sexta-feira, 30 de julho de 2021

“Campeões Nacionais de Juvenis e Cadetes de Triatlo”


Depois de duas etapas do Nacional de Cadetes disputadas no Triatlo do Fundão e no Triatlo de Abrantes, João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se Campeão Nacional com 300 pontos, vencendo as duas etapas do Campeonato. O triatleta tem mostrado excelentes indicadores nas provas em que participa, um jovem com potencial para o futuro.

Outro excelente atleta, Gustavo do Canto, também do Torres Novas, alcançou o título de Vice-Campeão Nacional com 280 pontos.

Gabriel Santos, do Sport Lisboa e Benfica, alcançou a terceira posição com 250 pontos.


Em femininos, foi Maria Gonçalves, do Clube de Triatlo do Fundão, que conquistou o título de Campeã Nacional de Triatlo na categoria de cadetes, com 290 pontos.

Matilde Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, foi Vice-Campeão com os mesmos pontos que Maria Gonçalves, sendo que a vitória na última prova foi decisiva.

Luisa Miranda, do Sport Lisboa e Benfica, foi terceira classificada com 255 pontos.

Muitos parabéns a todos os atletas que participaram nas provas, pelo vosso empenho, dedicação e resultados.


 

Campeonato Nacional de Juvenis de Triatlo

 

Na terceira última etapa do Campeonato Nacional de Juvenis de Triatlo integrou o Rios Ibérico Triathlon, prova disputada na distância super sprint com 300 metros de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. Depois de Amora e Abrantes, o destaque vai para o grande número de atletas que participou nesta competição e da entrega imensa deste escalão mais jovem em dar o melhor na competição.


Em juvenis masculinos, a o pódio foi inteiramente preenchido pelo Alhandra Sporting Club. Na primeira posição ficou Rodrigo Pissarra, com 00:27:17: «Sabia que tinha um segmento forte na natação, tentei descolar os outros adversários, fiz o ciclismo sozinho e na corrida foi dar tudo para chegar à meta em primeiro o que felizmente consegui.»

Duarte Fernandes ficou na segunda posição 00:27:34 e Pedro Vitorino fechou o pódio com 00:27:48.

A vitória feminina foi para Cassilda Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica com 00:28:34, que fez a prova isolada, com bastante vantagem para as restantes atletas. «A natação foi fácil, o ciclismo era duro com sobe e desce e na corrida geri como faço sempre para dar o melhor».

A segunda atleta a cruzar a meta foi Mónica Duas, do AD Galomar, com 00:30:01 e a terceira para Inês Filipa Sousa, do Alhandra Sporting Club com 00:30:24.

Rodrigo Pissarra, do Alhandra Sporting Club, sagrou-se Campeão Nacional de Juvenis de Triatlo com 200 pontos, vencendo duas competições das três provas do Campeonato.


Bernardo Figueiroa Teixeira, do Clube Futebol Andorinha / AQUIMADEIRA-Solutions, foi Vice-Campeão Nacional de Juvenis com 180 de pontuação com uma vitória e um terceiro lugar.

Manel Bartolomeu, do FET-Fátima Escola de Triatlo, conquistou a terceira posição com 160 pontos que resultaram de uma segunda e de uma quarta posição.

Cassilda Carvalho, do Sport Lisboa e Benfica, conquistou o título de Campeã Nacional de Juvenis de Triatlo com 200 pontos, vencendo todas as provas do campeonato.


Mónica Dias, do AD Galomar, foi Vice-Campeã Nacional, com 180 pontos, com dois segundos lugares em provas.

Inês Filipa Sousa, do Alhandra Sporting Club, ficou na terceira posição do Campeonato com uma segunda e uma terceira posição.

Muitos parabéns a todos os jovens atletas que tanto se esforço por dar o máximo, sendo a vossa dedicação fundamental para o futuro do Triatlo.

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Curso de Treinador de Triatlo Grau II e Grau II”


Cursos de Treinador de Triatlo realizam-se no mês de outubro

 

A Federação de Triatlo de Portugal, alicerçando o seu desenvolvimento e sucesso na formação de treinadores acreditados, vem divulgar a realização de dois cursos de treinador, respetivamente grau I e grau II nas zonas de Cascais e Porto durante o mês de outubro.

A formação divide-se em geral, específica.

Para mais informações, consulte os formulários de inscrição:

CTG I, Cascais, outubro

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqgAB-0AIMX4b_ybVuSiFh69EldvOYSxoEObEpjG1pX4_RFg/viewform

CTG II, Norte, distrito do Porto, outubro

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfV1mhlKqVUVIua_cr_2rlyLPstQRv09-CC9LQYG6QtjKozog/viewform

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Vitória para o OutSystems Olímpico de Oeiras no Rios Ibérico Triathlon 2021”


Segunda etapa do Nacional de Clubes no Rios Ibérico Triathlon

 

No dia 24 de julho, o Rios Ibérico Triathlon 2021 recebeu a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Jogos Santa Casa, desta vez no formato de contrarrelógio.

Nesta prova o trabalho de equipa é fundamental, uma vez que os atletas – três femininas e quatro masculinos – têm que passar juntos a meta, o que pressupõe interajuda nos três segmentos. Os elementos que pertencem à mesma equipa trocam impressões durante a prova para perceberem como está a correr a prova e assim poderem adaptar a performance às circunstâncias. Com excelentes condições no segmento da natação, um ciclismo duro e uma corrida para dar tudo


Nesta segunda prova do Nacional de Clubes de Triatlo, o OutSystems Olímpico de Oeiras conquistou a vitória tanto em femininos como em masculinos. Na prova feminina, Maria Tomé, Beatriz Nunes Santos e Matilde Santos passaram a meta aos 1:10:20.

«Tínhamos uma tática definida e penso que correu dentro daquilo que tínhamos planeado», explica Maria Tomé, do Olímpico. As duas atletas mais fortes na natação, Maria e Beatriz ajudaram a colega de equipa Matilde para poder terminar o primeiro segmento de modo confortável – com um trabalho conjunto no segmento de ciclismo e assim poderem correr a um ritmo que lhes permitisse fazer o melhor tempo possível.»


O Alhandra Sporting Club, que tinha alcançado o segundo lugar na primeira etapa em Sines, ficou novamente na segunda posição. Gabriela Ribeiro, Ana Ramos e Inês Rico, atleta que está regresso às competições depois de um tempo afastada, conseguiram o tempo de 01:10:59.

Ana Ramos explicou que correu tudo dentro do planeado, «sendo um bom dia de prova! Na natação conseguimos nadar em equipa. A bicicleta foi o nosso segmento mais fraco, mas corremos bastante bem, o que nos permitiu a segunda posição».

O terceiro lugar do pódio foi ocupado pelo CNATRIL Triatlo com Raquel Rocha, Mariana Marques e Ana Filipa Santos que terminaram em 01:11:11. «Tínhamos como objetivo lutar pelo pódio, o ciclismo foi, tal como esperávamos, o nosso segmento mais forte e onde marcámos mais a diferença.» A equipa trabalhou para o melhor tempo possível, ajudando nos segmentos mais fortes e recebendo apoio nos mais fracos.


Já em masculinos Alexandre Montez, João Chagas, Miguel Tiago Silva e Christophe De Keyser conquistaram a primeira posição para o OutSystems Olímpico de Oeiras com a marca de 00:59:19. «O nosso objetivo era ganhar esta etapa para ter hipótese de ter acesso ao título na terceira etapa em Lisboa», comentou Miguel Tiago Silva. «Fizemos um estágio de preparação na semana passada, onde treinámos o contrarrelógio, o papel de cada um e correu na perfeição, foi incrível a sintonia». O atleta do Olímpico explica que a consistência, a comunicação e a união da equipa foi o segredo para tudo correr tal como planeado.  «O segmento de natação correu muito bem, no ciclismo, sendo um percurso duro, tínhamos que dar o nosso melhor e a corrida foi muito constante de início ao fim, com muito apoio mútuo que no final resultou na vitória,» remata o atleta do Olímpico.

O Clube de Natação de Natação de Torres Novas ocupou o segundo lugar do pódio com João Nuno Batista, Guilherme Pires, Gustavo do Canto e Luis Velasquez Ramos com 00:59:55. «Viemos para tentar ganhar, mas não foi possível, alcançamos apenas a segunda posição. Houve um atleta que não pode estar presente devido a um acidente por isso tivemos que adaptar a estratégia de equipa», explica Guilherme Pires. «Todos colaboraram na natação o que resultou num bom trabalho, o segmento de ciclismo é duro, com uma subida que pode fazer a diferença, sendo necessário estar bem.» A equipa comunicou durante toda a prova, entrando na corrida consciente que podia disputar o primeiro lugar.


Alexandre Silva, Alexandre Nobre, Gabriel Santos e Miguel Arraiolos fecharam o pódio com o Sport Lisboa e Benfica com o tempo de 01:00:01. Arraiolos comentou que a prova foi espetacular, cujo objetivo era a conquista de ir pódio, objetivo que foi cumprido: «Ficámos a poucos segundos dos primeiros, sentimo-nos muito bem durante a prova, penso que a equipa está de parabéns! O atleta do Benfica explica que «na natação, que não era o nosso forte, acabámos por não perder muito tempo, trabalhámos muito bem em equipa mantendo um bom ritmo, com uma boa organização e terminando com uma corrida muito boa!

O percurso da natação realizou-se no rio Douro e foz do rio Tâmega, com parque de transição montado na Marina de Entre-os-Rios; os atletas pedalaram em troços maioritariamente planos no traçado da IC35 mas com subida acentuada a meio do percurso. Finalmente, os triatletas correram num percurso praticamente plano ao longo da margem do rio Douro com uma subida a meio do percurso para a ponte Hintze Ribeiro.

«As provas realizam-se paulatinamente, em alguns municípios para os quais tínhamos provas previstas encontravam-se com risco muito elevado, sendo por isso de bom sendo o cancelamento de provas, mas todas as outras competições mantiveram-se no calendário com esta massa de Triatlo como se registou nesta prova!» afirma Marco Miranda, vice-presidente da FTP.

O calendário dos clubes continua com a terceira e última prova no dia 4 de setembro em Lisboa, desta vez no formato de estafetas.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tadej Pogacar renova com a UAE Emirates até 2027”


Contrato é "dos mais longos" da história do ciclismo

 

Por: Lusa

Foto: Action Images

O esloveno Tadej Pogacar, bicampeão da Volta a França, prolongou o seu vínculo com a UAE Emirates até 2027, anunciou esta sexta-feira a equipa dos Emirados Árabes Unidos, salientando que o contrato é "dos mais longos" da história do ciclismo.

"A UAE Emirates e Tadej Pogacar rubricaram um dos mais longos contratos da história do ciclismo profissional, com o ciclista de 22 anos a comprometer-se com a formação dos Emirados até 2027", pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da equipa.

O esloveno representa a formação dos portugueses Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira desde 2019, ano em que se tornou profissional, tendo conquistado 29 vitórias desde então, incluindo duas Voltas a França, a Liège-Bastogne-Liège (2021) e três etapas na Vuelta'2019, na qual foi terceiro da geral.

"Estou muito feliz [...]. Sinto-me em casa aqui, é como se fosse uma grande família. Esta equipa realmente é perfeita para mim e tenho a felicidade de poder dizer que encontrei amigos aqui. Estou entusiasmado para os anos que aí vêm e para aquilo que vão trazer", declarou.

Pogacar assinou o novo contrato na viagem de regresso dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, onde conquistou a medalha de bronze na prova de fundo, ganha pelo equatoriano Richard Carapaz.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro e André Carvalho na Clássica de San Sebastián”


Prova basca disputa-se este sábado, Ruben Guerreiro nas escolhas da EF Pro para a prova basca

 

Por: Record

Foto: Reuters

Após a estreia na Volta a França, onde foi 18º classificado, Ruben Guerreiro é um dos eleitos da EF Pro para a Clássica de San Sebastián, que se disputa amanhã e depois de em 2020 ter sido anulada devido à pandemia. Também André Carvalho (Cofidis) está nos inscritos da prova basca.

Quem não estará presente é o vencedor de 2019, o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step), mas a lista de candidatos contempla o colega, Julian Alaphilippe (ganhou em 2018), ou Jonas Vingegaard, 2º no Tour e que ontem renovou contrato com a Jumbo até 2024.

Fonte: Record on-line

“Tóquio2020: Ciclista de BMX consciente e estabilizado após queda aparatosa”


Por: AO // AMG

O ciclista norte-americano Connor Fields está “consciente e estabilizado” após a queda aparatosa que protagonizou hoje na meia-final da prova de BMX dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, anunciou a Federação de ciclismo dos Estados Unidos.

“Connor Fields está hospitalizado, em condição estável e consciente, e deverá realizar em breve exames médicos complementares”, referiu o organismo.

Fields, campeão olímpico nos Jogos Rio2016, caiu logo na primeira curva de 180 graus da pista, sendo assistido por médicos no local e posteriormente transportado para o hospital.

O norte-americano falhou a participação na final, que foi ganha pelo holandês Niek Kimmann.

Pouco depois do incidente com o norte-americano, a australiana Saia Sakakibara protagonizou outra queda, que a deixou com vários arranhões e hematomas, nas eliminatórias da prova feminina, e vai ficar sob observação nas próximas 24 horas.

Fonte: Lusa

“Volta a Portugal de Cadetes”


Sérgio Serrano é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal de Cadetes

Por: José Carlos Gomes

O espanhol Sergio Serrano (Stefano Garzelli Team) é o primeiro camisola amarela da 13.ª Volta a Portugal de Cadetes, graças ao triunfo na primeira etapa, que hoje ligou Alpiarça a Almeirim, numa viagem de 75,5 quilómetros.

O calor e o vento foram as principais dificuldades encontradas pelos corredores, que apenas tiveram de enfrentar um prémio de montanha, de terceira categoria, na primeira metade do trajeto.

Acabou por ser uma corrida de eliminação, na qual as quedas foram o principal fator a seccionar o pelotão. Ainda assim foi um grupo compacto que sprintou para a primeira camisola amarela.


Sergio Serrano, pupilo do vencedor do Giro de Itália 2000, foi o mais forte, arrancando no momento certo para um triunfo concludente, ao fim de 2h04m58s de prova. O vencedor da Taça de Portugal, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) foi o segundo classificado e Héctor Álvarez (Grupo Sime/Level) fechou o pódio.

"Foi um sprint lançado pelos meus companheiros de equipa. Coloquei-me na roda do melhor português [Tiago Santos] e arranquei com toda a força. Vinha com o objetivo de vencer esta etapa, porque sprinto bem. Nos próximos dias tentaremos manter a camisola amarela", disse Sergio Serrano, que se define como um ciclista polivalente e que se mostrou "muito orgulhoso de ser dirigido por um excelente ciclista e diretor, como é o Stefano Garzelli".


A classificação geral individual tem o mesmo ordenamento, embora com as diferenças de tempo marcadas pelas bonificações na chegada e nas metas volantes. Sergio Serrano comanda com 5 segundos de vantagem sobre Tiago Santos, enquanto Hector Álvarez está a 7 segundos da camisola amarela.

Sergio Serrano é também o primeiro na classificação por pontos, deixando para Héctor Álvarez as camisolas da montanha e de cadete de primeiro ano. A Stefano Garzelli Team comanda por equipas.


A mais importante corrida por etapas do calendário nacional para a categoria sub-17 uniu duas localidades com pergaminhos na modalidade. Alpiarça, de onde partiu a caravana, é o território do histórico clube “Os Águias”, que a Federação Portuguesa de Ciclismo homenageou à partida, pela longevidade na ligação à modalidade. Almeirim é um concelho que tem vindo a afirmar-se também no panorama velocipédico nacional, recebendo, anualmente, o Encontro Nacional de Escolas.

A segunda etapa, a disputar neste sábado, terá 84,4 quilómetros, a percorrer entre Coruche e Benavente. Sem qualquer contagem de montanha, serão as metas volantes bonificadas de Lamorosa e Benavente a instigarem a disputa pela geral ao longo da viagem.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“22 anos ao serviço da bicicleta”


Por: José Morais

Foto: Notícias do Pedal

Iniciou-se a 30 de julho de 1999 uma grande aventura e um grande projeto, nascia nesse dia a primeira revista on-line de ciclismo, em especial sobre cicloturismo, uma modalidade na época em grande expansão, que movimentava muitos amantes da bicicleta, nos imensos passeios que se realizavam por esse país, e onde pouco se falava, e noticiava.

Depois de colaborar com algumas revistas em papel da modalidade na altura, e ainda em especial para o JN (Jornal de Notícias), as notícias da modalidade eram poucas, e não só, também o ciclismo em geral, e assim nasceu a Revista Notícias do Pedal on-line, uma proposta feita na altura pelo meu filho.

Iniciamos assim semanalmente, passamos para quinzenal e mais tarde passamos a mensal, como se apresenta atualmente hoje, porem, não só o cicloturismo merecia destaque, como todas as outras modalidades, e rapidamente introduzimos todas as modalidades onde se utiliza a bicicleta, seja amador ou profissional.

Ao longo destes 22 anos tivemos altos e baixos como acontece com todos, tivemos alguns ataques, existiu da parte de alguns de nos aniquilarem, de nos desacreditar, porem, temos sobrevivido, e estamos vivos, apesar de às vezes ter passado pela cabeça em desistir, mas, a amizade de muitos amigos, o carinho dos leitores, deu-nos força a continuar.

Temos o prazer de dizer que que fomos os únicos a incentivar o cicloturismo, algo que não nos pertencia fazer, porem, criamos o “Prémio Notícias do Pedal” um isentivo a que as organizações dos passeios de cicloturismo pudessem promover e realizar melhor os seus eventos, era um incentivo ao melhor passeio do ano, foram três edições, o mesmo era realizado de dois em dois anos, os galardoados foram o Pinhal Novo, o Núcleo do Penteado, e o Clube de Cicloturismo de Pombal, porem a logística a que o prémio obrigava, foi suspenso, mas com vontade de ter um regresso, caso se possível num futuro próximo, mas fizemos a nossa obrigação, ao contrário de quem o deveria fazer.    

Mantemos a Revista mensal à 22 anos em: www.noticiasdopedal.com neste formato com o resumo mensal dos eventos, mas, a necessidade de notícias diárias, o estar em cima das mesmas, e serem publicadas o mais rapidamente possível, muitas vezes o publicar quase em cima da hora, originou que em 2016 criássemos o nosso Blogue diário em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ onde diariamente trazemos até vós as mais diversas notícias, onde podem subscrever o mesmo, e receber comodamente na sua caixa de e-mail as notícias, temos ainda ligação direta às redes sociais, algo que fazia sem dúvida falta, e onde de dia para dia temos mais visitas e subscrições, porem, não podemos esquecer o nosso Canal de televisão no MEO na posição 531450, onde podem assistir aos mais de duas centenas de filmes, na sua maioria de cicloturismo, que nesta fase por motivos da pandemia está parado, mas com vontade de retomar o mais rápido possível.

Com a pandemia, as coisas complicaram-se, mas nós cá continuamos, e dentro da redação diariamente tentamos ter sempre notícias novas e atuais, em 2021 começamos a apostar mais no ciclismo profissional, e em especial do estrangeiro, não esquecendo sem dúvida o nacional, mas que infelizmente é menor as suas notícias.

Hoje, completamos 22 anos de existência, temos orgulho em dizer que fomos os primeiros, e que ainda cá continuamos bem vivinhos, esperando estar por muitos mais anos.

A terminar, não posso deixar de agradecer a todos que apostaram em nós, aos amigos que nos incentivaram e incentivam ainda, em especial a todos os cicloturistas e grupos de cicloturismo que nos apoiaram, foram eles que nos deram muita força para continuar, e ao qual temos muito respeito por eles, ao contrário de muitos que o não fizeram nem fazem, ao longo destes anos todos que nos tem apoiado e seguido, apenas ficam duas palavras.

Obrigado, parabéns.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com