terça-feira, 1 de outubro de 2024

“Rui Oliveira oitavo classificado na clássica Binche-Chimay-Binche”


Oliveira, campeão olímpico de madison na pista em Paris2024, cortou a meta no oitavo posto no sprint que discutiu o triunfo na 37.ª edição da corrida belga

 

Por: Lusa

Foto: Sapo

O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) foi hoje oitavo classificado na clássica belga Binche-Chimay-Binche, cuja chegada foi disputada ao sprint e coroou o corredor da casa Arnaud de Lie (Lotto-dstny).

De Lie, de 22 anos, somou a sétima vitória em 2024, e já a 26.ª da carreira profissional, ao concluir os 198,6 quilómetros com partida e chegada em Binche em 4:27.42 horas, batendo sobre a meta o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), segundo, e o compatriota Milan Fretin (Cofidis), terceiro.

Oliveira, campeão olímpico de madison na pista em Paris2024, cortou a meta no oitavo posto no sprint que discutiu o triunfo na 37.ª edição da corrida belga.

O luso esteve em destaque no domingo, ao integrar uma fuga de mais de 150 quilómetros na corrida de fundo dos Mundiais de estrada, poucos dias depois de ser terceiro noutra clássica, a Super 8, também na Bélgica.

António Morgado, também da UAE Emirates, cortou a meta com o mesmo tempo do vencedor, no 31.º posto.

Fonte: Sapo on-line

“Nova rota à beira-mar marcou a 3ª Edição do L'Étape Portugal by Tour de France em Viana do Castelo”


Fotos:  Pódim

No dia 29 de setembro de 2024, Viana do Castelo voltou a receber o L'Étape Portugal by Tour de France, numa edição marcada pela introdução de um novo percurso que encantou os participantes com uma vista deslumbrante sobre a costa atlântica. Com uma parte significativa do percurso a decorrer junto ao mar, o evento elevou ainda mais a fasquia, proporcionando aos cerca de 800 ciclistas não só um desafio desportivo, mas também a oportunidade de desfrutar de algumas das mais belas paisagens de Portugal.

 

Rota com vista para o Atlântico: um novo desafio

 

O novo campo foi um dos grandes destaques da edição de 2024. A combinação de trechos montanhosos, como a já icônica Serra d'Arga, com a extensão costeira, trouxe uma diversidade de terreno que testou a resistência dos ciclistas e ofereceu um espetáculo visual durante toda a prova. A transição entre o verde do Alto Minho e o azul do mar permitiu aos atletas experimentar o melhor dos dois mundos, reforçando o estatuto de Viana do Castelo como destino imperdível para o ciclismo.


 

Passeio em família: Uma festa para todas as idades

 

No passado dia 28 de setembro, o Passeio em Família voltou a ser um sucesso, reunindo centenas de famílias num ambiente de pura celebração do desporto. O passeio de 7 km pelas ruas de Viana do Castelo permitiu que crianças, adultos e até os mais seniores sentissem a emoção da Volta a França, criando momentos únicos de partilha e diversão entre gerações. Este evento inclusivo reafirma-se como um dos momentos mais esperados, promovendo o espírito comunitário e o gosto pelo ciclismo em todas as idades.


 

Comunidade de Viana do Castelo: Calorosas boas-vindas

 

Mais uma vez, a cidade de Viana do Castelo e a sua comunidade receberam de braços abertos centenas de ciclistas que participaram nesta edição, reforçando a ligação especial entre o evento e a região. O entusiasmo dos locais, o apoio nas ruas e a hospitalidade da população de Viana foram fatores chave para o sucesso do evento. Os ciclistas nacionais e internacionais não deixaram de enaltecer a forma como foram recebidos, tornando esta edição memorável para todos.

 

Um evento internacional de prestígio

 

Com participantes de mais de 33 países, o L'Étape Portugal 2024 consolidou-se como uma referência no calendário internacional do circuito de eventos L'Étape by Tour de France. Ciclistas de países tão diversos como o Brasil, os Estados Unidos, a África do Sul e a Austrália juntaram-se aos atletas portugueses para partilhar a paixão pelo ciclismo e a emoção de andar em estradas que evocam a prestigiada Volta a França.

Algumas figuras do ciclismo nacional marcaram presença, como Cândido Barbosa; Vítor Gamito, Joaquim Andrade e Tiago Machado (participante em duas edições do Tour), este último também como embaixador da prova, bem como a embaixadora Ilda Pereira.


 

Um pódio com a marca Tour de France

 

Num ambiente de grande festa, o imponente Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu, além do Museu da história do Tour, os participantes e as suas famílias para uma Festa da Massa.

Aos vários vencedores das várias distâncias e categorias foram dadas, a única oportunidade em provas realizadas em Portugal, réplicas das camisolas mais representativas da maior prova de ciclismo do mundo – a Volta a França. Um relógio oficial do Tour também foi sorteado e troféus foram entregues a 75 ciclistas.

O L'Étape Series existe em 27 países e, como resultado do Programa de Recompensas, todos os participantes do L'Étape Portugal terão acesso privilegiado à inscrição para o evento principal, o L'Étape do Tour 2025, em França, que permite aos seus mais de 16.000 participantes de todo o mundo fazerem o mesmo percurso de uma das etapas rainhas da edição desse ano da Volta a França.

Destacamos ainda que, os 3 primeiros classificados da distância L'Étape 125 qualificaram-se para o Campeonato L'Etape, recebendo a inscrição para o L'Etape do Tour 2025, o que lhes permitirá competir com todos os vencedores dos vários países L'Étape.

 

A próxima edição já está no horizonte

 

Com o sucesso de mais uma edição, a história do L'Étape Portugal faz-se ano após ano.

Em paralelo com a história da maior prova de ciclismo do mundo, a Volta a França, cujo ambiente queremos que seja vivido em Portugal, temos proporcionado aos ciclistas amadores portugueses a oportunidade, em território nacional, através da sua participação no L'Étape Portugal, de terem acesso privilegiado ao L'Étape da Volta a França. Além disso, como pertencemos ao circuito mundial L'Étape Series, muitos ciclistas estrangeiros vieram para Portugal com o mesmo objetivo.

O momento é agora de planear o futuro, pelo que teremos novidades em breve.

Fonte: Organização L'Étape Portugal by Tour de France

“A Lenda dos Tartessos abre inscrições com vantagens para os primeiros”


Até 16 de outubro ou os 150 mais rápidos beneficiarão do preço mais baixo, novas etapas, com mais quilómetros e menos viagens, entre as novidades

 

Por: Alejandro Moreno

A próxima edição da La Leyenda de Tartessos, que terá lugar entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, abriu as inscrições. A partir desta terça-feira, 1 de outubro, a corrida de Huelva começou a receber os seus primeiros participantes. Até ao dia 16 deste mês, ou até que 150 corredores se tenham inscrito, os inscritos podem usufruir de um preço mais económico. O período de inscrição estará aberto até 12 de janeiro, embora haja diferentes escalões de preços e opções em função das datas.


Como é habitual, a Volta à Tartessia tem muitas novidades em relação às edições anteriores. Em primeiro lugar, os trajectos a partir do centro de partida serão mais curtos, uma vez que algumas das partidas e chegadas foram alteradas. Uma das novas etapas terá lugar na localidade de San Bartolomé de la Torre, chegando às minas de Tharsis e entrando no coração da Terra. No segundo dia, a fronteira com Portugal será a protagonista, com partida e chegada em El Granado. A capital de Huelva voltará a acolher uma etapa de trilhos e paisagens únicas. A outra nova partida terá lugar a partir de Lepe, numa jornada mais técnica no início e explosiva e rápida no final.


Os novos percursos incluem quase 40 quilómetros a mais do que na edição de 2024 e implicam menos deslocações a partir do centro de base, o que facilitará a logística dos corredores e das equipas.

Em termos de categorias, A Lenda dos Tartesso sé uma maratona S2 em que os corredores podem inscrever-se tanto em masculinos como em femininos, individualmente ou em pares. Os corredores podem participar nas categorias Elite, Master 30, Master 40 e Grand Master, enquanto nos pares existe a opção Masculino, Feminino ou Misto. À semelhança dos anos anteriores, está também disponível a opção Meio Fim-de-Semana, que permite competir nas etapas 3 e 4. Neste caso, estará disponível a categoria Absoluto, tanto masculino como feminino.


Na edição de 2024, mais de 550 corredores de quase 20 países deram a partida. Todas as informações sobre etapas, dados, regulamento e inscrições podem ser consultadas em www.laleyendadetartessos.com

Fonte: Organização





“Agenda de Ciclismo”


Taças de Portugal regressam com decisões no BTT e no BMX

 

Por: Vasco Moreira

As Taças de Portugal estão de regresso ao calendário nacional de ciclismo. No próximo fim de semana, vão decidir-se as Taças de Maratona BTT (XCM) e BMX, com as últimas provas pontuáveis, para além da penúltima etapa da Taça de Enduro.


Na Maratona BTT, os elites Guilherme Mota (Guilhabreu MTB Team) e Melissa Maia (Guilhabreu MTB Team) lideram o ranking e têm os triunfo bem encaminhados, mas Carlos Cruz (SAERTEX Portugal/Edaetech) e Maaris Meier (SAGIPER/NSCP Mortágua) ainda têm uma palavra a dizer, com o título a ser matematicamente possível. A quarta e última prova da Taça de Portugal de XCM de 2024 está agendada para o próximo domingo (6 de outubro), na Vila de Bensafrim, em Lagos, a partir das 9h.


No BMX, a Taça de Portugal está em aberto, mas ficará definida ao longo do próximo fim de semana (5 e 6 de outubro), com as rondas sete e oito da Taça de Portugal de BMX Race de 2024. A competição terá lugar em Portimão, na Pista de BMX do Parque da Juventude, a partir das 16h30 de sábado e das 10h30 de domingo.

O regresso da Taça também acontece no Enduro, com a quarta e penúltima prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano. Em Murça, após um sábado dedicado aos treinos, a competição terá início às 8h30 de domingo.

 

Mais eventos oficiais

 

5 de outubro: Circuito Ciclismo Jovem – Cadetes, Cantanhede

5 de outubro: 9.º Festival de Pista de Loulé, Pista Bexiga Peres, Loulé

5 de outubro: Encontro Regional de Escolas de Estrada, Cantanhede

5 de outubro: 1ª Resistência Sobe e Desce BTT PorAkaso, São Martinho do Bispo

5 de outubro: 3 Horas Resistência BTT – AMITORRE, Joane

6 de outubro: Circuito XCO - Somamaratonas – Cadetes, Aveiro

6 de outubro: XCM#1 São Miguel 2024, Açores

6 de outubro: V Taça do Algarve XCM, Lagos

6 de outubro: Encontro Regional de Escolas BTT – Somamaratonas, Aveiro

6 de outubro: Maratona da Póvoa 2024, Póvoa de Varzim

6 de outubro: Meia Maratona da Taça de Portugal XCM – Lagos,Vila de Bensafrim

6 de outubro: Granfondo Serra D’Ossa, Vila Viçosa

6 de outubro: Descida do Picoito, Sertã

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com