segunda-feira, 20 de maio de 2024

“Vamos recordar…”


Hoje recordamos o 13º Passeio de Trajouce realizado a 21 de julho de 20222

 

Por: José Morais

Ontem foi tempo de ir até ao Alentejo para mais uma reportagem, e pela primeira vez estive em Vila Nova Baronia, um excelente passeio, que recomendo, e se tivesse de atribuir uma nota de 1 a 10, com toda a certeza de que levaria a nota máxima.


Um dos passeios que ainda vai movimentando a modalidade, por ainda haver uns carolas a insistir na realização de passeios, e outros a mostrar e divulgar a modalidade, e para provar, aqui fica uma foto onde eu estou com dois amigos, um de Trajouce e outro de Palmela, quando me preparava para mais uma reportagem.

Porem, hoje vamos recordar também um grande passeio, o 13º de Trajouce/Cascais, realizado a 21 de julho de 2002, onde nesse ano juntou cerca de 600 participantes, que saudades desses tempos, a recordação fica aqui, na reportagem feita para a Revista Super Ciclismo na altura por mim.

Vamos recordar…







“O pensamento do dia…”

 


“Taça do Mundo triatlo: João Nuno Batista e Maria Tomé no Top-10 em Huatulco”


João Nuno Batista terminou a Taça do Mundo de Huatulco no quinto lugar, enquanto Maria Tomé foi nona na prova mexicana.

O triatleta do CN Torres Novas, campeão do mundo de juniores de 2023, completou o distância sprint (750m/ 2okm/ 5km) em 58.29 minutos, a 22 segundos do vencedor, o neerlandês Richard Murray. Mathis Beaulieu (Canadá) e John Reed (Estados Unidos) completaram o pódio.

No sector feminino, Maria Tomé foi nona, com o tempo de 01:05.30 horas, numa prova vencida pela dinamarquesa Alberte Pedersen, que se impôs aos sprint à neerlandesa Rachel Klamer e a norueguesa Solveig Lovseth, segunda e terceira classificadas, respetivamente, todas em 01:04.54.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo Média Distância: Hugo Figueiredo e Raquel Rocha campeões nacionais”


Hugo Figueiredo e Raquel Rocha sagraram-se campeões nacionais de média distância, este sábado (18 de maio), em Caminha, num dia com mais de 800 triatletas em ação.

No sector masculino, o atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras completou os 1,9km de natação, 85km de ciclismo e 19,5km de corrida em 3:41:41 horas, superando Alexandre Nobre (SL Benfica) por 1:34 minutos. O terceiro lugar do pódio ficou para Luís Moleiro, do CN Torres Novas, que cortou a meta a 10:53 minutos do vencedor.

Entre as mulheres, Raquel Rocha voltou a não deixar grande espaço para a concorrência. A atleta do CNATRIL superou Vanessa Pereira (Triatlo Clube Tap), segunda classificada, e Mariana Marques (CNATRIL) fechou o pódio.

Na categoria de Paratriatlo, a vitória foi para Luís Ferreira, da Associação Académica de São Mamede.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“CRP Ribafria vence coletivamente o circuito de Pataias”


Decorreu no dia 18 de maio, o 1º circuito de ciclismo da Vila de Pataias.

Uma prova federada, com a distância de 64 km, num circuito de 3,7 km a ser percorrido por 17 vezes.

A equipa Beneditense do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou nesta prova com 9 unidades, (Humberto Pereira, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Aníbal Santo, Gonçalo Santo, Jorge Marques, Paulo Simões, Jorge Letras e João Letras).

A corrida inicialmente rodou sempre a um ritmo elevado, com vários ataques, maioritariamente por pate da equipa da casa.

Na passagem da sétima volta deu-se uma queda, onde alguns atletas ficaram cortados, sendo um deles Ricardo Sequeira.

A passagem da nona volta deu-se uma fuga de oito atletas, onde estava o Hélder Loureiro e Jorge Letras.

A fuga a passagem da decima terceira volta tinha uma vantagem de 1minuto e 20 segundos, altura em que João Letras com mais 3 adversários atacaram no pelotão, ganharam vantagem, mas ficaram a 20 segundos de alcançar os fugitivos.

A vitória viria a ser discutida ao sprint pelos fugitivos, (com Jorge Letras a não poder discutir o sprint em virtude de uma avaria mecânica), onde Hélder Loureiro terminou no 5º Lugar da Geral e Jorge Letras no 7º Lugar.

Hélder Loureiro subiu ao 5 lugar do pódio e 2º M30, Jorge Letras ao 3º Lugar M30 e João Letras 3º M30.

Coletivamente a equipa conquistou o 1º lugar.

Não podemos deixar de parabenizar a equipa de ciclismo de Pataias pela boa organização e pela coragem de no seu primeiro ano como equipa, organizarem uma prova de ciclismo.

Fonte: CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic

“Agenda de Ciclismo”


Volta a Portugal do Futuro e decisões na Taça de Cadetes marcam semana

 

Por: Vasco Moreira

A Volta a Portugal do Futuro é o destaque principal de uma semana em que, também na estrada, se irá decidir a Taça de Portugal de Cadetes e que, no BTT, ficará marcada por duas novas etapas das Taças de Portugal de Downhill, com uma prova internacional, e de Maratona (XCM).

Será já esta quinta-feira (23 de maio), que terá início 31.ª edição da Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio CMTV, prova reservada a atletas da categoria sub-23 que irá decorrer até domingo (26 de maio). O percurso, com quatro etapas e uma total de 554,3 quilómetros, arranca em Leiria, às 12h, com uma ligação de 140,5 quilómetros até Águeda, com chegada prevista para as 15h40.

A dureza aumenta no dia seguinte, com uma etapa de 119,6 quilómetros entre Murtosa (12h) e São Pedro do Sul (15h23), onde o jovem pelotão enfrentará uma subida final de nove quilómetros e um Prémio Montanha de primeira categoria na meta. No sábado, os sub-23 irão partir de Góis, às 12h, para uma tirada de 143,4 quilómetros, marcada por cinco contagens de montanha.

As decisões estão reservadas para domingo. A quarta e derradeira etapa partirá de Figueiró dos Vinhos, às 12h, e tem chegada prevista para as 16h02 às Caldas da Rainha, ao fim de 150,8 quilómetros e três contagens de montanha. Só aí ficará conhecido o sucessor de João Silva, vencedor da edição de 2023 com as cores da Kelly/Simoldes/UDO.


Ainda na estrada, destaque para as 3.ª e 4.ª etapas da Taça de Portugal de Cadetes. A terceira prova irá decorrer no sábado, no Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, entre as 15h e as 16h45, com um percurso de 67,5 quilómetros em Golães, Fafe. No domingo, a quarta e última prova da Taça terá lugar em Sangalhos, Anadia, entre as 13h30 e as 16h30, com uma tirada de 79 quilómetros.

À entrada para as duas provas decisivas, Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Guilherme Ribeiro (Paredes/Fortunna) partilham a liderança do ranking da Taça de Portugal de Cadetes, com 110 pontos. No entanto, com 150 pontos ainda em disputa, está tudo em aberto.

No BTT, a 4.ª e penúltima etapa da Taça de Portugal de Downhill Presented by Shimano marca o calendário. A prova internacional C1 terá lugar em Boticas, no próximo fim de semana. Após um sábado reservado para os treinos oficiais, as qualificações terão início às 10h45 de domingo, estando as finais agendadas para começar às 14h.

Também para domingo, está agendada a 2.ª Taça de Portugal de XCM (Maratona BTT), em Torres Vedras. Composta por três percursos, de acordo com a categoria – Maratona Elite (90 quilómetros); Maratona Curta (70 quilómetros); Meia Maratona (45 quilómetros) -, a prova irá decorrer durante a manhã, com as partidas a começarem às 9h. A entrega de Prémios está prevista para as 14h30.

Nota final para um novo Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo de Estrada, na manhã de domingo, no 25º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração. Após gincanas para pupilos/benjamins, iniciados e infantis, bem como contrarrelógio para juvenis, as provas em linhas de iniciados, infantis e juvenis estão agendadas para partir às 10h30, 11h15 e 12h45, respetivamente, no Campo da Agonia.

 

Mais eventos oficiais

 

21 a 25 de maio: Trans Madeira: Summer 2024, Madeira

24 e 25 de maio: 12 horas Race Viseu, Lordosa

25 de maio: 3 Horas Resistência ACuRA, Avidos, Vila Nova de Famalicão

26 de maio: Circuito da Benedita, Benedita

26 de maio: E#3 Estrada Faial/Pico 2024, Açores

26 de maio: 3.ª Taça XCO AC Porto, Vila do Conde

26 de maio: 3.º Prémio Juvenil Cidade do Montijo, Montijo

26 de maio: 3º Encontro de Escolas da Beira Alta, Viseu

26 de maio: Granfondo Madeira Island, São Vicente, Madeira

26 de maio: VII Passeio BTT Junqueira, Santa Cruz do Bispo

26 de maio: 16.ª Maratona de BTT - Rota do Medronho, Amoreiras-Gare

26 de maio: 12ª Resistência Engenho Novo, Paços de Brandão

26 de maio: XIV Raid BTT SodiGás - Margens do Cávado   , Merelim S. Paio

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas Taça do Mundo de Triatlo em Huatulco (México)”


Triatletas do Clube de Natação de Torres Novas brilham na taça do mundo em Huatulco

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Erwin Vanderplancke e João Batista terminaram no TOP 5 da Taça do Mundo de Triatlo, que se disputou este domingo, 19 de maio, em Huatulco no México.

Os 2 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, ao serviço das respetivas seleções nacionais de triatlo em elites, belga e portuguesa, alcançaram brilhantemente o 4º e 5º lugares, numa prova disputada em distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida).


João Nuno Batista saiu na frente no segmento de natação, posicionou-se bem durante o segmento de ciclismo, enquanto Erwin Vanderplancke que saiu mais atrás na natação, também se juntou ao pelotão da frente do ciclismo, e na corrida tentou alcançar o vencedor da prova, o holandês Richard Murray. Erwin Vanderpalancke acabou por terminar na 4ª posição, com João Nuno Batista, o mais jovem atleta em prova, a fechar o TOP 5.

No sábado, 18 de maio, foi a vez de Maria Tomé alcançar um excelente resultado na prova feminina de elites da Taça do Mundo de Triatlo em Huatulco, ao concluir a sua prova no 9º lugar, depois de uma boa saída na natação, e de andar sempre integrada no grupo da frente no ciclismo.


Para o técnico torrejano PAULO ANTUNES que acompanhou os 3 atletas nesta deslocação ao México, estes atletas tiveram muito bons desempenhos na Taça do Mundo de Triatlo em Huatulco.

 

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo Longo de Caminha”

Luis Moleiro campeão nacional de triatlo de média distância


 

Luis Moleiro subiu ao pódio no 3° lugar do Triatlo Longo de Caminha e sagrou-se Campeão Nacional de Triatlo de Média Distância no grupo de idades 25-29 anos.

Numa prova composta por 1,9km/natação, 85,2km/ciclismo e 19,5km/corrida, participou também Adriano Correia, que embora tenha terminado no 13°lugar, foi desclassificado por não ter cumprido uma penalização na prova. André Duarte não terminou a prova devido a uma lesão nas costas.

Também na prova aberta disputada na distância olímpica, Mariana Duarte, teve a sua estreia nesta distância, com um 6º lugar à geral.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“16º Passeio Cicloturismo de Vila Nova Baronia”


O Alentejo no seu melhor

 

Por: José Morais

Fotos: Revista Notícias do Pedal

O cicloturismo, é uma modalidade que já teve os seus tempos áureos, apesar de ainda se realizarem muitos passeios, nada comparado com o que se realizava antigamente e antes da pandemia, já que muitos passeios terminaram, grupos que acabaram, apoios que faltaram, e cicloturistas que perderam um pouco o entusiasmo pela modalidade.


Mas, não só a pandemia deu origem, também quem de direito para que a modalidade continuasse bem viva, deixou a mesma de lado, com apoios e divulgações quase nulas, porem… a modalidade ainda continua bastante viva, e tudo graças à vontade de alguns carolas e amantes da modalidade, que não querem desistir e terminar com o cicloturismo, alguns daqueles… que um dia ouvir de chamar velhos e barrigudos.


Mas este domingo, estivemos num evento cicloturistico, onde se demostrou que a modalidade ainda mexe muito, fomos até ao Alentejo, mais propriamente Vila Nova de Baronia, onde o Grupo Desportivo Cultural Baronia, levou para a estrada o seu 16º passeio, percorrido pelo concelho do Alvito, distrito de Bela, com um trajeto de 50 quilómetros, passando por locais emblemáticos do baixo Alentejo como Viana do Alentejo, Torrão, Barragem Alvito, Vila Ruiva e Alvito.


Baronia, bem cedo começou a ser evadida pelos cicloturistas, que se concentraram junto às instalações do Grupo organizador, e os mesmo vieram de diversas regiões, Palmela, Penteado/Moita, Marinhais, Estremoz, Trajouce/Cascais, Afonsoeiro/Montijo, Lisboa, Costa da Caparica, Mação, Tavira, e diversos individuais, e da zona.

Pouco passava das 9 horas, era dada a partida, quase centena e meia alinharam à partida, pela frente 50 quilómetros, em estradas quase planas, com alguns topo pelo meio, mas superado por todos, com uma caravana constituída alem dos cicloturistas, com uma organização a saber conduzir o passeio, duas motas de apoio, a GNR a fazer um excelente trabalho com uma moto e duas viaturas, os bombeiros do Alvito, um carro vassoura, não esquecendo algumas viaturas de apoio das equipas presentes.


A meio do trajeto existiu uma paragem, na Praia da Albergaria dos Fusos, um local espetacular da Barragem do Alvito, aqui foi dado aos participantes sandes, frutas, bolos, sumos e água, para assim reportem as energias. O passeio continuou depois em direção a Baronia, onde a caravana chegou pouco passava das 12.45.

Altura de guardar as bicicletas, e tomar um bom banho, para depois degustar um excelente almoço, que era constituído por uma boa sopa, seguindo-se unas deliciosas bochechas, acompanhas por batatas fritas, arroz e salada, acompanhada a refeição por belo vinho alentejano, cerveja, sumos e água que também não faltou, antes disso, esperava ainda um excelente beberete, com alguns aperitivos e bebidas, para abrir o apetite pelo refeição que foi servida.


No final, não faltou os agradecimentos pela organização a todos os presentes, e individualidades convidadas, onde foi referida a importância deste tipo de eventos, não só na parte desportiva e saudável, mas também a forma de conhecer novas terras, novas gentes, gastronomia e costumes, onde o presidente da Junta de Freguesia  Agostinho Mira mostrava o interesse, e reconhecendo que sendo a primeira vez que marcou presença, será um evento a apoiar no futuro muito mais, e terminou depois das alusões e agradecimentos, com a entrega de lembranças a todos os participantes.


No final, falamos com o presidente do Grupo Desportivo Cultural Baronia Joaquim Fernandes, o qual nos falava deste passeio ao dizer: “Em 2005 já existira um grupo de sócios que participavam em passeio, e colocaram na mesa a ideia da criação de uma secção de cicloturismo, e em 2006 organizaram o seu primeiro passeio, e nunca mais parrou, apenas na alturas da pandemia”.


Atualmente com cerca de 25 cicloturistas, sobre as dificuldades de manter o grupo Joaquim Fernandes dizia: “Os apoios são poucos, existiu um corte por parte da autarquia, apenas nos dão 500 euros anuais, todos os custos estão a cargo dos cicloturistas, e andam todos por gosto”.

Como balanço do passeio dizia: “Ver uma sala cheia como esteve é de ficar muito contente, tivemos participantes desde o centro até ao algarve, e já tivemos pessoas a dizer para o ano podem contar com a nossa presença, por isso só pode ser positivo”, e como mensagem final Joaquim Fernandes dizia: “Que tos os cicloturista não deixem morrer a modalidade, é muito triste ver o que vi no Algarve, 40 participantes, quando tinha centenas antigamente, e ainda as autoridades devem de apoiar mais, principalmente na parte logística”.


E foi sem dúvida um excelente passeio onde estivemos pela primeira vez, excelente organização, tanto antes, durante e após o evento, com trabalho excelente na parte de segurança da GNR, os bombeiros também com um trabalho exemplar, que felizmente não foi necessário, o que é sempre bom, e da parte dos participantes sempre muitos cooperativos.

Resta-nos agradecer a forma como nos receberam, o apoio e condições para podermos fazer esta reportagem, onde deixamos o nosso muito obrigado, esperando poder volta noutras edições, deixamos os votos de bons passeios boas pedaladas.


 

E fica aqui agora um pouco de história de Baronia:

 

Vila Nova da Baronia é uma freguesia portuguesa do município de Alvito, a mesma situa-se a pouco menos de 140 quilómetros a sul de Lisboa, e a cerca de 40 da sede de distrito, que é beja. 

A atual Vila Nova da Baronia, em tempos chamou-se de Vila Nova de Alvito, ou seja, Vila Nova a par de Alvito e Vila Nova a par de Viana, e recebeu o atual nome no século XVIII, já que fazia parte dos domínios do Barão de Alvito, tendo sido vila e sede de concelho entre os anos de 1280 e 1836.


A povoação existe pelo menos desde o século XIII, sendo referida como tendo sido fundada em terrenos oferecidos em 1257 pelo concelho de Évora a Estêvão Eanes, chanceler-mor do rei D. Afonso III, que depois os integrou no seu couto de Alvito.

 

Podem ser visualizadas as fotos deste evento em:

 

https://photos.google.com/share/AF1QipMel2-eTtuhSx2LmtLOJveVNKlkhaKdAG9EFI_x4RtCRR_9gRWeuTHp0141OKrcCw?key=LU4xWm1XZ3k4ZlV6Q2ZLaWstWFVUVkRXWXhSNjln



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com