sábado, 6 de setembro de 2025

“Vingegaard reconhece superioridade de João Almeida: «Foi super forte»”


Dinamarquês assume que agora terá de prestar atenção especial ao português

 

Por: Fábio Lima

Foto: Getty Images

Depois de ter ganho vários segundos a João Almeida em etapas prévias, Jonas Vingegaard foi esta sexta-feira derrotado pelo português na subida ao icónico Angliru. Não cedeu mais do que os segundos de bonificação (10 para Almeida e 6 para Vingegaard), mas assumiu a tristeza por não ter ganho a tirada, ainda que reconheça que o desfecho foi justo.

"Para ser sincero, sim, adorava ter ganho hoje. Fizemos tudo para que eu tivesse uma chance para ganhar. Mas, para ser sincero, acho que o João mereceu ganhar hoje. Foi super forte. Fiz o que pude e, como disse, ele mereceu ganhar. Mas claro que fico desapontado por não ter conseguido ganhar. Sabia que ele tinha a intenção de ganhar quando chegámos à penúltima subida, porque colocou a sua equipa na frente. E estava a ir muito. Mas a minha equipa também esteve muito bem a puxar o dia todo, por isso peço-lhes desculpa por não ter conseguido ganhar. Queria ganhar por eles e pela minha família", assumiu.

Agora, com Almeida a 46 segundos e a concorrência bem mais longe, o dinamarquês assume que a sua preocupação passa a ter um único nome. "Agora tenho de focar-me mais no João do que nos outros. Sendo sincero, no final de contas posso ficar satisfeito, mas como disse gostava de ter ganho pela minha família e pelos meus colegas. É o Angliru, é uma subida muito especial e adorava ter ganho aqui hoje".

Jay Vine "orgulhoso" pela vitória de João Almeida: «Ele merecia esta performance da nossa parte»

Vitória épica no Angliru para João Almeida

Da felicitação de Vingegaard ao abraço do patrão Matxin: os bastidores da vitória de João Almeida

João Almeida foi o nono português a vencer em Espanha

Fonte: Record on-line

“Detidas 12 pessoas no início da subida ao Angliru”


Em causa o protesto contra a presença da equipa Israel-Premier Tech que travou o andamento da fuga

 

Por: Lusa

A Guardia Civil de Espanha deteve esta sexta-feira 12 pessoas por travarem o andamento dos ciclistas na 13.ª etapa da Vuelta, quando iniciavam a subida ao Angliru, protestando assim pela presença da equipa Israel-Premier Tech.

Segundo o Instituto Armado, os três ciclistas que seguiam em fuga, ou seja o cazaque Nico Vinokurov (Astana), o equatoriano Jefferson Cepeda (Movistar) e o luxemburguês Bob Jungels (INEOS), foram surpreendidos pelo grupo de manifestantes, que cortaram a corrida, colocando uma tabuleta na estrada, segura por seis deles.

A situação obrigou os ciclistas a deter a marcha durante meio minuto, o tempo que levou à reação da Guardia Civil de Trânsito e do Grupo Rural de Segurança, que acompanham a Vuelta.

Os elementos da Guardia Civil conseguiram afastar os manifestantes da corrida, com os ciclistas a poderem seguir em prova.

Os integrantes do grupo foram identificados pela Unidade Orgânica de Polícia Judicial da Guardia Civil das Astúrias, sendo detidos como autores de um delito de desordem pública e transportados para Oviedo.

Os protestos contra a presença da Israel-Premier Tech intensificaram-se hoje, ao longo da primeira etapa asturiana da Vuelta, com vários grupos de manifestantes ao longo do trajeto, exibindo bandeiras da Palestina.

As 12 detenções nas Astúrias juntam-se às ocorridas na quarta-feira em Bilbau, onde os incidentes levaram a três detenções, com cinco outras pessoas identificadas e quatro agentes da Ertzaintza feridos.

Fonte: Record on-line

“Anicolor / Tien21Pedro Silva continua em 3.º lugar na Geral do Grande Prémio JN e líder do Combinado”


Foto: Ciclismo +TV / Rodrigo Rodrigues

Pedro Silva, da Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21, continua no 3.º lugar da Geral do 34.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias, a 38 segundos da liderança, após a 7.ª Etapa, que teve partida e chegada na sua terra natal, Barcelos. Nesta sexta-feira, Gonçalo Oliveira teve uma palavra a dizer, sendo que entrou na fuga do dia, um grupo numeroso onde Pedro Silva não esteve, continuando, contudo, sem nada se alterar nas contas da Geral, mantendo-se também de Lilás, no comando do Combinado. Amanhã a 8.ª Etapa vai correr-se em Viana do Castelo e será o penúltimo dia de prova, numa distância de 141 km. 

A 7.ª Etapa foi de novo muito atacada, com o pelotão a continuar a dar espetáculo. A fuga do dia formou-se aos 30 km, primeiro com 26 corredores, depois juntaram-se mais 12 e o grupo somou 38 unidades. Gonçalo Oliveira foi um dos escapados e Fábio Costa ainda tentou entrar no grupo, mas uma avaria impediu-o de concretizar esse objetivo. A vantagem dos fugitivos chegou quase aos 06 minutos e logo se viu que a vitória em Barcelos seria discutida entre o grupo, à exceção de um deles, que descolou.  

O mais forte foi Grigorii Skorniakov (Technosylva Maglia Rower Bembibre). Pedro Silva, o corredor melhor colocado da Anicolor / Tien21 na Geral, que não entrou na fuga e foi hoje o 53.º classificado, mas em nada mexeu nas contas da Geral, onde ficou tudo na mesma. O corredor de Barcelos segue também líder do Combinado.  

“Mais uma etapa muito atacada desde o início, acabou por sair uma fuga numerosa, onde tivemos Gonçalo Oliveira e também tivemos Fábio Costa prestes a entrar. Infelizmente sofreu um problema mecânico, ficando de parte essa possibilidade, que nos limitou bastante para o final. Contudo, ainda faltam dois dias importantes, continuamos no pódio com Pedro Silva e tudo iremos fazer para sair desta corrida com um bom resultado”, sublinhou Rúben Pereira, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 

Amanhã é dia de 8.ª Etapa no Grande Prémio JN. Terá partida (11H00) e chegada (14H36) a Viana do Castelo. Os pontos altos do dia terão lugar na Avenida de Figueiredo - Praia Norte, de onde o pelotão vai sair e regressar depois de percorridos os 141 km de trajeto. Pelo caminho há duas contagens de montanha, a primeira aos 55 km, de 2.ª categoria em Castanheira e a outra será aos 73,3 km, em Infesta, neste caso de 3.ª categoria. Também há uma Meta Volante antes, aos 30 km, em Lanheses. Aos 61,4 km surge a Meta Autarquias, instalada em Paredes de Coura e o Ponto Quente fica reservado mais para o final, em Caminha, aos 120,9 km. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

34.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS  

7.ª ETAPA: Barcelos – Barcelos» 157,6 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 7.ª ETAPA 

 

1.º Grigorii Skorniakov (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 03h36m38s 

2.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 

3.º Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Rower Bembibre), mt 

17.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 04s 

53.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 04m45s 

3.º Francisco Campos (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), mt 

79.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 06m43s 

81.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 06m59s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 7.ª Etapa)

 

1.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 23h46m05s 

2.º Raúl Rota (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 36s 

3.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), a 38s 

23.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), a 09m40s 

28.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), a 19m31s 

38.º Gonçalo Oliveira (Anicolor / Tien21), a 35m49s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense, 71h07m17s 

6.ª Anicolor / Tien21, a 18m02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 154 Pontos 

3.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 102 Pontos 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 54 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Jesse Maris (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 26 Pontos 

6.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 9 Pontos 

22.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA  

 

1.º Miguel Salgueiro (APHotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 8 Pontos 

11.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL COMBINADO – LILÁS  

 

1.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 12 Pontos 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 62 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL META AUTARQUIAS – XADREZ

   

1.º Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 7 Pontos 

11.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS QUENTES – PRETA 

 

1.º Gonçalo Amado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 9 Pontos 

8.º Pedro Silva (Anicolor / Tien21), 2 Pontos 

11.º Artem Nych (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

12.º Fábio Costa (Anicolor / Tien21), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua João Matias brilha em casa e alcança a segunda posição em Barcelos”


Após ter sido protagonista na 6.ª etapa, onde integrou a fuga do dia e mostrou a camisola da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua com enorme determinação, João Matias voltou a estar em evidência, desta vez na sua terra natal, Barcelos. Na chegada da 7.ª etapa, o ciclista barcelense sprintou para um notável 2.º lugar, reforçando o excelente momento de forma e a consistência da equipa ao longo da prova.

 

Na véspera, Matias explicou a sua estratégia:

 

"Hoje entrei na fuga com o objetivo de passar a subida de Talhadas a um ritmo mais confortável para depois poder estar na frente da corrida e tentar jogar para a vitória de etapa. Consegui tudo isso mas infelizmente depois de ter estado na frente todo o dia a última movimentação não foi possível estar nela e o plano foi por ‘água abaixo’! Restou-me perseguir no grupo principal para que a diferença não fosse maior e o Bruno não perder tanto tempo para a Classificação Geral."

Com a motivação redobrada de correr perante o público da sua terra, Matias voltou a estar entre os melhores:

"Hoje a motivação era enorme para tentar fazer uma chegada bonita e penso que o foi! Estive muito perto de vencer mais uma vez mas confiante de que ainda pode acontecer! O Barbio mais uma vez esteve excecional! Todo o dia comigo na fuga a ajudar a fechar espaços e a levar o grupo o mais compacto possível até final e colocou-me em posição perfeita para poder disputar a etapa! Um enorme obrigado a toda a equipa, mas em especial a ele pois vai deixar saudades quando no final do ano deixar de ser ciclista!"

 

 

Este sábado, disputa-se a penúltima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, com partida e chegada em Viana do Castelo. O percurso de 158,8 quilómetros promete espetáculo, com duas contagens de montanha logo na primeira metade da etapa, Castanheira (2.ª categoria) ao km 55 e Pedroso (3.ª categoria) ao km 71,3.

 

Classificação da etapa

 

1º. Skorniakov Grigorii (Technosylva Maglia Rower Bembibre), 3h36m38s

2º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 0s

32º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 43s

41º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4m45s

75º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m49s

 

Classificação geral

 

1º. Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), 23h46m05s

12º. Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m12s

41º. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 41m08s

71º. António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1h39m22s

77º. Francisco Alves (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2h02m46s

 

Classificação por equipas

 

1º. AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, 71h07m17s

12º. Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 2h14m44s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Rubén Fernández sobe ao 27.º lugar da Geral no Tour of Britain e Anicolor / Tien21 é a 6.ª classificada na Geral por Equipas”


Foto: Inview Images

Dia muito positivo para a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien21 no Tour of Briatin. Após a dureza da 4.ª Etapa, a mais longa de todas e com montanhas, três corredores da estrutura de Águeda – Rubén Fernández, Harrison Wood e Alexis Guérin – terminaram nos primeiros 40 lugares. Nesta sequência, coletivamente a equipa ascendeu ao 6.º posto da etapa e da Geral, um resultado que espelha o bom desempenho de hoje, onde o vencedor foi o francês Romain Grégoire (Groupama - FDJ), que é também o novo Camisola Verde. Nas contas da Geral, é o nosso espanhol Rubén Fernández que continua melhor posicionado, em 27.º lugar e a 17 segundos da liderança. Amanhã é dia de etapa-rainha e o final coincide com um Prémio de Montanha de 1.º categoria, sendo a montanha The Tumble conhecida como uma das mais exigentes do sul do País de Gales. 

A 4.ª Etapa teve uma fuga que se deu-se nos quilómetros iniciais e depois seria absorvida no circuito final, onde a primeira volta foi atacada por Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step). O pelotão ficaria compacto entretanto, com a dureza das duas subidas que faltavam. Ao endurecer a corrida, na parte final, foi Romain Grégoire quem se destacou, vencendo a tirada. 

“Sabíamos que ia ser uma etapa já com alguma dureza, não tanto na primeira parte, que apresentava um traçado mais suave, mas sim na última, com o circuito numa montanha já com alguma inclinação, que podia fazer diferenças. Na primeira parte tentámos colocar alguém na fuga, mas não foi possível, pelo que optámos por resguardar os nossos corredores mais para a parte final e colocar os nossos homens fortes da Geral na frente do pelotão. Foi isso que aconteceu: Harrison Wood, Rubén Fernández e Alexis Guérin terminaram dentro dos primeiros 40 classificados, o que nos valeu um 6.º lugar por equipas na etapa e na Geral coletiva, levando-nos a dizer que foi um desempenho muito positivo. Até porque eram subidas explosivas, que não são tão ao jeito dos nossos corredores, mas que conseguiram fazer muito bem, nomeadamente Rubén Fernández, que chegou muito perto dos primeiros, ficando a apenas 07 segundos do vencedor. Para amanhã a etapa é novamente complicada, com subidas um pouco mais duras e mais longas. Vamos tentar defender a nossa boa prestação de hoje, tentando estar outra vez na frente com os nossos líderes e fazer novamente uma boa corrida, mostrando que mesmo sendo uma equipa continental, podemos estar lado a lado com os melhores, como é o caso desta prova. Hoje tivemos três ciclistas num grupo de 40, o que foi mesmo muito bom para a nossa estrutura”, rematou Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Anicolor / Tien21. 

Este domingo é dia de etapa-rainha no Tour of Britain, com partida, já no País de Gales, em em Pontypool (11H30, Pontypool Park), para terminar 133,5 km depois, em The Tumble (14H36, The Tumble). Com um total de 2.200 metros de subidas, o percurso terá cinco Prémios de Montanha: um de 3.ª categoria, dois de 2.ª categoria e mais dois de 1.ª categoria. 

Há uma primeira passagem por The Tumble, uma 1.ª categoria com 5 km de subida a uma média de 8,9% de inclinação, tornando-a uma das mais difíceis montanhas no sul do País de Gales. É também o ponto mais alto desta edição da corrida, com o pico a uma altitude de 480 metros. A primeira escalada surge a 40 km do final, para haver uma segunda passagem que vai coincidir com a meta e dar por terminada a etapa. Dada a dureza desta montanha, é muito provável que a Classificação Geral seja decidida neste final. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

LLOYDS TOUR OF BRITAIN MEN 

4.ª ETAPA: Atherstone – Burton Dassett Hills Country Park » 186,9 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA 

 

1.º Romain Grégoire (Groupama - FDJ), 04h06m18s 

2.º Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team), mt 

3.º Edoardo Zambanini (Bahrain - Victorious), a 02s 

27.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 07s 

29.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 11s 

39.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 27s 

60.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), a 03m54s 

78.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 04m17s 

105.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 10m08s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – VERDE (após a 4.ª Etapa) 

 

1.º Romain Grégoire (Groupama - FDJ), 13h55m08s 

2.º Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike), a 02s 

3.º Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team), a 04s 

27.º Rubén Fernández (Anicolor / Tien21), a 17s 

39.º Alexis Guérin (Anicolor / Tien21), a 37s 

53.º Harrison Wood (Anicolor / Tien21), a 03m08s 

71.º Víctor Martínez (Anicolor / Tien21), a 04m27s 

96.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), a 09m45s 

110.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 19m59s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Lidl-Trek, 41h46m00s 

6.ª Anicolor / Tien21, a 39s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA  

 

1.º Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike), 52 Pontos 

28.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), 5 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Victor Vercouillie (Team Flanders - Baloise), 22 Pontos 

26.º Rafael Reis (Anicolor / Tien21), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Romain Grégoire (Groupama - FDJ), 13h55m08s 

26.º Paulo Fernandes (Anicolor / Tien21), a 19m59s

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“9.º Grande Prémio ANICOLOR está na estrada de 19 a 21 de setembro”


Por: Marta Varandas

Foi apresentada a 9.ª edição do Grande Prémio ANICOLOR – na estrada entre 19 e 21 de setembro –, que teve lugar junto ao Monumento ao Emigrante, com a bonita Pateira de Fermentelos, concelho de Águeda, como cenário de fundo. Os municípios de Águeda, Oliveira do Bairro, Ílhavo e Mortágua vão receber as partidas e chegadas de uma edição que volta a apresentar três etapas, à semelhança do ano passado, todas em linha. São 10 as Camisolas de Líder que vão estar em disputa (mais três do que em 2024), numa prova que ganha cada vez mais protagonismo no calendário nacional, com a organização do Sporting Clube de Fermentelos (SCF) e da ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, que é também o naming sponsor da corrida.

Dia 19 de setembro, sexta-feira, será dado o tiro de partida para o 9.º Grande Prémio ANICOLOR, com a 1.ª Etapa, que será uma viagem com 168,2 km com partida às 14H30, da sede do Sporting Clube de Fermentelos, em Fermentelos (Águeda) rumo a Ílhavo, onde será conhecido o primeiro Camisola Amarela da prova.

Trata-se de uma tirada sem grandes dificuldades, plana, com três contagens de montanha, duas de 4.ª categoria e uma de 5.ª categoria. Sábado, dia 20 de setembro, chega a 2.ª Etapa e com um trajeto bem acidentado. Esta será a mais longa das tiradas da 9.ª edição da corrida, ao ligar Mortágua (13H00) a Oliveira do Bairro, na distância de 169,8 km. Há quatro Prémios de Montanha – dois de 3.ª categoria, um de 2.ª categoria e outro de 1.ª categoria, aos 48,8 km – que vão colocar o pelotão à prova, dada a dureza que se espera.

Domingo, dia 21 de setembro, chegam as grandes decisões com a 3.ª Etapa, que é também a etapa-rainha, com quatro Prémios de Montanha. A partida será de Oliveira do Bairro (município que recebeu a chegada no dia anterior), às 12H30, para um percurso com 161,1 km que tem Águeda, Capital da Bicicleta, como destino, na tradicional chegada à Avenida 25 de Abril (16H41). Após o pelotão cruzar o primeiro Ponto Quente do dia, será um constante “rompe-pernas”, com a primeira das quatro montanhas a surgir aos 55,2 km (2.ª categoria), depois, aos 86,1 km (1.ª categoria) chega a subida a mais desafiante de todas, a ascensão a Arões.

Segue-se nova escalada aos 111,8 km (3.ª categoria) e aos 131,7 km (2.ª categoria), em São João do Monte, o pelotão enfrenta a última dificuldade desta tirada. Em Águeda, será conhecido o desfecho do 9.º Grande Prémio ANICOLOR e coroado o vencedor desta edição.

 

 

PELOTÃO INTERNACIONAL COM 16 EQUIPAS CONFIRMADAS (4 a aguardar confirmação):

Vão alinhar no pelotão do Grande Prémio ANICOLOR oito Equipas Continentais portuguesas, a começar pela Anicolor / Tien21, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé, Feirense-Beeceler e GI Group Holding-Simoldes-UDO. Depois vêm as equipas de clube portuguesas SOMA Group, Santa Maria da Feira-Moreira-Bolflex-E.Leclerc, Óbidos Cycling Team, Earth Consulters-Maia-Frutas Monte Cristo e Porminho Team Sub-23. Estão também já confirmadas três espanholas. São elas a Technosylva Maglia Rower Bembibre, Controlpack e MP Group-Doltcini. Há outras quatro equipas que a organização aguarda confirmação, entretanto.

 

 

INTERVENÇÕES DURANTE A CERIMÓNIA:

 

Fernando Sampaio, Administrador ANICOLOR – Sistemas de Alumínio, Presidente do SCF e Diretor da Corrida e de toda a Organização: “A 1.ª Etapa, com partida daqui de Fermentelos e chegada a Ílhavo, é mais suave, vai visitar as praias da região e depois na 2.ª Etapa começam todas as dificuldades, com partida de Mortágua. São 4.725 metros de acumulado, uma etapa extremamente dura e com o seu término em Oliveira do Bairro, acreditamos que os atletas cheguem a conta gotas. Já o último dia será um ‘bocadinho’ mais leve, porque tem um acumulado também de 4.550 metros, o que significa muitas montanhas para subir e descer.

Aproveito para fazer todos os agradecimentos, porque é graças aos apoios e patrocinadores que este prémio acontece, assim como à Junta de Freguesia de Fermentelos e à Câmara Municipal de Águeda, Oliveira do Bairro, Mortágua e Ílhavo”.

Carlos Pereira, responsável de Segurança da prova: “O que diferencia este prémio é que é o único feito de uma forma em que o investimento é de uma empresa. Investe no ciclismo e apelo às entidades competentes que gerem o ciclismo para que apoiem quem realmente investe na modalidade. Fernando Sampaio fá-lo pela paixão que tem pelo ciclismo e sem qualquer interesse”.

Ricardo Pardal, Presidente da Câmara Municipal de Mortágua: “São quatro municípios que se unem em torno do que é a prática do desporto e o ciclismo na Bairrada e também em Mortágua. São três etapas que permitem a promoção da nossa realidade, do nosso território, com a principal alavanca do setor privado, através de um conjunto de empresas que se junta para tornar este Grande Prémio ANICOLOR naquilo que ele já é hoje”.

Bruno Ribau, Assessor do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo: “Aproveito para agradecer à organização, por ser promotor de desporto, que é saúde. Conto com todos na chegada a Ílhavo, uma prova que será para rolar. Agradecemos também a oportunidade de participar neste prémio, que cada vez conquista maior projeção e agradecer aos patrocinadores, que permitem esta grande realização. Desejamos a continuação de muitos êxitos, para que a prova aumente ainda mais a sua qualidade”.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro: “O Município de Oliveira do Bairro tem um historial no desporto e no ciclismo muito grande, também com uma ligação comercial e industrial forte às bicicletas. Não esquecendo que a Anicolor tem sede em Oiã, neste concelho. É nesta dicotomia do apoio ao desporto e ao ciclismo, que estamos cá com muito gosto a apoiar o evento, que calhou durante o evento ‘Mix &Move’, que promove a bicicleta e terá o Grande Prémio ANICOLOR também no programa”.

Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo: “O papel dos municípios na promoção da bicicleta junto dos mais jovens para a formação de futuros desportistas é fulcral. No ciclismo precisamos sempre de um chefe de fila e o papel de Fernando Sampaio nesta modalidade é de assinalar e é de agradecer”.

Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda: “Associo-me a esta apresentação porque quero realçar e dar nota da importância do SCF nesta vila e no concelho de Águeda, como clube organizador. A 9.ª edição mostra a persistência de Fernando Sampaio em levar avante esta prova, que promove o território e tudo fica mais bonito quando é transversal a quatro municípios. É sinal que as sinergias quando são bem estruturadas funcionam, esperando daqui um futuro promissor. É mais uma prova em Águeda, que deve ser dos municípios que mais provas de ciclismo recebe”.

Edson Santos, Vice-Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Águeda: “Águeda, além da capital das duas rodas, venceu a Volta a Portugal, através do Clube Desportivo Fullracing, que tem aqui a sua sede e também com o SCF tem um excelente organizador de provas de ciclismo. Termos cá estes dois clubes, desta envergadura, ajuda-nos a atingir certos objetivos. Investimos mais de 250 mil euros só em provas de ciclismo, o que significa mais de 19 provas que começam e acabam no concelho. Fazemos este investimento porque sentimos que através do desporto e neste caso as duas rodas, promovemos o nosso território. Através do ciclismo também promovemos as nossas empresas. Se não fosse o SCF não existia a prova e por isso investimos e temos a riqueza das pessoas de Águeda, que têm vontade de fazer. Os parceiros que queiram vir, outras Câmaras Municipais, são bem-vindos. Promovemos o território de uma região, não é só de Águeda. Hoje ninguém trabalha sozinho, trabalhamos em parcerias”.

 

SÃO 10 AS CAMISOLAS QUE VÃO ESTAR EM DISCUSSÃO NO 9.ª GRANDE PRÉMIO ANICOLOR (mais três do que em 2024):

 

Camisola AMARELA CMA: Classificação Geral individual

Camisola AZUL CM Oliveira do Bairro: Classificação Geral da Montanha

Camisola VERDE Ponto Urbano: Classificação Geral dos Pontos

Camisola BOLINHAS Cuncortave: Geral Pontos Quentes

Camisola VERMELHA Pervedant: Classificação Geral Metas Volantes

Camisola ROSA DUBRAL: Classificação Geral Meta Autarquias

Camisola BRANCA Estores Limite: Classificação Geral da Juventude

Camisola LARANJA Simão Vela Seguros: Classificação Geral Equipas de Clube

Camisola XADREZ RALMAT: Prémio Combatividade

Camisola ROXA San António: Classificação Geral Combinado

 

 

RESUMO DAS ETAPAS DO 9.º GRANDE PRÉMIO ANICOLOR:

 

19 de setembro, sexta-feira – 1.ª ETAPA: Fermentelos (14H30, Sede do Sporting Clube de Fermentelos) – Ílhavo (18H27, Câmara Municipal de Ílhavo) » 168,2 km

 

20 de setembro, sábado – 2.ª ETAPA: Mortágua (13H00, Câmara Municipal de Mortágua) – Oliveira do Bairro (17H22, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) » 169,8 km

 

21 de setembro, domingo – 3.ª ETAPA: Oliveira do Bairro (12H30, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) – Águeda (16H41, Avenida 25 de Abril) » 161,1 km

Fonte: Organização Grande Prémio ANICOLOR

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com