terça-feira, 27 de agosto de 2024

“Luís Gomes mais forte em Gondomar na terceira etapa Grande Prémio JN”


Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) conquistou hoje a terceira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma viagem de 146,8 quilómetros, com início e final em Gondomar. Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) é o novo comandante.

O principal motivo de animação da etapa foi dado por David Dominguez (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Julius Johansen e Jaime Castrillo (Sabgal-Anicolor), que escaparam ao pelotão ao quilómetro 36. Chegaram a ter 2m40s de vantagem, mas a presença de Castrillo, a 12 segundos da camisola amarela à partida, deixou o pelotão em estado de prontidão.

A ABTF Betão-Feirense assumiu as rédeas no grupo principal e a diferença foi caindo paulatinamente até à fuga ser anulada, a 15 quilómetros da chegada. Foi, então, a vez de Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) tentar a sorte e isolar-se.

Uma queda no pelotão prejudicou a perseguição, mas as equipas conseguiram organizar-se a tempo de absorver Miguel Salgueiro à entrada dos últimos dois quilómetros, ficando tudo a postos para a chegada ao sprint que se perspetivava.

A chegada, em subida, exigia um sprint em força e o triunfo sorriu a um dos grandes especialistas nessa matéria no pelotão nacional. Luís Gomes comemorou diante dos argentinos da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, com Tomás Contte em segundo e Nicolás Tivani em terceiro.

Tomás Contte é o novo dono da camisola amarela. O anterior comandante, Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense) está agora a sete segundos. O terceiro, a oito segundos, é Nicolás Tivani.

Além da camisola amarela, Tomás Contte é dono da camisola dos pontos e é primeiro no combinado, Jaime Castrillo aproveitou a fuga de hoje para assumir a dianteira na montanha, Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) é o melhor jovem, nas metas volantes manda Francisco Guerreiro (Gi Group Holding-Simoldes-UDO), Nicolás Tivani está à frente nos sprints especiais e Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) comanda os pontos quentes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Vem experimentar uma prova de triatlo”


É uma pergunta recorrente: “Não sou licenciado, posso participar nalguma prova?”. A resposta é sim, nas provas abertas.

O que é uma prova aberta? As provas abertas são aquelas em que qualquer pessoa pode participar, sem precisar de estar licenciado na Federação de Triatlo de Portugal. Aqui fica a lista de todas as provas abertas, nacionais e regionais, até final da época.  O seguro está incluído na inscrição.

 

Triatlo do Guadiana, 15 de Setembro, sprint

Duatlo de Pedrogão, 15 de Setembro, sprint

Triatlo S. Martinho do Porto, 22 de Setembro, sprint

Duatlo de Fátima, 29 de Setembro, sprint

Duatlo do Azinhal, 29 de Setembro, sprint

Triatlo das Caldas da Rainha, 6 de Outubro, Média distância

Duatlo de Salir, 12 de outubro, sprint

Triatlo de Sesimbra, 27 de Outubro, sprint

Duatlo de Ferreiras, 3 de Novembro, sprint

A bolt as provas nacionais. As restantes são provas regionais

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Wout van Aert vence 10.ª etapa da Vuelta”


Ben O'Connor continua a ser o líder da prova

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Visma Lease a Bike

O ciclista belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) venceu esta terça-feira a 10.ª etapa da Volta a Espanha, a sua terceira nesta edição, enquanto o australiano Ben O'Connor (Decathlon AG2R) conservou a liderança da classificação geral individual.

Depois de vitórias ao sprint em Castelo Branco e Córdoba, Van Aert, líder da classificação dos pontos, integrou a fuga do dia e cumpriu os 160 quilómetros entre Ponteareas e Baiona em 3:50.47 horas, três segundos à frente do francês Quentin Pacher (Groupama-FDJ), segundo, e 2.01 minutos face ao espanhol Marc Soler (UAE Emirates), terceiro.

Na geral, Ben O'Connor segue líder com 3.53 minutos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo, e 4.32 sobre o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post), terceiro.

Na quarta-feira, a 11.ª etapa da Vuelta tem partida e chegada no campus de Cortizo, em Padrón, em 166,5 quilómetros, com quatro contagens de montanha categorizadas.

Fonte: Record on-line

“15.ª edição das 24 Horas de Ciclismo de Škoda”


E um quinto para o Team S1neo Fastwan

 

A 15.ª edição das 24 Horas de Ciclismo de Škoda decorreu este fim de semana no Circuito Bugatti, em Le Mans. Após a largada ser dada por Pierre Rolland, a chuva e o vento apareceram durante a tarde de sábado, mexendo com os pilotos na pista. As condições melhoraram muito depois, apesar do frio da noite, e foi sob um sol quente que todos cruzaram a linha de chegada no domingo, às 15h00.

Pela vitória geral, a Team S1neo Fastwan consegue a dupla vitória (246 voltas a 1029km) e conquista o quinto título depois de 2015, 2016, 2017 e 2023. Apesar de um início de corrida complicado devido a um furo, um trabalho de equipa eficiente e uma grande experiência de corrida ajudaram-nos a fazer a diferença. O terceiro e quarto lugares foram para Blue Ice Vélo Saintes 17.

A formação parisiense Sprinter Club Féminin vence o ranking feminino (211 voltas a 883km) e termina em 104º na geral. A Team MSV Féminine termina em 2º com 199 voltas, à frente do Macif 2 que completa o pódio com 198 voltas ao circuito.

Na categoria "solo", Bastien Bodnar (Team FCT) impressionou e venceu com 201 voltas (841km e 170º na geral) e Aurore Paulouin (Une des Traileuses de la Costa) na categoria individual feminina com 151 voltas (631km e 542º na geral).

CALENDÁRIO: As 24 Horas de Ciclismo Škoda 2025 terão lugar nos dias 23 e 24 de agosto, e as inscrições serão abertas em janeiro.

www.24heuresvelo.fr 

 

CLASSIFICAÇÃO POR CATEGORIA:

 

Mulher Solo: Uma das trail runners da Costa, Aurore Pauloin

Homem Solo: Equipa FCT solo, Bastien Bodnar

Duo Feminino: As Donzelas do Sol

Mas Duo: Wiconnect

Duo Misto: Duo de l'ossau

Equipa de 4 – Mulheres: Equipa MSV féminine

Equipa de 4 – Homens: Vélo de gelo azul Saintes 17

Equipa de 6 – Mulheres: Sprinteur clube féminin

Equipa de 6 – Homens: Equipa S1NEO Fastwan

Equipa de 6 – Misto: Sábio da equipa

Equipa de 8 – Mulheres: Roue libre

Equipa de 8 – Homens: Ciclista 1

Equipa de 8 – Misto: Equipa Edwards

Fonte: Organização

“Agenda de Ciclismo”


Volta a Portugal de Juniores na estrada de quinta a domingo

 

Por: José Carlos Gomes

Um pelotão de 139 corredores, representando 20 equipas, oriundas de quatro países, irá percorrer as estradas das Beiras e Serra da Estrela, de quinta a domingo, disputando a 18.ª Volta a Portugal de Juniores.

Um percurso exigente, com um total de 408,1 quilómetros, espera os ciclistas. As primeiras pedaladas estão marcadas para as 13h00 de quinta-feira, em Celorico da Beira, local de arranque da primeira etapa, que tem 96,3 quilómetros e termina em Almeida, cerca das 15h30. Duas contagens de montanha de terceira categoria, ainda longe da meta, poderão criar alguma seleção para um sprint em subida.

No segundo dia a partida acontece em Trancoso, às 12h30, e a chegada, após 107,2 quilómetros, será na Mêda, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.


A terceira jornada é dia de etapa dupla. O primeiro setor da terceira etapa terá 78 quilómetros, ligando Sabugal (10h15) a Penamacor, onde os primeiros chegarão pouco depois do meio-dia. Será em Penamacor que, às 16h00, se inicia o segundo setor, um contrarrelógio individual de 19 quilómetros.

A quarta e última etapa começa no Fundão, às 10h00 de domingo, estende-se por 107,6 quilómetros, e termina na Covilhã, pouco antes das 13h00. É um percurso de sobe e desce com contagens de montanha no alto da Portela (km 39,6), Verdelhos (km 93,5) e na meta.

A Volta a Portugal de Juniores será antecedida, já na quarta-feira, às 18h00, pela palestra “Ética no Desporto”, que irá decorrer na Universidade da Beira Interior, Covilhã, contando com a presença do reitor da Universidade, Mário Raposo, do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do diretor-executivo da ADoP, António Júlio Nunes, de Vítor Pardal, das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola e de Gabriel Mendes, selecionador nacional de pista.

Durante a esta semana, tem ainda continuidade o Grande Prémio Jornal de Notícias, que se iniciou no domingo passado e termina no próximo domingo. Hoje é a vez da etapa com início e final em Gondomar, amanhã corre-se entre o Porto e Ovar, seguindo-se um conjunto de etapas com partida e chegada no mesmo local, Guimarães na quinta-feira, Viana do Castelo na sexta, Valongo no sábado e Maia no domingo.

 

Mais eventos oficiais

 

30 de agosto a 1 de setembro: Ibérico Bike Race, Montalegre

31 de agosto: Rota do Mel em BTT, Areosa, Viana do Castelo

31 de agosto: Maia Urban Race, Maia

31 de agosto: 8.ª Rampa das Vindimas, Palmela

31 de agosto: 3.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, S. Jorge, Santana

1 de setembro: 45.º Circuito da Nossa Senhora da Guia, Ansião

1 de setembro: 32.º Prémio Juvenil da Aldeia da Piedade, Azeitão, Setúbal

1 de setembro: Passeio BTT das Festas de Nossa Senhora da Saúde e S. Luís, S. Marcos, Tavira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua Andres na fuga, corrida pela juventude”


Grande Prémio JN em Vila Nova de Gaia com Andres Taboada na fuga do dia

 

A segunda etapa do Grande Prémio JN, realizada esta segunda feira em Vila Nova de Gaia, proporcionou um espetáculo ciclístico de alto nível, com um percurso desafiador de 151,8 quilômetros. O dia foi marcado por uma intensa disputa e uma fuga emocionante que definiu o rumo da corrida. Leangel Linarez disse adeus à camisola amarela, enquanto Andres Taboada marcou presença na fuga pela Tavfer -Ovos Matinados-Mortágua, estando na corrida pela classificação da juventude.

Um dos momentos mais marcantes da etapa foi a fuga que se formou, com 24 unidades, incluindo o jovem Andres Taboada da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a fuga ganhou uma larga margem ao pelotão sair vitoriosa no final. Pedro Silva, da equipa ABTF Betão-Feirense, foi o vencedor da etapa, conquistando a vitória ao sprint, Andres Taboada terminou na 20ª posição ao mesmo tempo do vencedor.

A vitória da fuga marcou a passagem de pasta da camisola amarela, e alterou as classificações gerais. Andres Taboada está agora no 2º lugar na classificação geral da juventude a 21s do 1º classificado.


Andres Taboada declara que: “O início da etapa foi muito nervoso, senti-me bem e fui para a fuga, foi um dia de boas sensações, sinto que venho com uma boa preparação, tenho feito bons treinos. Na fuga procurámos a vitória, atacando de longe, mas não foi possível, no final de contas só posso estar contente, e motivado para o resto dos dias.”

Gustavo Veloso, diretor desportivo assume que: “ A etapa foi muito rápida, muito atacada desde o início, tentamos seleccionar um fuga pequena, mas não foi possível, todas as equipas tinham aspirações de formar a fuga. Fuga formada conseguimos colocar o “juvenil” da equipa (Andrés Taboada),na frente do pelotão não foi possível analisar a fuga,  e depois foi gerir o dia da melhor forma. Neste momento estamos de olhos postos nas próximas etapas e temos o Andrés na frente, vamos ver como corre nos próximos dias.”


Os ciclistas agora preparam-se para enfrentar a terceira etapa da prova, que promete ser igualmente desafiadora e emocionante. A terceira etapa do Grande Prémio JN está programada para esta terça feira, com um percurso de 146,8 quilómetros em Gondomar. O trajeto inclui duas contagens de montanha, o que pode proporcionar novas mudanças na classificação geral.

 

Classificação da etapa

 

1.º Pedro Silva ( ABTF Betão-Feirense), 3h32m43s

20.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

41.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 9m55s

43.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

49.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

54.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

77.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

80.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

 

Classificação Geral após a 2ª Etapa

 

1.º Pedro Silva ( ABTF Betão-Feirense), 6h58m06s

23.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 30s

27.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 9m57s

36.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 10m03s

49.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 10m07s

72.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

84.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 10m33s

87.º António Barbio  (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 10m43s

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Efapel Cycling, a 20h54m54s

12.º Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 19m50s

 

Classificação Geral por Pontos

 

1.º Pedro Silva ( ABTF Betão-Feirense), 52 pontos

3.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 30 pontos

 

Classificação Geral Juventude

 

1.º João Silva  (Óbidos Cycling Team), 6h58m15s

2.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 21s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com