quarta-feira, 24 de outubro de 2018

“Norte-americano volta a andar de bicicleta meses após lhe terem amputado uma perna”

Uma história de resistência

Por: Ana Paula Marques

Foto: DR

Há histórias que devem ser contadas, que devem chegar ao conhecimento de todos, sobretudo pelo exemplo que são. A de Adrien Costa é uma delas.

O norte-americano de 21 anos voltou a andar de bicicleta apenas pouco mais de dois meses depois de ter ficado sem uma perna. Com uma artificial, o ciclista mostrou que a vida contínua, em imagens partilhas nas redes sociais pelo seu colega da Axeon, Chris Blevins, que ficou comovido.

"Já estava impressionado com ele, mas nos últimos meses a minha admiração aumentou", disse o autor das fotografias.

Costa, que chegou a ser colega dos gémeos portugueses Ivo e Rui Oliveira na Axeon, sofreu um grave acidente no verão, não a praticar ciclismo, mas alpinismo. Adrien Costa praticava este desporto a três mil metros de altitude quando uma pedra se soltou, entalando a sua perna direita. O jovem foi evacuado de helicóptero, mas os médicos não conseguiram evitar a amputação.

Após o terrível acidente, criou-se um movimento de angariação de fundos para apoiar o jovem e a família nas despesas médicas. O objetivo era 100 mil dólares, mas o valor quase chegou aos 130 mil.

A foto de Adrien Costa a andar de bicicleta, agora com uma perna artificial, gerou grande reação nas redes sociais. "Inspiração", "incrível" e "respeito" foram alguns dos elogios feitos.

Fonte: Record on-line

“Gala da Associação de Ciclismo do Minho em Guimarães”

A cidade de Guimarães vai acolher a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2018 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 24 de novembro, a partir das 15 horas, no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães).

Na 10ª edição da Gala da ACM a promover no Auditório da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães) serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2018 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de BTT XCO - Raiz Carisma, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - AFA Cycles e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e de BTT XCO - Raiz Carisma.

O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho www.acm.pt foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Fonte: ACM