terça-feira, 15 de novembro de 2022

“Nova equipa W52-FC Porto Sub -23”


Por: José Morais

Depois da grave polémica sobre a W52-FC Porto o que terminou com a suspensão de quase toda a formação, Adriano Quintanilha veio dizer de que iria acabar com  a equipa profissional, e se voltaria para as formações mais jovens.

Mais tarde, veio a notícias de que afinal a equipa profissional voltaria à estrada, mas, nem tudo correu bem, e a decisão final será  constituição de uma equipa de Sub.23, a qual foi apresentada.

O regresso da nova formação da W52-FC Porto irá ficar restrita Nas diversas competições, entre elas estão a Volta ao Algarve e a Volta a Portugal, provas que não poderão participar, as mais importantes do calendário nacional, nesta nova aposta da equipa do Porto, a mesma irá apostar em sete jovens e ainda dois espanhóis experientes.

Vindos da Glassdrive-Q8-Anicolor, Héctor Sáez e Javier Moreno, os dois espanhóis serão os ciclistas mais experientes qua vão abraçar oi novo projeto do W52-FC Porto na nova equipa de Sub-23, com mais sete ciclistas de idades entre os 18 e 22 anos, o caso de José Dias que vem da Porminho, tendo como principal responsável Valter Sousa, que era diretor desportivo adjunto da época passada.   

A nova formação que não poderá marcar presença tanto na Volta ao Algarve como na Volta a Portugal, poderão participar nas restantes provas, o caso por exemplo do Grande Prélio o Jogo, o JN, e terão assim tantos dias de competição como os ciclistas de elite, onde terão ao seu dispor condições logísticas que poucos em Portugal podem oferecer, afirmou Valter Sousa, diretor desportivo, que sublinhou que nesta fase os resultados não são os mais importantes.

Para Adriano Quintanilha, este será um novo capítulo da W52-F.C. Porto, estando concentrados na formação de jovens, querendo formar novos campeões e homens do futuro, disse o empresário que vai continuar a apostar e a patrocinar uma equipa de ciclismo, garantindo que não haverá problemas com doping. 

“Gala da Associação de Ciclismo do Minho em Guimarães”


A cidade de Guimarães acolhe a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2022 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 19 de novembro, a partir das 15 horas, no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães).

Na 13ª edição da Gala da ACM serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2022 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço, Campeonato do Minho de Ciclocrosse - Discover Melgaço e do Campeonato do Minho de BTT Enduro – Raiz Carisma.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Agenda de Ciclismo”


Época de DHI fecha no Algarve

 

Por: José Carlos Gomes

A última prova nacional de downhill (DHI) corre-se no próximo domingo, na Fonte Férrea, S. Brás de Alportel. Trata-se da corrida de encerramento do troféu Final Season presented by Shimano.

As movimentações começam no sábado, com os treinos livres, mas é no domingo que a pista entra em ebulição. A manhã será ocupada com os treinos, estando as descidas cronometradas agendadas para o período vespertino.

Às 14h00 começa a manga de qualificação, hora e meia antes da descida que irá definir a classificação. A lista de inscritos conta já com cerca de 80 corredores.

O ciclista profissional Tiago Machado mantém a tradição e junta os amigos e adeptos num passeio-convívio. A edição de 2022, especial porque o famalicense anunciou que esta seria a sua última época como corredor profissional, acontece já no próximo domingo.

O XII Bike Tour Tiago Machado acontece em Vale S. Martinho, Vila Nova de Famalicão.

 

Mais eventos oficiais

 

20 de novembro: 6.ª Prova da Taça Regional de Maratona BTT de Vila Real, Sabrosa

20 de novembro: BTT GPS de Vila Flor

20 de novembro: 1.ª Prova do troféu Superprestígio da AC Porto, Vila Boa de Quires e Maureles, Marco de Canaveses

20 de novembro: Maratona BTT Pinhel Cidade do Vinho

20 de novembro: Passeio A Vaquinha do Calhau – Pedalada Contra a SIDA, Câmara de Lobos, Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com