quinta-feira, 5 de abril de 2018

“Bombarralense Alcança 1ª Vitória”

Por: Ciclismo 24 por 24

Entre 29 e 31 de Março, o Sport Clube Escolar Bombarralense, com a sua equipa júnior, a Sicasal / Liberty-Seguros / Bombarralense, marcou presença na XXIV Volta a Loulé. 

A equipa marcou presença com Ricardo Sousa, Rafael Costa, Bruno Valentim, João Martins, Guilherme Simão, Francisco Guerreiro e João Macedo.

260,3 quilómetros distribuídos ao longo de 4 etapas num percurso acessível, contando com um contra-relógio e uma chegada em alto.

A 1ª etapa foi corrida a uma enorme velocidade, com várias fugas anuladas, nomeadamente a última que contou com o trabalho do Bombarral. Em chegada compacta, João Macedo venceu, envergando a Camisola Amarela, Verde e Branca.

Destaque ainda para Francisco Guerreiro que fechou na 11ª posição. Ao 2º dia, a equipa Valverde Team-Terra Fecundis endureceu muito a corrida, obrigando a equipa do Bombarral a grandes esforços ao longo dos 81,3 quilómetros.

Já sem elementos de trabalho, a nossa equipa não foi capaz de anular o último ataque, dentro dos 10 quilómetros finais, chegando com João Macedo em 5º lugar. O nosso líder preservou assim a Camisola Verde. À tarde, a equipa fechou no 3º posto no contra-relógio colectivo.

Na derradeira etapa, a estratégia da equipa era endurecer e atacar a corrida, de modo a recuperar a liderança. No entanto, e não obstante do plano ter sido executado o melhor possível, não foi possível fazer as diferenças necessárias para João Macedo envergar de novo a Camisola Amarela.

Em chegada compacta e selectiva, João Macedo fechou em 2º, levando para a casa a Camisola Verde. O nosso atleta foi ainda 3º classificado na geral. Francisco Guerreiro finalizou a prova em 16º e Guilherme Simão em 29º. A equipa congratula todos os vencedores.

 O balanço desta XXIV Volta a Loulé é positivo. A equipa uniu esforços em prol do líder e não desistiu até final.

 A equipa volta à estrada nos dias 14 e 15 de Abril, por ocasião do Troféu José Poeiras, constituído por duas etapas, pontuáveis para a Taça de Portugal. Notar que João Macedo é neste momento 3º classificado na Taça

Fonte: Sport Clube Escolar Bombarralense
 

“AUSTRÁLIA BATE RECORDE MUNDIAL EM PERSEGUIÇÃO EM CICLISMO DE PISTA”

Alex Porter, Sam Welsford, Leigh Howard e Kelland O'Brien melhoraram a anterior melhor marca mundial.

A seleção masculina australiana bateu hoje o recorde do mundo de perseguição em ciclismo de pista, ao cumprirem os quatro quilómetros em 3.49,804 minutos nos Jogos da Commonwealth, que decorrem na Austrália.

No Velódromo Anna Meares, em Queensland, os australianos Alex Porter, Sam Welsford, Leigh Howard e Kelland O'Brien melhoraram a anterior melhor marca mundial, que tinha sido alcançada pela seleção britânica nos Jogos Olímpicos do Rio2016 (3.50,265).

Na competição de hoje, a Inglaterra terminou em segundo, com 3.55,310 minutos, e o Canadá foi terceiro.

Fonte: Sapo on-line

“VOLTA AO PAÍS BASCO: PRIMOZ ROGLIC VENCE 'CRONO' E ASSUME LIDERANÇA”

Ciclista esloveno destronou o francês Julian Alaphilippe

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) venceu esta quinta-feira o contrarrelógio da quarta etapa da Volta ao País Basco, assumindo a liderança da geral individual, destronando o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors), esta quinta-feira oitavo.

O esloveno, que tinha sido segundo na primeira e segunda etapas, atrás de Alaphilippe, 'vingou-se' no quarto dia de prova, ao vencer o contrarrelógio, cumprindo os 19,4 quilómetros da prova em 22.26 minutos.

O resultado permitiu ao esloveno de 28 anos anular os oito segundos de desvantagem e subir à liderança, agora com 34 segundos de vantagem para o francês, no segundo posto, e 1.33 minutos para o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), que fecha o pódio da geral.

Roglic, vencedor em 2017 da Volta ao Algarve, é vice-campeão mundial de contrarrelógio e esteve à altura do favoritismo que lhe era atribuído à partida.

O português Rui Costa (UAE Team Emirates) fechou o 'crono' em 38.º, com mais 1.20 minutos que o vencedor, e subiu três posições na geral, para 27.º, a 4.12 de Roglic, enquanto Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) caiu para 82.º na geral ao ser 102.º na etapa.

Na sexta-feira, a quinta e penúltima etapa da 'Itzulia' apresenta 164,7 quilómetros de ligação entre Vitoria e Eibar, com uma contagem de montanha de primeira categoria nos últimos 20 quilómetros a testar a nova liderança de Roglic e os restantes candidatos à vitória final.

Fonte: Record on-line

“Nove ciclistas atropelados em Maiorca”

Foram abalroados por um Porsche Cayenne e dois estão em estado grave

Fotos: Diário de Mallorca

Um carro abalroou na manhã desta quinta-feira um grupo de ciclistas na ilha espanhola de Maiorca, na estrada MA-15, entre as localidades de Artà e Capdepera. Segundo o 'Diário de Mallorca' são nove pessoas de nacionalidade alemã, sendo que duas delas ficaram feridas com gravidade.

Tratou-se, segundo o mesmo jornal, de um Porsche Cayenne conduzido por uma mulher com cerca de 30 anos. Quando os meios de socorro chegaram ao local, encontraram os ciclistas espalhados pela via.

As autoridades locais abriram uma investigação no sentido de apurar o que aconteceu e se a condutora do veículo respeitou as regras de trânsito, que obrigam a que se deixe um metro e meio de distância para as bicicletas.

Ainda não foi esclarecido se os ciclistas pertencem a uma equipa profissional ou se são um grupo de turistas.

Fonte: Record on-line