terça-feira, 20 de setembro de 2022

“Desporto Escolar: Primeiros kits de bicicletas chegam às escolas”


Uma iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

O projeto “Desporto Escolar sobre rodas” vai chegar às escolas no arranque deste ano letivo 2022/23, com o início da distribuição de bicicletas em todos os estabelecimentos de ensino públicos do país com 2.º ciclo do ensino básico, numa iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

O “DE sobre rodas” surgiu em 2019 para dar resposta aos contributos do desporto e da educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC). Esta estratégia assenta na urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável, nomeadamente, garantindo que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público.

A entrega do material velocipédico por parte do Instituto Português do Desporto e da Juventude ocorrerá, de forma faseada, a partir de setembro de 2022 e terminará em 2024, contando com a supervisão da Direção-Geral da Educação (através da Estrutura do Desporto Escolar), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para a execução do objetivo: Alargar o Desporto Escolar à comunidade, incluído no Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA).

Cada estabelecimento de ensino receberá dois (2) Kits de material velocipédico (3 bicicletas roda 16”; 3 bicicletas roda 20”; 3 bicicletas roda 24”; 1 bicicleta roda 26” e 10 capacetes).

Os 259 estabelecimentos de ensino que irão receber estes Kits já em 2022 foram já informados sobre a entrega do material velocipédico e os procedimentos específicos a adotar.

Fonte: Sapo on-line

“Adam Yates reforça UAE Emirates de João Almeida”


Vínculo com o ciclista britânico é válido até 2025

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/ Adam Yates

Adam Yates, crónico candidato ao pódio das grandes voltas, assinou contrato com a UAE Emirates, anunciou esta terça-feira a equipa do português João Almeida, revelando que o vínculo com o ciclista britânico é válido até 2025.

"Estou muito entusiasmado por juntar-me à UAE Emirates. Assisti ao crescimento da equipa ao longo dos anos e esta era uma oportunidade que não podia recusar. Sinto que estou a entrar nos meus melhores anos enquanto ciclista e que a equipa vai potenciar o melhor de mim", justificou o ainda corredor da INEOS, citado em comunicado.

O britânico de 30 anos disse ainda sentir-se "ansioso" por correr "com alguns dos melhores ciclistas do mundo" e por "contribuir para que a equipa se torne o número um mundial".

Na UAE Emirates, Adam Yates, cujo potencial nunca foi confirmado com um resultado de excelência nas grandes voltas foi quarto no Tour'2016 e na Vuelta'2021 -, vai encontrar outros nomes de peso para as principais corridas, como o esloveno Tadej Pogacar, bicampeão da Volta a França, o espanhol Juan Ayuso, terceiro classificado da última Vuelta, e João Almeida.

"Estamos muito satisfeitos por acolher o Adam na nossa equipa para os próximos anos. A sua capacidade para ganhar e conseguir resultados de destaque numa grande variedade de corridas é impressionante e ele tem demonstrado ser um talento consistente", destacou o patrão da UAE Emirates, Mauro Gianetti.

Yates, que representou a INEOS nas últimas duas temporadas, conta com 18 vitórias no currículo, nomeadamente na Volta à Catalunha de 2021, na Volta aos Emirados Árabes Unidos (2020), na Clássica de San Sebastián (2015) ou na Volta à Alemanha já este ano.

Na equipa dos Emirados, o gémeo de Simon Yates vai também encontrar os gémeos portugueses Rui e Ivo Oliveira.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Gonçalo Tavares e António Morgado no top 20 do Mundial de contrarrelógio”


Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Tavares e António Morgado representaram hoje Portugal no contrarrelógio para juniores do Campeonato do Mundo de Estrada, em Wollongong, Austrália, terminando ambos entre os 20 primeiros de uma prova ganha pelo britânico Joshua Tarling.

Os dois corredores tiveram um resultado final equivalente, com Gonçalo Tavares em 19.º e António Morgado a ser vigésimo. No entanto, a evolução dentro de prova foi diferente. Ambos começaram lentos, face à concorrência.

Gonçalo Tavares fez o 27.º tempo no primeiro ponto intermédio de cronometragem, foi 18.º no segundo troço, 22.º no terceiro e 19.º entre o quilómetro 21,8 e a meta, instalada ao quilómetro 28,8. Do somatório de parciais resultou um tempo de 37’22’’09, a 2’22’’83 do vencedor.

Já António Morgado teve um exercício individual em progressão, depois de um arranque ainda mais lento do que o de Tavares. O corredor das Caldas da Rainha marcou o 33.º registo ao quilómetro 7,1. Nos troços seguintes foi o 20.º e 21.º. Nos sete quilómetros finais António Morgado mostrou ter mais para dar e foi o 14.º mais veloz nesta fase da corrida. No conjunto da prova, o português parou o cronómetro em 37’24’’56, a 2’25’’30 do novo campeão mundial júnior de contrarrelógio.


“Sabemos que o contrarrelógio não é ainda o forte do António e do Gonçalo, que terão de trabalhar esta especialidade. Em percursos mais duros conseguem defender-se melhor. Mas em percursos como estes, em que a cadência é um fator preponderante, acabam por ceder mais tempo para os primeiros. Na prova de hoje, o vento foi outro elemento determinante, porque foi crescendo de intensidade. O nosso resultado acaba por enquadrar-se dentro do que é normal”, considera o selecionador nacional, José Poeira.

O britânico Joshua Tarling confirmou o favoritismo e impôs-se com 34’29’’56, impedindo o australiano Hamish McKenzie de sagrar-se campeão frente ao seu público. O corredor da casa teve de contentar-se com a medalha de prata, a 19,19 segundos do ouro. A medalha de bronze foi conquistada pelo alemão Emil Herzog, a 33,45 segundos do vencedor.

Os juniores voltam a competir ao final da noite de quinta-feira, na prova de fundo. Portugal estará representado na corrida de 135,6 quilómetros por António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, José Bicho e Tiago Nunes. A prova, com transmissão em direto na Eurosport, começa às 23h15 de quinta-feira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“David Martins triunfou no BTT DHI Insalde”


O vimaranense David Martins venceu o BTT DHI Insalde, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision disputada em Paredes de Coura.

O 1.º BTT DHI Insalde foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, tendo a derradeira etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision registado a participação de muitos atletas e de muito público.

O vimaranense David Martins, Campeão Mundial Universitário de BTT – Downhill em 2018, venceu o BTT DHI Insalde na categoria de elites, registando o melhor tempo à geral (2:17:87m) na estreia da pista de Paredes de Coura.

Apesar de ter sido o melhor na manga de qualificação, Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) concluiu a prova no segundo posto. Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o terceiro classificado e com o resultado de Insalde sagrou-se Campeão do Minho de BTT DHI em elites.

Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais veloz no escalão de juniores, deixando Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos) na segunda posição e Diogo Cunha (individual) em terceiro.

José Cardoso (individual) venceu em cadetes, classificando-se nos lugares imediatos do pódio Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) e Mateus Arieira (BTT Enduro Terras de Bouro).

Vítor Emanuel Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães) ganhou em master 30, enquanto Joel Pinto foi segundo e Pedro Pinto terceiro.

Em master 40 Ricardo Soares não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e venceu com o tempo de 2:34.21. Jorge Afonso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) concluiu a prova em segundo lugar e Rui Gonçalves (Bike House DH Team/Guimarães) em terceiro.

António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) destacou-se em master 50, registando menos um minuto do que que José Queirós (BTT Pandilhas a Monte).

Nos escalões de escolas, Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu em infantis e Afonso Soares em juvenis.

Por equipas, a Bike House DH Team/Guimarães foi o vencedor e o BTT Pandilhas a Monte terminou em segundo.

 

David Martins, vencedor em Elites

 

David Martins, ciclista de Guimarães que corre como individual, fez este domingo a sua primeira prova da época no Campeonato do Minho de 2022 e conseguiu escrever o seu nome como o primeiro vencedor à geral da pista de Insalde.

Foi uma prova fácil? “Não foi assim tão fácil. Foi uma prova muito difícil, mas diverti-me muito, passei um bom bocado com os meus amigos e no final consegui vencer, que também é muito bom”, disse David Martins.

O ciclista vimaranense considerou que “conseguiu fazer uma descida muito boa na manga final. Na qualificação não foi uma boa descida. Tenho andando com a bicicleta de enduro sem corrente e então “esqueci-me” de pedalar” e adiantou “na final foi diferente, já pedalei muito, acertei as trajetórias e deu para fazer o melhor tempo. Estou muito feliz”.

 

Rui Leal Mesquita, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães

 

Rui Leal Mesquita, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães, era um homem feliz no final da primeira edição do BTT DH de Insalde. A equipa venceu coletivamente e garantiu a revalidação do título de Campeão do Minho de BTT DHI.

“O nosso grande objetivo é sempre ganhar por equipas. Claro que os prémios individuais são muito importantes e fazem toda a diferença, aliás sem eles seria difícil conquistar não só as vitórias nas provas, como conquistar o título de Campeão do Minho”.

Rui Leal Mesquita mostrou-se ainda “muito feliz e satisfeito por chegarmos ao fim do Campeonato do Minho com quatro títulos, três individuais e um coletivo”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a prova de downhill e salientou o facto de Paredes de Coura ter recebido este ano provas decisivas para as contas do Campeonato do Minho das várias vertentes.

“Em primeiro ficamos muito satisfeitos com a forma como decorreu esta, que foi a primeira, prova de downhill. Uma prova que surge por uma iniciativa não do Município, mas de um grupo de praticantes e apaixonados da modalidade que durante alguns anos foram construindo e modelando esta pista, que surgiu de uma forma muito informal. De certa forma eles foram “espicaçando” a necessidade de dinamizar e dar visibilidade ao sítio que tinha condições, no entender deles, positivas para a modalidade. No fundo, o Município só serviu aqui de alavanca, que permitiu a realização da prova”.

Afirmando que “o mérito é deste grupo de pessoas que trabalhou anonimamente e se envolveu para conseguir, no fundo, criar aqui uma tarde de animação”, Tiago Cunha salientou que “os setenta participantes é um número interessante e que nos vem mostrar que a modalidade tem viabilidade”.

O autarca de Paredes de Coura salientou ainda o facto de “sermos um Município talismã para estes ciclistas, que vieram aqui discutir os títulos do Campeonato do Minho. Tudo isso veio estimular o espírito competitivo e de participação dos atletas. Para nós isso é um extra, um bom extra”, referiu adiantando que “o nosso grande objetivo é promover as modalidades, o uso da bicicleta, uma atitude mais saudável, mais responsável e ecológica. No fundo o nosso espírito é o da promoção do uso da bicicleta e sempre que o uso do veículo possa promover uma modalidade que envolva mais pessoais, é excelente”.

O 1º BTT DHI Insalde organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura teve o apoio das Juntas de Freguesia de Insalde e Porreiras, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com