, a protegê-lo, e o nosso objetivo será o de terminar a época de 2022 com resultados muito bons, já as três corridas são muito difíceis”, afirmou o diretor desportivo da equipa.

“Comunicado FPC”


Decisão sobre as candidaturas a Equipa Continental UCI 2023

 

Por: José Carlos Gomes

A Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo, reunida no dia 4 de outubro, deliberou aceitar as candidaturas das seguintes estruturas ao estatuto de Equipa Continental UCI em 2023:

 

ABTF Betão-Feirense

Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel

Efapel Cycling

Glassdrive-Q8-Anicolor

Kelly Simoldes UDO

LA Alumínios-Credibom-Marcos Car

Rádio Popular-Paredes-Boavista

Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

 

A candidatura da equipa Aviludo-Louletano-Loulé Concelho foi também aceite, apesar de ter sido submetida fora do prazo.

A Federação Portuguesa de Ciclismo não tomou ainda uma decisão quanto à candidatura da W52-FC Porto, aguardando novos dados, já solicitados à União Ciclista Internacional (UCI).

 

Depois de aceites, as candidaturas terão de cumprir todos os prazos regulamentares para formalizarem o registo perante a UCI.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Advogado destaca coragem dos ciclistas suspensos: «Para que o futuro do ciclismo seja mais limpo e despoluído»”




Luís Filipe Pirré lembra que decisões de Rui Vinhas, Samuel Caldeira, Daniel Mestre e José Neves não são definitivas

 

Por: Lusa

Foto: Bruno Colaço

O advogado Luís Filipe Pirré, representante dos ciclistas Rui Vinhas, Samuel Caldeira, Daniel Mestre e José Neves, salientou esta terça-feira "a coragem" dos seus clientes, suspensos por três anos, notando que o "tempo da justiça ainda não acabou".

Em declarações à agência Lusa, Luís Filipe Pirré quis destacar "o ato nobre e de grande coragem" dos seus representados, que se "sacrificaram em nome do ciclismo". "Queria sublinhar a coragem deles como pessoas. Há aceitação das consequências desportivas e uma colaboração com a justiça desportiva para que o futuro do ciclismo seja mais limpo e despoluído", afirmou.

Luís Filipe Pirré recordou que "há um tempo da justiça que ainda está a decorrer e ainda não acabou", frisando que "as decisões não são definitivas".

Rui Vinhas, vencedor da Volta a Portugal em 2016, José Neves, campeão nacional de fundo em 2021, Samuel Caldeira, 'capitão' da W52-FC Porto na estrada, e Daniel Mestre, vencedor da classificação por pontos da Volta em 2019, foram hoje sancionados por três anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), por "posse de substância proibida e método proibido", a mesma pena aplicada a Ricardo Vilela e Ricardo Mestre.

Já João Rodrigues vai cumprir um castigo de quatro anos imposto pela União Ciclista Internacional, por anomalias no passaporte biológico, e outros três anos por "posse de método proibido", embora mantenha os triunfos naquelas corridas, assim como na Volta ao Alentejo de 2019.

Os processos dos restantes três ciclistas - Joni Brandão, José Gonçalves e Jorge Magalhães - e elementos do 'staff' da W52-FC Porto suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) "ainda estão a decorrer", confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.

No final de abril, 10 ciclistas da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação 'Prova Limpa', a cargo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

Na operação policial, "foram apreendidas diversas substâncias e instrumentos clínicos, usados no treino dos atletas e com impacto no seu rendimento desportivo", detalhou então a Polícia Judiciária.

Em 15 de julho, oito ciclistas (Rodrigues, Brandão, Vinhas, Ricardo Mestre, Vilela, Gonçalves, Caldeira e Daniel Mestre) foram suspensos preventivamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), que, em finais de agosto, suspendeu também José Neves e Jorge Magalhães.

A União Ciclista Internacional (UCI) viria a retirar a licença desportiva à W52-FC Porto antes da Volta a Portugal.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com