domingo, 11 de dezembro de 2022

“Wout Van Aert conquista em Dublin primeiro triunfo do ano na Taça do Mundo de ciclocrosse”


Belga impôs-se ao seu compatriota Laurens Sweeck

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O belga Wout Van Aert venceu este domingo a prova de Dublin da Taça do Mundo de ciclocrosse, conquistando o primeiro triunfo da temporada na especialidade, impondo-se ao seu compatriota Laurens Sweeck, que lidera a competição.

Depois do segundo lugar em Antuérpia, na Bélgica, onde venceu o seu rival holandês Mathieu van der Poel hoje ausente, o campeão belga impôs-se na prova irlandesa em 59.36 minutos, apesar de ter sofrido uma queda e se ter atrasado devido a uma bandeira que se enfiou numa roda.

Sweeck e o britânico Thomas Pidcock ficaram nas segunda e terceira posições, a 14 e 17 segundos, respetivamente.

A Taça do Mundo de ciclocrosse de 2022-23 prossegue na próxima semana, com a 10.ª das 14 etapas, em Val di Sole, em Itália.

 

Top 5 da prova:

 

1º Wout Van Aert da Jumbo Visma  59:36

2º Laurens Sweeck da Crelan-Fristads +14

3º Thomas Pidcock da Ineos Grenadiers +17

4º Lars Van der Haar da Baloise Trek Lions +19

5º Michael Vanthourenhout da Pauwels Sauzen-Bingoal +22

Fonte: Record on-line

“Paris é objetivo do triatlo português: Ambição e esperança para 2024”


João Silva, Maria Tomé e Ricardo Batista fazem balanço do ano e esperam garantir vaga nos próximos Jogos Olímpicos

 

Por: André Antunes Pereira

O ano de 2022 está prestes a terminar e foi positivo para o triatlo português, já focado nos Jogos Olímpicos de 2024. A primeira das duas fases de qualificação está em marcha e, embora ainda nenhum português tenha garantido presença na competição a disputar em Paris, o objetivo é tentar superar a representação lusa em Tóquio’2020, que foi de três elementos.

Um deles foi João Silva. Aos 33 anos, é um dos mais experientes triatletas portugueses e almeja a sua quarta presença olímpica. "Este ano correspondi ao que me propus. Agora é continuar no mesmo registo. Esperar que tudo corra bem, sem lesões, e continuar o bom trabalho", explicou, a Record. Nono colocado na etapa final da Taça do Mundo, em Abu Dhabi, no final de novembro, João Silva finalizou a competição como 11º da geral e faz um balanço muito positivo: "Ficou dentro das expectativas, mas pouco antes dessa prova tive uma lesão grave que me deixou dúvidas. Felizmente correu tudo bem e estou muito contente".

Também a trabalhar com Paris no horizonte está Ricardo Batista, que aos 22 anos sonha com a primeira presença olímpica: "Fiz uma época bastante positiva e espero que 2023 seja um ano sem azares, que corra ainda melhor. Quero alcançar bastantes pontos olímpicos e voltar a andar no top-10 do circuito mundial".

Na vertente feminina, Maria Tomé ambiciona ajudar o triatlo luso a fazer história. "Se eu e a Melanie Santos conseguirmos o apuramento, será um feito único, levarmos duas mulheres aos Jogos. E se for na estafeta também", assume a triatleta de 21 anos. Após "um ano bastante duro", Maria Tomé fechou-o com um 14º lugar no Mundial de sub-23: "Não correu totalmente como eu queria, mas foi bastante bom, é sempre um grande resultado".

 

Modalidade com muito para crescer em Portugal

 

Em Portugal, o triatlo não tem o protagonismo que tem noutras paragens. mas potencial não falta. "Há muitas coisas em que podemos evoluir. Temos muitos jovens com qualidade e esperamos que continuem a fazer o seu trajeto com trabalho e humildade, para que consigam os seus objetivos ", analisa João Silva. Dois desses jovens são, precisamente, Maria Tomé e Ricardo Batista. E este vê uma ‘luz ao fundo do túnel’. "O triatlo um grande salto, já temos um 5º lugar nos Jogos Olímpicos. Estamos no bom caminho para termos cada vez mais apoios", assume, elogiando, neste âmbito, o contributo dos Jogos Santa Casa.

Fonte: Record on-line

“Walter Beneteau o ex-ciclista francês foi encontrado morto”


Por: José Morais

Walter Beneteau, o ex-ciclista francês, que disputou sete edições da Volta a França, ainda uma do Giro de Itália, e uma Volta a Espanha, na altura pertencia a equipa da Bbox Bouygues Telecom, atualmente é a equipa da Team Total Energies, na primeira década de 2000, foi encontrado morto no sul da Indonésia, mais precisamente em território de Bali.

O ciclista francês com cinquenta anos de idade foi declarado morto pelas autoridades daquele país, as quais estão reunindo informações sobre as causas da morte, de acordo com uma notícia publicado pelo jornal L'Equipe.

Walter Beneteau, que alem das suas participações no grande Tour, como no Giro e Vuelta, foi vencedor da Boucles de l'Aulne em 2000, um prova de um dia que este ano celebra 84 anos de tradição, , e onde dois anos depois foi vice-campeão, depois de se reformar, o mesmo se dedicou ao trabalho de relações na equipa da Total Energies e B & B Hotels.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com