segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

“Fragoso (Barcelos) no arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros”

No próximo domingo, 21 de fevereiro, será disputada em Fragoso (Barcelos) a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. O 4º BTT XCO de Fragoso integrará provas para todas as categorias de competição (incluindo escolas e paraciclismo) e para não federados (promoção).
Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e Lamaceiros TT, a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros será aberta à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
O programa do 4º BTT XCO de Fragoso começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 10 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 4º BTT XCO de Fragoso tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Juntas de Freguesia de Fragoso e Aldreu, Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Bike Magazine (revista oficial) e do comércio e industria local.
Fragoso estreou-se no Campeonato do Minho de BTT XCO em 2013 apresentando uma pista que, desde então, chama à freguesia barcelense muito público e muitos atletas. Na última edição da prova venceram José Dias e Joana Monteiro em elites, enquanto João Rocha ganhou em juniores, Hélder Braga em masters 30, Liliana Lopes em masters femininas, Abel Machado em masters 40, Vítor Santos em masters 50, Nuno Costa e Marta Branco em cadetes, Pedro Silva e Ana Santos em juvenis, Hugo Cruz e Beatriz Pereira em infantis, Rafael Sousa e Mariana Magalhães em iniciados, Gonçalo Rodrigues em pupilos-benjamins e Mário Ferreira em promoção. Coletivamente triunfaram a ASC/Bike Zone-Vila do Conde (competição) e a  Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).
O 4º BTT XCO de Fragoso assinalará o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros que assumirá em 2016 figurino idêntico aos anos anteriores, embora com uma ligeira redução do número de provas de BTT XCO que procura corresponder a todas as expectativas e anseios e traduzir, em simultâneo, o reforço d a qualidade organizativa das atividades.
Em 2016, o Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros, destinado a todas as categorias e incluindo o “Troféu Revelações”, integrará nove provas, sendo duas delas pontuáveis em simultâneo para a Taça Inter-Regional Minho e Porto.
Com ligeiras novidades em termos regulamentares, o Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros começará com a realização do 4º BTT XCO de Fragoso (21 de fevereiro), prosseguindo depois com o 2º BTT XCO Vila de Melgaço (3 de abril), 6º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira (22 de maio), 16º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu (26 de junho), 5º BTT XCO de Paredes de Coura (17 de julho), 10º BTT XCO de Felgueiras (31 de julho), 6º BTT XCO Torcatense (4 de setembro), 13º BTT de Creixomil - Barcelos (11 de setembro) e o 18º BTT XCO - ACRAP (9 de outubro). No âmbito do Cross Country Olímpico será ainda promovido o Portugal Cup XCO - Viana do Castelo (C2) nos dias 12 e 13 de março.
Fonte: ACM

“Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas no Duatlo de Arronches”

Ricardo Batista e Joana Miranda são 4ºclassificados no Campeonato Nacional Duatlo
Realizou-se no passado sábado, dia 13 de Fevereiro, em Arronches, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, que foi também simultaneamente a prova única do Campeonato Nacional de Duatlo para Cadetes e Juniores, numa organização Câmara Municipal de Arronches e da Federação de Triatlo de Portugal. Arronches recebeu mais de 200 atletas que procuraram representar os seus clubes ao melhor nível.
A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou o 13ºlugar colectivamente entre 28 equipas participantes. A vitória coube ao Sport Lisboa e Benfica que delegou o 2ºlugar para o Rio Maior Triatlo, e o Clube Olímpico de Oeiras fechou o pódio na terceira posição.
O Duatlo de Arronches foi o palco da disputa do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores. RICARDO BATISTA e JOANA MIRANDA na sua estreia na categoria de Cadetes fizeram a prova que estava ao seu alcance e obtiveram o 4ºlugar neste Duatlo, constituído por 2 segmentos de corrida de 5.000 e 2.500m, e pelo meio com um segmento de ciclismo de 20kms. realizado em condições atmosféricas muito adversas, tendo em conta a muita chuva que caiu e o vento forte que se fez sentir durante este Duatlo. André Rodrigues que também se estreou nesta categoria, terminou esta prova no 14ºlugar, e Miguel Moreira foi 26ºclassificado.
Em Juniores, André Cruz foi o melhor torrejano no 17ºlugar, Rafael Marques 19º e Rodrigo Carvalho 22ºclassificado.
Entretanto em Seniores, 2 presenças torrejanas, uma feminina, Ana Rita Amaro que foi 11ºclassificada, e outra masculina, Cristiano Marques que chegou na 37ªposição.
Por fim, a presença dos Veteranos I, com Marco Sousa obter uma boa posição, 6ºlugar, e Pedro Silva a concluir a sua prova em 24ºlugar neste escalão.
No próximo fim-de-semana há jornada dupla, com a realização em Leiria, no sábado dia 20 de Fevereiro, da 1ªetapa do Circuito Nacional de Biatle 2016, e no domingo de manhã, dia 21 de Fevereiro, com a disputa da 2ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, o Duatlo do Semideiro na Chamusca.
A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas continua com as inscrições abertas para esta nova época 2016, e todos os jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos de idade podem inscrever-se, basta saber nadar e aparecer nas Piscinas Municipais de Torres Novas entre segunda e sexta-feira a partir das 18h00.
Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“34ª Volta ao Alentejo”

De 16 a 20 de Março de 2016
Está marcada para o próximo dia 23 de fevereiro em Évora a 34ª edição da Volta ao Alentejo, a clássica alentejana terá uma duração de cinco dias, e é uma das mais importantes do calendário velocipédico nacional, ficamos a aguardar as novidades para este ano.

“Equipa EFAPEL renovada e ambiciosa para a nova época”

Volta a Portugal volta a ser o grande objectivo do conjunto de Ovar.
A equipa profissional de ciclismo EFAPEL está pronta para ir para a estrada e começar a temporada de 2016 em que tem ambições elevadas. A estrutura de Ovar sofreu algumas mudanças durante o defeso e apresenta-se para a nova época com vontade de manter o protagonismo no pelotão nacional. A filosofia da formação é a de lutar sempre pelos melhores lugares em todas as corridas e esse pedigree mantém-se no ano competitivo que começa já com a Volta ao Algarve. O grande objectivo é, mais uma vez, a Volta a Portugal.
A equipa EFAPEL manteve Jóni Brandão, que será o chefe de fila, Filipe Cardoso, Rafael Silva e Hélder Ferreira. A este quarteto juntam-se mais cinco nomes que aliam a juventude e o potencial desportivo com a experiência da competição. São António Barbio, Daniel Mestre, Henrique Ferreira, Álvaro Trueba e Nuno Almeida. O grupo já começou a trabalhar em conjunto sob o comando de Américo Silva, o director desportivo que continua a definir a estratégia da EFAPEL em 2016.
“Temos a ambição de vencer a Volta a Portugal. Este ano, o Jóni é o líder da equipa e os nossos objectivos são legítimos tendo em conta o que ele tem feito nos últimos anos, em particular na última época”, assumiu o director desportivo da formação ovarense. Para Américo Silva, a EFAPEL não se limitará a procurar os melhores lugares na Gradíssima: “Nas outras competições tentaremos, dentro do que temos, dar oportunidade mesmo aos ciclistas mais jovens, em particular, e a todos, em geral, a possibilidade de, em determinadas corridas, lutarem para chegar à vitória.” Para o responsável da EFAPEL, com as mudanças, a equipa conta agora “com um conjunto mais jovem do que em 2015”.
Para além do director desportivo da formação de Ovar, discursaram várias personalidades de entre os ilustres presentes, como são os casos do presidente do Clube Desportivo Fullracing, Carlos Pereira, do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, do presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, do administrador da EFAPEL, Américo Duarte, e de Joaquim Cerca, em representação da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A cerimónia foi apadrinhada por algumas figuras do ciclismo nacional das décadas de 60, 70 e 80 do século passado. António Araújo, Manuel da Costa, João Gomes, Manuel Ferreira, Custódio Gomes e Belmiro Silva, vencedor da Volta a Portugal em 1978, foram também figuras de destaque durante a apresentação da estrutura EFAPEL para a temporada de 2016.
A equipa profissional de ciclismo inicia a sua temporada competitiva já na próxima quarta-feira, dia 17, com a 42ª edição da Volta ao Algarve, a prova velocipédica que traz a Portugal mais formações do World Tour. É em altos regimes que os ciclistas escolhidos para representarem a equipa começam o ano, numa competição que se prolonga até domingo, dia 21.
Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com