segunda-feira, 6 de outubro de 2025

“Filipe Francisco conquista Taça de Portugal de Maratona e Melissa faz o pleno no feminino”


A quinta e última etapa da Taça de Portugal de Maratona XCM teve lugar este domingo, em Manteigas, consagrando Filipe Francisco (CDASJ/Cyclin Team/Município de Albufeira) como vencedor absoluto da edição de 2025.

O triunfo na derradeira ronda, integrada na Maratona BTT Serra da Estrela, sorriu a Guilherme Mota (Guilhabreu MTB Team), mas o segundo lugar de Filipe Francisco - alcançado apesar de um furo durante o percurso - foi suficiente para garantir a vitória final na categoria Elite Masculina, superando Carlos Cruz, que terminou em sexto. Tal como na última jornada, Andrew Henriques (CDASJ/Cyclin Team/Município de Albufeira) completou o pódio desta quinta e decisiva prova.


Entre as Elites Femininas, Melissa Maia (Guilhabreu MTB Team) confirmou de forma categórica a conquista antecipada da Taça de Portugal, vencendo uma vez mais destacada e fechando a época com o pleno de vitórias. A atual Campeã Nacional de XCM repetiu o sucesso das etapas anteriores, sendo acompanhada no pódio por Celina Carpinteiro (CDASJ/Cyclin Team/Município de Albufeira) e Alessia Teixeira (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/ElectroMinho), que voltaram a ocupar o segundo e terceiro lugares, tal como na última etapa, disputada em Lagos.


A prova de Manteigas contou com quatro percursos distintos: uma minimaratona de 25 quilómetros com 900 metros de desnível acumulado, a meia-maratona de 46 quilómetros e 1400 metros de acumulado, a maratona curta de 72 quilómetros e 1900 metros de acumulado e, por fim, a maratona elite de 87 quilómetros e 2400 metros de acumulado.

Nos escalões Masters, o espetáculo foi igualmente intenso. Pedro Sá venceu entre os Masters 30, mas a festa final foi para Rui Carvalho. Em Masters 35, Carlos Paredes assegurou o triunfo na prova, enquanto Renato Ferreira confirmou o título da Taça. Nos Masters 40, Ismael Graça consolidou a vitória final com o seu segundo triunfo da época. Martinho Saragoça venceu nos Masters 45 e garantiu também a conquista da Taça. Já Pedro Sousa confirmou o pleno de vitórias nos Masters 50, tal como António Passos nos Masters 55. Em Masters 60, Fernando Gonçalves venceu e fez a festa em Manteigas, enquanto Rui Norte, já vencedor antecipado nos Masters 65, foi segundo classificado, atrás de António Melo.

Nas categorias femininas, Joana Barros (M30) e Ângela Rodrigues (M40) venceram a prova e as respetivas Taças. Por sua vez, Ricardo Mendes (Paraciclismo C) e Tiago Craveiro (Paraciclismo D) foram os heróis nas duas categorias de Paraciclismo.

Nas bicicletas elétricas (EMTB), Cátia Cristóvão (Team Correia) confirmou a sua quinta vitória consecutiva da temporada, superando Ana Santos e Dina Morgado. No setor masculino, João Martins (Mirachoro Hotels-Centro de Ciclismo de Portimão-Churrasqueira Guerreiro) voltou a ser o mais forte, somando a sua quarta vitória da época, seguido de Rafael Clino (BTT Conceição de Faro/Algarve Bike Challenge).

Com a etapa de Manteigas, chegou ao fim mais uma edição da Taça de Portugal de Maratona XCM, marcada por percursos desafiantes, disputas equilibradas e pelo excelente nível competitivo do BTT nacional, que continua a crescer e a afirmar-se em todas as categorias.

Fonte: Federação Portuguesa ciclismo

“Taça da Europa de Ceuta: Inês Rico e Matilde Santos no top-15”


Inês Rico foi 12ª classificada e Matilde Santos terminou na 15ª posição na Taça da Europa de Ceuta, disputada este fim de semana em território espanhol. No sector feminino, soma-se ainda o 22º posto de Margarida Barão.

Na prova masculina, a única presença portuguesa foi assinalada por Gustavo do Canto. O triatleta nacional terminou a prova no 31º lugar.

A prova feminina foi dominada pela espanhola Ana Carballo, enquanto o francês Louis Vitiello foi o mais rápido entre os homens.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Está decidido: Equipa da Israel vai mudar de nome em 2026”


Devido aos protestos pro-Palestina

 

Foto: EPA

Está decidido. A equipa da Israel-Premier Tech vai desaparecer em 2026 com esta designação, passando a ter outro nome, ainda por se conhecer.

Por outro lado, o patrão da formação do World Tour e de origem israelita, Sylvan Adams, passará a ter um papel secundário na estrutura.

Esta decisão surge depois do avolumar dos protestos contra a participação de equipas de Israel nas competições desportivas, sendo que no caso do ciclismo, os protestos tomaram proporções gigantescas durante a Volta a Espanha que, de resto, não teve o seu habitual final em Madrid devido precisamente às manifestações pro-Palestina.

Todas estas situações levaram também os principais patrocinadores da equipa a fazerem ultimatos, ou seja, ameaçando retirar o apoio caso a formação mantivesse a referência a Israel.

E curioso é que na véspera desta decisão, o israelita Oded Kogut venceu a última etapa da Volta à Croácia, com ‘dedicatória’ a “todos aqueles que pensam que devemos ser expulsos do ciclismo”.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal: Sporting e Outsystems vencem nas Caldas”


Sporting Clube de Portugal (masculinos) e Outsystems Olímpico (femininos) de Oeiras foram os vencedores do Triatlo das Caldas da Rainha, realizado este domingo na Foz do Arelho. A prova contou para a Taça de Portugal e disputou-se na variante spriny.

No sector masculino, o Sporting CP assegurou a vitória com uma exibição consistente. O triunfo individual coube a José Ferreira (Júnior), com o tempo de 00:55:53, seguido de muito perto por Rodrigo Pissarra (Outsystems Olímpico de Oeiras), a apenas dois segundos do vencedor (00:55:55). O pódio foi fechado por Dinis Ferreira, também do Sporting CP (00:56:01).

Com quatro atletas leoninos nos sete primeiros lugares José Ferreira, Dinis Ferreira, Afonso Ferreira e David Abreu o Sporting CP garantiu uma vitória sólida por equipas.

Femininos: Outsystems Olímpico de Oeiras confirma favoritismo

No setor feminino, a vitória coletiva foi para o Outsystems Olímpico de Oeiras, impulsionada pelo triunfo individual de Sofia Sousa, que concluiu a prova em 01:05:44. O pódio ficou completo com Marta Ribeiro (Sporting CP), segunda classificada com 01:06:24, e Matilde Tomás (Alhandra Sporting Club), terceira, com 01:07:43.

O Outsystems Olímpico de Oeiras colocou ainda Beatriz Nunes Santos (4.ª) e Inês Fernandes (6.ª) entre as dez primeiras, confirmando a profundidade do seu plantel e a consistência que tem vindo a demonstrar ao longo da temporada.

A última prova da Taça de Portugal está agendada para Sesimbra, dia 26 de outubro.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Cândido Barbosa (presidente da FPC) sobre o europeu: «Não saímos daqui com nenhum sabor amargo"


Antigo ciclista defende que os corredores já estão em final de uma época desgastante

 

Por: Marco Martins

Foto: FPC

Cândido Barbosa assistiu, em França, aos seus primeiros Europeus como presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, ele que, como ciclista, foi campeão europeu de esperanças em 1996. Também acompanhou a comitiva nos Mundiais do Ruanda.

Ao nosso jornal fez o balanço da participação portuguesa neste europeu, onde nenhum dos quatro portugueses terminou, sendo que um deles, António Morgado não alinhou mesmo.

Record: Que balanço se pode fazer destes Europeus para a comitiva portuguesa?

Cândido Barbosa: Para nós está dentro da nossa linha. Penso que há aqui algumas agradáveis surpresas, nomeadamente o Lucas Lopes, com o oitavo lugar nos Sub-23. A própria Raquel Queirós, em acabar, independentemente do posto, é um ótimo sinal, porque ela está a derivar do BTT para a estrada. Este resultado significa algo para uma aposta para o futuro. Quanto aos juniores, foi uma experiência e nós temos que estar cá, porque para estas camadas jovens, é essencial começarmos a participar com o maior número de atletas, que é isto que nós temos vindo a apostar.

Quanto aos profissionais, sinceramente se o Pogacar arrancar logo na partida, daqui a pouco, chegam seis ou sete ao fim. A diferença entre estes dois, três ou quatro ciclistas, é imensa. Alguns participaram na Vuelta, e acabaram por manter aqui um nível de forma com o objetivo do Mundial e vieram para o europeu com o seu máximo. Naturalmente que nós tivemos aqui dois percalços com o João a não estar bem, a não recuperar depois da Volta a Espanha. Sabemos que a última semana do João na Volta a Espanha já foi com alguma doença, com algum estado mais debilitado. Em relação ao Morgado, é algo que quem foi à África sabe que são os reflexos com diarreias e gastroenterites, coisas que acontecem a qualquer ser humano.

Naturalmente que o Tiago Antunes e o próprio Rui Costa fizeram uma excelente corrida e estavam ainda em corrida, mas a posição da organização de encostar os atletas com este tempo de dez minutos, quando só à frente deles iam 18 atletas, não se compreende, mas temos que respeitar. Mas não saímos daqui com nenhum sabor amargo por não termos, com os elites, conseguido terminar. Foi pena que não nos tivessem deixado terminar com o Rui e o Tiago.

Record: O público português tem cada vez mais expectativas em relação à seleção portuguesa, qual é a mensagem que pode transmitir aos adeptos que não viram terminar os seus corredores?

Cândido Barbosa: O público português tem que perceber que estamos a 5 de outubro, é mesmo final da época e final daquilo que é uma temporada desgastante para todos. Não podemos chegar ao 5 de outubro, às vezes, no melhor da nossa forma física. Fizemos o nosso melhor. Os atletas deram tudo. Não foi possível fazer mais. Por isso não se pode penalizar ninguém que, há 20 dias atrás, acabou por fazer pódio numa Vuelta (ndr: João Almeida). O Rui Costa e o próprio Tiago Antunes fizeram uma excelente corrida e sabemos como foram encostados.

Fonte: Record on-line

“CRP RIBAFRIA VENCEU GRANFODO SERRA D`OSSA INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE”


Decorreu no dia 5 de outubro a 3ª edição do Granfondo Serra D’Ossa

 

O ponto de partida e chegada foi na cidade de Borba com os participantes a poderem participar em três distâncias, o minifondo com cerca de 70 kms, o mediofondo com cerca de 100 Kms, e a distância mais longa, o granfondo, com 130 Kms.


Embora não sendo uma prova federada, e aberta a todos os participantes, a equipa Beneditense do CRP Ribafria, Grupo Parapedra _ MAF – Riomagic, que já deu como terminada a época 2025, participou nesta prova, na distância mais longa, com três unidades da sua formação (Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira e Luís Teixeira).


A prova teve um início forte, onde as várias equipas se tentavam posicionar na frente, e a cerca de 20 km percorridos deu-se uma fuga de dois atletas, Luís Teixeira e um adversário.

Após alguns ataques no pelotão, o Hélder Loureiro e um adversário conseguiram ganhar também vantagem ao pelotão, com o Hélder a conseguir chegar aos dois atletas em fuga.


O pelotão tentou anular a fuga, mas os três atletas conseguiram chegar isolados a meta, com cerca de 4 minutos de vantagem, tendo Hélder Loureiro a cortado a meta em primeiro lugar, seguido por Luís Teixeira, acabando em 1º e 2º lugar da geral e Ricardo Sequeira em 10º lugar.

Hélder Loureiro também venceu o escalão M40 e Luís Teixeira no escalão M30.

Coletivamente a equipa também foi a grande vencedor.


Parabéns aos nossos atletas por continuarem a dignificar a camisola e patrocinadores da equipa.

Fonte: CRP Ribafria - Equipa ciclismo


“Clube de Natação de Torres Novas taça da Europa de Triatlo em Ceuta”


Por: Paulo José Catarino Vieira

GUSTAVO DO CANTO obteve o 31º lugar na Taça da Europa de Triatlo em Ceuta, que se realizou este domingo, 5/outubro.

Numa prova disputada em distância sprint (750m/natação, 20km/corrida e 5km/corrida), o atleta do Clube de Natação de Torres Novas integrou o top 10 na 1ª volta do segmento de corrida, mas na 2ª volta, baixou o seu ritmo e perdeu alguns lugares.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas Triatlo de Caldas da Rainha”


FRANCISCA LEIRIÃO campeã Nacional de Triatlo em cadetes

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

FRANCISCA LEIRIÃO sagrou-se Campeã Nacional de Triatlo em cadetes, ao concluir no 2º lugar do seu escalão (8ª à geral), o Triatlo de Caldas da Rainha, última etapa do nacional de cadetes, que se disputou este domingo, 5/outubro, na Foz do Arelho.


No setor masculino, TOMÉ TOMÉ sagrou-se Vice-campeão Nacional de Triatlo, também em cadetes, ao concluir no 4ºlugar do seu escalão (14º à geral), enquanto Rodrigo Narigueta, subiu ao pódio no 2º lugar (10º à geral) nesta última etapa, e terminou o nacional de cadetes no 4º lugar.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas SUPERTRI (Super League Triathlon) em Toulouse (França)”


PÓDIO para RICARDO BATISTA no circuito SuperTri 2025

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

PÓDIO para RICARDO BATISTA com o 3º lugar, no circuito SuperTri 2025, depois ter alcançado um excelente 4ºlugar na última etapa, que se realizou este domingo, 5/outubro, em Toulouse (França).


A última etapa da Super League Triathlon, foi realizada num formato Enduro, uma prova contínua com 3 triatlos super sprint seguidos, numa distância de 300m/natação, 4km/ciclismo e 1,6km/corrida, repetida 3 vezes, sem qualquer pausa, vencendo a prova quem cruzar em primeiro a meta no final dos 3 triatlos.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas participou nas 4 etapas da Super Tri, realizadas em Toronto, Chicago, Jersey e Toulouse, paralelamente com as várias etapas do campeonato do mundo de triatlo, onde ocupa o 11ºlugar do ranking, faltando apenas disputar a finalíssima em Wollongong na Austrália, no próximo dia 18/outubro.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Paulo Fernandes é o 2.º classificado na Prova de Eliminação do Festival de Pista em Tavira”


Paulo Fernandes, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, foi hoje o 2.º classificado na Prova de Eliminação do Festival de Pista de Tavira, que se realizou nesta cidade algarvia. A estrutura que tem sede em Águeda deslocou-se durante o fim-de-semana ao Sul, para disputar esta prova, que regressou à Pista do Ginásio Clube de Tavira após alguns anos de interregno e, ontem, para uma ação em Setúbal. O evento teve lugar nas instalações do Grupo MOTORPOR, patrocinador oficial das viaturas da equipa esta temporada, onde estiveram muitos adeptos que puderam contactar diretamente com alguns dos seus ídolos. Está, assim, encerrada a época, com a Anicolor / Tien21 a ser de novo a mais vitoriosa equipa, num total de 21 vitórias neste 2025, onde foi alcançado de novo o objetivo maior: a conquista da Volta a Portugal, pelo 2.º ano consecutivo, com Artem Nych. 

Hoje, feriado do 5 de outubro, a tradição do Festival de Pista regressou a Tavira para mais uma edição cheia de emoção. Gonçalo Oliveira e Paulo Fernandes estiveram a dar o seu melhor, sendo que Paulo alcançaria o 2.º lugar na Prova de Eliminação. Do programa – que sofreu algumas alterações, levando os Cadetes a correr com os Juniores, na Prova de Eliminação e depois também na Prova de Scratch –, faziam parte estes dois escalões e a estrutura de Águeda trouxe um dos seus Cadetes a Tavira, Ricardo Almeida, que muito bem representou a Academia Juvenil – Fullracing.


 

“Encerrámos a época com a participação no Festival de Pista de Tavira, onde além dos nossos dois corredores tivemos connosco o nosso Cadete da Academia Juvenil – Fullracing, Ricardo Almeida, que se portou muito bem, sempre muito ativo e tentando o melhor resultado possível. Nas provas de Elite e Sub-23 tínhamos Gonçalo Oliveira e Paulo Fernandes, sendo que o Paulo esteve em destaque na Prova de Eliminação, alcançando o 2.º lugar e encerrando, assim, da melhor maneira, uma temporada muito boa para a nossa equipa, que voltou a ser a estrutura mais vitoriosa. Alcançámos 21 vitórias neste 2025, onde conseguimos o nosso objetivo máximo, que foi a vitória na Volta a Portugal, novamente, pelo 2.º ano consecutivo, com Artem Nych. É desta forma que encerramos, da melhor maneira, com este Festival de Pista em Tavira. Trata-se de mais uma época muito bem conseguida, onde estivemos, não só a nível nacional em destaque, mas também em diversas provas que decidimos fazer no estrangeiro, com um nível muito bom para uma equipa continental. Há que dar os Parabéns a todos os corredores e staff, bem como a toda a estrutura do Clube Desportivo Fullracing. Agora é altura de descansar uns dias e começar a preparar a nova temporada, que será novamente longa, mas cá estaremos para tentar sempre obter os melhores resultados possíveis e dignificar os nosso patrocinadores e parceiros. São eles que nos permitem estes feitos que alcançamos época após época”, resumiu Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 


Sobre ontem, sábado, dia 04 de outubro, em Setúbal, além de público em geral estiveram presentes a Associação Desportiva Palmelense, o Azeitonense e a Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, que se juntaram a esta atividade, onde foi também lançado o novo Renault 4 E-Tech elétrico. A manhã proporcionou uma visita ao Bus da equipa, sessão de autógrafos com oferta de Kits de Postais, Bidões oficiais e ainda o sorteio de um Jersey Oficial, autografado pelo vencedor da Volta a Portugal, Artem Nych. Foi, sem dúvida, uma manhã bem passada num evento que teve a organização do Grupo MOTORPOR.


Fonte: Clube Desportivo Fullracing










“Campeonato da Europa/Portugal conclui Campeonato da Europa”


A Seleção Nacional de Estrada concluiu este domingo a participação no Campeonato da Europa, em França, com a prova de fundo da elite masculina. Numa corrida muito dura, em que apenas 17 corredores e nove países terminaram, os portugueses foram forçados a abandonar.

O trio português, formado por João Almeida, Tiago Antunes e pelo aniversariante Rui Costa - António Morgado não alinhou devido a um quadro de queixas gastrointestinais - teve pela frente um percurso de 202,5 quilómetros, marcados por várias subidas exigentes, com destaque para as três passagens em Saint-Romain-de-Lerps (sete quilómetros com pendente média de sete por cento), num total de 3.306 metros de desnível acumulado.

Tiago Antunes integrou a fuga do dia e esteve em bom plano, mas acabou por descolar na última passagem pela subida mais longa e exigente do percurso. Acabou por juntar-se a Rui Costa na luta por um lugar entre os 20 primeiros, que apenas não foi possível porque os dois corredores foram forçados a abandonar a corrida à penúltima passagem pela meta, juntamente com um grupo numeroso de ciclistas. Antes, João Almeida, fisicamente debilitado, já havia abandonado a prova.

"A regra indica que os ciclistas têm de encostar quando passam na meta para o circuito a mais de dez minutos e foi o que nos aconteceu quando faltavam duas voltas. Só estavam 17 corredores à nossa frente, por isso não estamos a falar da luta pelo octogésimo lugar. Não se compreende, mas é a regra. O grupo do Tiago e do Rui iria aproximar-se e podíamos disputar os 15 primeiros lugares”, explica José Poeira.

Apenas 17 corredores e oito nações das 31 presentes à partida terminaram a prova de fundo da elite masculina, o número mais baixo da história da competição. A corrida foi vencida pelo esloveno Tadej Pogačar, que completou os 202,5 quilómetros em 4h59m29s, 75 dos quais a solo.

“O Tiago esteve na fuga e conseguiu uma boa prestação. Estava na frente quando houve o ataque e integrou um segundo grupo, mas não passou por pouco no final da subida e ficou sozinho. Se tivesse conseguido ficar no grupo, provavelmente poderia ter disputado os dez primeiros lugares”, analisa o Selecionador Nacional.

"O balanço é negativo porque vínhamos para lutar por um bom resultado e temos qualidade para isso. A sorte não esteve do nosso lado. Estive doente esta semana, infelizmente, e limitou-me muito a forma física. Hoje já estava melhor, mas numa corrida deste nível temos de estar a cem por cento e às vezes não chega. Demos o nosso melhor, mas gostava de ter conseguido um bom resultado com a camisola de Portugal ao peito", avalia João Almeida.

A prova deste domingo encerrou o Campeonato da Europa 2025, no qual Portugal esteve representado por 24 ciclistas entre as várias categorias em prova. Para a história fica a prestação de Lucas Lopes, oitavo na prova de fundo de sub-23, uma posição apenas superada pela vitória de Cândido Barbosa, em 1996, e pelo segundo lugar de Nelson Oliveira, em 2010.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com