terça-feira, 8 de novembro de 2022

“Groupama-FDJ e DSM confirmadas na Volta ao Algarve de 2023”


Prova decorre entre 15 e 19 de fevereiro

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

A francesa Groupama-FDJ e a holandesa DSM são as primeiras equipas WorldTour confirmadas na 49.ª Volta ao Algarve, que decorre entre 15 e 19 de fevereiro de 2023, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A Groupama-FDJ, recorda a FPC, é uma das formações com mais participações na Volta ao Algarve e vai cumprir, em 2023, a oitava presença consecutiva de um total de 14 visitas ao sul do país, nas quais somou seis vitórias de etapa, incluindo a do francês David Gaudu, quarto classificado no Tour2022, no alto da Fóia, este ano.

Já a DSM, do também gaulês Romain Bardet, regressará à 'Algarvia' após dois anos de ausência; a equipa neerlandesa esteve presente em três edições, ainda sob a designação Sunweb, com Søren Kragh Andersen a ser segundo na geral final em 2019.

A Groupama-FDJ e a Sunweb juntam-se a outras duas equipas previamente anunciadas, a Alpecin-Deceuninck e a Arkéa-Samsic, os dois conjuntos que cumpriram, no triénios 2020-2022, os critérios desportivos para serem promovidos ao WorldTour em 2023.

"A organização da Volta ao Algarve espera fechar o pelotão com 10 a 12 equipas de categoria máxima, às quais se somarão as equipas portuguesas e algumas formações Pro Team", concluiu o comunicado da FPC.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar é muito bom, mas Remco Evenepoel é o melhor do mundo, afirmou Alejandro Valverde”


Por: José Morais

Foto: EPA

Alejandro Valverde de 42 anos reformou-se no passado dia oito de outubro na Lombardia, quando participou na última corrida como profissional, no Critérium, em Cingapura, juntamente com outras figuras do ciclismo, ali ele falou da sua carreira que chegou ao fim, dando ainda a sua opinião sobre o campeão mundial de estrada Remco Evenepoel.

Com o trabalho que tem feito, se continuar a sim, tenho a certeza de que será melhor do que eu, já conseguir ser campeão mundial tão jovem, ganhar a Volta a Espanha, a Liège, a San Sebastian, é sem dúvida, disse o ciclista espanhol sobre o líder da equipa da Quick-Step Alpha Vinyl, que apenas com 22 anos já possui um grande histórico.

Para Alejandro Valverde, Remco Evenepoel é o melhor ciclista neste momento, apesar de Tadej Pogacar ser muito bom, o ciclista da Quick-Step Alpha Vinyl tem surpreendido tudo e todos, é superior a outros ciclistas, por isso neste momento é o melhor do mundo com um longo caminho pela frente, disse o espanhol. 

Entretanto Alejandro Valverde disse não se ter arrependido de se ter aposentado, já que dependurou a bicicleta quando se encontrava num alto nível, e é sempre terminar em alta, com bons resultados, o que faz com que as pessoas se lembrem de si, um ciclista com 20 anos de carreira, tendo um bom nível tanto no início, como no final de carreira, afirmou o ciclista da equipa da Telefónica, que disse ter de dar lugar aos mais jovens, e agora disfrutar do ciclismo de um angulo diferente.

“Agenda de Ciclismo”


Primeiro Campeonato Nacional de BMX Freestyle disputa-se em Pombal

 

Por: José Carlos Gomes

O primeiro Campeonato Nacional de BMX Freestyle organizado sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo disputa-se no próximo sábado, no Skate/Bike Park de Pombal.

A disciplina de BMX Freestyle Park estreou-se como modalidade olímpica os Jogos de Tóquio e agora entra no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo. No próximo fim de semana vão juntar-se dezenas de praticantes em luta pelos títulos nacionais.

A manhã de sábado será dedicada aos treinos, enquanto a competição arranca às 13h00, com a manga de qualificação. As finais realizam-se depois das 15h00.

Tanto na qualificação como na final, cada concorrente terá de fazer duas prestações, de um minuto cada uma. Durante a apresentação, cada participante escolhe as manobras que entende mais adequadas, aproveitando os obstáculos do bike park para executar truques mais aéreos ou mais rente ao solo.


O desempenho é avaliado por um painel de especialistas, tendo em conta a perfeição das manobras e a dificuldade dos exercícios apresentados. Os mais pontuados ocupam os lugares cimeiros.

 

Mais eventos oficiais

 

13 de novembro: 6.º Passeio BTT de S. Martinho, Medelo, Fafe

13 de novembro: 1.º BTT ACD Lamas, Santa Maria de Lamas, St.ª Maria da Feira

13 de novembro: 7.ª Prova da Taça do Algarve de XCM – Rota al-buhera, Albufeira

13 de novembro: 5.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro – Sandokan 2022, Calheta

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com