sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

“O pensamento do dia…”

 



“Federação de Triatlo de Portugal com "expetativas bastante elevadas" para Paris'2024”


Sérgio Dias não esconde a ambição da conquista de medalhas

 

Por: Lusa

Foto: Ricardo Nascimento

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), Sérgio Dias, disse esta sexta-feira que as expetativas lusas para os Jogos Olímpicos Paris2024 são "bastante elevadas" e que não excluem a conquista de medalhas na competição.

"Nós temos expetativas bastante elevadas, até atendendo à qualidade dos atletas que temos. Por isso, ambicionamos lugares de destaque e obviamente que não excluímos o cenário de medalhas", disse o dirigente,

O responsável, que falava à agência Lusa durante o estágio da seleção de triatlo (juniores e elite) em Avis, no distrito de Portalegre, começou por explicar que, "virtualmente", Portugal já conquistou à partida no setor masculino duas vagas, mas alerta que a situação está nesta altura "menos clara" para o setor feminino.

No entanto, o presidente da FTP acredita que a seleção poderá chegar às duas vagas (feminino), sendo que uma das atletas "está mais próxima" de atingir esse objetivo.

"Ainda ambicionamos, ainda temos alguma esperança para vir a obter os resultados necessários para qualificar a estafeta", disse.

Sérgio Dias fez questão de sublinhar que a modalidade tem "evoluído", sendo uma "grande aposta" da maioria das nações, já nos próximos Jogos Olímpicos, na estafeta mista.

"Hoje em dia é um objetivo da grande maioria das nações, inclusive por parte da federação internacional [World Triathlon] que coloca a qualificação das estafetas à frente da qualificação individual e isso dá-lhe um relevo ainda maior. O triatlo é pioneiro também nesse campo, ao termos ambos os géneros a competirem juntos para o mesmo resultado e enquanto equipa, o que para o triatlo é uma mais-valia", acrescentou.

Em declarações à Lusa, o diretor técnico da FTP, José Estrangeiro, explicou que o estágio em Avis com 41 atletas serve para criar uma "identidade de seleção, um espírito de grupo de seleção e de pertença", algo que ajude também os atletas a conhecerem-se melhor, nomeadamente os das categorias de juniores e de elite.

"O objetivo para os Jogos é levar dois homens e duas mulheres, seria algo inédito para Portugal e seria a maior participação nacional, não só de mulheres como de homens. Já tivemos três homens, mas em termos de total seria a nossa maior participação", disse.

O também antigo triatleta adverte que o apuramento de quatro atletas, que bateria os três presentes em Tóquio2020, no Rio2016 e em Pequim2008, pode ser feito através das qualificações individuais ou da coletiva, que encerra por ranking em março, mas tem uma prova de 'repescagem' em maio.

A FTP conta atualmente com 3.560 atletas federados e 120 clubes, um valor substancialmente maior ao registado no ano em que Vanessa Fernandes arrebatou a prata olímpica em Pequim2008 906 atletas e 50 clubes.

Fonte: Record on-line

“Tour da Colômbia as equipas inscritas entre ela a portuguesa Sabgal Anicolor”


Por: José Morais

O tempo vai-se passando, e a aproximação do Tour da Colômbia na sua quarta edição, serão 26 equipas que irão marcar presença, na prova 2.1, pelas rotas do café, de 6 a 11 de fevereiro.

Sendo o maior evento de destaque do calendário colombiano, irá contar com três equipas do circuito mundial, e duas equipas profissionais, ainda vão marcar dezanove formações continentais, duas europeias, e uma da Oceânia, com a lista a ser complementada por duas seleções.

A prova vai ter seis dias de competição, com a partida a ser dada em Paipa, terminando em Bogotá, pela frente os ciclistas vão ter grandes desafios, em zonas montanhosas e de alta altitude, o que será propício para os trepadores.

De salientar que tradicionalmente a prova tem sido favorável aos interesses locais, com Egan Bernal, Miguel Ángel López e Sergio Higuita, a brilharem em edições anteriores, mas, ciclistas internacionais como Mark Cavendish, que se devem destacar no Tour da Colômbia. 

 

Lista de equipas inscritas até o momento:

Equipas Mundiais:

 

Astana Qazaqstan Team

EF Education – Equipa

Easypost

Movistar

 

Equipa Pro:

 

Bingoal WB - Bélgica)

Corratec - Itália

 

Continental:

 

Beycoz Continental Team - Turquia

Universe Cycling Team - Holanda

Sabgal Anicolor - Portugal

Banco Guayaquil - Equador

Canel's Pro Cycling -México

Forte Petrolike – Androni Giocatolli - México

Swift Carbon Pro Cycling - Brasil

SEP San Juan - Argentina

Panama es Cultura Nusuntara Cycling Team - Indonésia

 

Equipas Continentais da Colômbia:

 

Equipe Medellín – EPM

Colômbia Potência de la Vida – Strongman

Nu Colômbia

GW Erco Shimano

Team Sistecrédito

Orgullo Paisa

Seleções Nacionais:

Seleção brasileira

Seleção colombiana

Com um total de 26 equipas e 156 ciclistas, o Tour Colômbia 2.1 promete ser uma competição emocionante, reunindo formações de destaque de diferentes categorias e nações.

“Triatleta Vasco Vilaça sonha "desde pequenino" com medalha olímpica”


Aos 24 anos, o atleta natural da Amadora ocupa o quarto lugar do ranking mundial, o mesmo na hierarquia de qualificação olímpica

 

Por: Lusa

Foto: Record

O triatleta português Vasco Vilaça assumiu esta sexta-feira à Lusa que alimenta "desde pequenino" o sonho de conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos, enquanto procura confirma a presença em Paris2024.

Aos 24 anos, o atleta natural da Amadora ocupa o quarto lugar do ranking mundial, o mesmo na hierarquia de qualificação olímpica, e ambiciona alcançar uma segunda medalha lusa na modalidade, depois da prata de Vanessa Fernandes, em Pequim2008.

Esse objetivo é alimentado pelos resultados recentes, como o quarto lugar no Mundial, prejudicado pelo 14.º lugar na prova final, em Pontevedra, em Espanha.

"O meu maior objetivo é estar nos jogos, estou a preparar-me para lá chegar nas melhores condições possíveis e tenho o sonho desde pequenino de lá chegar e subir a um pódio, é algo muito bonito, nem eu acho que consigo compreender neste momento o que é que esse sentimento seria, mas posso dizer que seria um sonho", assumiu Vasco Vilaça.

O triatleta foi um dos 41 selecionados para o estágio de início de época da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), que decorreu entre quarta e hoje, em Avis.

"O primeiro objetivo é chegar aos Jogos e o sonho é conseguir uma medalha", sublinhou Vilaça, advertindo para o potencial dos rivais, como o francês Dorian Coninx, os neozelandeses Hayden Wilde e Léo Bergère e para o britânico Alex Yee.

Bem colocado para assegurar uma vaga na prova individual em Paris2024, Vasco Vilaça aponta, então, à inédita qualificação da estafeta mista portuguesa.

"Estamos a meio ano dos Jogos e é o último sprint até à qualificação, temos poucas provas a contar até ao fim da qualificação, três etapas do Campeonato do Mundo, faltam duas ou três provas de estafetas na qualificação e esse neste momento é o maior objetivo", assumiu.

A possível presença da estafeta portuguesa permite ambicionar a maior delegação de sempre da modalidade, superando os três atletas que estiveram presentes em Tóquio2020, no Rio2016 e em Pequim2008.

A capital japonesa foi o palco da estreia em Jogos de Melanie Santos, que pretende voltar a qualificar-se, não só individualmente, uma vez que ocupa o 70.º posto do ranking olímpico, mas também coletivamente.

"Eu já estive presente em Tóquio2020, que foi o meu grande objetivo, os meus primeiros Jogos, mas é sempre aquela sensação de saber o que esperar, até por que foi num período covid-19. Espero muito ter, realmente, em Paris2024 a experiência olímpica de ver aquelas grandes referências sem estarmos de máscara, vamos ter público, acho que o facto de ser em Paris, onde temos uma grande comunidade de portugueses, vai ser muito bom ter esse apoio e honrar o nosso país", acrescentou.

A estafeta nacional tem sido constituída por Melanie Santos e Maria Tomé, juntamente com João Pereira, que, com o quinto lugar no Rio2016, detém a melhor classificação lusa de sempre em Jogos Olímpicos, Vasco Vilaça e Ricardo Batista.

"Em termos de objetivos pessoais é estar presente em Paris2024. Não tanto na prova individual, como na estafeta, Portugal este ano tem a possibilidade de qualificar a estafeta, o que dá acesso direto a dois homens e duas mulheres, o que acaba por ser a maior comitiva de triatlo nos Jogos Olímpicos, ou seja, é o grande objetivo tanto individual dos atletas como federativos", disse a atleta do Benfica.

A seleção nacional vai disputar a qualificação olímpica na estafeta mista nas etapas do Mundial de Napier, na Nova Zelândia, em 25 de fevereiro, de Abu Dhabi, nos dias 8 e 9 de março, e, caso não assegure a presença via ranking, na prova de apuramento, a disputar em Huatulco, no México, entre 17 e 19 de maio.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com