terça-feira, 9 de julho de 2024

"O pensamento do dia..."

 


“Giro d'Italia feminino: SD Worx-Protime domina a primeira etapa montanhosa com Niamh Fisher-Black 1º e Lotte Kopecky 2º”


A neozelandesa Niamh Fisher-Black venceu a terceira etapa do Giro d'Itália feminino de 2024.

Foto: Giro d'Itália Feminino

 

Numa subida, Niamh Fisher-Black da equipa da Movistar Team, foi esta terça-feira a vencedora da terceira etapa do Giro d'Itália feminino de 2024, dia que decorreu entre Sabbioneta e Toano numa distância de 113 quilómetros, a italiana Elisa Longo Borghini da equipa da Lidl – Trek continua a liderar a classificação geral.

A jovem escaladora neozelandesa venceu à frente de sua companheira de equipa, a belga Lotte Kopecky da equipa da Team SD Worx – Protime, e a francesa Juliette Labous da equipa da Team dsm-firmenich PostNL, que ocuparam o segundo e terceiro lugar.

Ímola vai arrancar esta quarta-feira para a quarta etapa, outra etapa montanhosa de 134 quilómetros que apresenta duas subidas categorizadas, antes de uma chegada ao cume em Urbino, prémio de terceira categoria.

“Cerca de 250 atletas esperados no I Triatlo Cidade de Serpa”


Os atletas participantes vão enfrentar “um percurso desafiante, com 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de atletismo”

 

Por: Lusa

Cerca de 250 atletas de diversos escalões etários vão disputar, no próximo dia 27, a 1.ª edição do Triatlo Cidade de Serpa, no distrito de Beja, prova a pontuar para a Taça de Portugal, divulgou a câmara.

Em comunicado, este município alentejano, promotor da iniciativa, explicou que a prova vai reunir “as principais equipas de triatlo nacionais, femininas e masculinas”.

Os atletas participantes vão enfrentar “um percurso desafiante, com 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de atletismo”, indicou a autarquia, que conta com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal na organização desta competição.

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Jasper Philipsen vence 10.ª etapa ao sprint”


Aos 26 anos, Philipsen somou a sétima vitória da carreira no Tour, no final dos 187,3 quilómetros entre Orléans e Saint-Armand-Montrond

 

Por: Lusa

Foto: EPA/Lusa

O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin–Deceuninck) venceu hoje pela primeira vez na 111.ª edição da Volta a França, ao impor-se ao sprint na 10.ª etapa, em que Tadej Pogacar (UAE Emirates) manteve a camisola amarela.

Aos 26 anos, Philipsen somou a sétima vitória da carreira no Tour, no final dos 187,3 quilómetros entre Orléans e Saint-Armand-Montrond, que completou em 04:20.06 horas, à frente do eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e do alemão Pascal Ackermann (Israel-Premier Tech).

Cumprida a primeira jornada após o dia de descanso, Pogacar vai partir para a 11.ª etapa, uma ligação de 211 quilómetros entre Evaux-les-Bains e Le Lioran, com 33 segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e 01.15 minutos sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), respetivamente segundo e terceiro da geral.

Fonte: Sapo on-line

“João Almeida escolhido como o melhor gregário da primeira semana do Tour”


Português recolheu 55,6% dos votos

 

Por: Record

Foto: Reuters

João Almeida foi escolhido como o melhor gregário da primeira semana do Tour'2024, ao recolher 55,6% das preferências numa votação realizada na página oficial da prova francesa na rede social X. O ciclista português da UAE Emirates, 6.º na classificação geral, superou de forma clara Frank van den Broek (dsm-firmenich PostNL, com 26.4%), Christophe Laporte (Visma-Lease a Bike, com 10.1%) e Michael Morkov (Astana, com 7.9%).

Decisivo para este reconhecimento esteve todo o trabalho feito em prol de Tadej Pogacar nestes primeiros dias da Grande Boucle, em especial na etapa do Col du Galibier, que tanta polémica gerou pela ação de Juan Ayuso e posterior reação do português.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Gonçalo Rodrigues ficou a meia-volta das medalhas”


Por: José Carlos Gomes

Gonçalo Rodrigues foi hoje o sexto classificado na prova de Scratch para juniores masculinos do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Cottbus, Alemanha.

O corredor português fez uma primeira metade de corrida em posição de expectativa, não atacando, mas estando atento às principais acelerações no pelotão. Com o avançar da prova, Gonçalo Rodrigues foi ganhando confiança, de tal maneira que foi protagonista.

Quando faltavam sete das 30 voltas à pista de 333,3 metros, o corredor da Seleção Nacional destacou-se do pelotão e foi à procura de ganhar uma volta sobre o grupo principal. O ritmo forte da perseguição nas últimas três voltas, permitiu perceber que a dobragem não seria possível.

No entanto, o português esteve perto de ainda cortar a meta em fuga e em posição de pódio. Seria apenas ultrapassado pelos mais rápidos saídos do pelotão a meia-volta do final da corrida, acabando no sexto lugar.

O vencedor foi o único ciclista que dobrou o pelotão, o ucraniano Heorhii Chyzhykov. Seguiram-se o italiano Davide Stella e o belga Nolan Huysmans.

Emília Baía teve uma estreia cautelosa em Campeonatos da Europa. Correndo também na disciplina de scratch – oito quilómetros, 24 voltas para as juniores femininas -, a portuguesa optou por não assumir qualquer risco.

Pedalou sempre na cauda do pelotão, posição em que arrancou para o sprint. Acabou na 17.ª posição, numa corrida em que nenhuma ciclista dobrou o pelotão, pelo que tudo se decidiu na última volta. A belga Auke de Buysser foi a mais rápida, seguida pela italiana Chantal Pegolo e pela espanhola Valentina Ferreyra.

 

“Ambos os corredores estão em processo de adaptação à competição neste tipo de pista e neste nível competitivo. A primeira prova é sempre mais complicada, porque é novidade. A pouco e pouco vão ganhando confiança para irem ultrapassando progressivamente essa dificuldade. Em termos globais, cumpriram plano de trabalho definido e estou satisfeito com o desempenho dos dois corredores. O Gonçalo ainda conseguiu conservar energia para atacar num momento importante de corrida”, avalia o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Na manhã de quarta-feira, entram em pista Gonçalo Rodrigues, para a qualificação de eliminação, às 8h30, e Paulo Fernandes, na primeira fase do km contrarrelógio, às 12h00. A final do km está marcada para as 16h00 e a de eliminação para as 18h10.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“MUSEU DO CICLISMO JOAQUIM AGOSTINHO RECEBEU PARTIDA DE ETAPA DA VOLTA A PORTUGAL FEMININA”


Pelo segundo ano consecutivo, o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho recebeu a partida da 4º etapa da Volta a Portugal Feminina no sábado, dia 7 de julho.

135 ciclistas de 21 equipas partiram do Museu para os 93 km da etapa que ligou Torres Vedras à Póvoa de Santa Iria. A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, deram a partida simbólica, numa etapa vencida pela corredora India Grangier da equipa norueguesa Team Coop - Repsol.

A 4.ª edição da Volta a Portugal Feminina teve uma atualização na categoria da prova ao passar a integrar o calendário de provas da União Ciclista Internacional - UCI, o que contribuiu para o aumento significativo de equipas e atletas internacionais em competição nesta edição. Antes da partida, muitas atletas aproveitaram para visitar o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. 

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Agenda de Ciclismo”


Troféu Joaquim Agostinho, Campeonato Nacional de XC e final da Taça de DHI em destaque

 

Por: José Carlos Gomes

Com três seleções nacionais a competirem no estrangeiro, o calendário doméstico também acelera, na estrada e no BTT. De quinta a domingo corre-se o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que inclui a última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. Sábado e domingo, a pista do Jamor recebe o Campeonato Nacional de XCC e de XCO. No domingo chega ao fim a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, na pista do Figueiredo, Porto de Mós.

A corrida portuguesa há mais tempo inscrita sem interrupções no calendário internacional começa, como já se tornou tradição, com um prólogo de 8 quilómetros, em sistema de contrarrelógio individual, às 17h00 de quinta-feira, no Turcifal.

A 47.ª edição da prova que homenageia Joaquim Agostinho tem um percurso com dificuldade crescente, de dia para dia. Após o prólogo, a primeira etapa, a disputar na sexta-feira, parece desenhada para uma chegada ao sprint. É uma ligação de 171 quilómetros, começando na Foz do Arelho, às 12h00, e terminando na Lourinhã, cerca das 16h00.

A segunda etapa tem partida e chegada no concelho de Torres Vedras. Começa na freguesia da Silveira, às 11h45, estende-se por 170,2 quilómetros, terminando no centro da cidade torriense, junto à estátua de Joaquim Agostinho, às 15h45, na quarta passagem pela meta. É a tirada que leva os corredores a percorrer o circuito de Torres Vedras, que inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.

A etapa-rainha é a última, marcada para domingo. Começa na Atouguia, às 11h30, e termina no alto de Montejunto, pouco depois das 15h30. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria.

Integrada no programa do Troféu Joaquim Agostinho, vai disputar-se, no sábado, a quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. Vai disputar-se a partir das 12h45, no centro da cidade de Torres Vedras.

Ainda na área da Associação de Ciclismo de Lisboa, o fim de semana ficará marcado pela disputa dos títulos nacionais de cross country curto (XCC) e de cross country olímpico (XCO), na pista permanente do Jamor.

A manhã de sábado começa com as corridas de XCC, a partir das 9h15. No mesmo dia, às 14h30, corre-se o Campeonato Nacional de XCO para juvenis. O domingo será totalmente dedicado ao XCO.

Os cadetes, rapazes e raparigas, correm às 9h00. Os juniores masculinos e todas categorias femininas exceto cadetes competem às 10h15. Os masters e os paraciclistas entram em pista às 12h30. A prova para os corredores de elite e sub-23 está marcada para as 14h30.

A Pista do Figueiredo, em Porto de Mós, foi o local escolhido para o encerramento da edição de 2024 da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano. O sábado será dedicado aos treinos, ficando a competição reservada para domingo.

A pista com 2100 metros de extensão e um desnível acumulado de 480 metros vai agitar-se com a descida de qualificação, às 10h45, e com a final, às 14h00.

 

Mais eventos oficiais

 

13 de julho: Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe

13 de julho: 2.º Prémio Joaquim Agostinho de Escolas, Torres Vedras

14 de julho: Bragança Granfondo

14 de julho: 33.º Grande Prémio ADRAP, Galegos, Penafiel

14 de julho: 13.ª Maratona BTT VC Bike, Lobão, Santa Maria da Feira

14 de julho: 31.º Prémio Juvenil da Aldeia de Paio Pires, Seixal

14 de julho: Encontro Regional de Escolas de BTT, Pico, Açores

16 de julho: GP de Ciclismo de S. Tomé, Paredes de Bairro, Anadia

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com