terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

“Pedalar também faz parte da infância”


Descubra como passar a paixão pelo ciclismo à próxima geração, livros que vão por os mais pequenos a querer andar de bicicleta

 

Texto: José Morais/Com Skoda

Imagens, Arquivo NP/Skoda

Nos últimos tempos a pandemia tem colocado família em grande stress, em especial as crianças, muitas impedidas de ir para os infantários e à escola, fechadas em casa, e só que não tem crianças em casa, não sabe o difícil que é entreter as mesmas.

Também na atualidade, país e mães enfrentam grandes dificuldades em educar, é uma nova geração, que mal sabe infelizmente o que é brincar de verdade, na rua, os jogos tradicionais, a carica, o berlinde, entre outras brincadeiras que marcaram a infância de muitos país.


 

Infelizmente, as crianças atualmente estão apenas focadas e conetadas com a televisão, os smartphone, tablet, computador ou videogames, com a interação social a diminuir cada vez menos, e o lazer das crianças lamentavelmente ocorre no ambiente apenas on-line, e tu isso acontece pelo incentivo dos país que muitas vezes ignoram os filhos, e é mais fácil dar-lhes para a mão a nova tecnologia, do que incentivar os miúdos a praticar atividade física, a brincar com outro tipos de jogos, a pedalar, em vez de estarem ligados ao mundo virtual, para isso é necessário criatividade algo que muitos país e mães não conseguem com os seus filhos.

A bicicleta e amiga da saúde da criança, porque não estimular os mais pequenos a exercitarem-se, e ao mesmo tempo a divertirem-se de forma mais saudável, porque não lhes oferecer uma bicicleta para lhes garantires momentos mais emocionantes de puro lazer, pura diversão, e ao mesmo incentivá-los a um ambiente mais limpo. 


Andar de bicicleta, traz muitos benefícios à saúde, na parte física, como a parte emocional das crianças, já que o ciclismo é uma atividade aeróbica, que pode trazer e proporcionar muitos benefícios para o corpo, desenvolve e estimula a coordenação motora e equilíbrio, melhorando as articulações, tonificando principalmente os músculos dos membros inferiores, o aumento e desempenho do sistema circulatório, aumenta ainda a capacidade respiratória ao fortalecer o sistema imunológico, ainda ao combate a obesidade infantil, reduzindo a gordura corporal.

A bicicleta pode ainda trazer muitos benefícios físicos às crianças e não só, já que pedalar desenvolve de forma saudável a parte cognitiva e afetiva dos mais pequenos, onde se destacam os seguintes benefícios, confere uma sensação de autonomia e liberdade às crianças,



estimula a atenção e favorecendo o desenvolvimento intelectual das mesmas, como desenvolve valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade, mas incentiva ainda o sentimento de superação, a segurança e a confiança, aumentando a autoestima, ao  proporcionar o convívio social e pessoal, onde é reduzida a ansiedade e o stress, não esquecendo a consciência ecológica, já que ao andarem de bicicleta, as crianças aprendem podem também utilizá-la como meio de transporte e  respeitar a natureza, e quando as mesmas são encorajadas a pedalar, as crianças brincam de maneira mais saudável e desenvolvem bons hábitos que evitam uma série de problemas no futuro à sua saúde.

 

 

LIVROS QUE VÃO PÔR OS MAIS PEQUENOS A QUERER ANDAR DE BICICLETA

 

Aprender a andar de bicicleta é um momento marcante na vida de qualquer criança, mas essa emoção e sentimento de liberdade não têm de ficar reservados para os passeios, há livros maravilhosos em que a bicicleta é a protagonista ou uma parte fundamental da narrativa, e que vão fazer as delícias dos mais pequenos, afinal de contas, a bicicleta vai onde nos levar a imaginação, ficando aqui algumas sugestões de livros para colocar os mais pequenos a pedalar.

 

 

Ao Longo da Longa Estrada

Frank Viva

Um livro bastante divertido para os mais pequeninos, que aqui descobrem as palavras e os movimentos através da bicicleta.

 

 

Eu, Alfonsina

Joana Negrescolor

A história de Alfonsina Strada, a primeira mulher a participar no Giro d’Italia, em 1924 e que ficou conhecida como ‘A Rainha do Pedal’.

 

 

Martine Anda de Bicicleta

Gilbert Delahaye

Aquela que várias gerações conheceram como Anita é agora Martine, e está muito crescida para o triciclo, e por isso o avô oferece-lhe uma bicicleta nova.

 

 

A Avó que Percorreu o Mundo de Bicicleta

Gabri Ródenas

Uma história mágica sobre uma avozinha que pedala diariamente muitos quilómetros para levar doces e alegria a algumas crianças.

 

 

O Rapaz da Bicicleta Azul

Álvaro Magalhães

Um dia, o João montou na sua bicicleta e, devagar, pedalou e percebeu que com ela podia ir onde quisesse, descobrir novos sítios e sentir-se livre.

 

 

O Meu Primeiro Livro de Bicicletas

Catarina Freitas, Miguel Castro, Pedro Machado

Tudo o que os mais pequenos precisam de saber sobre a bicicleta: a história, os componentes, os benefícios de pedalar e as principais regras de trânsito.

 

 

O Que Há Neste Lugar?

Maria Manuel Pedrosa

Um livro que não é sobre bicicletas, mas que estimula os mais jovens a descobrir o mundo em redor, a observar e a explorar a paisagem, a sentir o que não se vê. Se for de bicicleta, tanto melhor!

“Esteban Chaves acredita que pode vencer o Tour de França, e sonha com Tóquio"


Se eu não acreditasse, eu não iria continuar", diz ele…

 

Por: EFE

O colombiano Esteban Chaves da Bike Exchange), segundo no Giro de 2016 e terceiro na Volta a Espanha, considera que "ainda é possível vencer o Tour de França", caso contrário "não andaria de bicicleta". "Tive bons resultados em corridas de um dia, mas esse não é o meu objetivo.

Sou um trepador puro, as minhas habilidades podem ser melhoradas em grandes voltas e provas de uma semana, não é um mistério, ainda acho que posso vencer o Tour de França, se não acreditasse, não voltaria a andar de bicicleta", diz o ciclista de Bogotá.

Aos 31 anos, essas esperanças são o que o mantêm animado no pelotão internacional, "eu sei que sou talentoso e sei que meu corpo pode fazê-lo, espero que seja mais cedo ou mais tarde, porque seria muito doloroso não competir pelas maiores honras.

"Depois de superar as lesões e as doenças, Chaves espera voltar ao seu melhor nível, o que lhe permitiu subir ao pódio em duas grandes provas, e vencer a Lombardia, preciso continuar acreditando e trabalhando e deixar o corpo voltar ao sentimento que tinha em 2017, quando começaram os problemas de saúde, problemas e lesões.

Cada grande volta que fiz a seguir foi um passo à frente, o corpo não muda em seis meses e é mais difícil com as lesões, não tem sido fácil porque o corpo precisava de tempo para se ajustar, Chaves admite que "mais do que o corpo", o que ele precisa é "recuperar a confiança e colocar a cabeça onde deveria estar".

"Eu não sei sobre genética e idades e outras coisas, eu não sou um médico ou, mas eu sei que eu me sinto jovem, fiz 31 anos no mês de janeiro, mas me sinto como menos 10-12 anos, "el Chavito" começará a temporada na Volta à Catalunha e depois estará presente na Volta ao País Basco, e nos clássicos das Ardenas.

Os Jogos Olímpicos seriam um sonho, “acho que é o grande sonho de todo atleta do mundo, é estar na linha de chegada das Olimpíadas, temos cinco posições, uma equipa muito forte, e o objetivo no início é estar lá."

Fonte: Marca

“Euskaltel-Euskadi é o destaque entre as 'convidadas' da Vuelta”


Prova vai decorrer entre 14 de agosto e 5 de setembro

 

Por: Lusa

Foto: Site Vuelta

O regresso da histórica Euskaltel-Euskadi é o grande destaque entre os convites atribuídos esta terça-feira pela organização da Volta a Espanha em bicicleta para a 76.ª edição, que vai decorrer entre 14 de agosto e 5 de setembro.

A formação basca, uma das equipas de culto do início deste século no pelotão internacional, acompanhará as 'habituais' Caja Rural e Burgos-BH, as outras duas equipas premiadas com um convite da organização, que preteriu a também espanhola Kern Pharma.

'Desmantelada' em 2013, após mais de uma década na elite do ciclismo mundial (a primeira divisão), a equipa laranja 'retomou' no ano passado o seu antigo nome, graças ao regresso da Euskaltel como patrocinador principal do projeto da Fundação Euskadi, presidida pelo ciclista Mikel Landa, quarto classificado no último Tour.

No entanto, numa temporada atípica, revolucionada pela pandemia de covid-19, os bascos falharam o seu principal objetivo, o convite para a Vuelta de 2020, um 'revés' agora retificado pela organização da prova espanhola, que antes já tinha convidado esta estrutura na sua versão Euskadi-Murias (2018 e 2019).

Além das três equipas espanholas, a 76.ª edição da Volta a Espanha contará com a Alpecin-Fenix, que tem o seu lugar garantido por ter sido a melhor das formações ProTeam no ano passado, enquanto as 19 equipas WorldTour têm entrada automática na Vuelta.

Ao todo, entre 14 de agosto e 05 de setembro, os corredores vão percorrer uma distância total de 3.336,1 quilómetros, ao longo de oito etapas maioritariamente planas, ainda que duas tenham um pendente de subida no final, quatro mais 'onduladas', sete de montanha, dois 'cronos' individuais, tudo ao longo de três semanas, com dois dias de descanso pelo meio.

A organização destaca esta como "a Vuelta das Catedrais", da de Burgos a Santiago, e em Ano Jacobeu quer peregrinar pelo país inteiro, com a última semana, com a montanha asturiana e a serra de Ávila como principais atrativos em alto, esta última numa etapa que acaba em El Barraco, terra de nomes como José María Jiménez ou Carlos Sastre, assim homenageados.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com