segunda-feira, 28 de março de 2016

“SELECÇÃO NACIONAL de TRIATLO”

RICARDO BATISTA, CAROLINA SERRA, JOANA MIRANDA e PAULO ANTUNES na SELECÇÃO NACIONAL de TRIATLO

Mais um momento histórico no Triatlo torrejano, para três jovens triatletas da ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS que foram mais uma vez convocados para representar a SELECÇÃO NACIONAL de TRIATLO. RICARDO BATISTA, CAROLINA SERRA e JOANA MIRANDA vão representar PORTUGAL na categoria de Juniores na Taça da Europa de Triatlo que se disputa a 2 e 3/Abril em Quarteira no Algarve.

Tudo isto é, sem dúvida algo muito merecido para estes jovens atletas, fruto do seu trabalho e o do seu técnico PAULO ANTUNES. Relembre-se que Ricardo Batista, Carolina Serra e Joana Miranda são ainda atletas Cadetes, mas irão representar a Selecção Nacional de Triatlo na categoria de Juniores.

Ricardo Batista, nasceu a 20/Novembro/2000, reside em Torres Novas, e estuda na Escola Maria Lamas no 10ºano. Entrou para o triatlo em 2012, e na última época de 2015 obteve o título Campeão Nacional de Aquatlo e de Vice-campeão Nacional de Triatlo e Duatlo em Juvenis. Ainda em 2015, na sua primeira participação pela Selecção Nacional de Triatlo, Ricardo Batista conquistou a MEDALHA DE BRONZE no Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de YOUTH (Cadetes e Juvenis 2ºano), que se realizou em Julho, em Banyoles, no norte de Espanha, e no Campeonato do Mundo de Biatle que se realizou em Batumi na Geórgia, foi também medalha de bronze.

Actualmente no seu 2ºano de Cadete, Carolina Serra foi em 2015, Vice-campeã Nacional de Duatlo e de Aqualto em Cadetes, e já representou a Seleção Nacional de Triatlo por 2 ocasiões também em 2015, em Espanha, no Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de YOUTH, e em Quarteira na Taça da Europa de Triatlo na categoria de Juniores. Carolina Serra que entrou para a Escola de Triatlo em 2011, nasceu a 1/Agosto/1999, reside no concelho da Batalha, e frequenta o 11ºano na Escola Secundária Artur Gonçalves em Torres Novas.

Joana Miranda é uma das pioneiras na Escola Triatlo torrejana, nasceu a 11/Novembro/2000 e reside em Casais Castelos, frequentando o 10ºano na Escola Secundária no Entroncamento. Em 2015, foi Vice-campeã Nacional de Aquatlo e obteve o 3ºlugar no Campeonato Nacional de Duatlo e Triatlo em Juvenis. Representou também em 2015, a Selecção Nacional de Triatlo, em Espanha, no Campeonato da Europa de Triatlo na categoria de YOUTH.

Entretanto, para além destes 3 atletas que foram convocados, também PAULO ANTUNES, o técnico da Escola Triatlo de Torres Novas irá integrar a equipa técnica da Seleção Nacional de Triatlo nesta Taça da Europa de Triatlo em Quarteira. Sem dúvida algo muito merecido para o jovem treinador torrejano, que em 2009 teve a excelente iniciativa de formar em Torres Novas uma Escola de Triatlo. Um projecto com o objectivo de formar jovens triatletas dos 8 aos 16 anos de idade, proporcionando condições e formação para estes jovens conseguirem atingir este patamar, e mais se perfilam para o mesmo.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“DUATLO da AMADORA”

Campeonato Nacional de Grupo de Idades

No passado sábado dia 26 de março à tarde, na Amadora disputou-se a prova única do CAMPEONATO NACIONAL DE DUATLO por GRUPOS DE IDADES, aonde estiveram presentes 3 atletas da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, que obtiveram excelentes resultados.

Com condições climatéricas muito adversas, devido à chuva que caiu durante a realização da prova, no grupo de idades 18-19 anos marcaram presença os atletas torrejanos Rafael Marques e Rodrigo Carvalho, que obtiveram o 4º e 7ºlugares, repectivamente, enquanto Marco Sousa foi 6ºclassificado no grupo de idades 40-44 anos.

A próxima prova será mais uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se realiza no domingo dia 3/Abril em Quarteira, logo após a realização da Taça da Europa de Triatlo.

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo do 28º Passeio do Pinhal Novo”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo do 28º Passeio do Pinhal Novo”.


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

“Pilaretes Pedonais Solares”

Texto: José Morais/Com Rui Ribeiro
Fabricado pela Quis Ambiente, Sociedade Portuguesa de Transformados de Plásticos, em Portugal, fabrica “pilaretes solares” que podem vir a contribuir para a melhor localização de pistas cicláveis em meio urbano, mas não só, também para vias de circulação pedestre.
É um equipamento urbano que não necessita de alimentação através da rede elétrica, já que é alimentado por energia solar, conferindo assim características únicas. Quando existe cada vez mais ciclistas a circularem em passeios noturnos, ou como forma de mobilidade alternativa, este novo equipamento pode vir a contribuir de forma significativa para a sinalização destes percursos, aumentando assim os níveis de segurança junto de quem deles usufrui.
Fabricado em polietileno de alta densidade, alimentado a energia solar, possui uma autonomia de 72 horas, tem ainda a vantagem de ser anti vandálico, ideal para sinalizar não só estacionamentos, passadeiras, zonas históricas entre outros, nas pistas cicláveis seriam sem dúvida uma mais-valia.
Para mais informações: ribeiro.duque.rui@googlemail.com ou Tel.: +351 919 001 396

“XCO Vila de Melgaço (Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e Campeonato Inter-Regional)”

Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço recebe no dia 3 de abril o 2º BTT XCO Vila de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e para o Campeonato Inter-Regional Minho e Porto de Cross Country Olímpico. A iniciativa decorrerá entre as 12 e as 17h30 e a entrada do público é livre.

Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e por Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço - www.melgacosportscenter.com), com o apoio do Município de Melgaço, a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros também pontuará para o Campeonato Inter-Regional Minho e Porto de Cross Country Olímpico. A prova será aberta à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

O programa do 2º BTT XCO Vila de Melgaço começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.

O 2º BTT XCO Vila de Melgaço tem o apoio do Município de Melgaço,  Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Bike Magazine (revista oficial), Quintas de Melgaço - Paixão e Tradição, Quinta do Regueiro - Alvarinho, MonçãoBike, Polisport, João Pires - Internacional Transportes, EuroPierre, Iluza, Inês Megra - Alojamento Local, CFAM, Melpellets e Centro Óptico Ibérico.

No ano passado, na estreia de Melgaço no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, mais de duzentos atletas marcaram presença no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço para disputar o 1º BTT XCO Vila de Melgaço. José Dias e a Campeã Nacional Joana Monteiro triunfaram em elites enquanto os vencedores nos restantes escalões foram o espanhol Brais Sendín Ramos (juniores), Aurélio Reis (masters 30), Lígia Maia (masters femininas), Abel Machado (masters 40), João Araújo (masters 50), Nuno Costa e Marta Branco (cadetes), Pedro Silva  e Ana Santos (juvenis), Paulo Fernandes e Beatriz Pereira (infantis), Rafael Sousa e Mariana Magalhães (iniciados), Gonçalo Rodrigues e Rita Fontainhas (pupilos-benjamins) e Adriano Quinta (promoção). Coletivamente triunfaram ASC / Focus Team - Vila do Conde (competição) e Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), centro de treinos oficializado pela UEFA, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

O complexo constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.

A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

Fonte: ACM

“Avaliações BIKETREINO”

Treinar na frequência cardíaca e potência corretas, é a chave do seu sucesso no ciclismo...
O treino desportivo, para ser bem-sucedido deve conter, além de bom planeamento e organização, um eficiente sistema de controlo com avaliações periódicas das diferentes capacidades condicionantes envolvidas nesta modalidade. Nestas próximas avaliações trazemos-lhe uma NOVIDADE: a AVALIAÇÃO do VO2máx. O VO2máx é o volume máximo de oxigénio que o organismo consegue assimilar do ar que está dentro dos pulmões, levá-lo até aos tecidos através do sistema cardiovascular e usá-lo na produção de energia, numa unidade de tempo. Conhecendo o seu potencial respiratório, será mais fácil descobrir o seu limite e os melhores treinos para aumentar o desempenho.
Independente de seres um atleta profissional ou amador é necessário avaliar para saber se os objectivos estão a ser atingidos, e se os seus treinos estão a trazer perdas ou ganhos ao teu rendimento actual!

Também a realização de
 avaliação biomecânica, lhe vai permitir aumentar o conforto e a segurança, levando a níveis de melhor rendimento e performance. 
Ciclistas profissionais de todo o mundo recorrem à tecnologia Retül para alcançarem a posição ideal e um melhor desempenho, com maior conforto. As melhores equipas do ciclismo mundial, usam a tecnologia Retül. A Biketreino Biomecânica tem uma ampla experiência que vai desde atletas de alto rendimento a quem se esteja a iniciar na prática do ciclismo, tenham objectivos de desempenho ou simplesmente recreacionais.
Consulte abaixo os próximos locais onde a BIKETREINO irá realizar avaliações

“Contador alerta para falta de segurança após morte de belga”

Por: Lusa e Sandra Lucas Simões

Foto: Reuters

Alberto Contador mostrou toda a indignação no Twitter pela falta de segurança nas provas na sequência da morte do ciclista belga Antoine Demoitiés na "clássica" Gent-Wevelgem, deixando sentidas condolências à família.
A "clássica" belga ficou marcada por alguns acidentes, tendo o de Antoine Demoitié sido o mais grave. O ciclista belga sofreu uma queda, seguida de atropelamento por uma moto, quando a corrida se desenrolava no norte de França, em Sainte-Marie-Cappel.

Fonte: Record on-line

“Equipa Wanty-Gobert falha Três Dias de La Panne por luto”

Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP

A morte do ciclista Antoine Demoitié faleceu aos 25 anos na sequência de uma queda e deixou a sua equipa de luto.
A equipa Wanty-Gobert anunciou hoje que não vai participar nos Três Dias de La Panne, um dia depois de o seu ciclista Antoine Demoitié ter morrido na sequência de uma queda na ‘clássica’ Gent-Wevelgem.
“Compreendemos totalmente a decisão da equipa de não estar à partida”, indicou o comissário da União Ciclista Internacional (UCI) Guy Dobbelaere à agência de notícias Belga.
O diretor desportivo da Wanty-Gobert Hilaire Van der Schueren explicou que tomou a decisão depois de ter estado com a família do ciclista falecido.
Antoine Demoitié, de apenas 25 anos, ficou envolvido numa queda na traseira do pelotão, junto dos carros dos diretores desportivos, sendo posteriormente atropelado por uma moto da corrida, que não conseguiu evitar o ciclista belga, que estava no chão.
No domingo, um porta-voz da polícia francesa indicou que está a decorrer um inquérito para determinar as circunstâncias da morte do ciclista, que, depois do acidente ocorrido em Sainte-Marie-Cappel, decorridos que estavam 150 quilómetros da Gent-Wevelgem, foi transportado para um hospital em Nice.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

“Acidente mortal de Demoitie vai ser investigado”

Ciclista belga morreu após ter sido atropelado por uma mota oficial da prova, acidente mortal de Demoitie vai ser investigado.
A Associação Internacional de Ciclistas quer que se “faça luz sobre as circunstâncias do acidente” que vitimou o belga Antoine Demoitie, disse hoje o seu presidente, o italiano Gianni Bugno.
O belga Antoine Demoitie, da equipa Wanty-Gobert, morreu domingo após ter sido atropelado por uma mota oficial da prova, na sequência de uma queda com outros três ciclistas durante a 'clássica' Gent-Wevelgem.
“Não quero acusar ninguém, mas temos de refletir sobre a responsabilidade de cada um na manutenção dos seus níveis de atenção”, defendeu Gianni Bugno, recordando que “a segurança dos ciclistas deve estar sempre em primeiro lugar”.
Antoine Demoitie, de 25 anos, caiu juntamente com outros três ciclistas por volta do quilómetro 150 da ‘clássica’ Gent-Wevelgem, quando o pelotão da corrida belga passava pelo norte de França, em Sainte-Marie-Cappel.
De acordo com uma testemunha ocular do acidente de domingo, citada pelo jornal belga SudPresse, os quatro ciclistas caíram praticamente à frente da mota, que não conseguiu evitar cair literalmente em cima de Antoine Demoitie.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

“Morreu ciclista belga que tinha sido atropelado na 'clássica' Gent-Wevelgem”

Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
Antoine Demoitié foi atropelado por uma moto depois de sofrer uma queda.
O ciclista belga Antoine Demoitié, que se encontrava em risco de vida após um acidente na 'clássica' Gent-Wevelgem, acabou por morrer, informou no domingo a polícia francesa.
"O corredor morreu. Está a decorrer um inquérito para determinar as circunstâncias", disse Frederic Evrard, porta-voz da polícia gaulesa, dando nota da morte do ciclista, que, depois do acidente ocorrido em Sainte-Marie-Cappel, foi transportado para um hospital em Nice.
A 'clássica' belga ficou marcada por alguns acidentes, tendo o de Antoine Demoitié sido o mais grave. O ciclista belga sofreu uma queda, seguida de atropelamento por uma moto, quando a corrida se desenrolava no norte de França, em Sainte-Marie-Cappel.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa

“Última hora…”

Texto: José Morais

Já se inscreveu para o “12º Passeio de Cicloturismo do Penteado”, é já no próximo domingo 3 de abril pelas 9 horas, o passeio terá 65 quilómetros, e este ano será especial, terá momentos de recordação, terá duas paragens muito especiais, onde serão relembrados duas figuras do Clube, dois dos fundadores do Núcleo de Cicloturismo do Penteado, O José Manuel que nos deixou em 2015 e grande impulsionar deste Núcleo, e ainda o João Ginó, será feita uma passagem em ambos os cemitérios onde descansam, sendo feita uma homenagem e será feito um minuto de silêncio em sua memória. O Passeio de Cicloturismo do Núcleo do Penteado, na sua 12ª edição vai ter lugar no dia 3 de abril no Penteado, Moita, e promete mais um grande evento cicloturistico.
O passeio do Penteado, um evento ainda jovem no calendário oficial da FPCUB, bem cedo começou a ter expressão na modalidade, marcando forte presença, e sempre com um grande número de participantes, ao longo dos últimos anos o mesmo foi colocado na estrada pela mão de José Manuel Fernandes, infelizmente que nos deixou no passado ano, já depois de ter organizado mais um belo passeio.
Este ano no passeio vamos sentir a falta do Zé, mas ele estará sem dúvida presente, e será sem dúvida relembrado pelos seus feitos, assim convidamos desde já a marcar na sua agenda este evento, que leva até si, participantes de diversos locais do país, e onde daremos um destaque especial, tendo o apoio da Revista Notícias do Pedal.

Para informações e inscrições as mesmas devem ser feitas pelos telefones:  

Florival Serrabulho: 968 693 740 ou Rui Serrabulho: 962 885 721

Pelo Fax: 212 362 352, ou pelo e-mail: nc.penteado@gmail.com

Participe neste grande passeio com organização do Núcleo Cicloturismo do Penteado, faça já a sua inscrição.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com