terça-feira, 2 de novembro de 2021

“Museu do Caramulo duplamente premiado pela Associação Portuguesa de Museologia”


Arrecadou os prémios nas categorias Catálogo e Comunicação Online

 

O Museu do Caramulo foi premiado pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia nas categorias “Catálogo” e “Comunicação Online”.

Numa cerimónia anual, que decorreu no passado dia 29 de Outubro, a APOM distinguiu algumas personalidades e entidades do sector da cultura, premiando exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.

Ao Museu do Caramulo coube o primeiro prémio na categoria “Catálogo”, atribuído ao livro “Museu do Caramulo – Colecção de Automóveis, Motos e Bicicletas”, cuja paginação estava a ser terminada quando surgiu a pandemia. Com uma tiragem planeada de 2000 livros e um custo de impressão expressivo, o projecto do catálogo ficou comprometido perante a falta de fundos e incerteza do que seria o futuro do Museu do Caramulo a médio prazo. Para não parar este projecto, o Museu

do Caramulo pensou numa forma de gerar a receita necessária à sua impressão, que passou pela pré-venda do livro a empresas e a particulares, colocando uma referência aos seus nomes nas páginas iniciais da publicação. Com a campanha o museu conseguiu não só financiar a totalidade da impressão do livro, assim como gerar um resultado positivo relevante, que foi crucial à manutenção do Museu do Caramulo durante a pandemia.

O Museu do Caramulo arrecadou ainda o primeiro prémio na categoria “Comunicação Online”, que distinguiu a criação do portal “O Meu Clássico” (www.omeuclassico.pt), uma plataforma orientada para os atuais e futuros proprietários de veículos clássicos que disponibiliza, de forma gratuita, informação útil e necessária à posse e utilização de um veículo antigo. O portal surgiu em resposta ao aumento exponencial de pedidos de ajuda e esclarecimentos relativos a automóveis clássicos sobre restauros, manutenção, conservação, legislação, avaliação ou noutros pontos, onde a informação disponível era inexistente, incompleta, dúbia ou não verificada.

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Freedom of Speed, O Museu na Rua ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas. Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“OutSystems Olímpico de Oeiras Bi-Campeão da Europa de Clubes de Triatlo Júnior”


Foram cinco as equipas nacionais que participaram no Europeu de Clubes, duas nas elites e três em juniores

 

Foi debaixo de alguma chuva, que se intensificou na última parte da prova, que se realizou pela terceira vez em Alhandra, o Campeonato da Europa de Clubes por Estafetas Mistas (elites e juniores), uma prova de nível competitivo muito elevado, com atletas de topo mundial.

Os clubes da elite nacional que este ano disputaram a prova europeia foram o Sporting Clube de Portugal e o OutSystems Olímpico de Oeiras, entre as 12 equipas presentes. Na categoria júnior, que integrou um total de nove equipas, alinharam na partida o Alhandra Sporting Club, o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sport Lisboa e Benfica.

O formato de estafetas mistas na distância super sprint incluiu cerca de 300 metros de natação, 6,6km de ciclismo e 1,8km de corrida. O segmento da natação foi realizado no rio Tejo, o ciclismo percorreu o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra, o Sobralinho e o Passeio Ribeirinho. O segmento de corrida percorreu Alhandra e Vila Franca de Xira. Cada equipa de estafeta é composta por dois atletas masculinos e duas atletas femininas que têm que cumprir cada um deles um triatlo super sprint sem paragens de cronómetro.

Em 2019 a equipa júnior do Alhandra Sporting Club subiu ao mais alto lugar do pódio. Em 2021 repetiu-se o feito de 2020 depois de uma grande prestação dos quatro elementos do OutSystems Olímpico de Oeiras, culminando com uma exibição de luxo do último atleta, Alexandre Montez. Este partiu na segunda posição geral reduzindo a desvantagem nos três segmentos chegando a alcançar e ultrapassar no segmento de corrida o adversário da equipa francesa da Metz Triathlon.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal enaltece a qualidade dos atletas juniores nacionais, que «disputam os lugares cimeiros da Europa e do Mundo».

A primeira atleta do OutSystems Olímpico a entrar em prova foi Beatriz Santos, que afirmou que a prova «correu bem e tentou entregar o testemunho o mais próximo dos adversários, com a natação com um pouco de corrente, mas nada de especial, um ciclismo ventoso e uma corrida a dar tudo». António Vaz entrou como segundo atleta e mesmo com uma bicicleta emprestada explicou que a prova correu como esperava. «Tentámos ir três no ciclismo, eu o Gabriel e um atleta da equipa francesa Metz Triathlon corri até ao limite das forças».

A terceira atleta, Matilde Santos sofreu uma queda no ciclismo à entrada do parque de transição, mas «acreditou até ao fim», passando o testemunho na segunda posição. Alexandre Montez, à semelhança do ano passado, fez uma extraordinária recuperação de quase um minuto para o adversário. «Tentei recuperar para o atleta da frente, sempre a controlar e focado na distância a alcançar». Montez diz que o principal objetivo foi nunca perder o adversário de vista, mas concentrado no que se passava à sua volta. «Fui forte na natação, no ciclismo dei tudo sempre a controlar e na corrida consegui alcançar o atleta da frente no último retorno».

A European Triathlon Union organiza esta competição europeia desde 2015, realizando-se em Portugal em 2018, 2019, 2020 -ano de pandemia – e este ano em 2021. Com resultados relevantes em juniores nestes três anos, mas também em elites com o Sport Lisboa e Benfica (Campeão da Europa de Clubes em 2017, bronze em 2018 e prata em 2019 e 2020), Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, explicou que «a ideia de trazer a competição para Portugal foi uma forma de homenagem aos clubes, motivando-os a continuar o bom trabalho desenvolvido».

Já que as competições são habitualmente realizadas por nações «nesta prova é possível mostrar o trabalho dos clubes nacionais que acredito que têm desenvolvido um trabalho notável que muito tem contribuído para os nossos sucessos». É verdade que outros apoios podiam ter sido dados, mas o presidente da FTP afirma que fez o que estava ao seu alcance, havendo atualmente equipas de Triatlo mais fortes e vocacionadas para resultados. «Fico muito satisfeito pela Federação ter organizado esta prova durante três anos, sendo que em 2022 a competição já não será realizada em Portugal».

O OutSystems Olímpico de Oeiras revalidou o título europeu júnior subindo ao mais elevado lugar do pódio, conquistando o ouro. Na segunda posição ficou o Metz Triathlon, de França, e o terceiro lugar pertenceu à equipa espanhola CT Diablillos de Rivas.

Em quarto lugar júnior ficou o Sport Lisboa e Benfica, com uma muito boa prestação dos seus elementos enquanto a outra equipa nacional em prova, o Alhandra Sporting Club, posicionou-se em sexto da classificação geral.

Na elite, Portugal participou com duas equipas que ficaram em nono lugar e 11.º respetivamente o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sporting Clube de Portugal.

Nesta prova estiveram no pódio duas equipas francesas no primeiro e segundo lugar respetivamente ficaram a Poissy Triathlon (que é campeã europeia pela quarta vez consecutiva) e a Metz Triathlon. O terceiro lugar foi conquistado pela equipa alemã DSW 1912 Darmstadt e.V.  Triathlonabteilung.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“François Vie campeão mundial júnior de triatlo crosse”


Competição que decorreu em El Anillo, em Cáceres (Espanha)

 

Por: Lusa

Foto: FP Triatlo

O português François Vie sagrou-se campeão mundial júnior de triatlo crosse, na competição que decorreu em El Anillo, em Cáceres, Espanha.

O triatleta, de 19 anos, concluiu a prova em 43.46 minutos, superiorizando-se ao espanhol Joan Reixach, que gastou mais 10 segundos e ficou com a prata. O bronze foi para o também espanhol Fernando Carmona Palácio, que, com um tempo de 47.27, bateu o português Luís Marques (48.05) na luta pelo pódio.

François Vie junta o título de hoje ao de campeão europeu júnior de triatlo crosse, conquistado nos Europeus de triatlo XTERRA, no final de setembro. Nessa mesma prova, o jovem triatleta também se sagrou campeão europeu júnior de duatlo.

Fonte: Record on-line

“7 Atletas do Clube de Natação de Torres Novas”


Convocados para a Seleção Nacional de Triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Depois conquistar pela 2ªvez na sua história o título de Clube de Natação de Torres Novas, o Clube de Natação de Torres Novas irá estar presente na Quarteira, no próximo fim-de-semana, nos dias 6 e 7 de novembro, com 3 atletas selecionados para o Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores, e mais 3 atletas para a Taça da Europa de Triatlo em Elites, enquanto no dia anterior, na sexta-feira, dia 5 de novembro, em ABU DAHBI, teremos mais 1 atleta torrejano a participar pela 1ªvez numa etapa da WTS (World Triathlon Series), com vista ao inicio do seu apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.


Relativamente a ABU DAHBI, estamos a falar do Campeão Europeu Sub23 em 2021, do Tri-Campeão Nacional de Triatlo em distância sprint e do Bi-Campeão Nacional de Triatlo em distância olímpica, Ricardo Batista, que desta forma vai viajar até ao Dubai para tentar a sua sorte numa etapa da WTS, o nível competitivo mais alto do triatlo mundial.

No sábado pelas 13h00, em Quarteira, será a vez do Vice-Campeão Europeu de Youth em 2021 e do Campeão Nacional de Triatlo em Cadetes, João Nuno Batista (1ºano de Cadete), juntamente com os seus colegas de equipa, Gustavo do Canto (2ºano de cadete), 19ºclassificado no Campeonato Europeu de Youth, e de Pedro Afonso Razões Youth (1ºano de Cadete), terem a sua 1ªparticipação num Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores. Relembre-se que o atual Campeão do Mundo de Triatlo em Juniores, é o torrejano Ricardo Batista com o título alcançado em 2019, na cidade de Lausanne na Suíça.


Logo a seguir, pelas 15h00, mais 2 atletas da equipa torrejana vão estar em ação pela Seleção Nacional de Triatlo, na Taça de Europa de Triatlo em Elites, Guilherme Pires (Sub23), e o Vice-Campeão Nacional de Juniores em distância olímpica, Abel Afonso (Júnior), enquanto no setor feminino, mas no domingo de manhã, cerca das 11h00, a prova da Taça de Europa de Triatlo em Elites, contará com a presença da atleta torrejana, Campeã Nacional Universitária de Triatlo, Joana Miranda (Sub23).


A 19ªedição do Triatlo da Quarteira, termina com a realização da última etapa da Taça de Portugal de Triatlo, com a possibilidade de o Clube de Natação de Torres Novas vencer também esta competição, conquistando assim a “dobradinha” em 2021.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas






“XI Bike Tour Tiago Machado”


Realiza-se no dia 5 de dezembro o XI Bike Tour Tiago Machado. A iniciativa, além do habitual passeio de bicicleta, incluirá uma caminhada também ela aberta à participação de todos os interessados. O Bike Tour Tiago Machado tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e decorrerá em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa assumirá um cariz solidário e contará com a presença de atletas de renome. As inscrições devem ser formalizadas online no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).

O Bike Tour Tiago Machado começará e terminará nas imediações da freguesia de Vale São Martinho, localidade de onde arrancou a primeira edição e cuja Junta de Freguesia apoia a iniciativa, assim como vários parceiros que ajudam a abrilhantar o evento.

O XI Bike Tour Tiago Machado será uma oportunidade de pedalar com o ciclista Tiago Machado (Rádio Popular / Boavista) e com outros atletas de renome.

O percurso do passeio terá uma extensão de cerca de 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto o da caminhada será de aproximadamente de 6 kms (dificuldade baixa).

Os participantes no XI Bike Tour Tiago Machado habilitam-se ao sorteio de vários prémios., sendo brevemente anunciada a instituição para qual reverterá a verba angariada.

Na última edição, realizada em 2019, mais de meio milhar de pessoas participou no Bike Tour Tiago Machado promovido pelo décimo ano consecutivo em Vila Nova de Famalicão pelo ciclista minhoto considerado pelo jornal francês L´Équipe o herói da Volta a França de 2014. 

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com