quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Cartaz polémico leva a pedido de desculpas”


Organizadores usaram imagem de Wout van Aert a cortar a meta sem selim e fizeram alusão à LGTBQ

 

Por: Record

Wout van Aert venceu no passado domingo a prova da Taça do Mundo de ciclocrosse em Benidorm, em Espanha, e cortou a meta sem o selim na sua bicicleta, depois de ter sofrido uma queda momentos antes. A imagem tornou-se viral nas redes sociais, ao ponto de os organizadores de uma corrida a usaram como cartaz publicitário da prova. Até aqui tudo bem, o pior foi que a acompanhar a imagem em caricatura está a seguinte frase: "Wout van Aert cruza a meta sem selim! Campeão da Comunidade LGTBQ, muito entusiasmado".

Não tardou surgirem reações negativas ao cartaz, levando então os organizadores da E3 Saxo Classic a pedirem desculpas. "Não queríamos ofender ninguém. Fizemos um juízo errado da caricatura. As nossas mais sinceras desculpas".

Fonte: Record on-line

“Geraint Thomas inicia temporada de 'dobradinha' Giro-Tour na Volta ao Algarve”


Ciclista britânico da INEOS deixou garantia num 'direto' na rede social Instagram

 

Por: Lusa

Foto: JENNIFER LORENZINI/Reuters

Geraint Thomas, vice-campeão do Giro2023 e vencedor do Tour2018, vai estar na 50.ª Volta ao Algarve, confirmou hoje o ciclista britânico da INEOS, adiantando que irá estar na Volta a Itália e na Volta a França.

Num 'direto' na rede social Instagram, o carismático ciclista galês, de 37 anos, revelou que iria iniciar a temporada na 'Algarvia', prova que venceu em 2015 e 2016 e que este ano decorre entre 14 e 18 de fevereiro.

"Basicamente, vou correr o Giro e o Tour. Queria mesmo regressar ao Giro depois do ano passado [em que perdeu a camisola rosa no contrarrelógio da penúltima etapa] e dar tudo por tudo. E obviamente o Tour, que não gostei de falhar no ano passado [...]. Vai ser um desafio enorme, porque nunca o fiz [a 'dobradinha'] antes", reconheceu.

Figura incontornável do pelotão internacional, Thomas esteve nas duas primeiras grandes Voltas do calendário em 2017, mas desistiu em ambas.

"Espero que desta vez corra melhor. É um grande desafio, é a minha 18.ª época como profissional, por isso penso que preciso de 'agitar as coisas'. É, certamente, algo que me tirará da cama de manhã", reforçou.

Vencedor do Tour2018 e vice-campeão no ano seguinte foi também terceiro classificado em 2022 -, o galês renovou contrato com a INEOS até ao final de 2025, depois de ter sido segundo na última Volta a Itália, a apenas 14 segundos do esloveno Primoz Roglic, numa edição em que o português João Almeida foi terceiro.

"Depois do ano passado, já estava na minha cabeça voltar ao Giro, mas a equipa também sugeriu o Tour. Então, eu disse 'por que não os dois?'. Sepp Kuss [vencedor da Vuelta] fez três [grandes Voltas] no ano passado, [foi] um trabalho e tanto. Normalmente, sou alguém que faz um 'brilharete', engorda alguns quilos e pronto. O período entre o Giro e o Tour será, portanto, crucial, e depois temos também os Jogos Olímpicos [Paris2024]", notou.

A Volta a Itália decorre entre 04 e 26 de maio, com a 'Grande Boucle' agendada de 29 de junho a 21 de julho.

Fonte: Record on-line

“Julian Alaphilippe, um futuro com mais incertezas doi que certezas”


Por: José Morais

A estrela da equipa da Soudal Quick-Step, Julian Alaphilippe, disse que o seu futuro na formação pode estrar incerto, e a possibilidade de se reformar pode estar a ser pensada, com o excelente desempenho que teve no Santos Tour Down Under, o seu futuro desportivo ainda não está claro.

Numa entrevista dada, Julian Alaphilippe disse estar calmo e despreocupado com a sua contratação, e afirmou com honestidade, que na próxima época não sabe onde pode estar, e se vai continuar com a equipa, o até mesmo de estará a competir, com as expetativas de muitos, a acreditarem que irá ter uma época de 2024 cheia de muita pressão, para o ciclista de 31 anos de idade.

Julian Alaphilippe, disse que vai encarar cada época, como se tratasse da última, independentemente da situação com o contrato com a sua equipa, e afirmou que não pensa em que é o seu ano de contrato, ou ainda, que no ano anterior ganhou muito, e que esta ano não se importa, já que começa sempre uma nova época com coragem, como se ainda não tivesse cheia.

Para o ex-ciclista mundial que tem enfrentado grandes desafios depois da sua queda em 2022 no Liège-Bastogne-Liège, desde essa altura o seu desempenho tem sido menor, se for comparado com os seus anos de ouro, apesar de ter tido um bom desafio em Willunga Hill durante o Tour Down Under, e tenha sido um momento promissor, Julian Alaphilippe disse que o seu foco atual não é o de poder alcançar a sua melhor forma em janeiro, mas sim, em avaliar como poderá sentir-se depois de um inverno de treino intenso.

O futuro do ciclista como da sua continuidade na equipa da Soudal Quick-Step, tudo parece permanecer incerto, onde surge no ar um elemento de intriga, na sua décima primeira época, e talvez a sua última com a formação belga, o futuro o dirá, basta agora aguardar.

“Rui Costa abre temporada com sexto lugar no Troféu Calvià”


Ciclista português estreou-se pela nova equipa, a norte-americana EF Education-Easy Post, na prova que tinha vencido em 2023

 

Por: Lusa

O ciclista português Rui Costa estreou-se, esta quarta-feira, na nova equipa, a norte-americana EF Education-Easy Post, com um sexto lugar no Troféu Calvià, prova maiorquina que tinha vencido em 2023.

O veterano corredor, de 37 anos, estreou-se com as novas cores nos 150,1 quilómetros com início e fim em Palmanova, ficando a 2.03 minutos do vencedor, o colega de equipa britânico Simon Carr.

Carr atacou a prova para vencer ao cabo de 03:48.47 horas, batendo num sprint a dois o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), segundo, com o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) em terceiro, já a 27 segundos.

Rui Costa foi o primeiro do pelotão a sprintar, depois de ter andado também adiantado na corrida, em perseguição do grupo de fugitivos, sem sucesso, acabando por cortar a meta em sexto lugar.

Em 2023, venceu esta mesma corrida para começar a época, então na Intermarché-Circus-Wanty, e acabou por conseguir um dos melhores anos da carreira, com vitórias também na Volta à Comunidade Valenciana, numa etapa da Volta a Espanha e na Japan Cup.

Na quinta-feira, continua em prova em Maiorca, no Troféu Ses Salines-Felanitx, com a Serra Tramuntana na sexta-feira, o Troféu Pollença-Port d’Andratx no sábado e o Troféu Palma no domingo, no final do ‘Challenge Mallorca’.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com