terça-feira, 1 de abril de 2025

“Volta À Flandres: Os 5 principais rivais de Tadej Pogacar!”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

O segundo Monumento do calendário está prestes a entrar na estrada. Este domingo, 6 de abril, corre-se a Volta à Flandres 2025, numa edição que promete ser histórica, não só pelo percurso sempre duro e pelos paralelos brutais, mas principalmente pelo reencontro entre Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel.

Depois do duelo épico em Sanremo, onde Van der Poel levou a melhor com uma exibição demolidora, Pogacar regressa à Flandres com sede de vingança e com o claro objetivo de repetir o triunfo de 2023. A motivação extra? Está confirmada também a estreia do esloveno no Paris-Roubaix, o que coloca esta Flandres como o primeiro grande teste num bloco de primavera altamente ambicioso.


Mas o duelo entre os dois titãs não será a única atração. Aqui ficam cinco nomes que podem marcar o ritmo e a história deste Monumento:

 

1. Mathieu van der Poel

 

O campeão em título chega à Flandres como o homem a bater. Em 2025 já venceu Le Samyn, Milan-Sanremo e a E3 Saxo Classic, dominando em todas as frentes. Vencedor da Volta à Flandres em 2020, 2022 e 2024, procura o quarto triunfo e está em clara ascensão de forma. É o favorito natural.

 

2. Mads Pedersen

 

O dinamarquês está a viver uma das fases mais consistentes da sua carreira. Depois de ser o único a responder aos ataques de Van der Poel na E3, venceu a Gent-Wevelgem com um solo de 55 km, mostrando força, coragem e confiança. Já foi 2.º (2018) e 3.º (2023) na Flandres — será 2025 o ano da consagração?

 

3. Wout van Aert

 

Apesar de um início de época discreto, nunca se pode subestimar Wout quando o assunto são clássicas. Perdeu a edição de 2024 por lesão, mas regressa motivado e com uma formação poderosa da Visma ao seu lado: Jorgenson, Van Baarle, Benoot… Se o belga estiver perto do seu melhor, será um dos protagonistas da corrida.

 

4. Filippo Ganna

 

O italiano da INEOS pode ser o “joker” da edição. Com o 2.º lugar em Sanremo e o 3.º na E3, Ganna mostrou que é mais do que um contrarrelogista de luxo. Em grande forma e com ambição renovada, a Flandres pode ser o palco para a sua afirmação definitiva nas clássicas mais duras.

 

5. Matteo Jorgenson

 

Campeão do Paris-Nice e peça-chave da Visma, Jorgenson está a crescer a olhos vistos. Na edição de 2023 foi 9.º na sua estreia, mas este ano chega como um dos líderes da equipa. Com leitura de corrida apurada e pulmão para os paralelos e muros, pode ser o nome-surpresa no top-5.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/volta-a-flandres-os-5-principais-rivais-de-tadej-pogacar

“A Volta ao Algarve de 2026 terá 6 dias de corrida, uma etapa em solo espanhol e um contrarrelógio por equipas de 31km com final em Faro”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta ao Algarve de 2026 ainda não saiu do papel, mas já há novidades estruturais para a corrida mais internacional do pelotão português para a próxima edição da prova.

Segundo informações recolhidas por uma fonte próxima da organização, pode-se afirmar que a Algarvia passará a contar com 6 dias de corrida, ao invés das habituais 5 etapas. Mas o maior passo que a organização da corrida quererá dar no próximo ano será a "internacionalização" da prova, com uma das etapas a ser disputada totalmente em solo espanhol.

Depois do enorme sucesso que foi O Gran Camiño 2025 e a Volta a Espanha de 2024, que tiveram o início das suas corridas em solo Luso, a Volta ao Algarve terá o seu primeiro dia de corrida em Espanha, estando neste momento um par de cidades em cima da mesa em discussão, para acolherem a Grande Partida da Algarvia.

O último dia de corrida será disputado no domingo e terá o seu final no Alto do Malhão, estando guardada para sábado a etapa que poderá ajudar à decisão da corrida. Um contrarrelógio por equipas de 31 kms, com o seu final na cidade de Faro.

O menu está assim a ganhar forma para descobrirmos o sucessor de Jonas Vingegaard, que levou para casa a vitória à Geral da edição de 2025.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-volta-ao-algarve-de-2026-tera-6-dias-de-corrida-uma-etapa-em-solo-espanhol-e-um-contrarrelogio-por-equipas-de-31km-com-final-em-faro

“Q36.5 é a grande novidade entre as equipas convidadas para a Volta a Itália”


Formação suíça, onde alinhava o britânico Thomas Pidcock, chamada à ação

 

Por: Lusa

As italianas Polti VisitMalta e VF Group-Bardiani CSF-Faizanè e as suíças Tudor e Q36.5 são as equipas convidadas para a 108.ª Volta a Itália em bicicleta, anunciou hoje a organização.

No dia em que a União Ciclista Internacional (UCI) aprovou a expansão do pelotão das três grandes Voltas de 22 para 23 equipas, os organizadores da 'corsa rosa' confirmaram a presença de duas das três formações italianas do segundo escalão, deixando de fora apenas a Solution Tech-Vini Fantini.

A grande novidade na próxima edição da prova, que decorre entre 9 de maio e 1 de junho, será a suíça Q36.5, que tem como cabeça de cartaz o britânico Thomas Pidcock, atual bicampeão olímpico de XCO.

Já a Tudor, que viu hoje confirmada a sua estreia na Volta a França, estará no Giro pelo segundo ano consecutivo.

Nas grandes Voltas -- Tour, Giro e Vuelta -- têm lugar garantido as 18 formações do WorldTour, a primeira divisão do ciclismo mundial, além das duas melhores ProTeam, no caso a Israel-Premier Tech e a Lotto, que voltou a recusar participar na corsa rosa.

Assim, e perante a recusa da formação belga, os organizadores da Volta a Itália atribuíram quatro wild cards ao invés dos três previstos.

Antes da alteração ratificada hoje pela UCI, os convites eram apenas dois, mas os organizadores das três grandes solicitaram uma vaga adicional para equipas do segundo escalão.

Fonte: Record on-line

“Agenda de ciclismo”


Clássica de Viana marca o fim de semana de ciclismo

 

Por: Rafael Simões

O primeiro fim de semana de abril traz o regresso da Taça de Portugal de estrada, com a Clássica de Viana, a terceira prova da temporada.

Depois da Clássica da Primavera e da Clássica de Santo Thyrso, o pelotão nacional vai para a estrada no domingo, a partir das 11h00. A partida é em Mazarefes e a chegada, 171.4 quilómetros depois, em Viana do Castelo.

Pelo meio, há pontos para amealhar, com seis contagens de montanha e quatro metas-volantes.


Emanuel Duarte, da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, é o atual líder do ranking geral da Taça de Portugal de estrada.

O fim de semana marca também o arranque da Taça de Portugal de Juniores, com o Troféu José Poeira, em Odemira. O sábado está reservado para um contrarrelógio de 23.4 quilómetros, na Zambujeira do Mar, a ter início às 15h00.

No domingo, a corrida começa em Vila Nova de Milfontes, às 10h30, e termina 129 quilómetros depois, em Odemira.

O Troféu José Poeira marca também o início da Taça de Portugal de Paraciclismo. No sábado, o programa é o mesmo, com o contrarrelógio na Zambujeira do Mar, a ter início às 14h00.

No domingo, a corrida tem início às 11h00, num percurso de pouco mais de três quilómetros que tem como base a Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros.

No BTT, o Bike Park Monte de São Marcos será palco da DHI Int. Serra do Caramulo - Continental Series, prova internacional.


No sábado, já depois dos treinos, a qualificação tem início agendado para as 14h30, enquanto no domingo as finais disputam-se a partir das 12h30.

Ainda no BTT, Abrantes recebe a 2.ª Taça de Portugal de XCO, competição internacional C2.

A Cidade Desportiva será o palco de toda a ação, com um percurso de 4.6 quilómetros. No sábado o dia está reservado para treinos, no domingo a primeira corrida, para os sub-17 masculinos e femininos, é às 09h00, ao passo que a última, para os elites e sub-23 masculinos, está agendada para as 14h30.

Por último, sábado, dia 5 de abril, realiza-se o Encontro Inter-Regional de Escolas. Depois de Faro e Matosinhos, é a vez de Sangalhos receber este encontro. A prova será na Zona Industrial de Paraimo, com início às 14h30 - os treinos começam às 13h00.

 

Mais eventos oficiais:

 

5 de abril: EE#3 Escolas SMG 2025, São Miguel

5 de abril: RACENATURE SANTO TIRSO, Santo Tirso

5 de abril: Gião Bike Challenge, Gião

5 de abril: Clássica JAurora Ilha Terceira, Terceira

5 de abril: 2.º Circuito Sub-17, Paraimo-Sangalhos

5 de abril: 4.ª Etapa do Campeonato de Resistências de BTT do Concelho de Águeda - “B150”

5 de abril: Passeio BTT KIDS “B150”, Águeda

6 de abril: I Taça do Algarve XCM, Tunes

6 de abril: Eurobec Granfondo 2025, Campo Maior

6 de abril: XCO# Terceira 2025, Terceira

6 de abril: EE#2 Escolas Faial/Pico 2025, Faial

6 de abril: E#1 Estrada São Miguel 2025, São Miguel

6 de abril: XII Liga Interclubs Ibérica BMX Race, Setúbal

6 de abril: Passeio BTT da Primavera, Manteigas

6 de abril: 2.ª Prova da Taça Regional de XCM da ARCVR, Campeã-Vila Real

6 de abril: 3.ª Resistência BTT V.C. Bike, Corga da Moura

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com