domingo, 10 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 



“Jonas Vingegaard vence Tirreno-Adriático”


Por: José Morais

Foto: Equipa Visma-Lease a Bike

O ciclista da equipa da Visma-Lease a Bike conquistou hoje o “célebre tridente”, o troféu que consagra o vencedor da Tirreno-Adriático, Jonas Vingegaard, consegui vencer a prova, sendo o primeiro na classificação geral.

Na última etapa realizada hoje, a mesma foi ganha pelo ciclista italiano Jonathan Milan da equipa da Lidl-Trek ao sprint, batendo na linha de chegada o ciclista norueguês Alexander Kristoff da equipa da Uno-X, com o ciclista italiano Davide Cimolai da equipa Movistar a fazer terceiro, o qual não provocou alterações relevantes na classificação final.  

Jonas Vingegaard que venceu o Gran Camiño que se realizou em Espanha, onde conquistou três etapas, na sua estreia da época de 2024, junta agora mais um trofeu, o “Tridente” o celebre atribuído ao vencedor do Tirreno-Adriático, uma prova realizada entre dois mares, onde se juntam mais duas etapas em montanha, e onde o dinamarquês demostrou a sua superioridade.

No pódio, nas posições seguintes na segunda a 1,24 minutos do camisola azul, ficou o ciclista espanhol Juan Ayuso da equipa da UAE Emirates, com o ciclista australiano Jai Hindley da equipa da BORA-hansgrohea 1.52.

“Paris-Nice: Matteo Jorgenson vence geral com João Almeida em 11.º”


Alteração na última etapa com McNulty a descer ao terceiro lugar

 

Por: Record

Como se previa, o Paris-Nice decidiu-se na última etapa e muito por culpa de um senhor chamado Remco Evenepoel. O ciclista da Soudal mexeu com a corrida, atacou, mas não conseguiu uma coisa: despachar Matteo Jorgenson (Visma), tendo ambos chegado a Nice isolados, com o belga a vencer a etapa e o norte-americano a geral.

O anterior líder, Brandon McNulty (Emirates), não foi capaz de seguir com o duo em defesa da camisola amarela, cortando a meta em quinto, a 1.39 minutos, baixando à terceira posição da geral, onde terminou a 1.47 minutos do compatriota e com Remco e ser segundo, a 30 segundos.

Já João Almeida (Emirates) teve outro dia de dificuldades, tendo sido 13.º na meta (a 3.07 m), ficando na geral à porta do top dez, em 11.º (a 6.08). Já Ruben Guerreiro (Movistar) foi, respetivamente 30.º (a 8.38 m) e 21.º (a 23.32 m).

Fonte: Record on-line

“Óbidos Cycling Team Theodor Obholzer entre os melhores em Santo Tirso”


Óbidos Cycling Team na Clássica Santo Thyrso

 

Por: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team concluiu a Clássica Santo Thyrso entre os primeiros, com Theodor Obholzer a fechar o dia no 12º lugar. A equipa da Região Oeste destacou-se ainda no 2º lugar entre as Equipas de Clube e com Mark Kryuchkov a ser o 11º melhor sub-23 da jornada.

A segunda prova pontuável para a Taça de Portugal disputou-se em Santo Tirso, num total de 138,8 quilómetros. A fuga do dia assumiu a frente da corrida desde o quilómetro 20 até à falta de 40 quilómetros para a meta, quando restavam duas voltas para o final. Theodor Obholzer manteve-se juntamente com Mikel Mujika, Mark Kryuchkov e Diogo Pinto no reduzido pelotão, que enfrentou os últimos quilómetros na frente.

À entrada para a derradeira subida em empedrado, Obholzer manteve-se entre os mais resistentes, concluindo o dia a escassos 5 segundos do vencedor Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense).

 

Theodor Obholzer:

 

“Hoje estivemos no norte de Portugal para a Clássica Santo Thyrso. Foi uma boa corrida, tentei a fuga no início e consegui estar na frente cerca de 20 minutos. Depois, eu e o Mikel, o Mark e o Pinto mantivemo-nos no pelotão, que controlou a corrida. No final, ficou na frente um grupo de cerca de 40 para enfrentar a última subida. Perdi um pouco o contato e no último quilómetro tive de recuperar algumas posições. Acabei em 12º, estou contente com o resultado. Podia ter sido bem melhor e tentar o top 5, se não tivesse perdido o contato antes da subida final. Mas estou feliz com o desempenho, a equipa correu bem coletivamente. Agora estou pronto para a Arrábida e o Alentejo”.

 

 

Micael Isidoro, diretor-desportivo:

 

“Hoje vivemos um dia muito duro com alguma chuva e frio. A Óbidos Cycling Team teve um comportamento muito positivo, entregando-se a um dia duro de ciclismo com bastante força e ambição. Acabámos por fechar este primeiro ciclo da melhor forma. Tenho de dar os parabéns a todos os ciclistas, porque acabámos por estar muito ativos em Santo Tirso com as tentativas de fuga do Theodor Obholzer. O Mark, o Diogo e o Mikel conseguiram fechar um dia duro de condições adversas e o Theodor esteve muito perto da discussão da prova. Ele entrou um pouco mal colocado, mas acredito que quando tivermos uma chegada que o favoreça, ele pode estar na discussão da vitória. Esperamos que seja em breve”.

A Clássica da Arrábida é a próxima competição da Óbidos Cycling Team, a 17 de março.

 

Classificação Geral:

1º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) 3h29m57s

2º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) +2s

3º César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) mt

...

12º Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) +5s

24º Mikel Mujika (Óbidos Cycling Team) +19s

44º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) +45s

54º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team) +1m55s

DNF Vicente Azevedo (Óbidos Cycling Team)

DNF João Silva (Óbidos Cycling Team)

DNF Pau Rodríguez Vidal (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Juventude:

1º João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista)

11º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

14º Diogo Pinto (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Equipas de Clube:

1ª Padronés Cortizo 10h30m31s

2ª Óbidos Cycling Team +29s

 

Geral Equipas:

1ª Efapel 10h30m06s

9ª Óbidos Cycling Team +54s

Fonte: Equipa Ciclismo Óbidos Cycling Team

“Ardenas com a presença de Primoz Roglic e a Red Bull na Volta a França”


Por: José Morais

O ciclista Primoz Roglic vai mudar a sua agenda antes de participar na Volta a França desta época, já que as Ardenas fazem agora parte dos seus objetivos, quando a Red Bull vai entrar na Volta a França.

Duas das principais competições das Ardenas, são a Flèche Wallonne e a Liège Bastogne Liège, provas que não faziam parte da sua época de 2024, já que o seu calendário era mais próximo do País Basco e do Critérium du Dauphiné, porem, conforme a GCN informou as mudanças.

Com a chegada da Red Bull na parceria com a sua equipa, existiram algumas mudanças por parte da administração, o que originou alteração nos planos, modificando os mesmos, e de acordo com o Cyclingnews e La Gazzetta dello Sport, a Red Bull será o principal patrocinador da Volta a França.

Entretanto, uma fonte da GCN próxima da equipa da Bora-Hansgrohe disse que haverá mudanças antes da realização da Volta a França, onde até poderá uma mudança de nome, haverá um novo kit e uma nova marca, mas onde a Bora-Hansgrohe, irá continuar a ser o principal patrocinador até 2027, numa situação conjunta.

“Martingil no pódio pela Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua na Clássica de Santo Thyrso”


César Martingil, num sprint de força, consegue o 3º lugar para a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua num dia sob frio e vento intenso. Já Bruno Silva terminou novamente nos 15 primeiros.

Este sábado, 9 de Março, disputou-se a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Elites e Sub-23, o pelotão alinhou para um dia intenso na Clássica Santo Thyrso. Foram 137,3 quilômetros de elevada dureza, não só pelo percurso, mas também pelas difíceis condições atmosféricas, onde o frio e o vento se fez sentir.

A primeira parte da corrida contou com uma fuga de 3 unidades, fuga essa que chegou a ter 2m20s de vantagem. Essa vantagem viria a ser anulada à entrada para as duas últimas duas voltas ao circuito, com as equipas a trabalhar na frente do pelotão.

A aproximação à meta foi disputada em pelotão compacto, a chegada à meta foi dura, com uma subida em peso empedrado. A vitória foi discutida num sprint duro, em que César Martingil terminou na 3ª posição. Já Bruno Silva chegou no mesmo grupo terminando no Top-15.

Na próxima semana, no domingo, 17 de março, o pelotão alinha na Clássica da Arrábida, já as contas para a Taça de Portugal prosseguem no dia 7 de abril, com a Clássica Aldeias do Xisto.

César Martingil, declara que: “O objetivo da equipa, tendo em conta o Top-15 do Bruno Silva na Clássica da Primavera, era levar o Bruno o melhor colocado possível. Adicionalmente, tendo em conta o perfil da corrida, passava pela discussão da vitória comigo, e assim foi. Na primeira parte da corrida não me senti muito bem, mas fui recuperando, no último prémio de montanha a equipa colocou-me numa posição que me permitiu discutir a etapa ao sprint. Queria dar esta vitória à equipa, mas ainda não foi possível, não obstante continuamos deste lado a trabalhar para a vitória. Obrigada ao Gustavo pela confiança e aos meus colegas pelo trabalho realizado”.

 

CLASSIFICAÇÕES:

II Clássica de Santo Thyrso

São Martinho do Campo-Santo Tirso» 137,3 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA

 

1.º Fábio Costa (ABTF Betão / Feirense), 3h29m57s

3º. César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2s

13.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 5s

45.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 45s

50.º Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1m28s

82.º Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 13m33s

DNF. António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

DNF. Andres Tabuadas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª Efapel Cycling, 10h30m06s

5.ª Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a 34s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“Sabgal / Anicolor Duarte Domingues reforça liderança da Taça de Portugal em Sub-23 na Clássica de Santo Thyrso”


Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, reforçou na tarde fria deste sábado a liderança da Taça de Portugal em Sub-23, ao concluir a Clássica de Santo Thyrso na 16.ª posição. A estrutura de Águeda esteve também muito perto do pódio, com André Carvalho, um dos favoritos à partida, a terminar na 4.ª posição da Classificação Geral. Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) foi o vencedor do dia. 

Foi com muito frio, vento e alguma chuva, que se juntou um trio para formar a fuga do dia e pedalar em cabeça de corrida desde os 20 km de um total de 137,3 km. Os fugitivos chegaram a conseguir uma vantagem de 02m20s, mas a Sabgal / Anicolor impôs o ritmo no pelotão, o que resultou numa aproximação decisiva aos três corredores, com o fim da fuga a acontecer à entrada para as duas últimas voltas ao circuito de Santo Tirso. Faltavam sensivelmente 40 km para a meta.  


Os derradeiros quilómetros foram disputados com o pelotão compacto, mas a corrida seria decidida entre os que guardaram as últimas forças para os últimos metros, uma subida com piso em empedrado. Fábio Costa foi o vencedor, com André Carvalho a terminar 5 segundos depois, em 4.º lugar e José Sousa foi o 10.º classificado.


 

Duarte Domingues continua no comando da Geral da Taça de Portugal de Sub-23, com 140 pontos, 15 pontos de vantagem para João Martins e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 2.º e 3.º classificados, ambos com 125. 

“A Clássica de Santo Thyrso acabou por ser bem disputada, embora as coisas não tenham saído a 100% como planeámos, mas a equipa esteve bastante bem. O André Carvalho finalizou em 4.º lugar, à porta do pódio e Fábio Costa acabou por ser um justo vencedor. Foi uma corrida que acabou por ter um bonito espetáculo”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

2.ª Clássica de Santo Thyrso 

São Martinho do Campo – Santo Thyrso» 137,3 km 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA  

 

1.º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), 03h29m57s 

2.º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), a 02s 

3.º César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

4.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 05s 

10.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), mt 

16.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 14s 

19.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 16s 

31.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 19s 

37.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 28s 

DNF Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS 

1.ª Efapel Cycling, 10h30m06s 

2.ª Sabgal / Anicolor, a 09s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA 

1.º João Martins (Rádio Pouplar-Paredes-Boavista), 03h30m02s 

2.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), 03h30m11s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com