domingo, 14 de maio de 2023

“Remco Evenepoel: «Encontrei pernas melhores...»”


Ciclista belga já tinha vencido o 'crono' inaugural e este domingo voltou a impor-se no exercício individual

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu este domingo o contrarrelógio da nona etapa da Volta a Itália, assumindo a liderança da geral que já havia conquistado no 'crono' inaugural.

Evenepoel já tinha vencido o 'crono' inaugural e hoje voltou a impor-se no exercício individual, cumprindo 35 quilómetros entre Savignano sur Rubicone e Cesena em 41.24 minutos, à frente de dois britânicos da INEOS.

O campeão do mundo de fundo foi um segundo mais rápido do que Thomas e dois em relação a outro britânico da INEOS, Tao Geoghegan Hart, que foi terceiro, num contrarrelógio afetado pela chuva e piso escorregadio.

Nas contas da geral, o belga assume a liderança que era do norueguês Andreas Leknessund (DSM) e tem 45 segundos de vantagem para Thomas, segundo, e 47 para o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), terceiro, com o português João Almeida (UAE Emirates), hoje nono na tirada, a cair uma posição para quinto, a 1.07 minutos do líder.

O mau tempo terá desencorajado a muitos riscos, seja dos especialistas na disciplina, como o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), que acabou em quarto, seja dos candidatos à geral final.

Aí, não foi tanto a novidade de Evenepoel vencer, mas do quanto se defenderam os rivais, com os dois homens da INEOS em grande plano.

O bom 'crono' de Thomas, campeão da Volta a França em 2018, não pode constituir uma surpresa dados os 'pergaminhos' do galês na disciplina e em corridas de três semanas, mas hoje voltou a dar mostras de que está na luta pela Volta a Itália, tendo ficado perto do seu primeiro triunfo no Giro.

Depois de voltar ao pódio do Tour em 2022, o veterano de 36 anos tem feito um Giro 'de menos a mais' e quase venceu, como melhor de uma INEOS que, além da dupla do pódio, tem ainda o francês Pavel Sivakov em 10.º e outros dois ciclistas no 'top 20'.

Menos esperado é o terceiro lugar de Hart, que venceu a 'corsa rosa' em 2020, mas nas montanhas, não tendo resultados de monta em contrarrelógio que pudessem permitir antecipar esta prestação, depois de anos menos conseguidos, e subir a quarto a 50 segundos.

Os dois ficaram mais perto de Evenepoel, 'novo velho' líder, mas também Roglic, campeão olímpico em Tóquio2020, limitou as perdas, no sexto lugar a 17 segundos, mantendo o terceiro lugar.

Mais longe ficou João Almeida, que perdeu uma posição na geral e cedeu 35 segundos para Evenepoel, tendo perdido terreno em relação aos outros candidatos ao pódio, estando a 20 segundos de Roglic e 22 de Thomas.

Apesar da vitória, o próprio belga admitiu que "não foi o melhor exercício", "mas é mais uma vitória".

"Não consegui definir um bom ritmo, comecei muito rápido e a segunda parte foi muito má. Depois da parte técnica em Cesena, encontrei pernas melhores. (...) É muito bom levar esta vantagem para as montanhas. [Os rivais] terão planos de me atacar, mas tenho uma boa equipa e muita confiança", declarou o novo 'maglia rosa'.

Mais contente com a prestação estava Almeida, que considera que "no global foi muito bom", também atendendo a que o piso "estava escorregadio" e admitiu ter sentido "algum receio".

"Senti-me bem na bicicleta. Foi difícil encontrar um bom ritmo com as curvas, era preciso arriscar. Estive melhor na segunda parte em relação à primeira", afirmou o luso, segundo na classificação da juventude atrás de Evenepoel.

Na segunda-feira, o pelotão goza o primeiro dia de descanso desde o arranque da corrida, regressando à competição na terça-feira.

Fonte: Record on-line

“João Almeida admitiu "algum receio": «Foi difícil encontrar um bom ritmo com as curvas, era preciso arriscar»”


Ciclista português foi 9.º no contrarrelógio e caiu para quinto da geral do Giro

 

Foto: Reuters

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) regressou este domingo à liderança da classificação geral da Volta a Itália ao vencer o contrarrelógio individual da nona etapa com um segundo de margem para o britânico Geraint Thomas (INEOS), segundo. João Almeida (UAE Emirates) foi 9.º e caiu para quinto, a 1.07 minutos do líder.

João Almeida considerou que "no global foi muito bom", também atendendo a que o piso "estava escorregadio" e admitiu ter sentido "algum receio".

"Senti-me bem na bicicleta. Foi difícil encontrar um bom ritmo com as curvas, era preciso arriscar. Estive melhor na segunda parte em relação à primeira", afirmou o ciclista português, segundo na classificação da juventude atrás de Evenepoel.

Fonte: Record on-line

“Giro: Remco Evenepoel assume liderança da geral ao vencer ‘crono’ da nona etapa”


Por: SIF // AJO

Foto: Reuters

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) regressou hoje à liderança da classificação geral da Volta a Itália ao vencer o contrarrelógio individual da nona etapa com um segundo de margem para o britânico Geraint Thomas (INEOS), segundo.

Evenepoel já tinha vencido o ‘crono’ inaugural e hoje voltou a impor-se no exercício individual, cumprindo 35 quilómetros entre Savignano sur Rubicone e Cesena em 41.24 minutos, um segundo mais rápido do que Thomas e dois em relação a outro britânico da INEOS, Tao Geoghegan Hart, que foi terceiro.

Nas contas da geral, o belga assume a liderança que era do norueguês Andreas Leknessund (DSM) e tem 45 segundos de vantagem para Thomas, segundo, e 47 para o esloveno Primoz Roglic (Jumbo Visma) terceiro, com o português João Almeida (UAE Emirates), hoje nono na tirada, a cair uma posição para quinto, a 1.07 minutos do líder.

Na segunda-feira, o pelotão goza o primeiro dia de descanso desde o arranque da corrida, regressando à competição na terça-feira.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal de BMX Race Setúbal”


Bernardo Rocha e Rita Xufre dominadores em Setúbal

 

Por: José Carlos Gomes

Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) dominaram a jornada dupla da Taça de Portugal de BMX Race, ganhando as provas de sábado e domingo, disputadas em Setúbal.

Na categoria supercross, a principal no setor masculino, o fim de semana começou sob o signo do equilíbrio na geral da Taça. E nada mudou após a quinta e sexta provas pontuáveis para o troféu, neste fim de semana.

Bernardo Rocha foi o mais forte nos dois dias e, assim, alcançou o comando da classificação geral de supercross. Mas tudo continua em aberto para o futuro. Bernardo Rocha soma agora 48 pontos, mais três do que Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) e mais nove do que Édi Barradas (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside).

A situação não poderia ser mais distinta na principal categoria feminina, sub-23 e sub17. Rita Xufre continua invicta na Taça de Portugal, somando vitórias em todas as corridas já realizadas, o que lhe dá uma folgada margem de 24 pontos na classificação geral sobre a colega de equipa Leonor Carvalho.

Nos homens com mais de 17 anos, Francis Luiz (Clube Bicross de Portimão), comanda a Taça, depois da vitória no domingo. No sábado venceu Cláudio Cruz (Águias S. Gabriel BMX Race). Mónica Gaboleiro impôs-se nas corridas femininas de +23 anos, tanto no sábado como domingo.

O cadete Leonardo Carmo (Team BMX Quarteira) venceu no sábado e está no topo da geral, mas na corrida de domingo foi batido por Jesús Miranda (BMX Badajoz AD). Nas sub-15 houve duas vencedoras em Setúbal. No sábado triunfou Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira), que está na frente da Taça, enquanto no domingo quem brilhou com mais fulgor foi Iris Moraru (Clube Bicross de Portimão).

Nas restantes categorias que pontuam para a geral da Taça de Portugal, nota para os sucessos dos juvenis Adnré Muller (Clube Bicross de Portimão), sábado, e Eliseu Silva (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), domingo. Muller está no topo da geral de juvenis.

Em cruisers 30/39 Francis Luiz ganhou as duas etapas deste fim de semana, o mesmo tendo feito Bruno Berto (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) em cruises +40 anos.

A correr em casa, o Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside ganhou por equipas nos dois dias, mas a geral coletiva é comandada pelo Clube Bicross de Portimão.

A Taça de Portugal de BMX termina com a jornada dupla de Quarteira, agendada para os dias 10 e 11 de junho.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com