segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“CRP Ribafria inicia a época em Espanha com grande evidência”


Decorreu no dia 04 de fevereiro em Badajoz,o III Trofeo Ciudad de Badajoz "Rúben Tanco", uma etapa em linha, composta por 115 km e onde estiveram presentes 140 atletas, de equipas Espanholas e Portuguesas.

A equipa do CRP RIBAFRIA | Grupo Parapedra – Dinazoo - Riomagic deslocou-se a esta competição com apenas 7 unidades da sua formação, (Hélder Azevedo, Hélder Loureiro, João Letras, Jorge Letras, Jorge Marques, Paulo Simões e Raul Ribeiro).


Esta prova, que foi o arranque da época 2024, e da qual além da competição e luta pela vitória, a equipa técnica pretendia retirar informações sobre a forma e coordenação dos atletas.

Desde início que a equipa assumiu as suas intenções, pegando e controlando a corrida, e anulando as várias tentativas de fuga, uma vez que a estratégia passava por uma chegada ao sprint, com o objetivo de João Letras se bater contra os sprinters espanhóis.


Taticamente a equipa esteve irrepreensível, o plano elaborado foi cumprido a roçar a perfeição, tendo todos os atletas trabalhado como uma verdadeira equipa, unida e muito homogénea, conquistando o prémio das metas volantes e o terceiro lugar no prémio da montanha.

No final o adversário com muito mérito e devido ao conhecimento técnico da chegada foi mais inteligente e surpreendeu a equipa, atacando num local técnico, fechando o sprint do João Letras, o qual tentou recuperar, e cortou a meta na 2 ª posição, escapando a vitória por muito pouco.


A equipa ainda venceu as metas volantes, através de João Letras e Hélder Azevedo conquistou o 3º lugar do prémio de montanha.

João Letras, foi também o vencedor do escalão de Elites.

Consideramos que foi um teste bastante produtivo e onde a vitória a geral nos fugiu por muito pouco.


Agradecemos a todos os patrocinadores pelo apoio incansável, às famílias dos nossos atletas e eles inclusive pelo esforço, empenho e dedicação prestados todos os dias, que contribui para o sucesso deste projeto.

Fonte: CRP RIBAFRIA | Grupo Parapedra – Dinazoo - Riomagic

“Óbidos Cycling Team João Silva no pódio da juventude na Prova de Abertura”


Por: Helena Dias

Fotos: João Fonseca

A Óbidos Cycling Team iniciou a época lusa de estrada com João Silva no pódio da Prova de Abertura – Região de Aveiro. O ciclista de 21 anos terminou a corrida no 3º lugar da classificação da juventude e a equipa foi a 2ª melhor classificada entre as equipas de clube.

No decorrer dos 166,6 quilómetros, pedalados a uma velocidade média de 43,338 km/h entre Oliveira do Bairro e Sever do Vouga, a Óbidos Cycling Team foi uma das formações protagonistas da fuga do dia com Theodor Obholzer. O britânico foi um dos primeiros corredores a iniciar a numerosa fuga de 19 elementos, que se consolidou com 50 quilómetros percorridos e chegou a superar os 7 minutos de vantagem.


Numa jornada maioritariamente plana, o final de 4 quilómetros em subida foi a maior dificuldade encontrada no decorrer do dia, fazendo Obholzer perder terreno para alguns dos companheiros de fuga, que acabaram por discutir a vitória num reduzido sprint. O ciclista da Óbidos Cycling Team terminou no 13º lugar, a 52 segundos do vencedor Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

As próximas competições da Óbidos Cycling Team terão lugar em Vila Velha de Ródão e na Sertã, 1ª e 2ª provas da Taça de Portugal de Esperanças, nos dias 24 e 25 de fevereiro.


“O dia de hoje foi positivo, as sensações foram boas. O pódio na primeira corrida em Portugal é motivo para ficar satisfeito. Espero nas próximas corridas dar cada vez mais em prol da equipa e que seja sempre a melhorar”.

 

Theodor Obholzer:

 

“Hoje tivemos a abertura de época em Portugal, uma boa corrida com cerca de 170 quilómetros e um final com 4 quilómetros a 6,5% de inclinação, que não era muito adequado às minhas características de sprinter, mas fiz uma boa corrida. No início tentámos controlar as diversas movimentações e quando o pelotão começou a esticar, ataquei com mais dois corredores. Conseguimos uma curta vantagem, depois foram chegando mais corredores. As equipas continentais estavam todas representadas e depressa a vantagem passou de 1 minuto para 7 minutos. Houve colaboração entre todos e o que decidiu a corrida foi a subida final. Os melhores nesse terreno conseguiram distanciar-se e eu consegui um bom 13º lugar no final do dia. Estou ansioso pela próxima corrida”.

 

Micael Isidoro, diretor-desportivo:

 

“Na Prova de Abertura era expectável que a fuga chegasse e foi o que aconteceu. Nós tentámos estar representados e estivemos na primeira movimentação. Foi pena não termos mais um elemento, um sub-23, porque provavelmente estaria na discussão da vitória. Estávamos a andar bem e sabíamos que podíamos aproveitar a oportunidade. Do ponto de vista geral, foi uma boa corrida. A equipa vem de dias muito intensos no Sharjah Tour, as viagens também se fazem notar, mas foi um bom arranque. Conseguimos o pódio nos sub-23 e estamos na luta para conseguir cumprir os nossos objetivos. O mais importante é que a equipa saiu reforçada, os corredores começam a conhecer-se melhor e vai ser útil para o futuro”.

 

Classificação Geral Final:

 

1º Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) 3h50m39s

2º Afonso Eulálio (ABTF Betão/Feirense) mt

3º Tiago Leal (Rádio Popular/Paredes/Boavista) mt

13º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) +52s

31º João Silva (Óbidos Cycling Team) +4m08s

33º Mikel Mujika (Óbidos Cycling Team) +4m09s

57º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) +5m01s

58º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team) +5m02s

95º Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team) +8m19s

100º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) +9m17s

104º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team) +10m25s

DNF Francisco Santos (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

 

1º Martin Rey (Aluminios Cortizo)

3º João Silva (Óbidos Cycling Team)

14º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

15º Diogo Saleiro (Óbidos Cycling Team)

38º Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team)

42º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team)

44º Sérgio Saleiro (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas:

 

1ª Rádio Popular/Paredes/Boavista 11h35m45s

9ª Óbidos Cycling Team +5m21s

 

Geral Equipas de Clube:

 

1ª Aluminios Cortizo 11h36m09s

2ª Óbidos Cycling Team +4m57s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua termina no TOP-10 na Prova de Abertura”


Ontem, dia 4 de Fevereiro, a equipa UCI Continental Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua alinhou na Prova de Abertura - Região de Aveiro, marcando presença na fuga do dia com os atletas, João Matias e Gonçalo Carvalho, fuga que viria a discutir a etapa, onde Gonçalo Carvalho acabou entre os melhores terminando na 10ª posição.

A Prova de Abertura-Região de Aveiro marcou o início da temporada de 2024 no ciclismo nacional. A região de Aveiro foi o palco do arranque da temporada, onde 10 corredores da equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua alinharam em Oliveira do Bairro para a partida.


O sol e calor faziam-se sentir em Oliveira do Bairro, a partida foi dada e assim se deu o início da temporada, os atletas percorreram 166,6 quilómetros pelos diversos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com destino final, Sever do Vouga.

O pelotão rolou a elevada velocidade, como seria de esperar num percurso simples e plano, as fugas iniciais não foram bem-sucedidas devido ao ritmo imposto na frente da corrida. Só ao fim de 60 quilómetros se formou a fuga do dia, composta por 18 unidades, com representantes das diversas equipas presentes na prova, a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua foi representada na fuga por João Matias e Gonçalo Carvalho.


O grupo chegou a atingir os 8 minutos de vantagem, a 107 quilômetros para o final já era percetível que a corrida seria discutida pelos membros deste grupo, a vitória sorriu a Tomás Contte, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Gonçalo Carvalho terminou na 10ª posição, fruto do trabalho de equipa e do trabalho de João Matias no grupo da frente.

Gonçalo Carvalho afirmou Um dia positivo para mim neste começo de temporada, ambicionava um pouco mais, mas deixei tudo o que tinha na estrada. Obrigado a toda equipa e em especial ao João Matias por todo o trabalho que fez por mim! O trabalho continua para alcançar mais e melhor.” Com este mote de trabalho a equipa segue agora para o seu próximo desafio na Figueira da Foz, a Figueira Champions Classic.


 

Prova de Abertura – Região de Aveiro

Oliveira do Bairro – Sever do Vouga: 166,6 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

 

1.º Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 03h50m39s

10.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 11s

21.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m5611s

38.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 4m20s

66.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 5m25s

83.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 6m47s

85.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 6m52s

86.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

114.º Cesár Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 12m32s

115.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

DNF. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

 

1.ª Rádio Popular-Paredes-Boavista, 11h35m45s

6.ª Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a 4m39s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com