segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

“Óbidos Cycling Team, Marco Marques em entrevista”


Jovem ciclista vianense destacou-se entre os melhores jovens na Prova de Abertura / Região de Aveiro

 

Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

O vianense Marco Marques, de 22 anos, começou a época com brilhantismo ao fechar a Prova de Abertura / Região de Aveiro no quinto lugar da classificação da juventude. Em Ílhavo, cruzou a meta na 25ª posição, integrando o grupo que disputou o final ao sprint, ganho pelo colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense). O jovem ciclista da Óbidos Cycling Team mostrou logo na primeira corrida a qualidade promissora existente no projecto liderado por Micael Isidoro, director-desportivo e manager da equipa.

Como diz o ditado «de pequenino é que se torce o pepino» e desde muito cedo Marco Marques apaixonou-se pela bicicleta. “Comecei com oito anos, em benjamim de segundo ano. Ainda com seis anos queria andar de bicicleta, mas não sabia e andava com rodinhas. Queria inscrever-me numa escola, mas tinha vergonha, porque ia ser gozado pelos outros. A minha tia ensinou-me a andar de bicicleta sem rodinhas e a partir daí foi um vício que dura até hoje”.

No que toca a caracterizar-se enquanto ciclista, a resposta não é fácil. “Ao longo dos anos, fui-me questionando… quando era mais pequeno pensava que ia subir muito bem, por ser levezinho e pequenino. Depois comecei a ter um pouco de dificuldade, mas acabo por andar bem em todo o lado. Consigo sprintar bem, sou rápido, ágil. Já nas subidas, começo a ter um pouco de dificuldade quando são mais longas”, afirma Marco Marques.

Como é do conhecimento do meio ciclístico, o jovem ciclista é filho do reconhecido soigneur Marco Marques, da equipa do World Tour Trek-Segafredo, um dos melhores profissionais do pelotão internacional. “Para mim, é um factor de orgulho. Além disso, sei que posso trabalhar para um dia poder estar lá fora, porque também ele começou de pequeno, em Portugal, e aos poucos foi trabalhando, melhorando até chegar ao profissional de topo que é hoje. Dá-me motivação extra para trabalhar e querer sempre mais”, confessa o jovem Marco. E acrescenta: “Para um país que todos dizem ser pequeno, não só em tamanho como também em mentalidade, é muito bom ter pessoas lá fora a vingar. Foi pena o falecimento do Pepinho [mecânico da Trek-Segafredo], uma pessoa muito próxima de mim. Como ele, muitos saíram de Portugal para trabalhar no staff de equipas de topo e é bom saber que somos profissionais e bons naquilo que fazemos”.

Marco Marques passou pelo pelotão internacional em 2021, na extinta equipa espanhola Manuela Fundación, uma experiência de aprendizagem. “Aprender aprende-se todos os anos, mas correr um ano no estrangeiro deu-me boas experiências, uma linguagem nova, ver outras culturas, saber como se corria em Espanha. Mas voltar para cá e ser chefiado pelo ‘Mika’, que tem uma visão do ciclismo que muitos directores-desportivos não têm, é muito bom. Olho para este projecto da Óbidos Cycling Team como tendo muito futuro pela frente e que possa ter muito sucesso”.

Fonte: Óbidos Cycling Team

“Sismo na Turquia cancela Volta a Antalya”


Prova iria disputar-se de 9 a 12 de fevereiro

 

Por: Record

Os sismos que esta segunda-feira abalaram a região de Karaman, na Turquia, e que já provocou mais de um milhar de vítimas mortais, levou ao cancelamento da Volta a Antalya, que se iria disputar de 9 a 12 de fevereiro.

Também os torneios de ténis da ITF que já estavam a decorrer em Antalya foram suspensos.

Antalya dista apenas 320 quilómetros do epicentro da catástrofe.

Fonte: Record on-line

“Ciclistas Amaro Antunes e João Benta suspensos provisoriamente pela UCI por doping”


Por: AMG // NFO

Os ciclistas portugueses Amaro Antunes, tricampeão da Volta a Portugal, e João Benta foram suspensos hoje provisoriamente pela União Ciclista Internacional (UCI) por “uso de métodos proibidos e/ou substâncias proibidas”.

Na lista de ciclistas suspensos provisoriamente pela UCI, hoje atualizada, consta o nome de Amaro Antunes, vencedor das edições de 2017, 2020 e 2021 da prova ‘rainha’ do ciclismo nacional, que anunciou o final da carreira em 16 de janeiro.


Além do algarvio de 32 anos, também João Benta (Efapel), que anunciou uma pausa na carreira no início de janeiro, se encontra suspenso provisoriamente por “uso de métodos proibidos e/ou substâncias proibidas”, segundo a federação internacional.

Por: Lusa

“Óbidos Cycling Team 3ª melhor equipa de clube na Prova de Abertura”


Novo projecto sub-23 do Oeste iniciou época entre os primeiros

 

Por: Helena Dias

Fotos: Helena Dias

Foi com um sorriso nos lábios que a Óbidos Cycling Team terminou a primeira competição da sua história. Na Prova de Abertura / Região de Aveiro, a equipa dirigida por Micael Isidoro fechou o dia em terceiro lugar na classificação por equipas de clube e com Marco Marques em quinto lugar da classificação da juventude. O ciclista de 22 anos, celebrados a 6 de Janeiro, manteve-se bem colocado no pelotão que disputou o final ao sprint, terminando em 25º na meta, com o mesmo tempo do vencedor colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense).

“A estreia foi bastante positiva”, sublinhou Micael Isidoro. “Foi com um ligeiro nervosismo, porque foi tudo a mil à hora para conseguirmos estar presentes com dignidade. A Óbidos Cycling Team esteve bem, os ciclistas tiveram uma boa atitude. Estou bastante satisfeito com a sua prestação. O nosso objectivo passa por tentar retirar ao máximo a capacidade de cada um e todos tiveram uma boa postura. A nível de resultados também estivemos bem, fizemos terceiro por equipas de clube e chegámos com dois ciclistas no pelotão principal. Alguns azares de furos e problemas mecânicos condicionaram a prestação da equipa, mas no final foi um bom primeiro contacto com o pelotão. Acredito que todos têm capacidade para estar lado a lado com os profissionais do pelotão, o nosso trabalho passa por fazê-los acreditar neles próprios. E com os reforços de Viktor Manakov e de Mark Kryuchkov, espero que venham dar mais bagagem a esta equipa”, concluiu o director-desportivo.


Na Prova de Abertura / Região de Aveiro, primeira prova pontuável para a Taça de Portugal, foram pedalados 170,9 quilómetros entre Estarreja e Ílhavo. Entre um pelotão bem composto de 155 corredores de 19 equipas, a fuga do dia consolidou-se com 25 quilómetros pedalados. O trio composto por João Medeiros (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly-Simoldes-UDO) e Aaron Wade (Padronés Cortizo) chegou a ter 9 minutos de vantagem para o pelotão, distância que foi diminuindo com o passar da jornada e a passagem pela única meta de montanha do dia, a segunda categoria de Talhadas, ao quilómetro 79,5.

Nos derradeiros 10 quilómetros, o pelotão alcançou o mais resistente do trio, Aaron Wade, e seguiu compacto até à meta, onde o colombiano da ABTF Betão Feirense conquistou a vitória. A Óbidos Cycling Team destacou-se com Marco Marques em 25º no grupo do vencedor, seguido de Bernardo Jorge em 49º, Tomás Bauwens em 92º e Miguel Correia em 104º lugar.

 

Classificação Geral – Prova de Abertura / Região de Aveiro:

 

1º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) 4h04m45s [41,896km/h]

2º Rafael Silva (Efapel Cycling) mt

3º Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) mt

25º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) mt

49º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) a 14s

92º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 8m00s

104º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) a 8m09s

OTL Rui Ventura (Óbidos Cycling Team)

OTL Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

DNF Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

DNF Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

 

1º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

5º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

14º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team)

34º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team)

42º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas de Clube:

 

1ª Fonte Nova-Felgueiras

3ª Óbidos Cycling Team

 

Geral Equipas:

 

1ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

13ª Óbidos Cycling Team

Fonte: Óbidos Cycling Team

“Glassdrive / Q8 / Anicolor estreia época de 2023 com Pedro Silva no pódio”


Fotos: Inês Calvo

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, começou a época no pódio. Foi hoje o segundo melhor Sub-23 na Prova de Abertura – Região de Aveiro, numa chegada ao sprint, após 170,9 km que ligaram Estarreja a Águeda. Fábio Costa, que estaria na discussão, acabou por sofrer uma queda que não o deixou terminar a corrida, sendo Pedro Silva e o espanhol Sergio García, uma das estreias em 2023, a dupla que terminou nas melhores posições.


A prova que inaugurou também a Taça de Portugal teve uma fuga inicial de três elementos, que chegaram a uma vantagem superior a 9 minutos sobre o pelotão. Após a subida de Talhadas, a configuração da corrida mudou, com a fuga a ver a vantagem a cair, devido à perseguição do pelotão, que deixou apenas um fugitivo em solitário, acabando por ser absorvido a 10 km da meta.

Em Ílhavo, a moldura humana assistiu à chegada do pelotão compacto, onde Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense) venceu com um sprint que arrebatou toda a concorrência.


Pedro Silva foi o segundo melhor Sub-23 e terminaria em 21.º na Geral Individual, com Sergio García (19.º) e Artem Nych (24.º). Fábio Costa e Julian Madrigal sofreram uma queda, sendo que o primeiro deles já não concluiu a prova, por necessitar de assistência médica.

“Foi uma corrida bem disputada e que acabou tal como prevíamos, com uma chegada ao sprint. A equipa esteve bastante bem, fizemos um bom trabalho, mas acabámos por ter algum azar na parte final, com a queda do Fábio Costa e do Julian Madrigal. Tirando isso correu tudo bem, estamos no início da época e foi um grande trabalho de toda a estrutura”, referiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


 

Classificações:

Prova de Abertura – Região de Aveiro

 

Estarreja – Ílhavo 170,9 km

 

Classificação geral individual - Amarela

 

1.º Santiago Mesa (ABTF Betão-Feirense), 04h04m45s

2.º Rafael Silva (Efapel Cycling), mt

3.º Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras), mt

19.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

21.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

24.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

38.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10s

44.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

53.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22s

54.º Julian Madrigal (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

DNF Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor)


 

Classificação geral equipas

 

1.ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, 12h14m15s

7.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, mt

 

Classificação geral juventude - Branca

 

1.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), 04h04m45s

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

16.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a22s

17.º Julian Madrigal (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Estreia em 2023 da Equipa de Fábrica de X-Sauce na Costa Blanca Cup XCO com pódio de Ana Santos e Cris Bosque no top 10”


Por: David Simo

Fotos: @el_awakate 

A temporada começa com bons resultados para a Equipa de Fábrica de X-Sauce. Ana Santos regressa ao pódio da XCO em Ibi com um 3º lugar na categoria sub-23 e Cristofer Bosque termina na 6ª posição na categoria masculina de elite.

Num circuito muito decisivo e com apenas 200m de desigualdade, os membros da equipa culminaram a estreia da equipa nesta nova temporada.

 

Declarações Ana Santos:

 

Estou feliz com este primeiro resultado do ano, para mim é importante voltar pouco a pouco para conhecer o XCO depois de uma pausa, desde que o que tive de fazer devido ao meu problema de saúde. Mas estou de volta e estou feliz com o meu resultado tão pouco a pouco vou afinar a minha forma.


 

Declarações Cristofer Bosque:

 

Saio satisfeito com o meu resultado. Não tenho tido os meus melhores sentimentos porque é o início da época e falta-me muito ritmo de competição, mas as conclusões são boas.

Esta primeira corrida ajudou-me a testar o meu Hino GIGANTE 23 em plena competição com o novo material como os pneus HUTCHINSON, que será a marca que nos acompanha esta temporada, o novo FIZIK Vento Argo e o EggBeater 11 pedais da CRANKBROTHERS, com uma performance incrível. Adoro a bicicleta para além de ser superleve porque é super-rápida e competitiva.

Santos e Bosque estarão encarregues de representar a Equipa de Fábrica de X-Sauce nesta nova temporada que será uma transição para a estrutura para 2024.

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias 4º na Prova de Abertura em dia de vitória coletiva"


Por: Xavier Silva

Arrancou a Temporada 2023 com a Prova de Abertura Região de Aveiro, corrida de 170,9 quilómetros, entre Estarreja e Ílhavo, que inaugurou a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

A fase inicial da prova ficou marcada por uma fuga de vários elementos que foi sempre controlada à distância pelo pelotão. Ainda na primeira metade da corrida foi Ángel Sanchez que impôs um ritmo no pelotão, não permitindo que a fuga ganhasse demasiado tempo.


A subida de Talhadas foi feita bastante rápido, fazendo com que o pelotão se partisse em dois grandes grupos. Na frente, tínhamos a equipa bem representada com 5 elementos, onde a equipa ficou concentrada na proteção de João Matias. Entretanto à falta de 30 quilómetros para a meta, os dois grandes grupos juntaram-se e foi um pelotão numeroso que abordou a meta final em Ílhavo.

A equipa trabalhou bem dentro dos últimos quilómetros, fazendo uma boa aproximação à meta, contudo uma precipitação nos metros finais fez com que o sprint fosse lançado demasiado cedo.


No final, Leangel Linarez arrancou com João Matias a 300 metros da meta e seguiram, na dianteira atá aos 50 metros finais, onde não foi possível manter a dianteira. No final, João Matias terminou numa honrosa 4ª posição, e onde mais 3 atletas ficaram no Top-10, António Barbio (6º), Leangel Linarez (8º) e Gonçalo Amado (11º).

Bom arranque de temporada para a equipa que subiu ao pódio como vencedora por equipas, assegurando desta forma o primeiro pódio de 2023. A próxima competição será já no próximo domingo com a Figueira Champions Classic, prova internacional de categoria 1.1.


 

Classificação Etapa


Estarreja - Ílhavo: 165,7 Kms

 

1.º Santiago Mesa (ABTF - Feirense), 4h04m45s

4.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 6.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 8.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

10.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 71.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m32s 72.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

73.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 74.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt DNF Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

 

Classificação por Equipas

 

1.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com