sexta-feira, 21 de abril de 2023

“Caramulo Experience Center vence o “Prémio Reconhecimento” dos prémios auto 2023 do Observador”


Foto: Stéphane Abrantes

Prestes a celebrar o seu primeiro ano de atividade, o Caramulo Experience Center foi o vencedor do “Prémio Reconhecimento”, nos Prémios Auto 2023 do Observador, vendo assim reconhecido o seu papel na divulgação e conservação do património motorizado nacional.

Situado na Vila do Caramulo, num antigo edifício industrial construído no início dos anos 70, o Caramulo Experience Center foi criado pelo Museu do Caramulo e alberga nos seus mais de 2.400m2 uma oficina de restauro e manutenção de automóveis clássicos, as reservas da coleção do Museu do Caramulo, uma área de exposições, um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos, entre outros.

Para Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direção do Museu do Caramulo “O Caramulo Experience Center foi criado com base em paixão, criatividade e inovação e este prémio é o reconhecimento de isso mesmo. Queremos manter esta forma de pensar diferente, e surpreender o público, que aliás, está no DNA do Museu do Caramulo desde a sua génese há quase 70 anos”.

Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal

“Tao Geoghegan Hart volta a conquistar uma geral na Volta aos Alpes a duas semanas da Volta a Itália”


Na geral, o ciclista da INEOS deixou o compatriota Hugh Carty (EF Education-Easy Post) a 22 segundos

 

Por: Lusa

AFP or licensors

Tao Geoghegan Hart confirmou hoje a vitória na geral da Volta aos Alpes, o primeiro triunfo numa corrida por etapas do ciclista britânico desde que venceu o Giro2020, após a quinta etapa ganha pelo compatriota Simon Carr.

Vencedor da classificação da juventude na Volta a Portugal de 2020, o ciclista da EF Education-Easy Post ‘fugiu’ hoje para a vitória na última tirada da prova, cortando a meta isolado, no final dos 144,5 quilómetros entre Cavalese e Brunico, com o tempo de 3:43.28 horas, à frente do alemão Georg Steinhauser, seu companheiro de equipa, e do italiano Matteo Fabbro (BORA-hansgrohe), respetivamente segundo e terceiro classificados, a 53 segundos.

Tao Geoghegan Hart, escoltado por uma incansável INEOS, cruzou a meta a 4.28 minutos do vencedor e confirmou o triunfo na geral, que liderou desde o primeiro dia, quando conquistou a primeira de duas etapas consecutivas na Volta aos Alpes.

Aos 28 anos, o britânico, que estreou o seu palmarés precisamente nesta prova em 2019, com duas tiradas, volta a ganhar uma corrida por etapas, algo que não acontecia desde que venceu a Volta a Itália de 2020, na qual o português João Almeida foi quarto classificado, depois de ter andado 15 dias de 'rosa'.

Após duas temporadas para esquecer, Geoghegan Hart demonstrou estar de regresso à melhor forma, a duas semanas do arranque do Giro, que vai decorrer entre 06 e 28 de maio.

Na geral, o ciclista da INEOS deixou o compatriota Hugh Carty (EF Education-Easy Post) a 22 segundos, com o australiano Jack Haig (Bahrain-Victorious) a fechar o pódio, a 28.

Fonte: Sapo on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Grande Prémio O JOGO até 25 de Abril”


Amanhã começa o 11.º Grande Prémio O JOGO, com a presença da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, que venceu a última edição através de Rafael Reis. Esta importante corrida termina no Feriado 25 de Abril, terça-feira, após estarem percorridos 552,9 km que serão distribuídos por cinco Etapas ao longo de quatro dias de competição. 

Além de Rafael Reis, vencedor da Geral Individual em 2022, estão também convocados Luís Mendonça (natural de Paredes, onde termina a prova, tal como no ano passado e que teve este corredor como vencedor dessa etapa), Mauricio Moreira, Frederico Figueiredo, Pedro Silva (natural de Barcelos, que recebe a etapa inaugural), Fábio Costa e Artem Nych. 

Barcelos foi a cidade escolhida para inaugurar amanhã a 11.ª edição do Grande Prémio O JOGO, ao receber a partida e chegada da prova. Serão 142,4 km que começam às 10H30 para terminar às 14H03, na Rua Cândido Cunha, onde vai estar a meta. 

Domingo, dia 23, há duplo sector, que começa às 09H30 com um Contrarrelógio Individual de 20,3 km, disputado em Pinhel. Da parte da tarde é de Trancoso que parte o pelotão, às 16H00, para depois de percorrer 78,6 km terminar no mesmo local, a Avenida Heróis de São Marcos, cerca das 17H49. Esta 3.ª Etapa será curta e tem dois Prémios de Montanha de 3.ª Categoria, um deles a menos de 10 km da chegada (Alto da Broca, 69,2 km). 

Na segunda-feira, dia 24, disputa-se a 4.ª Etapa que será também a mais longa da prova: 168,4 km, com partida (12H00) e chegada (16H00) em Boticas. Há contagens de montanha em Ribeira de Pena (113,8 km, 2.ª Categoria) e Torneiros (158,7 km, 1.ª Categoria). Com o feriado chega a última etapa, que terá partida (12H00) e chegada em Paredes (15H34). Os 143,2 km da 5.ª Etapa têm dosi Prémios de Montanha, em Capela (18,2 km, 3.ª Categoria) e Alto da Lixa (81,9 km, 3.ª Categoria).

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que “o Grande Prémio O Jogo é uma corrida bastante importante, um dos pontos altos da nossa época e como é óbvio queremos estar na disputa da prova e fazer o melhor possível para dignificar os nossos patrocinadores e parceiros”. 


 

ETAPAS DO 11.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO O JOGO 

Percurso 

 

22 de abril, sábado – 1.ª Etapa: Barcelos (10H30, Avenida Sidónio Pais) – Barcelos (14H03, Rua Cândido Cunha)» 142,4 km 

23 de abril, domingo – 2.ª Etapa: Pinhel (1.º Corredor a partir - 09H30, Avenida Dom José I) – Pinhel (1.º Corredor a chegar - 09H59, Avenida Dom José I)» 20,3 km» CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL 

23 de abril, domingo – 3.ª Etapa: Trancoso (16H00, Avenida Heróis de São Marcos) – Trancoso (17H49, Avenida Heróis de São Marcos)» 78,6 km 

24 de abril, segunda-feira – 4.ª Etapa: Boticas (12H00, Avenida de Chaves) – Boticas (15H49, Avenida de Chaves)» 168,4 km 

25 de abril, terça-feira, feriado – 5.ª Etapa: Paredes (12H00, Parque José Guilherme) – Paredes (15H34, Parque José Guilherme)» 143,2 km

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Academia Fullracing – Águeda vai estar na estrada no fim-de-semana”


No sábado, dia 22, a freguesia de Golães, no concelho de Fafe, volta a homenagear José Martins com uma corrida de ciclismo que será a 2.ª Prova Inter-Regional do Norte pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes. O início será às 15H00, prevendo-se que termine cerca das 16H45, depois de percorridos 66,9 km. 

Para fechar um fim-de-semana prolongado e cheio de ciclismo, no Dia da Liberdade, 25 de abril, terça-feira, os Cadetes voltam a competir no 1.º Circuito Rotary de Oiã, em Oliveira do Bairro, onde também vão estar as Escolinhas da Academia Fullracing – Águeda. O início das provas será às 14H30.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Glassdrive / Chanceplus / Allegro disputa 2.ª e 3.ª provas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina”


Este fim-de-semana será marcado pela disputa da 2.ª e da 3.ª corridas pontuáveis para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, onde a Equipa Feminina Glassdrive / Chanceplus / Allegro vai marcar presença. Cristiana Valente é líder em Elites e Nádia Alexandre está em 2.º lugar Sub-23 da Taça, sendo objetivos defender o título por um lado e conquistar o 1.º lugar do pódio por outro. 

A estrutura feminina de Águeda vai participar com estas duas corredoras, às quais se juntam Beatriz Santos, Maria Santos, Tamara Branco e Ana Sobreira, num total de seis, dos escalões de Elites, Sub-23 e Juniores. 

A dupla jornada competitiva começa amanhã, dia 22, em Albufeira e domingo a caravana ruma para o Alentejo, porque será em Moura que vai disputar-se a 3.ª prova da Taça de Portugal Feminina. 

Quanto à primeira corrida, no Algarve, a partida amanhã será às 09H30, na Marina de Albufeira e vai disputar-se em circuito. As corredoras de Elite e Sub-23 vão percorrer 77 km, num total de quatro voltas ao circuito. Já as Juniores farão menos uma volta, ou seja, 59 km. 

Domingo, em Moura, os primeiros 57,5 km serão em linha, com passagem por Póvoa de São Miguel. De seguida, Elites, Sub-23 e Juniores entram no circuito de 19,6 km. Na passagem seguinte pela meta, ao fim de 77,1 km de prova, decide-se a competição de Juniores. As corredoras Sub-23 e de Elite completam mais uma volta para totalizarem 96,7 km, prevendo-se o final da corrida para cerca das 12H30.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Bernardo Vieira sétimo classificado no contrarrelógio da Taça do Mundo”


Por: José Carlos Gomes

Bernardo Vieira foi, nesta manhã, o sétimo classificado no contrarrelógio individual de classe C1 da prova da Taça do Mundo de Paraciclismo, que decorre em Maniago, Itália, até domingo.

O paraciclista português alinhou perante 14 adversários, tendo um desempenho que lhe permitiu cumprir o objetivo de fechar o esforço individual na primeira metade da classificação.

Bernardo Vieira cumpriu os 13,6 quilómetros do contrarrelógio em 21’28’’78, mais 1’32’’50 do que o alemão Michael Teuber, que se impôs, com grande supremacia a toda a concorrência, graças aos 19’56’’28 com que parou o cronómetro. O espanhol Ricardo Tem Argiles foi o segundo, a 52,49s, e o Weicong Liang ficou no posto imediato, a 58,20s.

O atleta paralímpico Telmo Pinão, ainda com a preparação atrasada, não teve o melhor resultado. Concluiu o contrarrelógio no 18.º lugar entre 20 participantes. Telmo Pinão registou 22’16’’86, mais 4’10’’31 do que os 18’06’’55 que deram a vitória ao belga Ewoud Vromant. O australiano Darren Hicks foi segundo, a 25,39s, e o grego Nikolaos Papangelis fechou o pódio, a 53,22s.

Amanhã começam as provas de fundo na ronda italiana da Taça do Mundo. Luís Costa, em H5, e Flávio Pacheco, em H4, vão competir ao longo de 68 quilómetros, a partir das 13h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com