terça-feira, 18 de setembro de 2018

“Prozelo (Arcos de Valdevez) recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision”

A freguesia de Prozelo (Arcos de Valdevez) recebe no dia 23 de setembro o Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision com a realização do 19º BTT DHI - ACRAP. Com quatro etapas do campeonato minhoto de Down Hill disputadas até ao momento, a expectativa é grande quanto ao desfecho da prova de Prozelo, estando em perspetiva um excelente espetáculo desportivo, esperando-se a presença de muitos atletas e de muito público.

Com créditos firmados no panorama do BTT Down Hill e depois de já ter acolhido o Campeonato Nacional de vertente mais radical do ciclismo, a prova de Prozelo, organizada em conjunto pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense e pela Associação de Ciclismo do Minho, decorrerá nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP.

A penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, que contará com cronometragens a cargo da SportChip, além das categorias de competição, é aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

A prova incluirá um período para treinos entre as 10h00 e as 12h00 (competição) e as 10h30 e as 12h00 (promoção), realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h30.

A participação no 19º BTT DHI - ACRAP é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção. O secretariado para confirmação das inscrições decorrerá entre as 9 e as 10 horas (promoção) e as 10 horas e as 12 horas (competição). As pré-inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt

O 19º DHI ACRAP tem o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJ, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, AFAcycles e Salvaggio.

Fonte: ACM

“Tiago Machado promove iniciativa solidária”

Realiza-se no dia 18 de novembro o IX Bike Tour Tiago Machado. O passeio de bicicleta, aberto à participação de todos os interessados, tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e decorrerá em Vila Nova de Famalicão. Como habitualmente, a iniciativa assumirá um cariz solidário e contará com a presença de atletas de renome. As inscrições podem ser formalizadas no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).

O IX Bike Tour Tiago Machado será uma oportunidade de pedalar com o ciclista Tiago Machado (que representa a equipa do World Tour Katusha Alpecin) e com outros atletas de renome.

Com um percurso de 20 quilómetros, de dificuldade baixa, o IX Bike Tour Tiago Machado começará às 9h30 no Parque da Devesa - Vila Nova de Famalicão. Os participantes no V Bike Tour Tiago Machado habilitam-se ao sorteio de vários prémios.

Visando a promoção da prática desportiva e assumindo um cariz solidário, a participação no IX Bike Tour Tiago Machado tem um custo de 5€ (para adultos) e de 3€ (crianças até aos 12 anos), revertendo o lucro para uma instituição de solidariedade a divulgar oportunamente.

No ano passado, mais de meio milhar de pessoas participou no Bike Tour Tiago Machado promovido pelo oitavo ano consecutivo em Vila Nova de Famalicão. As receitas da iniciativa do ciclista minhoto - considerado pelo jornal francês L´Équipe o herói da Volta a França de 2014 - reverteram no ano passado para a “Dar as Mãos - Associação de Solidariedade”.

Fonte: ACM

 

“Agenda de Ciclismo”

Uma noite de festa de ciclismo com a Subida à Glória

Fonte: José Carlos Gomes

A Subida à Glória Jogos Santa Casa, marcada para o próximo sábado, prova que o ciclismo não é apenas competição, pode também ser diversão e festa numa noite de sábado, entre a Baixa e o Bairro Alto, no coração de Lisboa.

Por ser uma festa, mais do que uma corrida, todos estão convidados a participar. Mais importante do que chegar depressa ao topo da rampa de 265 metros com inclinação média de 17 por cento, é participar num evento em que a bicicleta é o pretexto perfeito para o convívio.

A novidade de 2018 é a possibilidade de participar com bicicletas elétricas. Acabou-se, portanto, a desculpa de que a condição física não ajuda a subir uma das calçadas mais icónicas da capital portuguesa. A organização terá bicicletas elétricas para emprestar

As inscrições estão abertas e o convite está feito para uma noite de sábado sobre rodas: https://www.subidaagloria.com/

 

Mais eventos oficiais

22 de setembro: XCO Juvenil de Mogadouro

22 de setembro: 3 Horas Resistência BTT Amitorre, Joane, Vila Nova de Famalicão

22 de setembro: 5.ª Prova da Taça Regional do Porto de XCO, Matosinhos

22 de setembro: 5.º Prémio de Ciclismo José Gato, Póvoa da Galega, Milharado, Mafra

22 de setembro: 1.ª Taça da Madeira de Downhill Urbano, Funchal

22 de setembro: Encontro de Escolas de Ciclismo da Ilha Terceira, Açores

23 de setembro: Monção e Melgaço Granfondo

23 de setembro: 19.º DHI ACRAP, Proselo, Arcos de Valdevez

23 de setembro: 12.º XCO de Felgueiras

23 de setembro: X Maratona BTT de S. Tiago de Lobão, Santa Maria da Feira

23 de setembro: 7.º Memorial aos Ciclistas de S. João de Ver, Santa Maria da Feira

23 de setembro: 7.º Encontro de Escolas de Ciclismo da Beira Litoral, Sangalhos, Anadia

23 de setembro: 5.ª Prova da Taça Regional de XCM da Beira Litoral, Cantanhede

23 de setembro: XCO da Azinhaga, Golegã

23 de setembro: Encontro de Escolas de Ciclismo de Alenquer

23 de setembro: Downtown de Alcanede, Santarém

23 de setembro: 5.ª Prova da Taça Inter-Regional Lisboa – Setúbal de BMX Race, Setúbal

23 de setembro: 10.º Passeio BTT Amigos de Almádena, Lagos

23 de setembro: XCO e Encontro de Escolas de S. Bartolomeu de Messines

23 de setembro: VIII Maratona BTT de Faro

23 de setembro: 5.ª Prova da Taça de Enduro de S. Miguel, Nordeste, Açores

Fonte: FPC

”TORRIENSES” DE BRONZE NA TAÇA DE PORTUGAL”

Texto: AfterTwo //works

Fotos: Rita Dantas e João Fonseca

A Sicasal-Constantinos-Delta Cafés foi a terceira melhor equipa na Taça de Portugal de ciclismo sub-23, concluídas que estão as quatro etapas da competição.

A última prova disputou-se este domingo na região de Aveiro com uma viagem de 152 quilómetros entre Anadia e Murtosa. Numa corrida típica de final de época os atletas “torrienses” acusaram o natural desgaste causado por uma época intensa, bem como pela recente participação na exigente Volta a Portugal do futuro.

Marcelo Salvador, que tinha sido forçado a abandonar a volta na segunda etapa, acabou por ser o Atleta mais esclarecido, cortando a meta na 21ª posição a 29 segundos do vencedor, o Vianense César Fonte da W52 FC Porto.

Com um pelotão em desaceleração normal deste fim de ciclo competitivo, o verdadeiro interesse da corrida fixava-se na disputa pelas camisolas de líder da taça. Enquanto nos elites a mesma não saiu do corpo de David Rodrigues da Radio Popular Boavista, já nos sub-23 a luta foi acesa até ao fim, com Francisco Campos do Mortágua a destronar André Carvalho da Liberty Seguros nos derradeiros metros desta última prova.
 

No rescaldo final da taça, Miguel Salgueiro foi o atleta mais regular da equipa de Torres Vedras terminando na 11ª posição do ranking sub-23, seguido de Marcelo Salvador em 18º, Tiago Henriques 25º, Diogo Sardinha 26º e Francisco Morais em 38º. Para a conclusão da época, falta apenas disputar o Festival de Pista de Tavira que ocorrerá no próximo dia 5 de outubro nesta cidade Algarvia.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com