segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

“Dupla de portugueses Ivo Oliveira e Rúben Guerreiro no pelotão da Volta à Arábia Saudita”


Eurosport emite ainda a partir desta terça-feira a 74ª edição da Volta à Comunidade Valenciana”

 

Por: Vasco Simões

foto: Getty Images

A nova temporada de ciclismo começa a ganhar ritmo e o Eurosport emite esta semana duas grandes corridas: a Volta à Arábia Saudita, prova onde participam os portugueses Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Ruben Guerreiro (Movistar) e a Volta à Comunidade Valenciana, com Rui Costa (Intermaché – Circus – Wanty) na lista de pré-inscritos.

O contraste dos arranha céus e das dunas do deserto fazem da Volta à Arábia Saudita uma prova diferente para equipas e ciclistas. A 3.ª edição, que arrancou esta segunda-feira, dia 30 de janeiro, teve partida marcada para o aeroporto internacional de Al-Ula e termina dia 03 de fevereiro em Maraya, e pode ser vista em direto no Eurosport 2.

Logo a seguir ao direto, os fãs de ciclismo podem acompanhar o resumo de toda a ação das provas masculina e feminina do Cadel Evans Great Ocean Race, na Austrália.

No último dia de janeiro, sai para a estrada o pelotão da Volta à Comunidade Valenciana que já vai na sua 74.ª edição e o Eurosport vai seguir toda a ação da corrida espanhola em direto. Dividida em cinco etapas, esta famosa prova de pré-temporada parte de Orihuela e tem a sua meta situada em Valência, completando um total de mais de 786 quilómetros. Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) é para já o único ciclista português na lista de pré-inscritos.

Uma semana com muito ciclismo para ver em direto no Eurosport. Em fevereiro, o canal chega com ainda mais ação e corridas entre as quais se destacam a Volta ao Algarve e o Figueira Champions Classic.

Fonte: Eurosport

“Miguel Ángel López vence Volta a San Juan”


O português Carlos Salgueiro, 31.º com o mesmo tempo do vencedor, foi o melhor elemento da AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense na etapa

 

Por: Lusa

O ciclista colombiano Miguel Ángel López (Medellin-EPM) conquistou este domingo a Volta a San Juan, na Argentina, com o australiano Sam Welsford (DSM) a vencer a sétima e última etapa da prova.

Recentemente despedido da Astana, por estar alegadamente ligado ao caso de tráfico de substâncias ilícitas centrada no médico espanhol Marcos Maynar, 'Superman' López assinou pela nova equipa e na Volta a San Juan subiu à liderança na quinta etapa, que manteve até ao final, depois de um ataque na etapa rainha.

O colombiano superiorizou-se ao italiano Filippo Ganna (INEOS), segundo a 30 segundos, e ao seu compatriota Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), que terminou em terceiro a 44 segundos.

Na última etapa, num percurso de 112 quilómetros com início e fim em San Juan, foi o australiano Sam Welsford (DSM) a vencer, repetindo o triunfo consecutivo no sábado, batendo o neerlandês Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) e o italiano Giacomo Nizzolo (Israel-Premier Tech), segundo e terceiro, respetivamente.

O português Carlos Salgueiro, 31.º com o mesmo tempo do vencedor, foi o melhor elemento da AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense na etapa, enquanto na geral foi espanhol Délio Fernández o mais bem posicionado, com o 52.º posto, a 18.32 minutos.

Fonte: Sapo on-line

“Ivo Oliveira sexto classificado na 1ª etapa da Volta à Arábia Saudita, Ruben Guerreiro foi 15.º, Dylan Groenewegen venceu a tirada.


Por: Lusa

Foto: Saudi Tour

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi esta segunda-feira sexto na primeira etapa da Volta à Arábia Saudita em bicicleta, com o mesmo tempo do vencedor, o holandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), tal como Ruben Guerreiro (Movistar), que foi 15.º.

Groenewegen concluiu os 180,5 quilómetros do aeroporto de AlUla e Khaybar em 04:08.09 horas, impondo-se com facilidade na chegada ao sérvio Dusan Rajovic (Bahrain Victorious) e ao alemão Max Walscheid (Cofidis), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O 'sprinter' neerlandês vai partir para a segunda das cinco etapas, igualmente plana e com 184 quilómetros, entre o Parque de Inverno e Shalal Sijlyat Rocks, com a camisola verde, símbolo da liderança na corrida saudita, com quatro segundos de vantagem sobre Rajovic e seis sobre Walscheid.

Ivo Oliveira ocupa também o sexto posto na classificação geral, a 10 segundos de Groenewegen, tal como Ruben Guerreiro, que se estreou na Movistar.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas no duatlo jovem de Abrantes”


Santiago Magalhães recebeu o cartão branco

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas, com a sua Escola de Triatlo iniciou a nova época de 2023, com a participação dos seus atletas mais jovens, na 1ªetapa do nacional de triatlo jovem, que se realizou no sábado à tarde, 28 de janeiro, no Parque Urbano São Lourenço em Abrantes.

Para alguns atletas, tratou-se de uma estreia em competição, e sobretudo de uma boa experiência, a avaliar pela forma sorridente como terminaram a sua prova, um sinal de que disfrutaram e que se divertiram com esta sua primeira participação numa prova de duatlo.

Distribuídos em 4 escalões, desde Benjamins a Juvenis, os jovens atletas percorreram diferentes distâncias de corrida e ciclismo, que variaram entre os 300m e 2000m na corrida, e os 1000m e 7800m no ciclismo.


Nesta prova jovem de Abrantes, o destaque vai para o nosso atleta Santiago Magalhães, que recebeu um prémio de fair-play, ao reconhecer que se enganou durante o percurso de ciclismo, beneficiando na sua posição em prova, sendo mostrado o Cartão Branco pela equipa de arbitragem, na sequência desta sua atitude.

São estes os valores que devem estar presentes na conduta destes atletas, e também naqueles que os acompanham, para bem do futuro dos jovens praticantes desta modalidade e de todo o desporto.

Numa prova com a participação com mais de 400 jovens, no que diz respeito aos resultados obtidos pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, as classificações foram as seguintes:


 

Diana Brito - 13ºlugar Benjamins Fem.

Matilde Santos - 16ºlugar Benjamins Fem.

Emma Evangelista - 25ºlugar Benjamins Fem.

Luca Nascimento - 28ºlugar Benjamins Masc.

Manuel Cruz - 42ºlugar Benjamins Masc.

Pedro Leal - 46ºlugar Benjamins Masc.

Beatriz Carvalho - 16ºlugar Infantis Fem.

Madalena Alves - 44ºlugar Iniciados Fem.

Salvador Fonseca - 18ºlugar Iniciados Masc.

Francisca Leirião - 8ºlugar Juvenis Fem.

Mateus Nascimento - 6ºlugar Juvenis Masc.

 

No domingo, 29 de janeiro, realizou-se a 1ªetapa do nacional de duatlo cross, com André Duarte a terminar na 11ªposição, subindo ao pódio no 3ºlugar do grupo de idades 25-29 anos.

Ainda no sábado à noite, 28 de janeiro, estiveram presentes no Teatro Virgínia em Torres Novas, cerca de 500 pessoas oriundas do norte a sul do país, para assistirem à GALA DO TRIATLO, que serviu para a atribuição dos prémios relativos aos Campeonatos Nacionais Individuais, aos Campeonatos Nacionais de Clubes, à Taça de Portugal e ao Paratriatlo das épocas de 2021 e 2022, numa organização da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio do Município de Torres Novas e do Clube de Natação de Torres Novas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tavfer-Ovos-Matinados-Mortágua apresenta equipa para a Temporada 2023 com Gala emocionante”


Por: Xavier Silva

O auditório do Centro de Animação Cultural de Mortágua encheu este domingo, dia 29, para conhecer e aplaudir a Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua que vai para a estrada na presente temporada. Os 11 ciclistas, equipa técnica e staff apresentaram-se publicamente numa cerimónia cuidada e ao som da banda “Cordas Partidas” e com a voz de António Teixeira Correia.


São 11 os ciclistas que compõem o plantel para a temporada de 2023, onde 10 transitam da temporada anterior. São eles Francisco Morais, Rui Carvalho, Leangel Linarez, Ángel Sanchez, Nicolas Saenz, Gonçalo Amado, Gonçalo Carvalho, António Barbio, Bruno Silva e João Matias, este último recente vencedor de duas etapas na Volta a Portugal em Bicicleta. A “cara” nova é Rafael Barbas, jovem de apenas 18 anos que passa ao profissionalismo na nossa estrutura, após ter feita a sua formação na equipa do Roriz.


Da equipa técnica fazem os massagistas Hugo Saul e Jorge Gaudêncio, os mecânicos Hélder Silva e Rui Paquete. Na Direção Desportiva, a continuidade de Gustavo Veloso no comando técnico da equipa, galego, de 43 anos de idade, e um dos homens mais respeitados no pelotão nacional, continua a abraçar este desafio, que tão bem soube gerir na época transata. Xavier Silva mantém-se como Diretor Desportivo Adjunto, enquanto Leonor Silva assume a presidência do Velo Clube do Centro.


Uma gala marcada por momentos muito emocionantes, tais como mais uma homenagem ao nosso mentor Pedro Silva, que nos deixou no ano de 2021. Muitos foram os momentos onde foi recordado e honrado após tudo o que fez por este projeto. Também foram deixados agradecimentos a Hélder Silva, atual mecânico da equipa e que se encontra no projeto à mais de uma década, e também a Gaspar Silva, ex-massagista da equipa que abraçou um novo desafio após 3 anos consecutivos na estrutura.


O diretor desportivo Gustavo Veloso, afirmou que “Queremos continuar o trabalho desenvolvido em 2022 e temos um conjunto muito homogéneo. Nesta equipa funcionamos com uma família e isso está bem presente naquilo que fazemos, mas também nesta Gala de Apresentação. Muito obrigado a todos e continuaremos aqui para traçar o caminho desta equipa”.

Já Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo também enalteceu a grande apresentação que a equipa proporcionou e afirmou que “Este ano temos um calendário com mais dias de competição, e também mais dias de diretos o que vai aumentar a visibilidade da modalidade. Esta Gala de Apresentação foi toda ela muito bem cuidada, e demonstra bem que os princípios do Pedro Silva continuam bem presentes naquilo que é a estrutura hoje. Boa sorte para a Época 2023 a todos!”.


Nuno Tavares Pereira, Administrador do Grupo Tavfer, afirmou que “O Grupo Tavfer aliou-se a este projeto à cerca de uma década e estamos muito contentes e satisfeitos por ver a sua evolução. Estamos sediados numa região do interior do país, onde tudo custa mais, onde é mais difícil alcançar mais além, mas lutamos para isso todos os dias. Desejo muita sorte a toda a estrutura para 2023”.


O Sr. Daniel da Ponte, responsável pelo marketing do Grupo CAC, afirmou que “É com enorme satisfação que hoje viajámos até Mortágua para a Gala de Apresentação da Equipa e também é muito bom ver de novo um anfiteatro completamente cheio! Reforçamos este ano uma vez mais a parceria com a equipa, pois, os projetos apenas fazem sentido com as pessoas. Sentimos que este projeto tem um elevado grau de profissionalismo, de rigor, identificamo-nos com este tipo de projetos e podem continuar connosco para continuar a apoiar e levar este projeto mais além”.


O presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Dr. Ricardo pardal, viu o passado domingo como “mais um marco no desporto mortaguense”. A apresentação que encheu o Centro de Animação Cultural de Mortágua foi motivo de orgulho também por parte do presidente da Câmara Municipal de Mortágua. “Este é um projeto que impulsiona o nome de Mortágua e as gentes de Mortágua. É para nós um orgulho continuar esta ligação com o Velo Clube do Centro que dura à cerca de 24 anos e caminhamos de mãos dadas com bastante orgulho. Aproveito para anunciar publicamente que no dia do Município será feita uma homenagem ao Pedro Silva, com um memorial que brevemente irá ser divulgado à comunidade. Resta-me dar os parabéns ao Velo Clube do Centro e desejar as maiores felicidades para 2023, contem connosco!”.


A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua está neste momento a uma semana de iniciar a Temporada 2023. No dia 5 de fevereiro dão-se as primeiras pedaladas da época, com a Prova de Abertura Região de Aveiro, prova que tem partida em Estarreja e chegada a Ílhavo, no final de 165,7 quilómetros.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua








Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com