sábado, 9 de novembro de 2024

“Madalena Almeida 9.ª classificada na Taça do Mundo de Miyazaki”


Prova foi ganha pela norte-americana Gwen Jorgensen

 

Por: Lusa

Foto: Madalena Almeida/Facebook

A triatleta portuguesa Madalena Almeida terminou este sábado na 9.ª posição a prova de elites femininas da Taça do Mundo de Miyazaki, no Japão, que foi ganha pela norte-americana Gwen Jorgensen.

Madalena Almeida completou a prova de 750 metros de natação, 20 quilómetros de bicicleta e cinco quilómetros de corrida com o tempo de 01:00.59 horas, a pouco mais de um minuto da vencedora da competição.

Gwen Jorgensen triunfou com o registo de 59.54 minutos, batendo a suíça Alissa Konig e a belga Jolein Vermeylen, segunda e terceira, respetivamente.

Fonte: Record on-line

“Mark Cavendish disputa este domingo a sua última corrida”


Britânico despede-se como recordista de triunfos no Tour

 

Por: Lusa

O britânico Mark Cavendish (Astana), campeão do mundo em 2011 e recordista de vitórias em etapas na Volta à França, confirmou este sábado que vai terminar a carreira profissional este domingo, na disputa de uma prova em Singapura.

"No domingo será a última corrida da minha carreira no ciclismo profissional", escreveu o sprinter de 39 anos na sua conta do Instagram, na véspera de disputar o Critério de Singapura.

Profissional desde 2005, Mark Cavendish venceu 165 corridas, incluindo o campeonato do mundo em 2011. Em julho passado, venceu a sua 35.ª etapa na Volta a França, batendo o recorde estabelecido pelo lendário Eddy Merckx, 16 anos após a sua primeira vitória na 'Grande Boucle' em 2008.

"O ciclismo deu-me muito e eu adoro este desporto. Sempre quis deixar a minha marca e agora estou pronto para ver o que o próximo capítulo me reserva", referiu Cavendish.

O sprinter natural da Ilha de Man também levantou os braços em 17 etapas da Volta a Itália e três na Volta à Espanha, tendo também conquistado um dos monumentos, com o triunfo na Milão-San Remo em 2009.

"Tive a sorte de fazer o que gosto durante quase 20 anos e posso agora dizer que consegui tudo o que podia fazer em cima de uma bicicleta", afirmou o atual ciclista da Astana.

No domingo, em Singapura, num circuito de 2.3 quilómetros a ser completado 25 vezes, 'Cav' terá a oportunidade de se testar uma última vez contra os melhores.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa renova contrato com a EF Education para 2025”


Português vai cumpria a 17.ª temporada no World Tour

 

Por: Lusa

Foto: LUSA

Rui Costa é um exemplo de longevidade no pelotão do World Tour. O ciclista português, de 38 anos, vai em 2025 cumprir a 17.ª temporada entre a elite, depois de renovar contrato com a EF Education, anunciou este sábado a CORSO Sports Marketing, empresa de agenciamento presidida pelo português João Correia.

O poveiro, campeão mundial em 2013, chegou ao World Tour em 2009, pela Caisse d'Epargne, mais tarde Movistar, onde se manteve até 2013, altura em que se transferiu para a Lampre até 2016. Depois passou seis temporadas na UAE Emirates para, em 2023, se transferir para a Intermarché. Em 2024 passa para a EF Education, onde se manterá no próximo ano.

Fonte: Record on-line

“João Nuno Batista é sétimo na Taça do mundo de triatlo”


Prova decorreu em Brasília

 

Por: Lusa

Foto: João Nuno Batista/Instagram

O português João Nuno Batista foi hoje sétimo classificado na Taça do Mundo de Brasília de triatlo, onde cumpriu a prova de elite a pouco menos de um minuto do vencedor, o brasileiro Manoel Messias.

João Nuno Batista cumpriu os segmentos de 750 metros de natação, 20 quilómetros de bicicleta e cinco quilómetros de corrida em 54.33 minutos, numa competição que Messias terminou em 53.36 minutos.

Na segunda posição, a 24 segundos do vencedor, ficou o australiano Callum McClusky (54.10), seguido do espanhol Sérgio Cabrera, com o mesmo tempo e a fechar o pódio.

Fonte: Record on-line

“O jovem talento do ciclocrosse Miel Dekien faleceu aos 18 anos”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Mais uma tragédia atingiu o mundo do ciclismo este sábado. Com apenas 18 anos de idade, o ciclista de ciclocrosse sub-23 Miel Dekien faleceu na sequência de uma colisão automóvel.

A notícia foi anunciada pela sua equipa, a Ostend Air College. O jovem belga era uma das maiores promessas da disciplina, tendo obtido bons resultados no inverno passado nos escalões de juniores, incluindo um segundo lugar no Kortrijk Urban Cross. Na semana passada, fez a sua estreia no escalão de sub-23 no Koppenbergcross, onde terminou em 27º lugar, e preparava-se para correr em Lokeren muito em breve.

"Com grande tristeza e incompreensão, comunicamos o falecimento do nosso ciclista Miel Dekien (2006-2024) na sequência de um trágico acidente de viação", escreveu a equipa. "Ficarás sempre nos nossos corações Miel, nunca te esqueceremos e estamos gratos pelos muitos momentos bonitos que passámos juntos. Foste e continuarás a ser um homem fantástico para nós. As mais profundas condolências aos pais, família, amigos e a todos os que eram queridos ao Miel. As palavras falham-nos... onde quer que estejas agora, tudo de bom"

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/o-jovem-talento-do-ciclocrosse-miel-dekien-faleceu-aos-18-anos

“Fernando Feijão regressa à presidência da Federação de Triatlo de Portugal”


Vencedor das eleições com 52 votos contra 38 da lista de Sérgio Dias

 

Por: Record

Foto: Fernando Ferreira

Fernando Feijão venceu as eleições desta sexta-feira para os órgãos sociais da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) para o quadriénio de 2024/2028, regressando à presidência, depois de ter liderado o organismo entre 2012 e 2016.

A lista A, que encabeçou venceu com 52 votos, contra os 38 obtidos pela lista B, de Sérgio Dias, atual presidente da FTP.

Foram as únicas listas concorrentes às eleições

Fonte: Record on-line

“Quem são os homens com os 3 salários mais elevados do World Tour em 2025?”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

A época de 2024 já terminou. Por conseguinte, é lógico que todas as atenções estejam já viradas para um 2025 que está gradualmente a ganhar forma em todos os aspectos. O mesmo se aplica aos contratos das principais estrelas do World Tour.

Nas últimas semanas, houve movimentações como a renovação de Tadej Pogacar com a UAE Team Emirates, ou a continuidade de Remco Evenepoel na Soudal - Quick-Step, apesar de a Red Bull - BORA - hansgrohe lhe ter oferecido o que teria sido um contrato com um salário recorde.

Por esta razão fizemos uma revisão entre os nomes mais proeminentes do World Tour, como Jonas Vingegaard, Mathieu van der Poel, Chris Froome, Wout van Aert, Jasper Philipsen..., para além dos já mencionados, para fazer uma lista com os 3 ciclistas do UCI World Tour com os contratos mais elevados para 2025.

A lista é interessante. Há um nome que muito poucos esperam que entre no Top 3. Além disso, se Evenepoel tivesse aceitado a oferta da Red Bull - BORA e fosse para a equipa alemã, estaria agora no topo da lista de 2025 com um salário de 10 milhões de euros! Pelo contrário, o belga ganhará metade desse valor em 2025: 5 milhões de euros. Será suficiente para ele entrar na lista?

 

1. Tadej Pogacar

• Salário declarado para 2025: 8 milhões de euros

 

A maior estrela do ciclismo mundial não poderia ocupar outra posição. Com base nos dados fornecidos pela equipa dos Emirados Árabes Unidos após o anúncio da renovação de Pogacar, o esloveno ganhará aproximadamente em 2025 um total de 8 milhões de euros. Um valor à altura de um ciclista que acaba de completar o melhor ano individual de todos os tempos, vencendo: Volta a Itália, Volta a França, Campeonato do Mundo, 2 monumentos (Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia), Strade Bianche, GP de Montréal e muito mais!

 

2. Chris Froome

•Salário declarado para 2025: 5,5 milhões de euros

 

A posição de Chris Froome pode causar uma enorme surpresa. Apesar de ser uma das maiores lendas do pelotão, o britânico está em declínio acentuado há várias épocas. A Israel - A Premier Tech pode muito bem continuar a sentir o peso da sua decisão de ter oferecido a Froome um contrato milionário, apesar de ele ser quem é. O facto de Froome ser o segundo ciclista mais bem pago do pelotão em 2025, que pode também ser o último ano da sua carreira, é um facto muito surpreendente.

 

3. Primoz Roglic

•Salário declarado para 2025: 5,5 milhões de euros

 

O último lugar da classificação é ocupado pelo atual vencedor da Volta a Espanha. O esloveno chegou à Red Bull - BORA - hansgrohe no início de 2024 para se tornar a grande estrela da equipa alemã e tentar vencer a Volta à França. Apesar de um acidente o ter afastado da equipa, respondeu de forma notável na La Vuelta. Em 2025, chegará com a confiança em alta para tentar a proeza de bater Pogacar e Vingegaard na Grande Boucle.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/quem-sao-os-homens-com-os-3-salarios-mais-elevados-do-world-tour-em-2025

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Caderneta de Cromos Especial 25 anos e o seu impacto social”


A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua celebrou os seus 25 anos de história de uma forma única e memorável durante a 85ª Volta a Portugal em Bicicleta. Com o lançamento de uma edição especial e limitada de uma caderneta de cromos, a equipa não apenas comemorou seu aniversário, mas também criou uma iniciativa beneficente que visa apoiar o ciclismo local.

Esta caderneta foi concebida para imortalizar os momentos mais marcantes da equipa ao longo de sua trajetória, destacando conquistas significativas, como os triunfos na edição de 2023 da Volta a Portugal, onde ciclistas como Leangel Linarez e João Matias brilharam.

Durante as duas semanas da Volta a Portugal, que ocorreu de 24 de julho a 4 de agosto de 2024, a equipa aproveitou para distribuir as cadernetas e os cromos. O autocarro da equipa foi posicionado nas áreas de partida e chegada de cada etapa, servindo como ponto de distribuição e interação com os fãs.


O impacto desta iniciativa foi revelado a 3 de novembro de 2024, durante o Trail de Mortágua, quando o Velo Clube do Centro anunciou uma doação de 700€ à Escola de Ciclismo da Sagiper / NSCP Mortágua. Este valor foi integralmente arrecadado através da venda das cadernetas durante a Volta a Portugal e tem como objetivo proporcionar melhores condições para a prática do ciclismo entre os jovens da região. Essa ação reflete o compromisso da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua em nutrir o futuro do desporto local, incentivando uma nova geração de ciclistas.

Xavier Silva, filho do fundador Pedro Silva e atual diretor desportivo adjunto, expressou o desejo de que esta caderneta sirva como um artefacto que perpetue a história dos 25 anos da equipa. Mais do que uma simples coleção, ela representa os valores fundamentais do clube: esforço, trabalho e dedicação.Assim, esta iniciativa não só celebra o passado da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, mas também investe no seu futuro, fortalecendo as raízes do ciclismo em Mortágua e inspirando jovens talentos a seguirem o caminho das duas rodas.


Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com