sexta-feira, 10 de março de 2023

“João Almeida segue em terceiro no Tirreno-Adriático após nova vitória de Roglic”


Roglic, de 33 anos, venceu pelo segundo dia seguido num sprint entre trepadores e candidatos, em Sassottetto, ao cabo de 165,6 quilómetros, iniciados em Morro d’Oro e cumpridos em 4:38.32 horas

 

Por: Lusa

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) segurou hoje o terceiro lugar da geral do Tirreno-Adriático, ao ser oitavo na quinta etapa, de novo ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), novo líder da corrida.

Roglic, de 33 anos, venceu pelo segundo dia seguido num sprint entre trepadores e candidatos, em Sassottetto, ao cabo de 165,6 quilómetros, iniciados em Morro d’Oro e cumpridos em 4:38.32 horas.

O italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) foi segundo, com o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS) no terceiro posto, todos com o mesmo tempo do vencedor, incluindo o anterior líder, o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe).

O quinto posto do germânico, e as bonificações de ‘Rogla’, a abrir uma temporada 2023 para já com boas indicações, permitiram ao esloveno subir à liderança, agora com quatro segundos de vantagem.

Em terceiro está João Almeida, a 12 segundos, depois de hoje se defender várias vezes durante a subida final, várias vezes fechando espaços que este ou aquele ataque iam abrindo, além de ter passado uma porção do tempo a impor um ritmo alto na frente, cortando a meta em oitavo.

Em bom plano esteve também Nelson Oliveira (Movistar), determinante no arranque da ascensão decisiva, ao liderar o grupo, selecionando-o, fazendo muitos 'cair' com a toada acelerada que impôs, no trabalho em prol do líder da sua equipa, o espanhol Enric Mas, que veio a acabar em 10.º.

O luso de 34 anos acabou em 55.º, a 5.50 minutos do vencedor, depois de finalizar o trabalho, e é agora 43.º à geral.

No sábado, a sexta e penúltima etapa da corrida liga Osimo Stazione a Osimo, em 193 quilómetros, com um perfil ondulante com cinco subidas categorizadas, três das quais num circuito final que será decisivo.

Fonte: Sapo on-line

“Anulada sexta etapa do Paris-Nice devido a "ventos excecionalmente violentos"


Causou várias quedas de árvores e tornou "inevitável o cancelamento da etapa"

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Paris-Nice

A sexta etapa da prova de ciclismo Paris-Nice, que ligaria Tourves (Var) a La Colle-sur-Loup (Alpes-Maritimes), foi cancelada esta sexta-feira devido a "ventos excecionalmente violentos", comunicou a organização.

Os organizadores da clássica velocipédica francesa decidiram "preservar a segurança dos ciclistas", já que o vento que se faz sentir na região causou várias quedas de árvores e tornou "inevitável o cancelamento da etapa".

A prova conta com o português Rui Oliveira (UAE Emirates), que ocupa o 116.º posto, e é liderada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Fonte: Record on-line

“Clássica da Primavera será o próximo desafio da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua”


Por. Xavier Silva

A 26.ª edição da Clássica da Primavera dá seguimento, no domingo, à Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite, oferecendo o tradicional percurso acidentado em território da Póvoa de Varzim. A partida será dada às 10h55, na Avenida Vasco da Gama, local onde é esperada a chegada, cerca das 14h30, depois de percorridos 145 quilómetros.

A corrida desenrola-se em circuito, fora do perímetro da cidade da Póvoa de Varzim, tendo como pontos de interesse competitivo acrescido as metas volantes instaladas em Navais e os prémios de montanha, na freguesia de Laúndos. Metas intermédias a ultrapassar sete vezes pelos corredores.

A equipa parte com ambição de conseguir um bom resultado, nesta que é a segunda de 4 competições no mês de Março, um mês de muita competição. Para esta prova contamos com um alinhamento de 7 corredores e são eles: Ángel Sanchez, Rafael Barbas, Rui Carvalho, Leangel Linarez, João Matias, Gonçalo Amado e Bruno Silva, que irá fazer o seu regresso à competição após paragem forçada por queda.

Em antevisão a esta prova, o diretor desportivo Gustavo Veloso afirma que “Esta é uma prova com muita tradição no nosso calendário e que já a fiz muitas vezes. Sei o que é necessário para estar na frente nos momentos decisivos e irei passar toda essa informação e conhecimento aos nossos corredores, para que possamos sair da Póvoa de Varzim satisfeitos com a nossa prestação”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua”

“7º Passeio Bicicletas Antigas da Golegã”


Dia 19 Março de 2023

 

O Núcleo Sporting da Golegã leva para a estrada mo próximo dia 19 de março o seu 7º passeio de bicicletas antigas.

Inscrições em: www.queroir.pt

Informações: Tel.: 966 714 681 – 912 714 681 – 962 524 142 E-mail: nucleo.golega@gmail.com

Venha participar neste bonito passeio que me muito promete.



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com