sábado, 1 de maio de 2021

“Voar na Beira Baixa, Solta amarras de 30 de agosto e 4 de setembro 2021”


Inicialmente agendada para a semana da Páscoa, mas adiada em consequência das medidas de confinamento aplicadas em Portugal desde janeiro de 2021, a primeira edição do “Voar na Beira Baixa” já tem data marcada.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com direção técnica da Windpassenger e o apoio de Cepsa Gás e Renascença, o evento realiza-se em pleno coração da Península Ibérica e enche os céus da Beira Baixa entre 30 de agosto a 4 de setembro de 2021 (se as condições de segurança e de saúde pública assim o permitirem).

Seis dias que irão conjugar voos em balão de ar quente*, atividades na natureza, descoberta cultural e experiências gastronómicas, que não pode perder.

Aquele que será o primeiro evento de balonismo do Centro de Portugal, receberá participantes oriundas de vários países com os seus balões tradicionais e de formas especiais para sobrevoar as fabulosas paisagens dos seis concelhos desta Comunidade Intermunicipal (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

Evento familiar por excelência, “Voar na Beira Baixa” foi idealizado para alegrar as famílias e surpreender os turistas desejosos de conhecer algo diferente. A maioria das atividades previstas serão mantidas em função das possibilidades do momento, sempre no espírito de dar a conhecer tudo o que a Beira Baixa tem para oferecer.

Até lá, terá lugar a apresentação oficial do evento e cerimónia de batismo do balão de ar quente com as cores da Beira Baixa, no início de maio de 2021. O balão voará durante a temporada turística em todo o país, promovendo as maravilhas deste território pleno em história, beleza natural e charme rural, oferecendo uma fantástica ferramenta para descobrir de forma inovadora esta magnífica região preservada pelo tempo.

O evento será o “embaixador” da nova experiência que a Beira Baixa vai possibilitar a todos aqueles que visitam o seu território e que se insere no âmbito do projeto “Beira Baixa: 3 Dias, 3 Experiências” (natureza, cultura e gastronomia), que conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, e é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A realização do evento procura contribuir para posicionar a Beira Baixa como um dos centros do balonismo português e, por conseguinte, ajudar no esforço regional de qualificação e valorização turística do potencial endógeno mais diferenciador da região.

 

Os eventos serão realizados nos seguintes dias:

 

1º DIA 30 de Agosto em Oleiros

 

2º DIA 31 de  Agosto Proença-a-Nova

 

3º DIA 1 de Setembro Penamacor

 

4º DIA 2 de Setembro Idanha a Nova

 

5º DIA 3 de Setembro Vila Velha de Ródão

 

6º DIA 4 de Setembro Castelo Branco

 

Consulte o progama e os horários em: https://www.voarnabeirabaixa.com/  

 

Visite o site do evento em: www.voarnabeirabaixa.com

 

Redes sociais em:

Facebook em: https://www.facebook.com/voarnabeirabaixa/  

Instagram em: https://www.instagram.com/voarnabeirabaixa/?hl=en    

 

Sobre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

 

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB) é uma associação de âmbito territorial que visa a realização de interesses comuns aos Municípios que a integram.

O âmbito geográfico desta Comunidade Intermunicipal compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e tem como missão potenciar e promover o desenvolvimento da sub-região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios, por forma a reforçar a identidade conjunta do território.

Fonte: Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

“Héctor Carretero da Movistar vence segunda etapa Volta às Astúrias”


Por: José Morais

Foto: @PhotoGomezSport/Equipa Movistar

Héctor Carretero estreou-se como profissional na Movistar este ano, e foi o primeiro a cortar em Cangas del Narcea, depois de ter saído de Candás a segunda etapa da Volta às Astúrias, com os ciclistas a fazerem um trajeto de 200,5 quilómetros, com Quintana a resistir, e a manter o 1º lugar da geral.

No início treze corredores saíram em fuga, alguns deles o venezuelano Orluis Aular da CJR, Daniel Viegas da EOK, Oscar Pelegrí da EHE, Lucas de Rossi da DKO, Angel Madrazo da BBH, Unai Cuadrado da EUS, Matthieu Burgaudeau da TDE, Ibon Ruíz da EKP e o colombiano Robinson Oyola da MED, com Arkéa-Samsic a exercer o comando.

Na subida para o Santuário de Holly, o grupo da fuga dividiu-se, ficando três como os mais fortes, Cuadrado, Burgaudeau e Oyola, embora com uma pequena margem, a menos de um minuto, entretanto absorvido pelos fugitivos, Einer Rubio da MOV optou por descobrir hostilidades e executar a primeira mudança de ritmo, acompanhada por Victor da TDE, ingsinging o líder que na primeira pessoa foi exercer a perseguição daqueles que tinham 59 segundos na classificação geral.

Entretanto José Manuel Díaz da DKO e Antonio Pedrero da MOV, também queriam jogar a sua cartada e fugiam do grupo de favoritos, embora Quintana tenha sido capaz de neutralizar essas fugas, no topo da subida, a dupla só tinha 15 segundos.

Entretanto na descida, Nairo exibiu as suas habilidades de descer, e se conectar com um corredor, ainda tentou separar-se, mas com a superioridade numérica de Movistar foi difícil, com Héctor Carretero a liderar.

Na chegada à meta, ao sprint, Carretero conseguiu se posicionar melhor nas primeiras posições, destacando-se na sua ponta de velocidade, e assim conseguiu o seu primeiro sucesso como profissional, Nairo Quintana mantinha assim a liderança, e permanecerá amanhã na frente do pelotão, para conquistar a Volta às Astúrias.

A Volta às Astúrias 2021 termina este domingo, com a terceira etapa, numa distância de 125,3 quilómetros, percorridos entre Cangas del Narcea e Alto del Naranco.

“BMX Equipa colombiana de BMX vai a Verona para enfrentar o último ciclo de qualificação para Tóquio 2021”


Foto: Federação Colombiana Ciclismo

A equipa nacional de BMX, patrocinada pela colombiana e apoiada pelo Ministério dos Desportos, enfrentará o último ciclo classificatório para Tóquio 2021 na copa do mundo válida em Verona, Itália, e Bogotá, a Colômbia será liderada pela bicampeã olímpica Mariana Pajón, e pelo medalhista olímpico da Rio 2016, Carlos Ramírez.

Os liderados por Bogotano Germán Medina iniciarão sua jornada competitiva na competição internacional que será realizada nos dias 8 e 9 de maio no Autódromo de Supercross, em Verona, onde procurarão fortalecer para os Jogos Olímpicos, antes de enfrentar o encerramento da classificatória no novo traçado da capital, nos dias 29 e 30 de maio.

O elenco nacional também terá nas suas fileiras o talento de Diego Arboleda e do colombiano-francês, Vincent Pelluard, atletas de grande atuação nos eventos UCI HC e C1 que serviram como uma antessala, e preparação para os grandes eventos internacionais.

Antes de partir para o Velho Continente, a equipa nacional estava concentrada na capital da república realizando sessões de ginástica e trabalho de pista, com o objetivo de acertar melhor os detalhes da preparação.

 

Calendário da seleção colombiana de BMX:

 

Segunda-feira, 3 de maio: Ginástica de preparação

Terça-feira 4 e quarta-feira 5 maio: Treinos em pista

Quinta-feira, 6 de maio: Recuperação e preparação

Sexta-feira, 7 de maio: Treino oficial

Sábado, 8, e domingo, 9 de maio: Dia de competições

 

Seleção de Atletas Colômbia:

 

Mariana Pajón Londoño

Carlos Alberto Ramirez

Vincent Pelluard

Diego Alejandro Arboleda

 

Seleção do Corpo Técnico da Colômbia:

 

Técnico Nacional: Germán Medina Ordóñez

Médico: Dr Karen Nuit Cifuentes Rodriguez

Nutricionista: Johana Ledesma

Mecânico: Carlos Julio Huertas

 

Atletas convocados:

 

Andrea Escobar Yepes

Juan Esteban Naranjo Murillo

Mateo Carmona García

Juan Camilo Ramirez Valencia

Samuel Zuleta Vasco

Jersy Alejandro Andrade

Fonte: Federação Colombiana Ciclismo

“Marc Woods assume liderança da Volta à Romandia”


Rui Costa desceu ao 13.º posto, num dia marcado pela queda de Geraint Thomas

 

Incrível: Geraint Thomas sofre queda a 50 metros da meta na Romandia

 

Por: Lusa

O ciclista canadiano Michael Woods (Israel Start-Up Nation) assumiu este sábado a liderança da Volta à Romandia, ao vencer a quarta e penúltima etapa da prova, marcada por duas subidas de primeira categoria e uma especial.

Woods percorreu os 161,3 quilómetros que ligaram Sion a Thyon em 4:58.35 horas e subiu 15 lugares na geral para roubar a liderança da prova ao espanhol Marc Soler (Movistar), que desceu ao quarto posto.

O português Rui Costa (UAE Emirates) foi 14.º na etapa, marcada por um desnível acumulado de 4.328 metros, a três minutos do vencedor, e desceu do 10.º para o 13.º lugar da geral, seguindo a 3.04 minutos de Woods, que soma o tempo total de 17:37.35 horas.

O britânico Geraint Thomas (INEOS) foi terceiro na tirada, apesar de ter protagonizado uma queda no sprint' final, e manteve o segundo lugar da geral, a 11 segundos de Woods.

O australiano Ben O'Connor (AG2R) foi segundo na etapa, marcada pelas más condições climatéricas, e saltou do 17.º para o terceiro lugar, a 21 segundos do líder.

A Volta à Romandia termina no domingo, com um contrarrelógio individual de 16,2 quilómetros, em Friburgo, na Alemanha.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com