sábado, 14 de janeiro de 2023

“Adriano Quintanilha: «A acusação contra mim deduzida carece em absoluto de fundamentos»”


Dono da W52-FC Porto rejeita "veementemente" acusação do Ministério Público

 

Por: Lusa

Foto: Luís Vieira/Movephoto

Adriano Sousa, patrão da W52-FC Porto, rejeitou esta sexta-feira "veemente" a acusação do Ministério Público (MP), que o aponta como um dos mentores de um esquema de dopagem naquela equipa de ciclismo, considerando que carece de "fundamentos".

"Venho, por este meio, rejeitar veementemente a acusação contra mim deduzida que, em bom rigor, carece em absoluto de fundamentos, inexistindo qualquer meio de prova capaz de a sustentar, o que na sede própria ficará cabalmente demonstrado", defende Adriano Sousa, mais conhecido como Adriano Quintanilha, em comunicado enviado às redações. O dono da W52-FC Porto considera que a acusação do MP "assenta em presunções desfasadas da verdade, seguindo raciocínios pouco lógicos e que [...] não encontram sustento na prova que foi carreada para tais autos ao longo da investigação".

O Ministério Público acusa Adriano Sousa, Nuno Ribeiro, diretor desportivo da equipa à data da operação 'Prova Limpa', e o contabilista e diretor geral Hugo Veloso de terem elaborado "um esquema" de dopagem na W52-FC Porto, para "aumentarem a rentabilidade" dos ciclistas, segundo a acusação a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o despacho, que acusa 26 arguidos de tráfico de substâncias e métodos proibidos e, desses, 14 de administração de substância e métodos proibidos, no âmbito da operação 'Prova Limpa', Quintanilha, Ribeiro e Veloso terão formulado, "pelo menos desde o ano de 2020", o propósito "de aumentarem a rentabilidade dos seus ciclistas [...] com o intuito de obterem melhores resultados".

Assim, "na prossecução do seu desígnio", os três arguidos "elaboraram um esquema mediante o qual os ciclistas por si dirigidos", 10 deles também arguidos neste processo, "passariam a utilizar práticas dopantes, designadamente o recurso persistente à manipulação sanguínea, o que constitui um método proibido, bem como a administração e consumo de substâncias proibidas".

Os três arguidos estão acusados dos crimes de tráfico e administração de substâncias e métodos proibidos. "Sem prejuízo, mantenho-me, como sempre, colaborante com as autoridades, reforçando a minha confiança nas instituições judiciais as quais caberá analisar a inépcia da Acusação Pública contra mim deduzida e, por conseguinte, provar a minha inocência", termina o comunicado assinado pelo dirigente.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias, Gonçalo Carvalho e Rui Carvalho estreiam as novas cores este fim de semana”


Por: Xavier Silva

Fim de semana de muita atividade para três dos nossos corredores, que este fim de semana estreiam as novas cores Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, recebe, sábado e domingo, o Campeonato Nacional de Pista. Os títulos nacionais de ciclocrosse disputam-se no domingo, em Vouzela.

Os Campeonatos Nacionais de Pista estendem-se por dois dias. João Matias é o atual campeão nacional em título de Madison e Omnium, provas nas quais irá participar e nas quais irá tentar defender o seu título. Para além destas provas, João irá também participar nas disciplinas de Eliminação e Scratch. Programa completo para o nosso corredor, que poderão apoiar bem perto de Mortágua, no Velódromo Nacional em Sangalhos.


No domingo, em Vouzela será a vez de Gonçalo Carvalho e Rui Carvalho estrearem as novas cores no Campeonato Nacional de Ciclocrosse. Vertente na qual ambos já competiram e onde têm agora a oportunidade de lutar pela tão desejada camisola de campeão Nacional. Também poderão apoiar em Vouzela num circuito muito bonito, mas extremamente exigente.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com