domingo, 22 de outubro de 2017

“Campeonato da Europa de Pista/Queda de Matias condiciona resultado em Madison”

Por: José Carlos Gomes

A dupla formada por Ivo Oliveira e João Matias fechou hoje o Campeonato da Europa de Pista, em Berlim, Alemanha, com a 11.ª posição na corrida de madison, um resultado condicionado pela queda de João Matias, ainda na primeira metade dos 50 quilómetros de prova.

Portugal começou bem, pontuando nos dois primeiros sprints, garantindo a capacidade de encarar a voltas seguintes de forma mais conservadora, guardando energias para a segunda metade, na qual, previsivelmente, surgiriam os ataques mais fortes.

A estratégia nacional acabou por sofrer um revés quando, com cerca de 30 quilómetros ainda pela frente, João Matias foi derrubado por um dos elementos da dupla holandesa. O acidente provocou um desequilíbrio na distribuição do esforço entre João Matias e Ivo Oliveira, acabando por condicionar o resultado final.

Apesar de tudo, Portugal conseguiu a 11.ª posição entre 18 países participantes – uma melhoria de duas posições face ao resultado de 2016 -, a uma diferença de apenas dois pontos da oitava posição, objetivo traçado pelo selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A dupla francesa composta por Benjamin Thomas e Florian Maitre ganhou a medalha de ouro, somando 43 pontos, apenas mais um do que os dinamarqueses Niklas Larsen e Casper Pedersen e mais três do que os polacos Wojciech Pszczolarski e Daniel Staniszewski, que fecharam o pódio. Portugal somou 7 pontos e foi uma das 13 equipas que conseguiram evitar ser dobradas, numa prova de grande intensidade e competitividade.

“Foi uma das provas mais rápidas que me lembro de ver em madison, com uma média final superior a 56 km/h. Neste contexto, estou satisfeito com o desempenho dos nossos dois corredores, embora seja notória a falta de experiência internacional a este nível. Com mais participações poderemos corrigir detalhes, que permitirão melhorar no futuro, numa disciplina que ganhou importância acrescida, porque passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos”, salienta o selecionador.

O Campeonato da Europa disputado em Berlim foi histórico para a Equipa Portugal, pois permitiu a conquista das duas primeiras medalhas do ciclismo de pista luso na categoria de elite. Na sexta-feira, Rui Oliveira conseguiu a medalha de bronze na disciplina de eliminação e, no dia seguinte, Ivo Oliveira alcançou o estatuto de vice-campeão europeu de perseguição.

“Fizemos um excelente Campeonato da Europa. Foi apenas a nossa terceira participação em Europeus de elite e a progressão é notável e sustentada. Conquistar duas medalhas é um resultado de enorme importância e é motivador para o futuro”, conclui Gabriel Mendes.

A delegação nacional regressa amanhã a Portugal, tendo prevista a chegada ao aeroporto do Porto para as 22h30.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com