sábado, 29 de julho de 2023

“Vasco Vilaça e Ricardo Batista no top 10 na sexta prova do Mundial de triatlo”


Portugueses em evidência na etapa de Sunderland

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

Os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista terminaram este sábado nos 4.º e 10.º lugares, respetivamente, na sexta prova do Mundial de triatlo, em Sunderland, Inglaterra, com Melanie Santos (10.ª) e Maria Tomé (35.ª) também em ação na prova feminina.

Na prova de Elite masculina, Vasco Vilaça fez um tempo de 54.25 minutos, a apenas 19 segundos do líder Pierre Le Corre (França), enquanto Ricardo Batista completou o percurso em 54.40.

Já na Elite feminina, Melanie Santos marcou 1:00.46 horas, obtendo o 10.º posto, enquanto Maria Tomé ficou na 35.ª posição, com 1:03.47.

A sexta prova do Mundial de triatlo (World Triathlon Championship Series), decorre em Sunderland, Inglaterra, até domingo.

Fonte: Record on-line

“Demi Vollering vence 7.ª etapa e está a um passo de conquistar Tour feminino”


Polaca Katarzyna Niewiadoma, 2.ª classificada, ficou a quase dois minutos

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Le Tour de France Femmes avec Zwift

Demi Vollering (SD Worx-Protime) deu este sábado um grande passo para ganhar a volta a França feminina em bicicleta, ao vencer isolada a sétima e penúltima etapa da prova, com meta no mítico Col du Tourmalet.

A corredora neerlandesa arrebatou a camisola amarela de líder em detrimento da sua companheira de equipa, a belga Lotte Kopecky, e distanciou-se definitivamente das suas principas adversárias na cassificação geral.

A líder da equipa SD Worx efetuou um forte ataque a cinco quilómetros da linha de chegada, o que lhe valeu uma vantagem de quase dois minutos sobre a segunda classificada, a polaca Katarzyna Niewiadoma, enquanto a também holandesa Annemiek van Vleuten, campeã em título, atrasou-se na fase final, terminando em terceiro.

Na classificação geral, Vollering conta agora uma vantagem de 1.50 minutos sobre Niewiadoma, uma vantagem confortável antes da oitava e última etapa, um contrarrelógio de 22 quilómetros a ser disputado no domingo num traçado plano nas ruas de Pau.

Ainda mais longe está Van Vleuten, que segue no terceiro posto a mais de dois minutos e meio, enquanto a sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio assumiu a quarta posição.

Ainda antes do arranque para a considerada etapa rainha do Tour feminino, já a luta pela geral tinha sofrido uma 'baixa' de peso, com a italiana Elisa Longo Borghini, que era quarta da geral, a abandonar a prova devido a uma infeção de pele na coxa esquerda que requeria tratamento hospitalar, segundo a sua equipa, a Lidl-Trek.

Fonte: Record on-line

“Tim Merlier é o primeiro líder da Volta à Polónia ao vencer etapa marcada pela chuva”


Holandês Olav Kooij ficou em segundo, colombiano Fernando Gaviria em terceiro

 

Por: Lusa

Foto: LUSA/EPA

O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) é o primeiro líder da Volta à Polónia, após ter vencido ao sprint a primeira etapa da prova, marcada por uma tempestade que 'encurtou' o pelotão.

Merlier, de 30 anos, impôs-se ao promissor holandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) no final dos 183,7 quilómetros com início e final em Poznan, com o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) a ser terceiro, com as mesmas 4:15.37 horas.

A tempestade chuvas e ventos fortes que se abateu sobre o pelotão nos derradeiros quilómetros levou a que a etapa fosse discutida por um grupo reduzido, situação também 'fomentada' por uma queda na parte final.

No entanto, todos os ciclistas foram creditados com o mesmo tempo do vencedor, incluindo os portugueses João Almeida (UAE Emirates), campeão em 2021, e Ruben Guerreiro (Movistar).

Na geral, Merlier, que este sábado somou a sétima vitória da época, lidera com quatro segundos de vantagem sobre Kooij, de 21 anos, e seis sobre Gaviria, com os restantes corredores a 10 segundos - Almeida é 110.º, enquanto Guerreiro é 146.º.

No domingo, a segunda etapa, uma ligação de 202,9 quilómetros entre Leszno e Karpacz, pode fazer as primeiras diferenças na geral, uma vez que inclui já um final acidentado.

Fonte: Record on-line

“Óbidos Cycling Team de regresso a Itália em Agosto”


Sub-23 Miguel Correia em competição no Troféu Joaquim Agostinho (foto: Helena Dias)

 

 Por: Helena Dias

Fotos: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team prepara-se para uma importante tríade de corridas em Itália no mês de Agosto: GP Poggiana, Firenze Viareggio e GP Capodarco.

Para dar continuidade à internacionalização e expansão da equipa de formação lusa, o director-desportivo e manager Micael Isidoro viaja até Itália com os ciclistas sub-23 para disputar três históricas provas, que há muito fazem parte do calendário das mais importantes equipas sub-23 do pelotão internacional e que, este ano, os jovens ciclistas portugueses vão ter a oportunidade de estar presentes. No pelotão vão estar equipas como a Astana Development Team, Israel Premier Tech, Tudor Pro Cycling, Jumbo-Visma Development Team e Bingoal WB Devo Team, entre outras.

No dia 13 de Agosto, domingo, disputa-se o 47º GP Sportivi di Poggiana-Trofeo Bonin Co (1.2U), uma corrida de 164,2 quilómetros com partida e chegada em Poggiana. O início está marcado para as 12h30 (hora portuguesa), estando o final previsto para as 16h19. Este grande prémio foi ganho em 2022 por Nicolò Buratti (Cycling Team Friuli ASD), este ano a correr na equipa WorldTour Bahrain-Victorious.


No dia 15, terça-feira, é a vez de pedalar a 76ª Firenze Viareggio Corsa Ciclistica (U23), num total de 180 quilómetros com partida na Piazza Tasso, em Firenze, e chegada na Piazza Mazzini, em Viareggio. Esta prova é a mais matutina de todas, com início às 6h10 (hora portuguesa) e final previsto para as 10h47. A edição transacta foi ganha por Nicholas Spinelli (GS Maltinti Lamp. Banca Cambiano).

Por último, no dia 16, quarta-feira, disputa-se o 51º GP Capodarco Comunita Di Capodarco (1.2U), num total de 180 quilómetros com partida no Monumento Fabio Casartelli e chegada em Viale Indipendenza. A prova inicia-se às 12h15 (hora portuguesa), finalizando pelas 16h45. Nicolò Buratti foi também o vencedor desta competição na edição transacta.

 

Sites oficiais das corridas:

 

GP Poggiana https://www.gppoggiana.net/

Firenze Viareggio https://firenzeviareggio.it/

GP Capodarco http://www.gpcapodarco.net/

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Remco Evenepoel despede-se do arco-íris com 'tri' na Clássica de San Sebastián”


Por: AMG // VR

Foto: Juan Herrero/EPA

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) defendeu hoje com sucesso o título na Clássica de San Sebastián, igualando o recorde de três vitórias na prova espanhola, ao bater ao sprint o ciclista basco Pello Bilbao (Bahrain Victorious).

Desta vez foi ao sprint que o belga, campeão do mundo de fundo, se impôs em San Sebastián, igualando o espanhol Marino Lejarreta como ciclistas com mais vitórias na ‘Klasikoa’. Evenepoel fez-se valer da sua maior capacidade de explosão para ser mais forte do que Bilbao, um dos corredores que respondeu ao seu ataque a mais de 70 quilómetros do final e que cortou a meta em segundo, com as mesmas 05:30.59 horas do vencedor.

Em terceiro, a 28 segundos, chegou o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), com o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) a ser oitavo, a 3.02 minutos.

Ainda na zona neutralizada, antes do arranque para os 230,3 quilómetros da clássica espanhola, o belga da Soudal Quick-Step, de 23 anos, caiu, mas voltou rapidamente à bicicleta, com a equipa belga a assegurar, no Twitter, que o também vencedor de 2019 estava “ok”.

Numa jornada acidentada, em que também Biniam Girmay, colega de Rui Costa, sofreu uma queda e foi transportado ao hospital para ser observado, Romain Bardet (DSM-Firmenich) foi um dos protagonistas, ao integrar a fuga inicial.

Além do francês, de regresso à competição após ter abandonado o Tour com uma concussão cerebral, também Nathan Van Hooydonck (Jumbo-Visma) aguentou na frente da corrida até Evenepoel lá chegar.

O belga, na sua última prova com a camisola arco-íris – defende-a em 06 de agosto, nos Mundiais de Glasgow -, atacou do pelotão e foi acompanhado, primeiro, por Vlasov e, depois, por Bilbao e Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), com os quatro a juntarem-se ao duo da dianteira a 70 quilómetros da meta.

A subida a Mendizorrotz, e o ritmo imprimido pelo campeão em título da Vuelta, fizeram a primeira seleção no grupo, perseguido à distância pelo austríaco Felix Gall (AG2R Citroën), oitavo classificado e uma das grandes surpresas da última Volta a França, ao qual mais tarde se juntou Rui Costa.

Mas ninguém conseguiria alcançar o grupo do ciclista da Soudal Quick-Step, que tentou deixar os companheiros de escapada para trás, mas não conseguiu libertar-se de Bilbao, um profundo conhecedor das estradas da ‘Klasikoa’, por aí treinar.

Mas, com o risco à vista, a vitória era já uma certeza para Evenepoel, bem mais rápido e fresco do que Bilbao, que há menos de uma semana acabou o Tour num honroso sexto lugar.

Parado desde que se sagrou campeão belga de fundo, em 25 de junho, o camisola arco-íris deixou hoje boas indicações para os próximos Mundiais, onde espera voltar a conquistar o título de campeão, num dia em que o outro português em prova, André Carvalho (Cofidis), desistiu.

Fonte: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com